Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Veja formas de melhorar a experiência dos clientes em sites de compras online

Atualmente, o mercado digital está em ascensão, junto a isso, crescem os números de sites de compras online, mas, é primordial investir na experiência dos clientes.

Os sites de compras online crescem cada dia mais devido aos avanços da tecnologia e também por conta das mudanças nos hábitos de consumo da população. Em função disso, para se destacar nesse mercado, é crucial saber como melhorar a experiência do usuário.

Por que se preocupar com a experiência dos clientes em sites de compras online?

Investir na vivência do cliente em sites de compras online é essencial, visto que ela atua com um gatilho para a decisão de consumo. Logo, a experiência de navegação está ligada às emoções que fazem de alguém fã ou não de uma marca.

sites de compras online
Os sites de compras online ganham cada vez mais espaço. Imagem de Justynafaliszek no Pixabay.

De maneira geral, se refere ao grupo de sensações que são despertadas durante toda a jornada do cliente até o momento de efetivar a compra. Ao ter isso em mente, antes de abrir um comércio online, é vital que o gestor analise como vai promover boas experiências.

Hoje em dia, o setor de marketing deve considerar também a ciência do comportamento em suas estratégias, afinal, as práticas do usuário mudam com frequência. Como exemplo, cita-se o fato do cliente, atualmente, valorizar mais a experiência do que o preço a pagar. 

Por quais motivos os usuários mais se sentem insatisfeitos nas compras online?

Acerca das queixas mais relevantes, é comum que as pessoas desistam dos seus carrinhos de compras por não encontrarem dados a respeito do produto. Assim, não se sentem confiantes o suficiente para concluir o pagamento.

Ao considerar a importância de promover uma boa vivências aos clientes, é válido destacar outras razões pelas quais os usuários ficam insatisfeitos com as suas compras em lojas virtuais, confira abaixo: 

  • demora para receber os pedidos;
  • não receber a mercadoria;
  • receber produtos com defeito;
  • falta de conteúdo visual.

Afinal, o que compõe a experiência do cliente em sites de compras online? 

Os sites de compras online devem conter alguns elementos cruciais, a fim de tocar os sentimentos do usuário, como uma boa interação. Então, para gerar a melhor experiência possível para o cliente, pode-se citar os seguintes:

  • o design visual do e-commerce;
  • a transparência e descrição dos produtos;
  • catálogo amplo e diverso;
  • interação de qualidade.

Vale ressaltar que o serviço é um elemento primordial quando o assunto é a boa experiência de um usuário dentro de uma loja digital. Isto posto, o ideal é dispor de um site friend mobile, ou seja, com páginas ágeis e otimizadas.  

Como criar uma interface de usuário simples e intuitiva?

Antes de tudo, contar com um site de compras online com uma interface simples é perfeito, dado que fica fácil para qualquer pessoa navegar nele. Ou seja, qualquer usuário vai ser capaz de encontrar o que deseja e concluir suas aquisições com facilidade.

Para criar um site de vendas intuitivo, se deve compreender bem o comportamento, os anseios e as maiores dificuldades do seu público-alvo. Ao identificar esses pontos, você capta insights para adequar a página do e-commerce aos seus consumidores. 

Por último, ao criar um site intuitivo é primordial levar em conta elementos-chave, tais quais: links, texto, ícones, botões, caixa de seleção, menu e barra de ferramentas. 

Melhore a experiência de compra com ofertas e benefícios de recompensa

Seja como for, promoções e ofertas são sempre uma boa ideia, principalmente, porque além de melhorar a experiência do cliente, ajuda na tomada de decisão. Convém ressaltar que estas ganham ainda mais relevância frente à enorme concorrência que há no mundo digital. 

Apostar em benefícios e recompensas ajuda a cativar o público com uma boa vivência, já que são formas para aplicar como fidelizar clientes e torná-los admiradores da marca.  

Em vista disso, faça promoções e planos de descontos, presenteie os seus usuários, realize campanhas em datas comemorativas. Aliás, reflita sobre prover descontos progressivos. 

sites de compras online
Os sites de compras online precisam ser seguros. Imagem de Rawpixel no Freepik.

Dicas para aumentar a segurança da sua loja virtual 

Nos dias atuais, é essencial que os sites de compras online sejam seguros, uma vez que isso propicia rankear melhor no Google e passa confiança. Por consequência, com uma maior visualização as chances de fechar vendas também crescem. 

De início, para aumentar a segurança do e-commerce, possua um método de pagamento seguro e monte sua empresa em uma plataforma de confiança. Nessa perspectiva, adquira o certificado digital SSL e faça a atualização contínua dos sistemas de proteção. 

Crie ferramentas de suporte proativas

Pode-se afirmar que não dá para prover uma boa experiência ao cliente sem oferecer um suporte de qualidade para o mesmo. Então, é válido equipar a sua loja digital com canais de atendimento eficazes, acessíveis e capazes de suprir a demanda do público.

Contar com boas ferramentas vai possibilitar integrar canais, automatizar processos, inclusive, irá viabilizar uma melhor gestão. Diante disso, são exemplos dessas ferramentas o sistema de CRM, o SAC, o Business Intelligence, o Help Desk, dentre outros.

Como melhorar a experiência dos usuários em sites de compras online? 

A boa experiência dos indivíduos em sites de compras online se dá por um conjunto de emoções e ações, como investir no pós-venda. Dessa forma, o dono precisa planejar o seu domínio, de modo a despertar as melhores sensações nos visitantes da página. 

O ideal é ter um site responsivo para o Google, tal como simplificar o processo de compra e também estudar os hábitos de consumo do seu público-alvo. 

Não ignore o pós-venda 

Embora seja um e-commerce, a etapa de pós-venda precisa existir, mais do que isso, deve ser eficaz, ágil e útil para resolver as insatisfações. A partir do momento que a empresa mostra se preocupar com os seus usuários, as relações se estreitam.  

Crie, portanto, um processo eficiente de trocas e devoluções. Além disso, depois da venda, contate o cliente, agradeça pela compra e demonstre que ele é especial. 

Faça avaliações constantes dos recursos oferecidos em sua loja 

Quando o assunto é oferecer a melhor experiência aos clientes nos sites de compras online, tudo deve funcionar da forma mais eficaz possível. Por esse motivo, a empresa deve sempre fazer avaliações para conferir e fazer correções, caso seja necessário.  

Tais análises garantem que a sua loja virtual entregue tudo o que se espera, assim como, os usuários não vão enfrentar problemas para navegar. 

Ofereça recursos de autenticação de dois fatores para os clientes

A autenticação de dois fatores se refere a aumentar a segurança de um perfil, à vista disso, o seu principal objetivo é confirmar a identidade do usuário. Ao implementar esse sistema de segurança fica mais difícil que os hackers roubem a conta. 

Ao se sentir mais seguro, o cliente fica mais confortável para navegar pela loja digital, adicionar os seus dados e efetivar a compra. 

Facilite as formas de pagamento 

Depois de todo o caminho percorrido até o final da compra, é fundamental que seja fácil efetivar o pagamento, portanto, tenha em seu e-commerce um meio de pagamento digital simples. 

Quais sistemas de pagamentos usar em um site de compras? 

Na época atual, há muitas opções de sistemas para dispor em sua loja virtual, entre esses os mais populares são: boleto bancário, cartão de crédito, débito online, transferência bancária, pix, carteira digital e os links de pagamento.  

sites de compras online
Os sites de compras online seguros saem à frente da concorrência. Imagem de Freepik no Freepik.  

O que fazer para gerar confiança nos clientes em sites de compras online?

Desde já, para conquistar a confiança dos clientes em sites de compras online você precisa realizar algumas ações. De acordo com isso, veja abaixo algumas condutas importantes para melhorar a sua reputação no meio digital:

  • disponha de um site com design atrativo e fácil de navegar;
  • entregue conteúdos com qualidade e de relevância;
  • invista em segurança para os seus clientes;
  • tenha canais de atendimento acessíveis e eficazes;
  • permita ao cliente pagar de diferentes maneiras. 

Junto a isso, ressalta-se a importância de ser claro, em outras palavras, especifique os produtos e seja franco quanto aos prazos de entrega. Por último, disponha de políticas de privacidade e abra espaço para o usuário comentar, a fim de dar o seu feedback. 

Implemente privacidade e o armazenamento seguro dos dados

É indiscutível que assegurar os dados do cliente é a obrigação de qualquer tipo de comércio online, posto que os usuários fornecem suas informações mais pessoais. 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em 2020, com o objetivo de assegurar a privacidade dos usuários. Para tal, garanta segurança criptografada SSL, torne a política de dados acessível e solicite o consentimento do cliente.

A logística afeta a experiência do cliente em sites de compras online?

Com certeza a logística exerce influência na experiência do cliente em sites de compras online. Em especial, porque o tempo e a taxa de entrega são fatores de peso no processo de decisão de compra do usuário.  

Em razão disso, é importante oferecer opções de logística que beneficiem o consumidor, bem como, dê alternativas para que ele possa praticar o poder de escolha. 

São exemplos práticos que o setor de gestão pode implantar, como pelo menos dois valores de frete, um para quem tem pressa e outro para aqueles que preferem pagar menos e podem esperar mais. 

Não esqueça que sempre existem clientes que fazem pedidos errados, não gostam do que recebem, logo, é comum que ocorram devoluções. Portanto, estude formas de fazer logística reversa, com o propósito de garantir a melhor experiência nesses casos. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes