Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
WordPress.com ou wordpress.org: qual é o ideal para criar um domínio na web?
WordPress.com ou wordpress.org são opções sempre lembradas quando o assunto é criar um blog, então, entenda a diferença entre as duas opções e qual é a melhor.
Saiba como criar um blog com WordPress.com ou WordPress.org e entenda as diferenças entre ambos. Assim, fica mais fácil decidir se são boas opções para a sua finalidade e veja tudo que você precisa saber antes de usar essas plataformas online.
O que é wordpress.com ou wordpress.org?
WordPress.com ou wordpress.org são plataformas que te permitem criar o seu blog de forma open source. No entanto, eles apresentam algumas diferenças entre si, que logo serão discutidas.
Esses serviços são referência em todo o mundo, dadas as funcionalidades que oferecem. Portanto, não deixe de ler os detalhes a seguir para entender como eles vão te ajudar e como criar seu domínio na web.
É fácil criar um blog no wordpress.com ou wordpress.org?
O grande diferencial do WordPress, em geral, é que é muito fácil criar o seu blog na plataforma. Então, você só precisa de alguns dados para colocar o seu site no ar, como os seguintes:
- nome;
- escolher um template;
- adaptar-se rapidamente à plataforma.
O próprio site oferece vários locais para te ajudar a melhorar o conteúdo que vai subir no seu blog. Assim, para quem não tem tanta familiaridade com a criação de sites, podem ser uma boa opção.
Em quanto tempo posso criar um blog no WordPress?
De modo geral, em cerca de três minutos você já pode estar com o seu site online com uso do WordPress.com ou até no wordpress.org. Desse modo, são ferramentas para blogs bem práticas como um todo.
Posso promover meu conteúdo?
Você pode promover ainda o seu conteúdo se o seu blog for criado no WordPress. Da mesma forma, dá para criar um site de vendas, mas veja a seguir mais alguns pontos que se deve ter em mente ao escolher uma das duas opções.
Quais são as vantagens do wordpress.com ou wordpress.org?
As plataformas do WordPress.com ou wordpress.org são de uso gratuito e você pode fazer novas compras dentro da própria ferramenta. Isso porque, existe um limite que se pode usar em cada uma das opções, como verá a seguir.
Quais são as vantagens do WordPress.com?
Um dos principais motivos para usar o WordPress.com é o seu espaço inicial de 3GB grátis para começar a criar conteúdo online. Contudo, se precisar de mais espaço, é possível contratar dentro da própria plataforma por preços bem modestos, além de:
- fazer backup regular sem custo adicional;
- apareça na rede wordpress.com para atrair mais visitas;
- configurar de forma fácil e rápida.
O WordPress.com é uma das melhores opções do mercado para quem nunca criou nada na internet parecida com um site ou um blog. Mas, veja mais adiante as vantagens do segundo.
Vantagens do WordPress.org
A principal vantagem do WordPress.org é que a instalação e uso é grátis. Da mesma forma, permite fácil manejo, uma vez que seu site já esteja todo configurado e pronto para usar, além de te dar controle total do mesmo.
Essa plataforma ainda permite instalar inúmeros plugins, para configurar o seu blog da forma que bem entender. Além disso, dá para usar templates e mudar os padrões para deixar tudo com a sua cara.
Você permite ainda monetizar o seu conteúdo e criar uma estratégia de blog mais complexa e combinada com as redes sociais mais usadas no Brasil. Aliás, ainda dá para colocar os banners em qualquer local na tela.
Quais são as desvantagens do wordpress.com ou wordpress.org?
Uma das principais desvantagens do WordPress.com ou wordpress.org é que as funções gratuitas tem anúncios. Mas, se quiser remover todos eles é preciso fazer uma assinatura anual.
Desvantagens do WordPress.com
De modo geral, para o WordPress.com você só consegue vender anúncios em suas páginas se tiver mais de 25 mil visitas por mês. Assim, pode limitar a sua monetização, caso não tenha um bom número de acessos.
Essa plataforma também não permite personalizar seus templates ou instalar plugins para deixar seu site como desejar. Do mesmo modo, pode acontecer da base mudar o seu tema ou suas permissões sem aviso prévio.
Quais são as desvantagens do WordPress.org?
O WordPress.org é um pouco mais complexo do que a outra versão, então, exige um pouco mais de conhecimento técnico do administrador do blog. Contudo, não é necessário ser um especialista ou um web developer, mas sim entender de HTML.
Você também precisa de uma hospedagem para colocar o seu site no ar, como em outras plataformas. Assim, pode ficar um pouco caro para quem vai começar agora com um site ou blog.
A responsabilidade também é sua de fazer os backups e atualizações ao usar essa versão do WordPress. Portanto, mesmo que seja simples de fazê-lo, é preciso ter atenção com esses detalhes.
Relação do wordpress.com ou wordpress.org com o Google Analytics
Vale destacar que a integração com o Google Analytics só é permitido na versão .org da ferramenta. Por sua vez, essa é uma aplicação que ajuda muito na hora de medir as métricas do seu blog.
Cuidado com SPAM ’s
Você é o responsável ainda por combater os spams, então, usar o Akismet pode ajudar bastante. Às vezes, o recurso pode já estar pré-instalado no seu blog, mas sempre fique de olho para não ter problemas com os mecanismos de buscas.
Qual é o melhor para o meu blog, wordpress.com ou wordpress.org?
Entre as opções de wordpress.com ou wordpress.org, a melhor será a que se adequa à sua finalidade, seja um blog pessoal ou corporativo. Portanto, o .com é melhor para a primeira opção, já o.org é o ideal para negócios.
O que levar em conta ao escolher o wordpress.com ou wordpress.org?
Leve em conta que o wordpress.com tem propagandas e você precisa pagar para removê-las. Assim, pode valer a pena optar por algo mais robusto, se quiser investir mais na sua carreira.
Você deve pensar também que o investimento inicial pode ser alto na versão .org da ferramenta. No entanto, cada uma das opções terá uma vantagem e uma desvantagem para os usuários, a sua necessidade que vai ditar a sua escolha final.