Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Crie um blog no Medium com dicas práticas
Ter uma conta no Medium pode fazer a diferença para algumas empresas. É ideal para fazer a publicação de textos para uma comunidade única e própria da plataforma.
Com o Medium é possível ter uma experiência bem diferente do que com um blog comum. Ele tem os seus próprios fatores para gerar engajamento por dentro do site. É um local que distribui seu conteúdo por uma rede bem vasta de leitores e escritores.
O que é o Medium?
O Medium é um plataforma útil para publicar conteúdos de todos os tipos. Então, é um local que qualquer pessoa pode ter acesso, ao ter o desejo de:
- escrever;
- ler;
- publicar.
A plataforma não tem uma definição de qual tipo de conteúdo deve ser posto nela. Por exemplo, não há preocupações se é para textos rápidos, pensamentos ou algo complexo e grande. A ideia é apenas desfrutar ao máximo, sem habilidades além da escrita.
Todo escritor é livre para postar o que quiser, seja marketing de conteúdo, redações publicitárias, histórias, copywriting e entre outros. Assim, é um site bem intuitivo, fácil de usar e nem é preciso saber o que é SEO.
Como criar um blog no Medium?
Antes de criar um blog no Medium, deve-se saber que o site é livre para pessoas e empresas. Mas, é preciso entender que ele tem uma certa mudança nos termos conhecidos:
- um artigo leva o nome de história ou story;
- blogs são conhecidos como publicações.
Um post no Medium, uma story, é um conteúdo escrito por qualquer pessoa. Assim, o ponto essencial para criar um blog é começar com a criação da sua conta.
Faça o cadastro
O primeiro passo para criar o seu blog no Medium, é criar a sua conta. Dessa forma, é algo bem rápido e fácil, já que dá a chance usar:
- Google;
- redes sociais como Twitter, Facebook;
- endereço de e-mail.
É interessante vincular a conta das redes sociais quando fizer o seu cadastro. Assim, o site irá pegar os seus dados dessas plataformas e fazer uma conexão. Ou seja, irá ligar o seu perfil ao de outras pessoas que usam o Medium dentro das mídias.
Escolha do nome
Ao criar um perfil pessoal, deve-se investir no uso do seu nome verdadeiro para as histórias. Mas, no caso de ser uma conta de empresa, o ideal é deixar bem claro o nome da firma. É uma das melhores maneiras de ganhar credibilidade na hora de publicar.
Biografia
Dar mais detalhes sobre a sua história pode ser muito útil no Medium. Assim, contar sobre uma empresa ou sobre o seu lado pessoal, é essencial. A biografia aparece no mecanismo de busca por dentro da plataforma.
Primeira história
Existem muitas formas de colocar a sua primeira história por dentro do Medium. Dessa forma, existe a chance de criar um rascunho, guardar e só publicar quando quiser. Mas, também é possível usar outras maneiras básicas, como:
- importar de qualquer lugar;
- copiar e colar o texto.
O Medium conta com ferramentas de comunicação que são ótimas para o Marketing Digital. É possível incorporar vídeos do YouTube, imagens, áudios do Spotify ou SoundCloud. Aliás, posts dentro de plataformas como Facebook e Twitter também estão inclusos na lista.
Textos bonitos
Quando já estiver com todos os detalhes prontos, é hora de pensar no conteúdo. Então, é essencial que tenha pontos como títulos e subtítulos, mesmo sem conhecer o SEO. Aliás, existem fatores que podem ajudar a mostrar o capricho no texto, como:
- colocar imagens de qualidade;
- usar letras capitulares;
- negritar palavras para destacar;
- adicionar links ao longo do texto.
Deve-se usar o máximo de qualidade possível, junto com uma boa criatividade. Assim, as histórias terão chances de oferecer um desempenho maior no site.
Envolva-se
A ideia de se envolver é ser bem ativo dentro da plataforma. Dessa forma, quando um ator mostra o quanto está presente, chama atenção dos leitores. Ainda mais porque o site dá a chance de aproveitar detalhes como:
- respostas;
- recomendações;
- highlighting, uma ferramenta para gritar partes da história.
Como crescer dentro do Medium?
Uma das melhores formas de crescer dentro do Medium é participar muito. Ou seja, mostrar que está bem presente dentro da plataforma pode ser útil. Pode levar as pessoas a querer conhecer uma marca por ela começar a gerar autoridade, por exemplo.
Siga pessoas e publicações
Quando já estiver com o cadastro no Medium, o ideal é seguir o máximo de pessoas possível. Mas, não apenas isso, é seguir as pessoas que também fizeram o mesmo com o seu perfil.
É um detalhe ideal para criar uma relação sólida com as pessoas. Ainda mais quando uma marca pretende fidelizar clientes e busca novas ideias. Mas, também é possível seguir outros perfis que tenham um conteúdo parecido com o seu.
Métricas
Um post do Medium é capaz de ganhar ranking dentro do Google. Mas, uma boa parte dos posts que estão dentro do site, os usuários acham sozinhos. O site tem vários mecanismos de curadoria e recomendação de conteúdo para os outros.
Trata-se de um momento ideal para gerar engajamento e tráfego orgânico. Ainda mais porque não se relaciona de modo direto com o SEO. Contudo, a rede tem um algoritmo ótimo para as empresas aproveitarem.
As métricas sofrem um grande impacto graças a esses detalhes. Receber muitos cliques e poucas leituras não é um detalhe bom. Aliás, a plataforma incentiva o bom conteúdo porque os usuários evitam clickbait e título sensacionalista.
Taxa de leitura
Uma métrica rica dentro do Medium é aquela que se relaciona com a leitura. Então, esses detalhes que não fazem tanta diferença na plataforma:
- número de views;
- sessões;
- visitas.
Quanto maior for a taxa de leitura, maiores serão as chances do site ser recomendado. Dessa forma, o público-alvo do site são as pessoas que buscam textos inspiradores,
Escrita assertiva
Busque saber quem é o seu alvo por dentro do Medium para escrever para ele. Assim, as chances de conseguir leituras serão muito maiores. Essas leituras são as pessoas que leem todo o texto e contam muito para o site.
Por que usar o Medium?
Um dos motivos para usar o Medium é que ele tem sua própria comunidade. Então, a plataforma tem um estilo graças a essas pessoas. Dessa forma, cria um ambiente menos focado em vendas com a ideia de trazer relatos que são:
- criativos;
- honestos.
É ideal para falar sobre experiências do time de vendas, rotina, colaboradores e entre outros. Além disso, é ótimo para criar textos sobre temas que nem sempre se encaixam em blogs comerciais.