Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Google Imagens: como pesquisar neste buscador e como ele funciona?

Entenda como funciona o Google Imagens e porque esse é um dos melhores recursos que a plataforma de busca oferece aos seus usuários que desejam filtrar seus dados.

O Google Imagens é um serviço de pesquisa do Google para o usuário fazer buscas a partir das imagens. Dessa forma, é possível otimizar as fotos para ter mais chances de estar no topo das pesquisas. Além disso, essa função permite achar vários resultados.

Com isso, é essencial saber como usar as imagens para ter um bom alcance ao criar um site. Portanto, é uma forma de ter tráfego por meio das principais pesquisas de conteúdo, além de ver as ferramentas de marketing digital. Assim, veja como usar esse recurso essencial.

O que é o Google Imagens?

O Google Imagens que permite encontrar fotos em conteúdos de sites específicos. Esse recurso é conhecido como reverse image search, ou busca reversa de imagem.

Além disso, é uma forma de ajudar na procura por alguns temas de escolha do usuário, ou seja, vai trazer uma experiência positiva para o público. É importante ter um bom engajamento dentro de todo o seu site por meio das fotos.

Há alguns setores em que as imagens têm uma relevância ainda maior. Dessa forma, as buscas visuais têm um papel essencial dentro do seu próprio nicho, por isso é fundamental ter os motivos para investir no SEO.

Portanto, é preciso entender o processo das pesquisas e quais são os resultados que vão surgir nesse processo. É possível definir:

  • qual o tamanho das fotos;
  • as buscas por figuras por meio de cores;
  • ver as imagens parecidas. 

O Google avalia uma série de opções para encontrar as suas imagens por meio do seu tema escolhido. Porém, se for usar a busca comum pela palavra-chave, os resultados ficam em uma melhor organização em várias categorias.

Entretanto, é preciso lembrar que esse recurso surgiu por causa de um vestido usado por Jennifer Lopez no Grammy de 2001. Com isso, os milhares de usuários criaram um grande volume de buscas.

Como funciona o Google Imagens?

O mecanismo de busca do Google Imagens funciona com uma variedade de categorias que não limitam o resultado das pesquisas. Assim, uma busca é feita por meio das mídias que atendem as necessidades dos seus principais usuários.

Dessa forma, ao pesquisar um tema específico dentro do motor de buscas, as pessoas se direcionam às fotos dos modelos, não aos textos. Veja os seus recursos em mais detalhes:

  • pesquisas por meio dos termos;
  • por imagens;
  • URL;
  • filtros específicos;
  • filtros de cores e tamanhos.

É importante saber mais sobre como as ferramentas atuam para melhorar o uso da sua plataforma. Com isso, é preciso focar em desenvolver a sua empresa no meio digital, para ter mais possibilidades para os usuários acharem o que desejam.

Por isso, é possível colocar os produtos com mais visibilidade dentro dos mecanismos de pesquisas. Saiba mais sobre esses principais recursos do site de imagens.

Pesquisar por termos

A pesquisa por termos é o modo mais simples para encontrar as imagens no site do Google, pois funciona da mesma forma que a de texto. Assim, é preciso usar as palavras-chave que tem a ver com o tema solicitado, por isso surgem os principais resultados de pesquisa.

Desse modo, é possível achar algumas sugestões que estão de acordo com o seu conteúdo, além de ser um recurso bem simples.

Pesquisar por imagens

Esse site disponibiliza várias ferramentas responsáveis por uma série de ações. Assim, ao pesquisar por imagens, o usuário cria uma busca pronta sobre os seus principais detalhes. Com isso, é possível encontrar uma série de opções que possuem relação com essa pesquisa.

Vale a pena investir em imagens de alta resolução, pois apresenta uma ótima qualidade de foto. Além disso, ainda há a função de apertar o botão esquerdo do mouse.

Pesquisar por URL

A pesquisa por imagem pode ser feita por meio de diferentes maneiras, mas há uma opção de buscá-las pela URL. Primeiro, é necessário copiar o link do endereço da imagem a sua escolha.

Com isso, é preciso abrir o site de busca ao clicar em um ícone de câmera para acessar o resultado da pesquisa. Assim, por meio desse importante recurso é possível encontrar algumas informações que parecem ser comuns, como o critério de busca.

tela do laptop aberta na página inicial do Google
O Google Imagens é um dos melhores mecanismos de busca. Imagem de Caio no Pexels.

Filtros de cores e tamanhos

É possível encontrar uma imagem por meio da cor que predomina. Por isso, é preciso acessar a ferramenta de pesquisa e selecionar entre as 12 opções de cores, além de selecionar os elementos da foto.

Além disso, há como filtrar pelo tamanho da imagem, para isso, é necessário selecionar as opções que estão disponíveis, como “grande”, “média” ou “ícone”.

Filtros específicos

Além de todas as opções citadas acima, é possível filtrar a sua busca de imagens por filtros específicos. Com isso, é uma forma de aumentar as chances de achar o conteúdo exato da sua escolha de pesquisa.

Afinal, esse é um recurso mais avançado, por isso é preciso ter alguns passos mais exigentes para focar em seu objeto. Porém, ainda há um recurso mais simples de pesquisa reversa por meio de informações semelhantes das imagens.

Como pesquisar no Google Imagens?

A pesquisa no Google Imagens é um dos recursos mais interessantes do site de buscas. Por isso, é importante seguir passo a passo, como acessar a homepage. Dessa forma, a busca pode acontecer de várias maneiras, pois é um método bem simples.

Desde a pesquisa normal até as buscas avançadas, essa ferramenta é essencial para o seu dia a dia, pois é possível encontrar muitas coisas. Confira como fazer a sua pesquisa:

  • baixe a imagem;
  • acesse a página do Google;
  • faça o upload da imagem;
  • ajuste as configurações.

É possível personalizar os filtros de pesquisas de acordo com as suas principais necessidades. Por isso, é preciso atuar de forma precisa e eficiente para ter os resultados mais relevantes.

Além disso, de forma automática, as buscas mostram a quantidade exata de itens que o site encontrou por meio da sugestão de pesquisa. Em conclusão, ao baixar a imagem em seu dispositivo, pode ser em seu smartphone ou no seu computador.

Pesquisar com uma imagem no Google

Quem deseja usar o Google Imagens podem fazer a sua pesquisa a partir de uma foto. Além disso, também dá para encontrar resultados por meio dos objetos ao seu redor com o Google Lens. Dessa forma, ele oferece várias opções de respostas com base em, por exemplo:

  • objetos na imagem
  • fotos parecidas
  • sites que tenha a imagem ou outra similar.

Para usar o recurso é interessante ter a versão mais recente do navegador Google ou do aplicativo do Chrome, que ofertam novidades e melhorias para o recurso fluir muito bem. Por isso, é muito importante manter o software sempre atual, para funcionar do melhor modo.

Busca com uma imagem dos resultados da pesquisa

Outra opção de busca interessante é feita a partir do resultado que se obtém na pesquisa de uma imagem. Então, quando a pessoa procura um assunto e clica sobre o conteúdo visual, ela pode usar o que achou para chegar em um ponto mais preciso.

Esse recurso é muito útil e prático, o que faz com que ele evolua cada vez mais. Dessa forma, para atuar bem basta tocar em uma das opções e depois usar o Google Lens para encontrar mais opções, veja como esse recurso atua logo a seguir.

Google Imagens: como pesquisar neste buscador e como ele funciona?
Use o Google imagem para fazer pesquisas a partir de uma foto. Imagem de cottonbro studio

Google Lens

O Google Lens é um dos recursos do banco de imagens que ajudam na sua pesquisa, porém só é possível por meio dos dispositivos mobile.

Dessa forma, os usuários conseguem apontar a sua câmera para um objeto e encontrar imagens com base nesse item no buscador do Google. Caso ainda não tenha usado esse recurso, aproveite para se entreter da melhor forma, afinal é um dos mecanismos mais interativos do site.

Com base nessa ferramenta, se predomina o uso da Inteligência Artificial, que é responsável por captar os dados da imagem e encontrar o que usuário deseja.

Portanto, pode ser um método muito útil para as empresas e para consumo próprio. Além disso, é possível baixar o seu aplicativo que é responsável por fazer coisas incríveis de forma independente. Todavia, não são todas as fotos que esse recurso consegue captar os itens.

Funcionalidades do Lens

O Google Lens apresenta algumas funções específicas que ajudam a vida do usuário para achar o que deseja. Portanto, é possível encontrar imagens que possuem relação com alguma marca específica, além de pesquisar alguns objetos de forma mais eficiente.

Por exemplo, caso a pessoa esteja em uma loja e se interesse por um item, é possível tirar uma foto e a ferramenta vai captar os seus dados. Ou seja, pode ser muito útil para os negócios.

Inteligência Artificial

Por causa do avanço da tecnologia, é possível criar imagens por meio da Inteligência Artificial. Dessa forma, muitos artistas começaram a usar esse novo recurso para criar obras de artes por meio dessa ferramenta.

Com isso, é importante saber sobre o Machine Learning, que realiza cálculos matemáticos para criar imagens por meio de qualquer texto escrito por um usuário. Enfim, com isso é possível criar um banco de dados de imagens.

Pesquisar com uma imagem de um site

O Google Imagens funciona como uma procura direta pelos sites, onde se encontra o que se busca a partir de fotos que a própria página tem. Mas, para que você possa usar a imagem de um site no aplicativo, é crucial definir o Google como o seu mecanismo de busca padrão. 

Esse sistema serve para aparelhos móveis como smartphone ou tablet. Dessa forma, basta acessar o site onde a imagem aparece, tocar e pressionar nela. Assim, o próximo passo é clicar na opção “Pesquisar imagem” e se for pesquisar uma parte da foto, basta selecioná-la.

Quem deseja refinar a pesquisa, pode tocar em adicionar a ela os filtros que a plataforma disponibiliza. Além disso, você pode inserir palavras-chave, que ajudem a filtrar e selecionar melhor o que você deseja achar em relação ao que você iniciou a sua busca no Google

Pesquise com base em uma imagem do próprio dispositivo

No Google Imagens você pode encontrar itens com base em smartphone ou tablet que tenham o sistema Android instalado. Por isso, abra o Google app ou o Chrome e na barra de pesquisa, toque na opção de Google Lens, que fica próxima ao logo, na parte superior.

Para fazer isso, tire uma foto e clique em pesquisar, ou ainda faça upload de uma foto para usar na sua pesquisa em “Capturas de tela” e selecione uma foto. Assim, selecione a área que você quer usar e recorte a foto para procurar o que deseja encontrar.

Vale dizer que essa pesquisa também pode ocorrer no computador. Então, as chances de se obter bons resultados acontecem em qualquer dispositivo que você tenha acesso e que possua o sistema Android ou o Windows.

O Google Imagens é uma ferramenta de negócios?

O Google Imagens pode ser uma importante ferramenta para as empresas investirem em seus negócios. Por isso, é uma forma de crescer e ganhar uma maior visibilidade por meio desse recurso.

Afinal, se as suas fotos aparecem nos resultados globais ou no topo de pesquisa, será mais fácil para um usuário selecionar e descobrir mais sobre a sua empresa. Assim, é preciso saber mais como utilizar e aproveitar esses benefícios:

As ferramentas do Google são essenciais para investir em seus produtos por meio de tráfego pago. Dessa forma, os seus clientes conseguem se manter informados por meio dos seus principais conteúdos.

Se a empresa tiver algum site ou rede social, é necessário investir no marketing de conteúdo visual por meio das imagens, pois vão ser fatores importantes para o marketing e para as principais tendências de buscas.

página inicial do Google aberta em um tablet, segurado por mulher sentada
O Google Imagens é responsável por atrair mais leads para o seu negócio. Imagem de Cottonbro studio no Pexels.

Melhoria do SEO

Para alcançar mais clientes com as ferramentas do Google, é preciso aplicar as principais técnicas do SEO, pois aumenta as suas chances de aparecer no topo de pesquisa.

Assim, é uma forma de melhorar os resultados dos seus negócios e entender como usar os seus recursos. Dessa forma, facilita entender quais as melhores formas de busca, bem como, é importante para ver os retornos das suas campanhas.

Mais visibilidade para a sua empresa

O Google é o maior site de referências de pesquisa do mundo. Por isso, é uma ótima ferramenta para fazer as suas compras e ajudar os clientes a tomar as melhores decisões.

Dessa forma, as empresas buscam melhorar o seu posicionamento na internet, pois é uma forma de destacar a sua marca e aumentar a sua visibilidade. Afinal, é importante pontuar que as imagens são essenciais para chamar a atenção do seu público-alvo.

Atração de leads

Como visto, utilizar as principais técnicas de SEO ajudam a otimizar as imagens nos resultados de pesquisa. Assim, é possível atrair mais os clientes para buscar mais produtos dentro do seu negócio.

Portanto, é uma forma de atrair mais leads para criar um melhor relacionamento com os seus clientes. Como resultado, os usuários chegam na etapa final e decidem comprar o item da marca, além de contribuir com mais formas de captar os dados.

Como otimizar as mídias do Google Imagens para ter mais tráfego?

É importante usar o Google Imagens para alcançar um bom posicionamento no buscador por meio das pesquisas ao usar legendas nas fotos. Afinal, é uma forma de conquistar os seus principais objetivos na empresa, além de saber como preparar as imagens dentro do seu site, mídias sociais ou blogs.

Por isso, vai ser um importante fator para gerar mais leads de maneira orgânica, ou seja, atrair mais clientes sem precisar de anúncios pagos. Veja mais sobre cada recurso:

  • tenha atenção ao nomear o arquivo;
  • utilize legendas;
  • mantenha a proporção das imagens;
  • preste atenção nos formatos.

Por meio desses fatores, é possível aproveitar os principais métodos que essa ferramenta oferece para o cliente. Assim, é uma ótima oportunidade para trabalhar com fotos e imagens que vão se destacar nos resultados de pesquisa.

Entretanto, é importante saber quais ações são as ideais para aumentar o tráfego orgânico para o seu site. É preciso lembrar que as imagens são a melhor forma de atrair a curiosidade dos clientes.

Tenha atenção com o nome do arquivo

O primeiro ponto importante para ter otimizar as imagens da melhor forma é prestar atenção no nome do seu arquivo. Pois, é um método para conquistar bons resultados por meio de algumas práticas necessárias.

Com isso, é preciso usar as fotos de acordo com a sua URL, para que as imagens apareçam de acordo com o que você deseja pesquisar. Além disso, seja bem direto e evite frases muito longas.

Legendas

As legendas nas imagens são responsáveis por uma maior experiência para o usuário, pois ajudam a ter as melhores posições no Google.

Por isso, é uma forma de manter o público por mais tempo em seu site por causa das palavras-chave. Ou seja, são umas das principais informações que vão otimizar os dados relacionados com a sua pesquisa.

Imagens

É importante entender as principais características de uma imagens, pois a sua proporção, formato e tamanho ajudam a ranquear melhor as pesquisas.

Nesse sentido, as retangulares trazem um melhor posicionamento de busca, bem como o peso dos arquivos se relacionam com a velocidade dos dados. Apesar de não ser uma das maiores prioridades, o uso de alguns formatos também contribuem, como os tipos JPG, PNG, BMP, GIF e Webp.

Por que é importante aparecer no Google Imagens?

O Google Imagens é uma das ferramentas mais importantes do site de pesquisas, pois traz uma série de benefícios para o seu usuário. Dessa forma, as principais fotos se posicionam nos resultados globais, por isso, não se limitam a aba de “imagens”.

Com isso, é possível oferecer uma melhor experiência por meio do consumo de conteúdo e otimizar os seus resultados. Em conclusão, essa função ajuda a promover mais acessos.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes