Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Planejamento de carreira: o que é e como impacta na produtividade?
O planejamento de carreira dá motivação para os funcionários crescerem e serem mais produtivos, logo, as empresas ganham mais qualidade no seu quadro de pessoal.
Um planejamento de carreira é vital na pauta de uma empresa, a fim de que ela tenha profissionais com motivação e mais produtivos. Além disso, é o que busca todo colaborador que almeja sucesso na vida, então, veja o que é esse conceito e como desenvolvê-lo.
O que é um planejamento de carreira?
Um planejamento de carreira é o guia profissional que dita a jornada de uma pessoa dentro das organizações de forma estratégica. Em suma, é o processo no qual o colaborador irá seguir para atingir as suas metas e objetivos para alcançar o sucesso.
A ideia dessa ferramenta é contribuir não só com a gestão de pessoas em uma empresa, mas também torná-las mais ativas e produtivas. Isso porque, o conceito visa ajudar a aumentar a motivação no trabalho.
A importância de planejar a carreira
Essa metodologia de gestão ajuda o profissional a ver quais são as suas limitações, bem como as maiores qualidades que ele possui. Assim, poderá trabalhar para melhorar cada aspecto negativo para alcançar o sucesso.
A empresa também ganha com isso, ao passo que terá um funcionário que entrega os melhores resultados, o que aumenta o potencial de produção. Portanto, planejar bem a carreira de cada colaborador é vital em uma gestão empresarial eficiente.
Como o planejamento de carreira impacta na produtividade?
Um bom planejamento de carreira é capaz de deixar qualquer profissional mais motivado. Dessa forma, ele será mais ativo e eficaz nas suas funções, o que é benéfico para a empresa, que terá um colaborador que veste a camisa da firma.
A pessoa irá investir o seu tempo para aprimorar as suas habilidades e técnicas para buscar crescer na área em que atua. Nesse sentido, ele se tornará apto não só ao seu cargo atual, mas para outros superiores, além disso, vale destacar outros impactos, como:
- toma decisões com mais confiança;
- priorizar tarefas de maior importância para atingir suas metas;
- faz uma melhor gestão do tempo;
- tem resiliência para saber lidar com os desafios e se manter produtivo.
São muitos os pontos benéficos que um bom plano de carreira traz para o profissional. Em suma, ele não molda apenas o seu futuro, mas também o torna mais ativo e com boas habilidades de trabalho.
Como criar um bom planejamento de carreira?
Para criar um planejamento de carreira eficaz, você vai precisar fazer uma autoanálise. Ou seja, identificar em si os pontos fortes, bem como os mais fracos, além das suas:
- metas;
- objetivos;
- interesses;
- valores;
- paixões.
Tudo isso é vital para que a estrutura da empresa se alinhe com as suas ideias e com o que deseja para o futuro. Então, se pergunte o que mais gosta de fazer, as técnicas e habilidades que domina e o diferencial que pode colocá-lo em destaque.
Após ter essas questões sob definição, é hora de estabelecer os seus objetivos e metas. Em síntese, elas precisam ser de curto, médio e longo prazo para toda a sua carreira, ao passo que irá cumprir cada uma em etapas.
Seja específico e dê detalhes sobre eles, além de serem mensuráveis para que você possa acompanhar o progresso e se ajustar conforme o necessário. Assim, saberá quando atingi-los e quando estará pronto para novos desafios.
Pesquisa e análise de carreira
Nessa etapa, você irá pesquisar bem sobre as oportunidades na área de seu interesse. A princípio, a ideia aqui é abrir a sua mente para explorar as tendências de mercado, demandas e habilidades que você deve ter.
Isso vai permitir que opte pelos negócios que tenham a ver com o seu perfil e requisitos técnicos, a fim de exercer sua função com sucesso. Assim, poderá crescer e escalar cargos conforme as metas e objetivos que definiu.
Desenvolva as suas competências
Ao avaliar as suas habilidades, busque evoluir aquelas que você considera ser o seu ponto fraco para torná-las algo positivo. Em síntese, a ideia é que também faça uma análise profunda das lacunas que existem e que são vitais para a sua carreira.
Sempre que puder, busque novas formas de aprender, seja em cursos, videoaulas, treinamentos e várias outras opções que o ajudem. Dessa forma, irá se aprimorar e ficar cada vez mais apto para o mercado e para cumprir as suas metas profissionais.
Construa um bom networking
O networking é vital para o seu sucesso profissional, ao passo que a relação com as pessoas certas pode lhe dar ainda mais conhecimento. Isso, é claro, desde que seja feito com especialistas da área em que você atua.
Há várias formas de criar conexões fortes e duráveis, ainda mais com as redes sociais, você pode ter bons laços profissionais. Além disso, participe de eventos do seu nicho para compartilhar ideias, conhecimento e também aprender com quem entende do assunto.
Quais são as vantagens de um planejamento de carreira para as empresas?
Um planejamento de carreira é benéfico não só para as pessoas, mas também para as empresas que terão profissionais bem mais capacitados. Além disso, vale citar outros pontos que deixam claro o quão vital ele é, como:
- retém os melhores talentos, pois eles possuem chance de crescer na empresa;
- faz com que o profissional se motive e se torne mais produtivo;
- ajuda a criar bons líderes;
- reduz os custos ao recrutar novos membros, pois não há rotação de funcionários;
- alinha os objetivos do negócio entre a empresa e o colaborador.
Como você pode notar, são muitas as vantagens de planejar a carreira profissional, tanto por parte da empresa quanto de modo pessoal. Assim, todos ganham com o processo, uma vez que o objetivo é um só, ou seja, crescer.
Um processo contínuo
Para concluir o artigo, tenha em mente que planejar a sua carreira é um ato contínuo para alinhar os perfis de trabalho com o mercado. Então, ao passo que você atinge suas metas, elas irão mudar, logo, precisará traçar novos objetivos para crescer ainda mais.