Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Marketing e finanças: qual é a importância de atuarem em conjunto?
Alinhar os setores de marketing e finanças da sua empresa pode ser uma boa forma de otimizar seus recursos nas campanhas de publicidade. Com isso, você consegue garantir resultados melhores e ainda fortalecer a sua marca ainda mais no mercado como um todo.
Existem alguns fatores a se considerar na hora de integrar as equipes e é comum ter dúvidas durante esse processo de união. Portanto, leia este artigo com atenção, pois ele vai te nortear, além de explicar todas as vantagens de alinhar esses setores da sua empresa.
Como o marketing atua na empresa?
O setor é o responsável por criar todas as estratégias e campanhas de marketing e divulgar todos os produtos e serviços da sua marca. Mas, ele não depende somente de si e todos os seus projetos precisam de um orçamento para acontecer.
A equipe de marketing é uma das mais importantes da empresa, já que por meio de suas ações a marca consegue trazer mais dinheiro para casa. Então, é ideal pensar em formas de alinhá-la com o setor de finanças.
Mais responsabilidades do setor
O departamento é quem elabora a persona nas campanhas, que vão basear toda a produção de conteúdos de divulgação. Além disso, veja abaixo mais responsabilidades da sua equipe de marketing:
- Criar estratégia de marketing digital;
- Divulgar campanhas on e off-line;
- Garantir alinhamento com o setor de vendas.
A equipe de marketing também é responsável por expandir a marca e gerar valor para a mesma. Do mesmo modo, é quem organiza todos os processos na hora de consolidar essa marca no mercado. O setor ainda é responsável por gerenciar os recursos em todas as campanhas. Por isso, é tão importante garantir a união e alinhamento dos departamentos de marketing e finanças para potencializar seus resultados.
É preciso sempre contar com pessoas que compartilhem dos valores da marca, para que as ações da empresa tenham a ver com os propósitos da mesma. Logo, o marketing é o motor que faz a roda se movimentar para atrair olhares para a sua organização.
Setor financeiro e os resultados da marca
A equipe do setor tem a sua importância nos resultados da sua marca também, já que é a responsável por gerir toda a receita da mesma. Portanto, será beneficiada com a união de marketing e finanças. É preciso haver uma garantia de que os recursos são usados da forma certa para que o lucro cumpra com as previsões. Desse modo, ele também deve estipular e repassar a fatia de receita correta para as campanhas publicitárias da empresa.
Use-o como um aliado
O setor de finanças deve ser um aliado em todos os campos da sua marca. Assim, deve ajudar a equipe de marketing e usar os recursos disponíveis da forma certa e sem desperdícios financeiros. A união entre marketing e finanças também pode atuar na hora de planejar as ações, para que sejam as mais eficazes possível. Então, vai ajudar em todas as etapas do processo de lançamento e elaboração de campanhas.
Vantagens de unir as equipes de marketing e finanças
Entre os principais benefícios de alinhar os times, está o de escolher os melhores fornecedores e parceiros para as campanhas da marca. Além disso, veja a seguir mais vantagens da união de marketing e finanças para e empresa:
- Avaliar um possível aumento no investimento;
- Criar maneiras de conseguir mais recursos para tal;
- Ter uma melhor visão sobre as métricas.
A junção das tarefas destes setores favorece ainda na melhoria do bem-estar do ambiente. Isso porque os colaboradores podem ter mais empatia para com os colegas, além de entender a importância deles para a empresa funcionar.
Aumente suas chances de sucesso
Com a união das equipes desde a etapa de planejamento, a chance de ter sucesso nas ações da sua marca é bem maior. Da mesma forma, alinhar esses setores dá mais confiança na hora de executar suas campanhas. É comum ter dúvidas quanto às vantagens de unir os setores no começo. Contudo, você pode analisar resultados de empresas que já usam essa estratégia, bem como estudar bem cada etapa do processo antes de iniciá-lo.
Otimize seus recursos
O alinhamento dos setores permite otimizar recursos para que não haja nenhum investimento que não trará retorno. Assim, esse é um dos pontos de maior vantagem dessa união. A equipe de marketing ainda terá maior conhecimento na etapa de projetar as verbas que cada campanha precisa para ter sucesso. Então, terá mais facilidade quando precisar planejar possíveis mudanças de rota no decorrer da mesma com base em projeções de cenários que podem ocorrer.
Aumente sua produção
Unir os setores de marketing e finanças ainda aumenta a chance de aumentar a produtividade da sua empresa. Afinal, ambos departamentos podem se tornar mais eficientes com essa junção. As ações terão maior chance de dar certo, pois cada etapa será pensada sob os dois pontos de vista. Portanto, melhorar os resultados será sempre o objetivo principal com os setores juntos no planejamento de tudo.
Melhore seu ROI
O seu ROI (Retorno sobre investimento) também pode sofrer um impacto positivo com o alinhamento de marketing e finanças da empresa. Por isso, com uma análise detalhada dessa métrica, você consegue nortear a sua campanha e torná-la ainda mais eficiente. É possível ainda ter um controle melhor sobre o que deu certo e o que não teve o resultado esperado na ação da marca. Logo, você pode ter mais precisão na hora de parar alguma estratégia ou continuá-la, para melhorar o retorno da empresa.
Marketing e finanças e o impacto no posicionamento de marca
A união dos setores ainda favorece o posicionamento de sua marca no mercado, a partir das metas que foram estipuladas. Então, cada ação da empresa é melhor pensada e você consegue agir com mais precisão. O processo de alinhamento dos times deve ser feito, pelo menos de início, com auxílio dos líderes e gestores. Por sua vez, esses irão deixar claro quais são os objetivos e o porquê da escolha de unir marketing e finanças.
Sua equipe mais motivada
As equipes de ambos setores que se envolvem nas ações de publicidade da empresa tendem a ficar mais motivados com a tarefa. Portanto, é muito importante para a mudança da cultura interna da organização e para atingir as metas pré-estabelecidas.
Crie metas em comum para o marketing e finanças
Vale destacar que para o processo ser ainda mais eficiente é ideal estipular metas comuns para ambos setores. Afinal, o propósito é de unificar o emprego de energia dos setores, para que os prazos sejam sempre cumpridos e aumentar a chance de gerar valor para a marca. Este fator ainda ajuda na hora de ter um retorno que justifique todo o investimento de cada campanha. Porém, é preciso ter um acompanhamento periódico para saber como a entrada de receita foi impactada com as ações da marca.
Analise as vendas
Depois de implantar a sua campanha com a junção de marketing e finanças, acompanhe os números. Com isso em mente, saiba que é preciso sempre calcular o ROI e analisar se o fechamento de vendas aumentou, a partir dos novos investimentos realizados.
Alinhe as equipes de marketing e finanças
Caso veja a necessidade de tal, reúna-se sempre com ambos setores para ter ideia do que está em execução e como anda a mesma. Desse modo, você consegue ter um controle mais efetivo das ações da campanha. A razão de alinhar as equipes vai além dos prazos e investimentos. Logo, pode ser um pontapé inicial para uma mudança que gere impactos positivos ainda maiores na sua empresa, o que aumenta as receitas para ambos atuarem.
Usar ferramentas de gestão pode ajudar?
Ter uma ferramenta integrada de gestão que permita controlar o seu fluxo de investimentos e caixa pode ser uma boa forma de unificar as equipes e processos. Afinal, você conseguirá acompanhar e conciliar toda a movimentação de recursos e comparar com o planejamento feito no início da campanha.
Como criar ações para alinhar as equipes de marketing e finanças?
Depois de entender as vantagens que unir as suas equipes de marketing e finanças trarão à sua marca, é hora de entender como iniciar o alinhamento de ambas. Por isso, veja alguns passos que vão te ajudar nesse importante processo.
1. Defina metas para o marketing e finanças
Sempre defina metas e prazos para cada ação a ser realizada junto das chefias de ambos setores. Por sua vez, essas metas devem se basear no investimento que estará disponível para cada uma dessas ações. O acompanhamento pode ser feito por meio de reuniões, onde você deve debater os objetivos de cada etapa da campanha em questão. Assim, sempre defina qual é o retorno esperado de determinada ação, que pode ser:
- Gerar leads mais qualificados ou em maior número;
- Aumentar a taxa de cliques nos anúncios da marca;
- Conseguir mais receita.
Você pode aproveitar essas reuniões com as equipes para analisar qual o investimento mínimo necessário para realizar cada ação, bem como o teto de gastos. Portanto, unir os times de marketing e finanças é uma das melhores escolhas a se fazer em tempos de recessão.
2. Revise sempre sua estratégia
Sempre revise os pontos que servem de alicerce para a sua campanha e veja se os caminhos traçados para a sua estratégia condizem com o esperado. Afinal, quem atua na área de marketing sabe que mudanças podem ser necessárias ao longo de uma campanha. Estipule uma média de tempo para fazer essas revisões e permita-se mudar a direção das ações, caso precise. Logo, sempre use os dados dos resultados como resultado para cada decisão.
3. Acompanhe os resultados
Sempre acompanhe os resultados do trabalho em conjunto do marketing e finanças para saber se continuar com a estratégia fará bem ao seu negócio. Desse modo, você evita investimento de recursos e tempo em algo que não é viável ou te permite mudar o planejamento, caso esteja decidido a continuar com o trabalho dessa maneira.
Atenção aos indicadores
Para te guiar na análise de dados, use os indicadores de resultados ROI e ROAS. Assim, com base em ambas métricas, você consegue ter informações mais precisas e fiéis sobre a campanha.