Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é elevator pitch e como funciona?

O elevator pitch é um conceito importante para quem deseja apresentar a sua startup no mercado e conseguir chamar a atenção em um curto período, veja mais sobre ele.

Elevator pitch é um termo usado para se referir a uma breve apresentação do negócio. Por isso, é um conceito muito importante para as startups, ainda mais para as que desejam atrair investimento e buscam seu lugar no seu nicho de mercado, entenda mais a seguir.

O que é elevator pitch?

Um elevator pitch é uma maneira breve de apresentar uma empresa, pessoa ou projeto. Dessa forma, passa por um ou por dois pontos-chave cruciais para fazer a conexão que se deseja. Além disso, ocorre em um curto tempo, de cerca de 30 segundos, por exemplo.

O que é elevator pitch e como funciona?
O elevator pitch é importante porque as oportunidades podem acontecer em qualquer lugar. Imagem de Helena Lopes em Pexels.

O nome desse conceito existe pela referência ao pouco tempo de duração que ele possui. Isso porque, ela deve durar o período que você levaria em um elevador para subir ou descer até o andar desejado.

É como se você esbarrasse em alguém que estava morrendo de vontade de conhecer nessa situação. Portanto, para que ele funcione é preciso pensar em vários aspectos diferentes, como, por exemplo:

  • como você se apresentaria;
  • qual seu ponto de vista; 
  • como se conectar com a pessoa.

Os pitches de elevador são úteis para ter em mente sempre que você estiver em um evento de conteúdo digital ou físico. Assim, em qualquer momento você poderá achar possíveis conexões de trabalho ou networking.

Como criar um elevator pitch?

Para criar um elevator pitch é preciso entender sobre o seu negócio e refletir sobre qual o tom da sua abordagem. Além disso, é necessário entender como se apresentar e falar sobre seu negócio, para que sua apresentação tenha características como:

  • clareza; 
  • objetividade;
  • conhecimento profundo sobre sua ideia, seu produto e solução. 

O passo a passo para criar essa breve introdução sobre a sua marca ou ideia, tem que conseguir transmitir tudo que for mais importante. Dessa forma, a seguir está um breve passo a passo para que você possa criar o seu:

  1. comece com o básico: apresente-se de modo rápido e mencione a área que atua;
  2. destaque o problema: mostre qual é o desafio que seu trabalho ou projeto resolve;
  3. apresente a solução: descreva como você ou seu projeto aborda esse problema.
  4. mostre o diferencial: destaque o que torna você ou sua ideia única; 
  5. conclua com uma chamada para ação: indique o próximo passo, como uma reunião.

A chave para o conceito funcionar está na concisão do tempo e no foco nos pontos-chave. Por isso, pratique até que seja natural e esteja pronto para brilhar em qualquer conversa rápida que possa lhe atrair a atenção que deseja.

Quais são as principais características dele?

O elevator pitch deve ser breve acima de qualquer coisa, então, faça o possível para limitar a fala entre 30 e 60 segundos. Assim, você não deve incluir todo seu histórico de trabalho e objetivos de carreira, mas sim fazer uma breve recapitulação de quem você é e o que você faz.

Persuasão

A intenção é convencer e, para isso, é crucial entender como usar a persuasão a seu favor. Então, mesmo em uma apresentação curta e direta, deve ser convincente o suficiente para despertar o interesse de quem ouve a sua ideia e que te mostre como autoridade.

Pratique

O melhor jeito de se sentir confortável para falar em um curto tempo é com a prática. Por isso, é crucial treinar até atingir a velocidade certa para que o valor do que se fala seja natural, sem parecer algo planejado.

O que é elevator pitch e como funciona?
O elevator pitch é um conceito vital para quem deseja se vender. Imagem de EKATERINA BOLOVTSOVA em Pexels. 

Compartilhe suas skills

Seu elevator pitch deve explicar quem você é e quais suas habilidades e formações. Portanto, tente se concentrar em características que agregam valor para a solução que você oferta, mas, evite soar arrogante, apenas compartilhe o que você agrega no tema.

Conheça seu público-alvo

Para atrair o seu público-alvo, o ideal é conseguir e conversar com ele. Dessa forma, use uma linguagem que se adeque a ele e que mostre que conhece o setor no que atua ou quer atuar. No entanto, tenha cuidado ao usar termos técnicos para não confundir quem ouve. 

Quais são os exemplos de elevator pitch? 

Após entender o que significa o elevator pitch, vale a pena ver alguns exemplos dela para entender como funcionam. Dessa forma, a seguir estão modelos para que você possa se inspirar, mas vale dizer que não dá para copiá-los, porque cada apresentação deve ser única.

Profissional de Marketing Digital

“Oi, eu sou [Nome], especialista em marketing digital e ajudo empresas a ampliarem sua presença online e a atingir seu público-alvo de modo eficaz, ao usar as estratégias certas. Portanto, já aumentei as vendas em 30% para um cliente e adoraria fazer o mesmo com você.”

Empreendedor de Tecnologia

“Oi, sou [Nome], fundador da [Empresa]. Assim, criamos uma plataforma inovadora que simplifica a gestão de projetos e economiza tempo e recursos. Então, já impactamos equipes em empresas como [Exemplo], gostaria de saber como nossa solução pode te beneficiar?”

Designer Freelancer

“Olá, sou [Nome], designer criativo focado em branding. Dessa forma, transformo conceitos em identidades visuais que contam a história da sua marca. Por isso, recentemente, colaborei com [Exemplo] para revitalizar sua imagem de marca e quero fazer isso contigo.” 

Estudante em busca de estágio

“Oi, sou [Nome], estudante de [Área] apaixonado por [Interesse]. Então, procuro um estágio onde eu possa aplicar minha paixão e habilidades. Assim, lidero um projeto em equipe, onde se desenvolve [Breve Descrição do Projeto] e adoraria fazer parte da sua equipe.”

O que é elevator pitch e como funciona?
Construir um bom elevator pitch é crucial para estar pronto em qualquer networking. Imagem de fauxels em Pexels.

Quais são as dicas para criar um bom elevator pitch?

Para criar um bom elevator pitch é crucial ser sincero e chamar a atenção da pessoa com quem conversa. Por isso, muitas vezes é válido personalizar a sua fala para se adequar ao que deseja. Além disso, pode usar insights para construir a melhor apresentação, como:

  • defina uma estratégia para chamar a atenção ou construir um interesse;
  • apresente um modelo de negócios estruturado ou destaque outros pontos fortes; 
  • mostre que você tem vontade;
  • tenha dados de aplicação prática sobre a sua solução no mercado;
  • explique qual é a solução que você deseja propor;
  • garanta que seu negócio tenha escalabilidade;
  • demonstre calma e confiança;
  • tenha educação na hora de falar.

Quem deseja atrais clientes, investimentos ou oportunidades precisa aprender a aplicar esse conceito no seu dia. Dessa forma, será mais fácil não perder as chances que surgem e criar relações importantes com seu marketing pessoal.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes