Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Site de notícias confiável: quais as melhores opções para se informar e fugir de fake news?

Buscar um site de notícias confiável garante que o leitor tenha acesso aos assuntos mais importantes do cotidiano com segurança quanto a origem das informações.

Acessar um site de notícias confiável é uma forma prática de ter acesso aos assuntos mais importantes do cotidiano, pelo computador ou mesmo pelo celular. Mas, é preciso ter certeza de que se trata de uma fonte segura para não ler e compartilhar fake news.

O que é um site de notícias confiável?

Um site de notícias confiável é um domínio na internet que conta com o trabalho de um ou mais jornalistas com novidades sobre assuntos, tais como:

  • economia;
  • política;
  • relações internacionais;
  • tecnologia;
  • saúde.

Para que se torne uma fonte segura de informação, é essencial que a equipe responsável cheque os fatos. Isso pode ocorrer de várias formas, como na cobertura ao vivo ou por meio de correspondentes, além da pesquisa de dados de origens oficiais. 

Em alguns casos, o jornalista também pode recorrer a especialistas na área para explicar de forma técnica, como, por exemplo:

  • economistas;
  • cientistas políticos;
  • acadêmicos;
  • historiadores;
  • médicos.

Isso dá mais respaldo a uma matéria, uma vez que mostra que o veículo tem o compromisso em trazer conteúdos relevantes para os seus usuários. 

Como encontrar um site de notícias confiável?

Na busca por um site de notícias confiável, uma sugestão é recorrer àqueles mais conhecidos, ligados as redes de comunicação. Outro ponto de atenção é o uso de clickbait na página, ou seja, títulos muito chamativos e que não tem relação com os fatos.

Quando há a citação de dados ou pesquisas, é preciso observar se a matéria informa a fonte, sendo que o ideal é que se baseie em institutos conhecidos, como:

  • IBGE;
  • FGV;
  • fundações de pesquisas.

Ao desconfiar de alguma informação, é válido confirmar em mais de um site, bem como, checar em domínios oficiais para ter certeza de que é verídica.

Canais de televisão

Muitos canais de TV possuem também um domínio na internet onde replicam as matérias que veiculam em seus noticiários. Essa é uma boa forma de ficar sabendo sobre o que ocorre na região, porque há um foco local.

Jornais impressos com versão digital

Outra opção que cresceu com a popularidade dos meios digitais foi o acesso a jornais na versão digital. Assim, aquelas pessoas que tinham o hábito de ler o noticiário impresso podem ler as matérias por meio do celular, computador ou tablet.

O Google Notícias ajuda na busca de um site de notícias confiável?

Esse é um recurso do Google que ajuda na busca de um site de notícias confiável, uma vez que reúne diversos portais nacionais e internacionais. Nele, é possível fazer uma pesquisa rápida e encontrar sites por categorias, como, por exemplo:

  • esportes;
  • política;
  • economia.

No Google News, o usuário também consegue personalizar sua experiência e ter acesso rápido aos assuntos de maior interesse. O algoritmo coloca em destaque os portais mais populares, mas isso não é por si só uma garantia de veracidade quanto ao conteúdo.

Quais são os critérios da plataforma?

Para ter um site vinculado no portal de notícias do Google, deve-se seguir alguns critérios técnicos, como indicação de autoria, além de outros como:

  • rapidez no carregamento;
  • uso de fontes confiáveis;
  • originalidade;
  • não disseminar conteúdo de ódio e discriminação contra outros grupos.

Essas regras básicas são uma forma de garantir uma boa experiência do usuário, por isso, a plataforma valoriza e coloca em evidência aqueles portais que cumprem com as suas diretrizes.

Quais os nomes mais conhecidos quando se pensa em site de notícias confiável?

Quando se pensa em um site de notícias confiável, há alguns nomes mais conhecidos como o G1, por exemplo, que tem um maior volume de acessos. Mas, além desse há outros que trazem as novidades sobre vários assuntos de forma segura, como:

  • UOL;
  • R7;
  • CNN;
  • Folha de São Paulo;
  • Estadão;
  • BBC News.

Fora as notícias, esses portais também oferecem artigos de opinião e manchetes sobre esportes, bem como, celebridades conforme o enfoque de cada um.

G1 Globo

O portal do G1 faz parte do grupo Globo e reúne conteúdos de diversas fontes como a TV Globo e canais fechados, jornal impresso, bem como as emissoras locais. Dessa forma, o usuário consegue navegar por categorias de notícias e filtrar por região.

Com isso, ele possui um alcance amplo, que inclui tanto as notícias sobre a política nacional, como ocorrências policiais e eventos regionais, o que é interessante para quem vive fora dos grandes centros.

Ele ainda oferece uma ferramenta de checagem de notícias para verificar se um título de outro site é, de fato, verdadeiro, com uma busca integrada a sites oficiais como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e de outros órgãos do governo.

UOL Notícias

O site do UOL tem uma ótima reputação e conta com a colaboração de vários colunistas famosos, além de ter parceria com canais de televisão, como, por exemplo:

  • Band;
  • TV Cultura.

Isso permite que traga de forma rápida as atualizações sobre eventos que podem impactar no dia a dia das pessoas. Além disso, traz ainda matérias sobre saúde e atrações culturais, além de notícias sobre o mundo dos famosos.

R7

O portal R7 faz parte do grupo Record, que atua há vários anos tanto na televisão como na mídia escrita. Assim, conta com a autoridade da empresa e permite que os usuários acessem matérias divulgadas em seus telejornais. 

O acesso é gratuito e também se divide em várias categorias para tornar mais fácil a navegação, bem como, tem a opção de assistir ao vivo os principais jornais da TV.

CNN Brasil

O CNN Brasil também é uma boa opção para acessar as principais notícias do país e do mundo, logo, está entre os sites mais populares. Isso porque, conta com uma equipe de jornalistas de renome, inclusive, com passagem por outros canais de televisão. 

O domínio na web é dividido por seções e conta com notícias, bem como artigos de opinião e conteúdos em vídeo. Ao acessar também é possível ver algumas transmissões ao vivo pela internet.

Folha de São Paulo

Um dos jornais mais antigos do Brasil, fundado em 1921, a Folha possui um portal de notícias online, mas é preciso assinar o serviço para ter acesso. Nele, o usuário conta com vários recursos como:

  • leitura de texto;
  • opção para aumentar o tamanho da fonte. 

Além das notícias, o jornal também oferece artigos com críticas e editoriais de autoria de seus parceiros, além de newsletters com o que há de mais relevante no cenário nacional.

Estadão

Outro jornal impresso que investiu na versão digital é o Estadão que, aliás, oferece opções de assinatura para ter acesso aos conteúdos completos por um custo baixo. 

Este portal reúne várias categorias como política, economia, cultura e traz a participação de pessoas com vivência nessas áreas, como Camila Farani, por exemplo, que fala sobre investimentos. 

O usuário também pode acessar os serviços por meio do app para celular e além das matérias escritas, pode acompanhar ainda vídeos e podcasts.

BBC News

O correspondente do canal BBC, fundado no Reino Unido, reúne um vasto conteúdo com notícias nacionais e do exterior. Com a premissa de ter um jornalismo independente, o portal busca trazer as informações de forma clara e precisa. 

O usuário também tem acesso a vários formatos de conteúdo, como vídeos e podcasts, além de poder baixar o aplicativo para celular, nas versões para iOS e Android.

Quais os diferenciais de um site de notícias confiável?

Um site de notícias confiável pode oferecer como diferencial o certificado de segurança no domínio identificado pelo início https. Isso oferece uma proteção ao usuário que navega, para que seus dados não sejam utilizados de forma indevida.

Outros recursos como assinatura de newsletters, por exemplo, podem ser úteis uma vez que o usuário passa a receber em seu e-mail as notícias de seu interesse. 

site de notícias confiável
Um site de notícias confiável pode oferecer vários formatos de conteúdo para atender aos interesses do público. Imagem de Kaboompics.com no Pexels

Acessibilidade e mobile

Saiba que alguns sites possuem recursos para leitura de tela, o que amplia o acesso para pessoas com deficiência visual, por exemplo. 

A adaptação do conteúdo para as telas de celulares também é um diferencial, porque esse é um dos principais dispositivos de acesso hoje em dia. Aliás, o uso de vídeo com legendas permite que os usuários consigam acompanhar as notícias de qualquer lugar.

Por que consultar mais de um site de notícias confiável?

Mesmo com um site de notícias confiável, o ideal é ter fontes diversas para ter acesso a opiniões diferentes sobre um mesmo assunto

Isso ocorre porque ao noticiar um fato é possível que o jornalista dê ênfase na análise de acordo com sua posição política ou mesmo sob a orientação da própria marca editorial. 

Ter contato com matérias sobre o mesmo assunto em vários canais pode ajudar a identificar esses pontos de vista e construir a sua própria visão crítica sobre o tema.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes