Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Aprenda a calcular metas de vendas e saiba o que levar em conta ao fazê-lo
Calcular metas de vendas é crucial para conseguir levar sua empresa a outro patamar, então é preciso aprender como fazer da forma certa para não haver erros.
Entenda de uma vez por todas a importância de calcular metas de vendas em seu negócio e aprenda a fazê-lo da forma certa. Desse modo, você evita frustrações por falta de planejamento de vendas e garante que os objetivos serão cumpridos da maneira correta.
Como calcular metas de vendas individuais?
O primeiro passo para calcular metas de vendas é alinhar seus objetivos ao da empresa ou organização. Em suma, isso evita que as pessoas se desviem do que deve ser o foco de todos em sua equipe de vendas.
Estipule metas para cada setor
Cada setor deve ter as suas metas claramente definidas, de fato. No entanto, não dá para criar algo para cada área da empresa que se desvie do objetivo principal que planejou para a companhia.
O grande desafio é adequar todas as pequenas tarefas dessas áreas ao que foi previamente definido. Contudo, isso não será uma tarefa difícil se a sua cultura corporativa incluir uma comunicação assertiva.
Lembre-se das comissões ao calcular metas de vendas
Antes de fazer esse processo, é preciso lembrar das comissões e quanto a sua empresa irá pagar ao seu quadro de consultores de vendas. Por sua vez, evite distribuir comissões curtas demais e que não motivam os seus vendedores.
Qual a importância do mercado para calcular metas de vendas?
Para calcular metas de vendas precisas é ideal considerar o mercado local e geral, porque ele determina se o seu investimento terá retorno. Dessa forma, você pode aumentar o seu ROI de maneira fácil, mas considere:
- seu tipo de negócio;
- local onde a empresa atua;
- o contexto do mercado.
Uma dica é utilizar também o método das metas SMART para definir tudo sem desvio algum. Mas, adeque a técnica aos seus padrões e garanta que pensou em todos os detalhes antes de iniciar.
Não se compare a outras empresas
É ideal entender que suas metas não devem ser usadas como base nas de outras empresas. Desse modo, você não compromete os seus planos por se basear em outra organização e esquecer de analisar pontos fortes em sua própria companhia.
As metas devem ter validade
Tenha em mente também que as metas devem ter um prazo para ter sentido para os seus colaboradores. Afinal, um plano sem um período para ser cumprido não irá motivar ninguém a correr atrás dos resultados.
Jamais desconsidere uma variável
Ao estipular metas para as vendas não desconsidere nenhuma variável interna ou externa sequer. Da mesma forma, não deixe de pensar em nenhuma dessas informações ao calcular esses dados.
Analise seus vendedores
É preciso também analisar o seu quadro de colaboradores e ver se a empresa oferece suporte e valoriza o que cada um faz pela mesma. Desse modo, você deve oferecer mais qualidade nas oportunidades que a marca dá para conquistar clientes.
Caso todo o seu quadro apresente dificuldades na hora de converter ou se relacionar com os compradores, acenda o alerta urgente. Afinal, isso pode apontar um déficit na hora de atrair e fidelizar os consumidores.
Mantenha o interesse do seu time
É ideal dar oportunidades a todos os seus vendedores, como forma de manter o time motivado e interessado com os objetivos da marca. Além disso, fazer reuniões de forma constante pode ser muito bom para manter a relação entre todas as equipes.
Prepare-se para possíveis mudanças
Como todas as estratégias e planejamento, é preciso estar preparado para mudanças que podem surgir. Nesse sentido, pense em todos os detalhes que podem mudar e impactar de forma direta em sua estratégia, como:
- instabilidade do mercado;
- mudança nos padrões de consumo.
É preciso também definir as personas para o seu negócio, como forma de diminuir as chances de perder boas oportunidades no mercado. Ainda assim, esteja pronto e tenha outras alternativas em segundo plano.
Como ser realista ao calcular metas de vendas?
Ao calcular metas de vendas, é preciso entender os limites da sua equipe e os seus aspectos fortes para ser mais realista ao fazê-lo. Isso porque, os seus consultores saberão que alguns pontos são inatingíveis e ficarão desmotivados.
Não seja ousado de cara
Caso ainda não trabalhe com metas bem claras na sua empresa, evite ir a fundo logo de uma vez. Assim, você não irá assustar os colaboradores e pode incluir de forma natural uma nova maneira de trabalhar na sua empresa.
Evite traçar metas que não desafiem seu time
Do mesmo modo que não se deve ousar de cara nas metas, também não pense em algo que não desafie o seu time. Afinal, isso pode deixá-los acomodados e sem considerar o que pode ajudar nas vendas.
É ideal deixar claro também que eles precisam fazer um esforço a mais e oferecer meios de melhorar a atuação de todos. Com isso, é preciso que as mudanças ocorram e nenhuma peça pode se desviar.
Por que considerar a motivação ao calcular metas de vendas?
A motivação é uma das melhores formas de converter mais, então considere isto ao calcular metas de vendas na sua empresa. No entanto, é preciso ter cuidado para não deixar o seu time em uma zona muito confortável.
O ser humano busca, de forma natural, um lugar que o deixe acomodado, mas isso não é bom em um ambiente de negócios. Então, analise a relação da chefia com os demais colaboradores para que isso não pese na hora de planejar o futuro da empresa.
Cuide da saúde da empresa
Manter as relações claras e uma comunicação assertiva ajuda a manter a saúde da empresa em dia. Portanto, uma mudança na cultura interna é sempre bem-vinda em todos os sentidos.
Para calcular as metas de vendas é ideal que todos estejam comprometidos com a causa e você pode oferecer boas comissões para os vendedores. Com isso, todos se sentirão mais à vontade para crescer na empresa.