Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Como gerenciar as finanças empresariais?
As finanças empresariais é um tema crítico, que está ligado de forma direta ao sucesso de um negócio, por isso, saiba como cuidar da saúde financeira da sua empresa.
As finanças empresariais são de suma importância para todo negócio e cuidar da forma certa é mais do que preciso para expandir a sua marca. Desse modo, entenda melhor esse assunto para diminuir a chance de colocar em risco a solidez da sua empresa no mercado.
O que são as finanças empresariais?
Finanças empresariais é um tema que diz respeito ao cuidado com o capital da empresa e toda a movimentação de dinheiro da mesma. Nesse sentido, envolve:
- captação de recursos;
- investir e aplicar dinheiro;
- reter pessoas em sua equipe.
Esse último ponto é crucial para evitar tanto gastos com saída de pessoas e novas contratações, como a perda de tempo com o treino de um novo pessoal. Assim, a administração, os recursos humanos e o setor de finanças devem atuar sempre em conjunto.
Importância do tema
É de suma importância tratar bem o tema e cuidar do seu capital. Afinal, isso te ajuda em muitos pontos, como:
- melhora na tomada de decisões;
- cuidar do seu orçamento, seja anual ou mensal;
- manter o negócio sustentável.
Gerenciar o fluxo de caixa e o capital de giro é crucial para manter o seu negócio estável, do ponto de vista financeiro. Além disso, ajuda a evitar gastos em excesso e colabora na alocação eficiente dos recursos que entram e saem da firma.
Por que cuidar das finanças empresariais?
Cuidar das finanças empresariais é crucial por várias razões que impactam de modo direto no sucesso e na sustentabilidade de um negócio. Isso porque, muitas empresas, mesmo com produtos ou serviços excelentes, podem falhar devido a problemas financeiros, como falta de fluxo de caixa.
Crie uma empresa bem-sucedida
O gerenciamento eficaz das finanças ajuda a identificar onde a sua marca vai bem e onde dá para melhor na gestão. Então, ao otimizar o uso dos recursos financeiros, uma empresa pode melhorar sua eficiência e seu lucro, para se tornar bem-sucedida em seu segmento.
Como cuidar das finanças empresariais?
Antes de mais nada, para cuidar das suas finanças empresariais é ideal cortar gastos indevidos ou que estão fora do seu orçamento. Por outro lado, também é preciso deixar um valor guardado para momentos de crise.
Crie um plano de negócios
Para cuidar das finanças da sua empresa, entenda que tudo começa com um plano de negócios bem-criado e pensado. Nesse sentido, isso inclui definir metas financeiras claras, estimar despesas e projeções de receita, identificar concorrentes e conhecer o mercado-alvo, por exemplo.
Acompanhe as finanças de perto
Mantenha registros financeiros precisos e atualize o mesmo de forma constante. Desse modo, para de ajudar, use um software de gestão empresarial, por exemplo, ou de finanças, que cuide:
- contas a pagar;
- valores a receber;
- caixa.
Um sistema como esse serve, de modo geral, para facilitar a análise no dia a dia das despesas, receitas e fluxo de caixa, sendo este o próximo cuidado a se ter.
Cuide do seu fluxo de caixa
O fluxo de caixa é a vida financeira de sua empresa. Portanto, é crucial que você tenha um equilíbrio entre entradas e saídas de dinheiro para evitar problemas de liquidez no seu negócio.
Isso também serve para o seu dinheiro pessoal. Afinal, jamais se deve gastar mais do que se ganha, para não contrair dívidas.
No caso de uma empresa, isso é ainda mais importante, porque as dívidas podem, de forma legal, fechar as portas da firma. Assim, é preciso controlar os recursos com o dobro de cuidado ao abrir um negócio.
Faça um orçamento com detalhes
Crie um orçamento que inclua todos os custos de todas as suas ações, desde despesas fixas como aluguel e folha de pagamento até gastos variáveis. Isso porque, esse controle vai te ajudar a evitar perda de dinheiro não previsto.
Amplie as suas fontes de receita
Depender de uma única fonte de receita pode ser um fator de risco para a saúde das finanças do seu negócio. Por isso, é ideal analisar e explorar todas as chances para diversificar suas fontes de renda e reduzir os riscos.
Cuide do seu estoque
Para uma boa saúde financeira, é preciso evitar estoques grandes ou com produtos sem tanta demanda em excesso, já que estes últimos podem prejudicar a sua liquidez. Então, faça um controle rígido e considere vender ou liquidar itens não vendidos.
Nesse sentido, fazer promoção com essas mercadorias para aliviar suas finanças é uma das melhores ações, se esse é um problema que existe na sua empesa. A gestão de estoque é uma das práticas mais positivas para os negócios para evitar o desperdício de capital.
Negocie valores
É preciso ter a prática ou explorar ainda mais a negociação de valores com os seus fornecedores, seja insumos ou qualquer outro tipo de produto. Ainda assim, negociar prazos de pagamento e descontos pode melhorar o fluxo de caixa e reduzir custos extras.
Treine sua equipe
Sempre invista em treinamento para quem vai cuidar do dinheiro da sua empresa. Desse modo, você melhora a tomada de decisões diante de crises, por exemplo.
Esteja pronto para mudanças
Em seu planejamento, sempre faça uma análise de risco e deixe uma margem flexível para qualquer plano de ação. Também é ideal manter uma reserva de emergência para enfrentar desafios imprevistos, como crises econômicas ou pandemias, como ocorreu em 2020.
Busque ajuda profissional
Considere contratar um contador ou consultor financeiro para ter a orientação de quem entende do tema, em especial, em questões fiscais e regulatórias.
Evite empréstimos
Sempre evite ao máximo fazer empréstimos e isso também vale para o seu dinheiro. Afinal, os juros podem comprometer a longo prazo a saúde do seu negócio, mesmo que use o capital para algo bom para a sua marca.
Pratique o preço ideal
Sempre estude o preço ideal do seu produto ou serviço para não ter prejuízos. Além disso, evite cobrar muito caro, para ter um bom fluxo de clientes, a fim de conquistar cada vez mais autoridade e assim, possa atingir números melhores em suas receitas.
Separe suas finanças
Para cuidar do seu negócio, é ideal separar o dinheiro pessoal do capital da firma. Ainda mais ainda se a sua empresa estiver no começo, para evitar problemas com os recursos financeiros ou com a falta dele.
Pense a longo prazo
Sempre planeje a longo prazo e faça orçamentos e planejamentos para o ano todo. Com isso, é ideal também separar táticas distintas para cada etapa do ano e metas para a semana, o mês e o ano, por exemplo.
Analise o mercado
Por fim, estude o mercado e seus concorrentes, para saber o que fazer para melhorar ainda mais suas finanças. Desse modo, você cria uma tática ainda mais direta para ter mais proveito dos seus recursos.
Quais são as áreas das finanças empresariais?
De modo geral, as finanças empresariais se dividem em sete, que envolvem a gestão financeira e a de vendas, por exemplo. Contudo, as principais áreas são:
- consultoria;
- administração de RH;
- gestão financeira;
- logística;
- planejamento estratégico;
- marketing;
- vendas.
Assim, é preciso cuidar de cada uma dessas áreas, para ter ainda mais sucesso e eficácia no uso de seus recursos e na empresa em sua totalidade.
O marketing pode ajudar suas finanças empresariais?
O marketing pode, sim, impactar e ajudar nas suas finanças empresariais, pois ele serve, acima de tudo, para trazer mais dinheiro para seu negócio.
Invista no digital
É ideal sempre cuidar da sua marca e da sua presença digital para ter mais sucesso no seu negócio. Assim, siga todas essas dicas para alavancar a sua empresa e a sua receita.