Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
SEO e UX, como aplicar e alcançar as primeiras posições na página de buscas do Google?
O SEO e UX é um conjunto de técnicas, cujo objetivo principal é melhorar a experiência do usuário em um site. Desse modo, deve-se adequar os todos os elementos do website. A fim de que eles possam agregar valor aos visitantes por meio de bons conteúdos.
Quais os conceitos de SEO e UX?
O primeiro consiste em uma série de ações que visam otimizar blogs e páginas da web para alcançar boas posições nos resultados orgânicos do Google. Assim, o UX tem como ponto central analisar a forma como as pessoas interagem com um produto ou serviço.
SEO, otimização de sites
Essa estratégia reúne todos os seus esforços, a fim de ajudar a posicionar um website na primeira posição da lista de buscas do Google. Dessa forma, ele avalia as intenções de pesquisas dos usuários com o intuito de oferecer as melhores respostas para as perguntas.
A união entre SEO e UX se baseia na análise de atributos técnicos como os números de links, URLs e palavras-chave. Além disso, deve-se considerar as facilidades de uso que uma página propicia às pessoas como o formato do conteúdo e o web design responsivo.
UX, experiência do usuário
Tudo gira em torno do processo de interação dos usuários em relação a uma certa marca ou serviço. Desse modo, para captar e engajar os novos leads, as empresas buscam resolver os problemas deles por meio de interfaces que sejam atraentes e bem acessíveis.
Com o SEO e UX pode-se elevar as chances de ganhar mais cliques e visibilidade na web. Porém, é preciso mostrar aos buscadores que o seu domínio possui a melhor resposta para sanar as dúvidas. Assim, é possível conquistar autoridade no mercado de um modo eficaz.
Como combinar SEO e UX na sua estratégia de posicionamento?
Oferecer às pessoas a melhor experiência é uma boa forma de ampliar a influência dos seus negócios na internet. Desse modo, deve-se ter um olhar bem estratégico para cada item da página. A fim de que o usuário possa realizar ações e navegar sem esforço por ela.
Para entender melhor como aplicar o SEO e UX é preciso otimizar o conteúdo do website para que ele seja útil aos visitantes. Além disso, procure adicionar imagens, marcas, sons e identidade, com o intuito de fazer com que os leads localizem o seu material mais rápido.
Principais métricas
Os algoritmos do Google se baseiam nas intenções de busca dos usuários. Assim, eles são atualizados de forma constante para entregar bons resultados. Dessa forma, deve-se frisar que existem critérios que avaliam o rendimento e o nível de interação de uma página, como:
- A velocidade para carregar;
- O tempo de permanência no site;
- Taxa de rejeição;
- CTR.
O SEO e UX tem como objetivo ajudar a melhorar a percepção do público em relação aos produtos ou serviços ofertados por uma empresa. Logo, ao oferecer dados que agregam valor aos visitantes, pode-se captá-los de uma maneira fácil e elevar o número de vendas.
7 componentes de otimização para melhorar a experiência do usuário
Para chamar a atenção de potenciais clientes, deve-se otimizar os elementos de uma página na web. Assim, a estrutura do site precisa ser intuitiva, funcional e fácil de carregar. Desse modo, para reter novos usuários, é preciso que todos os tópicos abordados sejam:
- Úteis;
- Desejáveis;
- Fáceis de localizar;
- Acessíveis;
- Valiosos;
- Confiáveis;
- Utilizável.
O uso de imagens autênticas que causam impacto pode ajudar a melhorar o SEO e UX. Por isso, opte por recursos visuais e auditivos de alta qualidade. A fim de aumentar a satisfação das pessoas, evitar a perda e facilitar o encontro de dados importantes em pouco tempo.
Uma maneira simples e eficaz de fazer o usuário tomar uma decisão é por meio dos botões de CTA. Dessa forma, realize testes A/B para saber qual design ressoa melhor com o público. Com o intuito de captar leads e gerar resultados cada vez maiores na internet.
Como reter os usuários com o SEO e UX?
A criação de um canal para manter contato pode aprimorar e estreitar as relações que uma empresa tem com os clientes. Desse modo, a ideia consiste em fazer com que as pessoas possam se comunicar e tirar todas as dúvidas sobre os produtos. Logo, isso contribui para:
- Fortalecer a imagem da marca;
- Elevar as taxas de conversão;
- Aumentar as vendas.
Usar plugins e mensagens automáticas nos chatbots torna um site ainda mais prático e dinâmico. Dessa forma, para otimizar o SEO e UX crie uma página interna para agilizar a solução de problemas e conflitos. A fim de melhorar a experiência e reter novos usuários.
Os títulos de um website como H1, H2, H3, H4 e H5 orientam os visitantes ao longo dos tópicos. Uma vez que eles ajudam a facilitar a leitura tanto para as pessoas quanto para a inteligência artificial dos browsers. Assim, eles devem seguir uma ordem de hierarquia.
Testar a velocidade que uma URL leva para carregar é essencial para melhorar a posição no ranking de pesquisas do Google. Para isso, utilize recursos como o PageSpeed Insights, a fim de reduzir o tempo de espera.
Você usa as estratégias de SEO e UX no seu negócio?
Os browsers buscam oferecer uma web cada vez mais flexível, dinâmica e capaz de se adequar a qualquer pessoa. Por isso, as técnicas de SEO e UX são essenciais para construir uma jornada de sucesso no mundo online, já que levam em conta fatores como:
- Público-alvo;
- Intenção de busca.
O aumento da competição é um dos pontos de destaque dessas estratégias. Uma vez que um site não otimizado tende a perder leads de forma rápida. Além disso, pode-se ter maior retorno sobre o investimento, visto que mais pessoas terão acesso aos seus materiais.
Reforçar a experiência do usuário consiste em aplicar recursos simples que facilitam a navegação por um website. Desse modo, o layout da página deve se ajustar ao formato de várias telas para que grande parte do público possa visualizar o conteúdo.
O SEO e UX podem impactar de forma direta nos resultados de marketing digital das empresas. Dessa forma, para captar novos usuários é preciso se dedicar em melhorar as formas de interação. A fim de ocupar as primeiras posições da lista de buscas do Google.