Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Os tipos de hospedagem mais indicados para o seu site

Os tipos de hospedagem são essenciais para a criação de um site ou blog, pois faz toda a diferença na hora de contratar um servidor.

É preciso conhecer os tipos de hospedagem antes mesmo da criação do site, loja online e também blog. Além disso, é importante fazer o registro de domínio no Registro Br e a contratação de uma agência de SEO

O que são os tipos de hospedagem? 

Os tipos de hospedagem de sites são como um aluguel, dentro da internet, cedendo dentro de um período, um espaço digital. São várias as categorias que servem para cada tipo de site, blog ou loja online. 

O tipo mais escolhido para quem está começando é a hospedagem gratuita. Contudo, esse servidor não é a melhor opção para sites maiores. Ou seja, para tirar a ideia do papel e criar um site menor. 

De início, a hospedagem grátis irá fornecer todas as ferramentas para começar. Entretanto, conforme o projeto vai crescendo, será preciso aumentar o tamanho do espaço. Então indo para uma local digital maior. Conheça outros tipos de hospedagem: 

tela de dispositivo mostrando um código html
Por meio dos tipos de hospedagem, um site, blog e e-commerce poderão ser criados de forma prática, sem a utilização de muitos códigos. Foto retirada do site Pexels, do autor Pixabay. 

Dentro dos tipos de hospedagem, o que é a hospedagem compartilhada? 

Um dos tipos de hospedagem indicados para quem já não é mais iniciante é a hospedagem compartilhada. Ou seja, é uma forma de alugar um espaço digital em um servidor compartilhado com outros usuários. 

Esse tipo de hospedagem é um dos mais utilizados, pois além de ter um preço mais baixo, tem um bom benefício. Quando comparado aos outros espaços digitais para alugar, esse tem um manuseio mais simples e um aluguel mais barato.  

No Brasil, nos dias de hoje, há várias empresas que disponibilizam esse serviços por preços atrativos. Por esse motivo, o ideal é realizar um orçamento prévio, para entender qual atende melhor às suas necessidades. 

Um ponto bastante vantajoso ao escolher um dos tipos de hospedagem, é usar os que oferecem customização pelo WordPress. Ou seja, o WordPress é um CMS, Sistema Gerenciador de Conteúdo mais popular e de fácil utilização. 

Com o WordPress é possível instalar temas e montar facilmente o site e em pouco tempo já colocá – lo no ar. Portanto, para quem quer começar com um blog, esse sistema é o caminho mais rápido e fácil. 

Além disso, cerca de 60% do mercado de hospedagem e também 28% em toda a web utilizam esse sistema para gerenciar conteúdo. 

máquina de escrever com uma folha escrita wordpress
Dentro dos tipos hospedagem, muitos servidores usam o WordPress como CMS principal. Foto retirada do site Pexel, do autor Markus Winkler

O VPS também é um dos tipos de hospedagem? 

Sim, o Servidor Virtual Privado ou VPS também se enquadra como um dos tipos de hospedagem. Essa categoria de serviço tem maior utilização em e-commerces. 

Como também, para quem tem muitos sites hospedados ou para blogs que crescem muito e precisam de um ambiente virtual maior e com total customização. 

A criação do VPS é criada pelo ambiente do Windows ou da Linux. Além disso, esse sistema exige um nível alto de complexidade na questão operacional. Ou seja, é preciso ter um conhecimento maior com o servidor, diferentemente da hospedagem compartilhada.  

Como falado acima, o Servidor Virtual Privado tem sua criação feita por meio dos sistemas Linux e Windows. Abaixo, conheça sobre cada um e como acessá-los: 

Criação de VPS pelo Windows 

Quando se escolhe o VPS Windows a principal vantagem é o modo fácil de usar o Windows Server. Pois o próprio sistema operacional da Microsoft é o mais usado dentro do Brasil, assim grande parte das pessoas já estão acostumadas a utilizá-lo. 

Além da facilidade, outro positivo do VPS Windows é a grande compatibilidade com outros softwares. Como também ter uma interface gráfica que facilita toda a aplicação de sites e também blogs. 

Esse VPS, por conta de suas características, é muito indicado para os gamers que querem ter seus próprios servidores. Isso pelo fato de que 90% dos jogos são compatíveis com o sistema Windows. 

VPS Magento

Criado em uma interface do sistema Linux, o VPS com a total customização feita para o uso do Magento. Indicado para o uso de e-commerce, o VPS Magento é o CMS mais comum. 

Por ser um sistema mais pesado, contratar empresas que atuam com tipos de hospedagem mais simples, poderá não atender todas as necessidades que seu site precisa. 

Nos tipos de hospedagem, o servidor dedicado também é indicado? 

Dentro dos tipos de hospedagem, o servidor indicado é o mais indicado para empresas de grande porte. Esse é o aluguel de espaço digital que é o mais caro de todos os outros servidores. 

Nesse tipo de servidor, o controle total é feito pelo proprietário do site. Ou seja, onde o mesmo poderá modificar os seguintes pontos: 

  • personalização de interface; 
  • controlar o desempenho; 
  • regular espaço e largura da banda; 
  • criar domínio de website.

Para sites pequenos e de poucos acessos, esse sistema não é indicado. Contudo, para sites de empresas com grande acesso, esse VPS atenderá todas as necessidades. Além disso, conta com a seguinte hospedagem: 

Cloud 

A Cloud, chamada de nuvem, também faz parte dos tipos de hospedagem. Sendo um tipo de serviço que não precisa de nenhum programa de computador, mas sim de internet. Bem como, de vários servidores que estão online em diferentes computadores. 

Cada recurso que o site é ajustado conforme a demanda que o mesmo necessita. Como por exemplo, se o servidor tiver um alto número de visitas e sair fora do ar, o acesso será redirecionado para outro servidor com maior espaço para atender a entrada dos clientes. 

Quais tipos de hospedagem é o melhor para escolher? 

Cada um dos tipos de hospedagem atende uma certa necessidade de cada site. Por exemplo, o servidor compartilhado tem um baixo custo, contudo, para uma empresa em crescimento, ele não é indicado. 

Além disso, por haver vários sites compartilhando a mesma rede, poderá prejudicar o desempenho. Ou seja, podendo deixar todos fora do ar no momento de visitas de grande número. 

A hospedagem dedicada é uma boa indicação para uma companhia que está em crescimento. Isso porque conta para o seu site com um servidor exclusivo. Entretanto, o alto custo pode não ser vantajoso de início. 

Para o caso acima, a hospedagem VPS é uma alternativa com custo e benefício bons. Além disso, o Servidor Virtual Privado é um meio termo entre os tipos de hospedagem compartilhada e dedicada.  

O VPS é um serviço que tem total dedicação ao virtual, onde a sua capacidade é igual ao dedicado. Mesmo sendo compartilhado por outros sites, uma conta não irá afetar as outras que estão dividindo o mesmo servidor. Ou seja, é a junção dos outros dois servidores. 

homem usando laptop com uma mensagem em inglês que diz seus arquivos pessoas são criptografados
Na hora de escolher um dos tipos de hospedagem, escolha por um que tenha a segurança da criptografia para o seu site. Foto retirada do site Pixabay, do autor Gerd Altmann.

Termos que você precisa conhecer antes de escolher um dos tipos de hospedagem 

Os tipos de hospedagem é um assunto um tanto quanto específico. Além disso, as hospedagens de site são diferentes uma das outras, bem como, seguem um padrão para cada. Por essa razão, é importante conhecer os termos técnicos, como os seguintes: 

Web Hosting 

Esse termo em inglês significa hospedagem de sites. De modo básico, é a referência de uso geral para descrever todas as áreas dos tipos de hospedagens. 

Host 

Também no inglês o significado desse termo Host é um pouco complicado do que o anterior, já que pode ter diversos significados. Contudo, de forma geral o host é um aparelho que é conectado por uma rede que tenha um endereço IP, ou um um sinônimo de hospedagem. 

Uptime 

A palavra Uptime tem como significado o período em que um servidor está online e que esteja executando as tarefas designadas para ele. Esse termo tem sido bastante utilizado, pois demonstra a eficácia de um serviço que é feito.  

CMS 

O CMS é a sigla que define Content Management System. Onde se refere a vários softwares que são desenvolvidos em todo o mundo por meio de técnicos. 

FTP

O FTP tem como significado o Protocolo de Transferência de Arquivos. Sendo a ferramenta que faz toda a transferência de arquivos para o servidor de hospedagem. 

SSH

O Secure SHell, é um termo usado para descrever um programa que dá a possibilidade do usuário ter o acesso ao sistema operacional completo. Assim, sempre que houver a contratação de uma hospedagem para sites, o cliente terá o acesso por esse programa. 

HPanel ou CPanel 

Ambos são um tipo de painel de controle para o site, ou seja, uma interface gráfica para administrar um servidor web. Além disso, permitem que os usuários possam gerenciar as seguintes funções: 

  • as informações dos sites;
  • conta de e-mail;
  • banco de dados; 
  • números de acessos. 

Tanto o CPanel quanto o HPanel possuem diversas ferramentas que ajudam os proprietários a otimizar e aumentar o tráfego de seus sites ou do seu blog de sucesso

SSL 

A sigla SSL vem de Secure Sockets Layer, sendo um tipo de protocolo que garante a segurança de um site por meio da criptografia. Ou seja, as informações enviadas ou recebidas de servidores estarão seguras. 

Portanto, caso um hacker tente roubar dados que são enviados, o SSL irá proteger para que os mesmos não sejam lidos. Para ressaltar o SSL é o item mais importante para qualquer site que tenha a coleta de informações pessoais. 

Qual dos tipos de hospedagem escolher? 

Acima foi falado sobre alguns dos tipos de hospedagem, onde cada um atende a necessidade de uma determinada necessidade. Por essa razão, na hora de escolher um servidor, veja o que o seu site precisa. 

Além disso, para sites que estão em crescimento, vale a pena começar por um servidor compartilhado. Assim, conforme forem aumentando os acessos, poderá alterar para uma hospedagem maior e com mais ferramentas. Outro fator antes de escolher qual hospedagem é registrar o domínio pelo Registro BR. Certamente garantindo o nome do seu site.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes