Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
SEO para landing pages: o que é e como colocar em prática
O SEO para landing pages é essencial para fazer as páginas de captura chegarem ao topo. Elas têm mais chances de receber acessos e gerar taxas de conversões.
Com o SEO para landing pages, torna-se mais fácil de conseguir conquistar pessoas para deixar seus dados. Assim, o trabalho de atrair novos leads que podem virar clientes em potencial é mais fácil. A otimização pode ser o suficiente para atrair as personas.
SEO para landing pages?
Para entender o SEO para landing pages é essencial entender o que elas são. Portanto, um landing page é como uma página em que é possível fazer a captura de dados de alguma visita. E elas podem ser conhecidas por outros nomes como:
- páginas de aterrissagem;
- páginas de captura ou conversão.
Esses dados são capturados com a ajuda de um formulário de lead e são essenciais para as campanhas de marketing digital. Então, no momento em que uma visita chega até o landing page, ele será direcionado para o fluxo de nutrição.
O fluxo também pode ser conhecido como ação de e-mail marketing que é capaz de engajar a pessoa. Portanto, sua função é trazer a vontade de querer saber mais sobre os produtos ou serviços da empresa.
Tráfego qualificado
Existem alguns benefícios que o LP pode trazer e um deles é gerar tráfego qualificado. Assim, é possível convencer as visitas a realizarem alguma ação desejada pela empresa.
As páginas de captura o mantém entretido no conteúdo e leva a se inscrever no formulário. Por isso, elas são tão importantes quanto as várias seções dentro de um site que servem só para distrair.
Entrega valor
Quando uma oferta tem um bom valor para o público, é mais fácil convencê-los a preencher formulários. Assim, as chances de que o time de marketing e o de vendas consigam as informações que precisam, são maiores.
Chances de conversão
É muito importante que o landing page se volte para os assuntos que as personas têm interesse. Isso vai dar uma motivação maior para que o público visite as páginas e deixe seus dados. Quanto mais lead atrair, será melhor para aproveitar futuras oportunidades.
Devem ser curtas e objetivas
Levar o público a passar muito tempo por dentro da landing page não é algo positivo. Assim, isso traz uma boa redução nas chances de fazê-lo se tornar um lead. Manter as pessoas dentro do site não funciona para as páginas de captura.
As páginas precisam ser bem curtas e objetivas para serem levadas ao público. Então, faça pequenas introduções ao conteúdo que deseja mostrar e insira o formulário logo abaixo.
SEO para landing pages x o que é o SEO?
Ao usar o SEO para landing pages, também deve-se entender sobre o que é o SEO. Dessa forma, é um conjunto de técnicas com a intenção de:
- dar boa posição da página dentro do Google;
- ganhar visibilidade na internet.
O SEO serve para tornar os sites mais otimizados, a fim de alcançar o topo nos mecanismos de buscas. Então, é útil para as pessoas que querem que o seu site seja visto por mais pessoas. Contudo, as técnicas fazem o uso de vários métodos de melhorias.
O que é o SEO para landing pages?
Com o SEO para landing pages, as técnicas são feitas para ajudar a deixar a LP passar pelo algoritmo. Por exemplo, as páginas se tornam otimizadas e têm mais chances de serem indicadas ao público.
As páginas de captura são bem mais curtas, então é comum não torná-las em algo otimizado. Aliás, isso acontece porque muitas delas recebem a divulgação por meio de mídia paga. Mas, a verdade é que as campanhas podem trazer resultados em:
- dias;
- semanas.
Marcar presença por dentro dos resultados das pesquisas do Google e de outros buscadores, pode ser mais eficaz. Assim, as pessoas terão mais chances de acessar a landing page e ter resultados orgânicos com ela.
Como aplicar o SEO para landing pages?
O SEO para landing pages precisa ser aplicado do jeito certo com a sua parte prática. Assim, torna-se mais fácil adaptar as estratégias para conseguir ganhar o melhor ranqueamento. É essencial seguir os métodos de SEO para ficar no topo de resultados.
Escolha as palavras-chave
Fazer a escolha de suas palavras-chave para usar na landing page é o primeiro passo. Além disso, levar em conta a etapa do funil de vendas que a persona está, é uma grande ajuda.
A ideia é criar uma landing page otimizada, mas também precisa ser atraente ao público. Então, caso um público esteja dentro do topo ou meio do funil, as páginas podem oferecer:
- guias;
- dicas.
Isso tudo é para ajudar as pessoas a realizar ações que possam resolver os seus problemas. Mas, quem está no fundo do funil, terá um interesse maior em saber sobre a oferta. Então, o ideal é que tenha informações sobre os produtos e serviços.
Long tail
O ideal é fazer apostas em palavras long tail que costumam ter um volume de buscas menor. Contudo, elas são uma ótima chance de captar vários leads mais qualificados para a página.
Deve-se evitar o uso de head tail, porque elas costumam ser bem genéricas. Então, elas apenas irão levar a landing page a competir com sites e blogs com conteúdos aprofundados.
Faça um bom conteúdo para landing pages
Mesmo que o conteúdo tenha a necessidade de ser interessante para atrair o público, ele também deve se adequar ao algoritmo. Portanto, usar as palavras-chave em pontos bem estratégico dentro dos artigos é essencial.
O foco precisa estar na entrega de um conteúdo relevante para os usuários. Então, a experiência que ele terá ao ler a página também precisa ser boa. Aliás, as landing pages não precisam ser compostas por artigos com muitas palavras.
Muito texto pode comprometer muito a otimização do LP, já que seu objetivo não é o artigo. Então, deve-se deixar esses textos longos voltados apenas para estar dentro dos blogs.
Use o link building
Crie posts em seu blog que tenham alguma relação com o assunto tratado na landing page. Assim, será mais fácil de fazer o link building, já que colocará links que levam até ela no conteúdo.
O link building é uma ótima contribuição tanto para o SEO quanto para as LPs. O Google vê que essas páginas são apontadas pelos visitantes como uma recomendação.
Conversão de cliques
Quando a intenção é criar a conversão de cliques, o ideal é apostar em banners. Assim, deve-se colocá-los por dentro dos posts e levá-los a convidar as pessoas a acessarem a landing page. Dessa forma, as chances de ter boas taxas de conversão são maiores.
Conteúdo visual
É essencial que o landing page tenha alguma imagem ou vídeo para ajudar nas conversões. Então, ao fazer a criação de LP, uma parte do tempo deve ser investido em criar um bom visual para a página.
Colocar o alt text que traz a palavra-chave principal também pode ser muito útil para o ranqueamento. Mas, é preciso investir em imagens que são carregadas com facilidade. Por isso, ferramentas para comprimi-las são ótimas para esse momento.
Mobile Friendly
É normal que as buscas feitas por celulares sejam muito mais frequentes do que pelo desktop. Por isso, é preciso entender que a ideia do Google é oferecer a melhor experiência a todos os públicos. Então, com as pessoas que acessam páginas por celular, é igual.
As páginas precisam ser responsivas para os aparelhos móveis para receber um ranqueamento melhor dentro dos mecanismos de buscas. Por dentro do SEO para LP, é essencial usar os melhores templates para o mobile friendly ser bem feito.
Tenha certeza que é rápido
Um dos critérios do Google é que as páginas carreguem em torno de dois segundos. Mas, isso nem é algo estabelecido pela empresa e sim pelo comportamento dos usuários.
Quando alguém acessa um site, se ele não carrega de imediato, o normal a fazer é sair e procurar outro. Por isso, o marketing digital leva em conta o tempo que um usuário fica dentro dos sites. Então, a ideia é sempre prender suas atenções para ficar mais nele.
Caso o site carregue em uma velocidade boa, as pessoas terão mais chances de permanecer nele. Além disso, existem até mesmo algumas ferramentas que podem dar essa ajuda na hora de otimizar a página.
Por que usar o SEO para landing pages?
O SEO para landing pages pode ser uma grande utilidade para as empresas. Assim, o seu objetivo é fazer as pessoas chegarem até a landing page de maneira mais fácil. Por isso, existem muitos benefícios para se levar em conta:
- otimização de página;
- tráfego orgânico.
Quando as pessoas pesquisam algo no Google, ele sempre entrega o que parece ser mais relevante. Por isso, estar por dentro dos critérios exigidos pela empresa é uma das melhores formas de crescer.