Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Mala direta: entenda como ela funciona e como aumentar o lucro de forma fácil
Com a mala direta, você consegue atingir mais clientes e assim, elevar o lucro da sua empresa. Logo, se é esse o seu objetivo, saiba tudo sobre ela para começar a aplicar.
Apesar de pouco usada, a mala direta tem o poder de fazer a sua empresa se tornar uma pioneira no mercado. Isso porque, através dela é possível conquistar um leque maior de pessoas e assim, aumentar as vendas. Logo, todo empresário precisa conhecê-la.
O que significa mala direta?
A mala direta é uma estratégia de marketing que consiste em mandar um pacote ou envelope físico para o endereço de clientes. Assim, fica mais fácil atingir alguns objetivos, como:
- divulgar o infoproduto;
- convencer o cliente a fazer a comprar;
- mostrar a importância do público para a empresa.
Outro ponto importante é que com ele, você consegue conquistar a confiança do público. Afinal, ao enviar itens para a residência, é possível mostrar o nível de profissionalismo da sua empresa.
Existem muitos tipos de mala direta?
Há em média sete tipos de mala direta. Dessa maneira, para fazer a aplicação perfeita, você precisa conhecê-las e assim, decidir qual combina mais com seu negócio. Então, seguindo essa linha, conheça agora todos os tipos:
- cartas e panfletos;
- brochuras e cartões;
- pacotes, catálogos e cartões.
Todos os estilos citados são bem simples. Mas, é muito comum ter dúvidas sobre estratégia de marketing digital ou físico no início do negócio. Logo, para facilitar, veja a explicação sobre cada um desses itens abaixo.
Quando enviar cartas é uma boa opção?
As cartas são ótimas ideias quando usadas para passar um comunicado, agradecer ou até mesmo parabenizar um cliente. Na prática, elas servem para contar fatos importantes e que agregam na vida do seu público.
Situação prática do uso das cartas
Hoje em dia, algumas empresas mandam cartas para desejar feliz aniversário. Dessa maneira, o receptor vai se sentir especial e ficará tentado a continuar consumindo na sua loja. Ou seja, com um gesto simples, você pode conquistar o coração do cliente.
As cartas precisam ir com algum tipo de desconto?
Nem sempre é necessário oferecer descontos nas cartas. Afinal, o objetivo delas é fazer com que a sua empresa seja lembrada. Entretanto, se houver essa possibilidade, ela pode ser uma boa opção para aumentar a visibilidade de sua empresa.
Quando o panfleto é uma boa opção?
Via de regra, o panfleto serve para ajudar na divulgação de um novo produto de forma mais efetiva. Afinal, será possível passar as informações para clientes que seguem a página nas redes sociais, blogs ou que preferem ler como se fossem jornais físicos.
Como fazer um bom panfleto?
O panfleto é como se fosse a propaganda física da sua marca. Então, na hora de fazê-lo é necessário escolher bons profissionais que deixem tudo bem harmonizados. Além disso, antes de enviar, veja se há uma boa qualidade na impressão.
O que são brochuras?
As brochuras se assemelham aos panfletos, mas são mais extensas. Dessa maneira, a intenção delas é falar sobre um produto de forma mais detalhada. Entretanto, vale destacar que, apesar de ser eficiente, essa é uma técnica pouco usada no mercado.
Em relação a fabricação, pode-se dizer que as brochuras são ainda mais complicadas do que o panfleto. Isso porque, como elas têm mais conteúdo, pode ser que acabam ficando confusas.
Após criar as brochuras tente se colocar no lugar do cliente. Assim, será possível ver se o conteúdo está montado de forma estratégica e se necessário, consertar alguns pontos até que tudo fique perfeito.
Onde é possível ver brochuras?
Algumas empresas de tecnologia, quando fazem o anúncio de um produto novo, costumam usar as brochuras. Isso porque, os clientes deste ramo costumam ser bem exigentes e querem saber tudo sobre o item. Logo, é necessário criar algo que seja detalhado.
Como funcionam os cartões?
Quando o assunto é oferecer cartões, a maioria das pessoas pensam logo em crédito. Entretanto, apesar dessa ser uma possibilidade, você pode trazer outro sentido para ele como:
- descontos em compras;
- presentes após atingir um determinado valor.
Com o cartão há a possibilidade de gerar valor para a sua empresa. Isso porque, ele será um item mais formal, que o seu cliente utilizará sempre que fizer uma compra. Portanto, na prática, ele traz diversos benefícios.
O que são os pacotes?
Algumas empresas, com a intenção de impressionar os clientes, enviam pacotes com alguns produtos e presentes diversos. Inclusive, nesse caso, a depender do seu ramo, é uma boa ideia mandar amostras grátis do produto para estimular a compra.
De todas as modalidades citadas, essa pode ser a mais custosa para o negócio. Dessa maneira, antes de aderir-lá, veja se há capital disponível e se faz sentido para a sua área apostar nessa tática.
Afinal, o envio dos catálogos de fato funcionam?
Pode parecer um pouco exagerado enviar um catálogo inteiro para o cliente. Mas, isso faz total sentido quando os produtos têm um ticket médio ou alto, como é o caso da venda de carros.
O envio de catálogos não funciona com todos os tipos de produtos e nem clientes. Dessa maneira, para tirar a dúvida, você precisa fazer uma pesquisa prévia sobre o seu público e ver se eles são adeptos a esse modelo.
Quando usar cupons?
A verdade é que todo mundo gosta de um bom desconto. Então, como o objetivo principal dos cupons é esse, a qualquer momento ele pode ser usado. Inclusive, eles ajudam muito a fazer com que quem ainda não é cliente, passe a virar.
Quais são os benefícios de aderir a mala direta?
Um dos maiores benefícios da mala direta é que com ela é possível ter um alto retorno de investimento. Isso porque, você vai atingir e cativar mais pessoas que se tornarão consumidores. Além disso, ela tem outros pontos que merece destaque, como:
- não é muito explorado;
- chama muita atenção para a empresa;
- pode ser unida ao marketing digital.
Apesar de eficiente, a mala direta não é muito explorada no mercado. Dessa maneira, com ela você pode conseguir mostrar que seu negócio é diferente dos outros e por isso, parece ser um pioneiro no ramo.
Pesquisas indicam que com essa técnica é possível ter uma conversão de 29%. Ou seja, ela perde apenas para as redes sociais e e-mail. Isso acontece porque, apesar da tecnologia ser usada no mundo todo, ainda há pessoas que não têm o costume.
No mundo, existem milhares de pessoas que não sabem mexer no celular. O fato citado acontece por diversas questões. Logo, sem a mala direta, essas pessoas não conseguiriam conhecer e por isso, pode-se dizer que essa estratégia, traz um pouco de igualdade social.
Como unir a mala direta ao marketing digital?
É um grande erro achar que essa estratégia descarta o marketing digital, pois na realidade ela deve ser unida a ele. Inclusive, uma boa forma de fazer isso é colocando QR code, hashtag ou link direto.
Com os itens citados, o cliente vai conseguir acessar a sua página de um jeito simples. Logo, será mais fácil para ele conhecer ainda mais sobre o produto, sobre a sua loja ou fechar a compra.
Quais são os contras em investir na mala direta?
Como qualquer um dos tipos marketing, a mala direta tem seus contras, como custo para que ela exista. Afinal, cada item que será enviado tem um valor que deve ser investido. Além disso, existem outras desvantagens que precisa ser destacadas:
- o material pode ser descartado sem se lido;
- a medição de resultados não é tão precisa;
- é difícil conquistar o público.
Infelizmente, todos os dias pessoas recebem panfletos e itens semelhantes, mas pela falta de hábito em ganhar coisas, elas o jogam fora. Então, nesse caso, seria um desperdício de material se isso viesse a acontecer.
Para evitar o problema citado, você pode fazer uma divulgação prévia nas redes. Assim, a notícia vai se popularizar e quando os clientes receberem a mala direta, terão a curiosidade de saber o que contém nela.
Outro ponto importante é fazer uma pesquisa prévia sobre as personas. Dessa maneira, será possível ver se o seu público aceita bem esse tipo de estratégia e se de fato, vale a pena investir nela para o seu negócio.
Por que a medição de resultados não é tão precisa?
Quando o assunto é estratégia de marketing físico ou digital nada é preciso. Afinal, elas envolvem pessoas que podem ter reações diferentes da esperada. Contudo, quando elas são levadas para o físico, fica ainda mais difícil mensurar.
Na prática, tem como medir a mala direta. Entretanto, essa ação não será tão precisa quando comparada a um e-mail personalizado ou outros métodos. Logo, esse é um ponto importante que você precisa ter ciência antes de começar.
Toda empresa precisa investir na mala direta?
A mala direta é um estratégia de marketing muito eficaz que deveria ser investida por toda empresa. Entretanto, não é toda modalidade dela que se enquadra em todo o ramo.
Para não errar, o ideal é fazer um estudo do seu negócio e assim, definir qual estilo combina mais com ele. Dessa maneira, cada capital investido nela, será convertido em lucro e você alcançará o sucesso profissional com facilidade.