Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Live no Instagram: quais as maiores vantagens ao fazer a transmissão

Uma live no Instagram é um ótimo meio de conseguir engajamento para o seu negócio. Ela pode ser feita de maneira rápida e prática para todo o público.

Ao fazer uma live no Instagram, o ideal é investir em um bom tema para falar. Por isso, é essencial que conheça o seu público para que possa atraí-lo com seu conteúdo. Além disso, é uma das melhores formas de criar uma interação mais próxima com os usuários.

Quais as vantagens de fazer live no Instagram?

Existem muitos benefícios ao fazer a sua live no Instagram, como melhorar o engajamento. Assim, caso ainda não tenha nenhuma estratégia de Vídeo Marketing no Instagram, pode ser a hora de começar. A rede social é ideal para conseguir pontos como:

  • alcance;
  • poder.

O público tem uma boa preferência para os conteúdos audiovisuais. Mas, esse não é o único motivo para se fazer transmissões ao vivo no Instagram. Por exemplo, trata-se de um material que ganha destaque por dentro do feed de notícias.

As lives aparecem na frente de todos os stories postados de modo convencional. Além disso, os seguidores ainda receberão notificações como forma de saberem sobre a live.

Mulher diante de smartphone em pedestal com microfone e notebook ao seu lado fazendo Live no Instagram enquanto sorri em ambiente de interior
A live no Instagram pode ser feita para gerar mais leads para as empresas. Imagem: de Freepik.

Gerar leads

Ter muitos seguidores e altas taxas de atualização não é o suficiente para ter os melhores resultados. Mas, as lives no Instagram são uma boa opção para gerar leads com Instagram.

É um tipo de conteúdo que costuma trazer pessoas que veem benefícios nessa situação. Aliás, é um bom momento para colocar links e divulgar páginas, porque as pessoas têm mais chances de entrar.

Deve ter uma landing page estruturada para conseguir capturar os dados de quem acessar. Além disso, uma boa maneira de atrair leads, é pedir que as pessoas mandem por e-mail quais assuntos querem ver nas lives.

Tem alcance orgânico 

O Marketing mostra quais as vantagens de explorar o senso de urgência do público. Assim, isso pode se tornar mais fácil graças às lives. Por exemplo, fazer uma transmissão ao vivo para o público que está online no momento, desperta a curiosidade.

Quando as pessoas recebem notificação de uma live, tem grandes chances de elas entrarem para ver sobre o que é. Portanto, caso o tema seja de seu interesse, o público permanece por mais tempo.

Compartilhamento de live

No momento em que uma pessoa vê um conteúdo que gosta, tem chances de compartilhar para os outros. É dessa maneira que uma live pode chegar até o público com interesse no assunto. Trata-se de uma forma útil de divulgar sempre investir em publicidade.

Aba de explorar

Essa é uma aba dentro do Instagram que serve para levar mais pessoas até as lives. É um botão de interação da própria plataforma e as lives ganham espaço na seção. É ideal para atrair uma atenção maior dos usuários que estiverem online na hora da transmissão.

Quais as dicas para ter sucesso na live no Instagram?

Uma live no Instagram exige que as pessoas que realizam, tenham um pouco de conhecimento. Ou seja, atua igual a qualquer outro recurso dentro do Marketing Digital. Pode causar um impacto positivo, mas também pode trazer problemas como:

  • prejudicar a marca;
  • trazer má reputação.

Conhecer mais sobre o seu público é essencial para saber quem é o alvo das suas transmissões. Dessa forma, o normal é que as empresas invistam em criar personas

Ao entender quais são os principais aspectos de seu público-alvo, já é possível abordar os assuntos que eles gostariam de ver. Aliás, pode ser a hora de adquirir uma linguagem mais próxima à que esse público usa.

1 –  Planeje suas palavras

Essa é a hora de criar um roteiro para ter uma noção do que será dito dentro da live. Assim, é uma maneira útil de evitar alguns problemas comuns como:

  • dizer algo errado;
  • fugir do assunto;
  • esquecer o que ia dizer.

Por dentro das redes sociais, é normal que as falas sejam mais informais. Portanto, não é preciso se preocupar tanto com a formalidade, exceto se for essencial do seu público. O roteiro é útil para criar uma base e desenvolver melhor as suas ideias.

Ter um certo domínio sobre o tema que irá abordar dentro das lives também é útil. Assim, a sua autoridade não terá chances de ser questionada por ninguém. Contudo, deve-se achar as melhores soluções para evitar vícios de linguagem e pausas longas de silêncio.

Mulher fazendo transmissão para redes sociais diante de bancada com microfone articulado, abajur ao seu lado e diante de notebook
A live no Instagram precisa de um roteiro para que não se perca nos temas. Imagem: de DCStudio no Freepik.

2 – Faça um cenário para gravar

Um cenário pode fazer toda a diferença para as transmissões no Instagram. Mas, não é preciso investir em uma alta produção, basta apenas que tenha;

  • boa luz;
  • ausência de ruídos sonoros.

É possível pensar em decorações também, de acordo com o que pode atrair o público. Assim, esse é o melhor momento de usar a criatividade total para ambientar o local. 

Cenário vazio

Apostar em um cenário vazio não é uma opção tão boa, já que não costuma atrair muitas pessoas. Mas, uma decoração muito cheia de informações também pode atrapalhar. O ideal é providenciar apenas o que pode se encaixar no enquadramento de celulares.

3 – Divulgue bem

Quando decidir todos os pontos importantes da live, divulgue para o público. Assim, é essencial que já saiba o seu objetivo, local, dia e horário do ao vivo. O ideal é fazer os usuários criarem um senso de antecipação para fazer todos se prepararem.

Faça a divulgação no máximo de canais possíveis para aumentar o engajamento. Aliás, dentro do próprio Instagram, faça post no feed e avise nos stories. Não deve parar de avisar sobre a transmissão até o momento em que ela aconteça.

Uma prática que pode ser muito útil para a divulgação, é inserir a data e horário em mensagens de e-mail marketing. Assim, melhora o impacto com o público e ainda garante que ele irá memorizar as informações.

4 – Tenha um som e imagem de qualidade

Quando uma transmissão ao vivo tem falhas dentro do som e imagem, perde a qualidade. Dessa forma, é um problema que tende a afastar o público e ainda pode afetar a marca de modo negativo.

É preciso garantir que seu dispositivo usado para transmitir não apresente nenhum problema. Então, deve-se tomar outros cuidados essenciais para evitar desconfortos.

No caso de fazer a live em local público, tenha certeza que ele tem boa luz e pouco ruído. Mas, com gravações dentro de um ambiente fechado, evite gravar ao lado de:

  • portas;
  • janelas.

São locais em que pode acontecer algum barulho inesperado e atrapalhar a transmissão. Além disso, ainda é essencial que tenha atenção ao tom de voz que usar para falar. Deve ficar em um volume que pode ser ouvido com clareza por todos.

5 – Interaja com os usuários

O engajamento para um conteúdo como esse não acontece de forma natural. Portanto, é essencial que crie uma comunicação com o público, onde insista que os usuários mandem:

  • dúvidas;
  • opiniões.

É essencial que o público se mantenha engajado por poder interagir com o realizador da live. Assim, tirar um tempo para ler e responder os comentários pode ser ótimo para ter bons resultados.

Uma prática que muitos influenciadores digitais usam, por exemplo, é ler o comentário em voz alta e responder. Aliás, também deve-se divulgar os nomes de usuários, para encorajar mais pessoas a falar. Além disso, sempre agradeça por qualquer opinião dada pelo público.

6 – Use o Instagram para salvar conteúdo

No momento antes de começar a live, busque pelas configurações dos seus stories. Em seguida, selecione a opção ‘salvar rolo da câmera’. Assim, mesmo quando a live acabar, os usuários ainda poderão acessar para ver quando quiser.

Fazer a seleção de trechos interessantes e postar no feed pode ser ótimo para atrair mais pessoas. Além disso, esses mesmos recortes também podem ser inseridos em outras redes sociais.

Live no Instagram feita com mulher segurando guitarra em símbolos de like em plaquinhas pequenas diante de câmera enquanto sorri
Com a live no Instagram é mais fácil ter uma boa interação com o público. Imagem: de Freepik.

Como fazer uma live no Instagram?

O ideal antes de fazer uma live no Instagram é se planejar em relação ao conteúdo. É normal que as pessoas sigam apenas pelo improviso em relação às transmissões. Mas, existem formas mais eficazes de atrair usuários para ver o ao vivo, como:

  • planejar o tema;
  • chamar parceiros.

Escolha temas que combine com o perfil da marca e que também estejam em alta. Assim, com a ajuda do Google Trends, também é possível procurar palavras-chave para usar. É essencial para saber quais assuntos o seu público deseja ver.

Quais os melhores horários para fazer live no Instagram?

Não existem muitas fórmulas para aceitar a hora de fazer uma live no Instagram. Mas, é possível fazer estudos rápido do seu público e descobrir detalhes sobre eles, como:

  • comportamentos;
  • hábitos de consumo.

Alguns públicos tendem a passar mais tempo em casa quando é final de semana. Contudo, outros usuários só contam com tempo livre durante algum dia específico durante a semana. Então, deve-se estar ciente de quais são os melhores dias para mostrar seu conteúdo.

Olhar as ferramentas de insights do Instagram pode ser útil para ver esses detalhes. Aliás, ainda existem outras formas de analisar as estatísticas de uso dos clientes.

Por que investir na live no Instagram?

Uma live no Instagram pode trazer inúmeras vantagens para os seus realizadores. Por exemplo, os perfis que possuem muitos seguidores conseguem até monetizar as transmissões. Mas, esse pode ser o momento para investir em bons temas, como:

  • dar dicas;
  • fazer a divulgação de produtos;
  • contar histórias sobre seu negócio.

Todo o propósito é encantar mais pessoas a fim de ganhar engajamento. Assim, seja para vender algum produto ou serviço, essa é a solução para atrair. O público costuma gostar de interação e de poder assistir para entender sobre algum tema.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes