Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Looker Studio: saiba o que é e o porquê de usar a ferramenta

Looker Studio é uma solução de inteligência de negócios que oferece a opção de ver e editar dados de forma eficiente, portanto descubra suas vantagens e como usá-la.

Looker Studio é um recurso que pode tornar a análise de dados do seu negócio em algo prático, capaz de integrar com o Google Analytics. Então saiba como usar, suas vantagens e alguns pontos importantes, para que você possa entender um pouco dos seus recursos.

O que é o Looker Studio?

Looker Studio é uma ferramenta criada com foco em business intelligence e com funções que tornam a análise de dados em uma tarefa simples. Nesse sentido, veio para o lugar do, antes ativo, Google Data Studio ainda no ano de 2022.

Para que serve?

A solução permite facilitar o entendimento dos dados de um negócio por meio da criação de um dashboard, por exemplo. Do mesmo modo, serve para:

  • criação de dashboards e relatórios;
  • analisar dados e números;
  • explorar gráficos e detalhes.

Do mesmo modo, ele oferece muito mais vantagens, disponíveis ao seu conhecimento no decorrer deste artigo.

Looker Studio: saiba o que é e o porquê de usar a ferramenta
O Looker Studio é um recurso do Google que você te permite integrar ao GA4 para acessar mais recursos. Imagem do Freepik

Por que usar o Looker Studio?

O Looker Studio pode relevar ainda mais recursos e capacidades ao integrá-lo ao GA4, por isso, você deve ao menos considerar seu uso.

Dessa forma, você vai notar como a tarefa de análise se torna fácil e ainda mais completa, já que tira proveito de uma ampla gama de recursos. Por isso, veja adiante mais ‘prós’ de usar a solução.

Crie relatórios completos

Essa solução te dá a opção de criar e editar painéis de acordo com a sua demanda, com base nos dados e informações que você setar. Nesse sentido, é possível incluir rapidamente:

  • dados e dimensões;
  • novas funções;
  • filtros.

Ainda assim, você consegue incluir fórmulas, tabelas e formas de controlar os relatórios. Então, te dá muito mais liberdade ao trabalhar nos seus gráficos, ao comparar com o Analytics.

Aproveite a colaboração

Essa solução também facilita o compartilhamento de tarefas entre membros da equipe, o que te permite convidar diversos usuários para colaborar na criação e edição dos painéis de forma conjunta.

Assim como ocorre no Google Docs, as edições e alterações der qualquer usuário serão armazenadas de forma automática. Isso significa que as atualizações são de forma imediata para todas as contas e salvas no histórico da ferramenta.

Enfim, todos do seu time podem acessar as informações por meio de uma plataforma única e mais central, o que contribui para evitar possíveis ruídos na comunicação.

Integre com outros recursos

O recurso também oferece uma vasta opção de integrações, que vão desde ferramentas de marketing digital a outros recursos, como o Google Ads, o YouTube, SEMrush, entre outras opções, que passam as 800 alternativas.

Explore dados à sua maneira

Com a solução, você edita os relatórios para vê-los como desejar, sem tantos números e dados. Assim, fica bem menos confuso o seu uso.

Quais são as vantagens de usar o Looker Studio?

Entre as vantagens do Looker Studio, pode-se destacar a sua flexibilidade, já que você pode usá-lo em diversos setores.

Além disso, é bem fácil de usar, ao oferecer insights claros e acessíveis, suporta a tomada de decisões informadas. Por isso, é crucial para empresas que buscam utilizar dados como uma ferramenta estratégica.

Escalabilidade

O recurso é projetado para ser escalável, então pode lidar com grandes volumes de dados. Ainda assim, tem uma arquitetura otimizada contribui para um desempenho eficiente, mesmo em ambientes com dados bem complexos.

Looker Studio: saiba o que é e o porquê de usar a ferramenta
O Looker Studio consegue gerar relatórios que você pode editar para analisar dados da forma que preferir. Imagem de our-team em Freepik

Veja tudo em tempo real

A capacidade de fornecer atualizações em tempo real permite que os usuários tenham acesso aos dados mais recentes. Portanto, isso é ainda mais valioso para a tomada de decisões em um ambiente de negócios mais dinâmico.

Como usar o Looker Studio?

Para começar a usar o Looker Studio, você deve acessar o link da solução e ingressar com a sua conta do Google.

Por sua vez, o acesso é por meio do endereço: lookerstudio.google.com e a seguir você entende um pouco de como trabalhar com o produto. Assim, prossiga com os primeiros passos para começar a usar o recurso em sua estratégia e no dia a dia da sua marca.

Criar relatórios

A criação de relatórios é a principal função do Looker Studio, seja ele do zero ou com base em um modelo padrão. Dessa forma, é possível trabalhar com as janelas que estão na sua conta, sejam suas ou divididas com você.

Conecte com algumas fontes

Para criar relatórios, é essencial coletar dados de uma ou mais fontes e você pode usar a opção dos botões:

  • Criar;
  • Fonte de dados; e
  • Inserir as informações.

Em seguida, encontre e acesse todos os recursos de integração que o recurso te dá, para que você não tenha dúvidas sobre o que deseja atingir com os seus relatórios.

Visualização de dados

Ao criar relatórios integrados a fontes de dados, a edição é essencial, mas apenas inserir os dados não é tudo. Por isso, é você deve transformá-los em algo relevante para quem vai visualizar, então aplique as opções de filtros e funções que você precisa.

Compartilhar relatórios

Depois da criação do seu relatório ou dashboard, você também pode dividir os dados com outros users. Assim, é ótimo para o ambiente de empresas, onde existem pessoas acima ou abaixo do seu cargo em uma hierarquia.

Interação

Publique a sua criação onde quiser ou compartilhe com outras pessoas por meio do link do relatório ou código de incorporação. Desse modo, você permite a interação com os dados para criar uma experiência com o relatório, que envolva ainda mais.

Looker Studio: saiba o que é e o porquê de usar a ferramenta
Para usar o Looker Studio, você deve ingressar na ferramenta e, para isso, você deve usar a sua conta do Google. Imagem de rawpixel.com em Freepik

Como conectar o Looker Studio ao GA4?

Para integrar o Looker Studio ao Google Analytics 4, você deve criar uma nova fonte de dados na plataforma. A tarefa é simples e você deve seguir o mesmo comando citado antes, Criar > Fonte de dados.

Autorize a conexão

Enfim, para os dados aparecerem no GA4, autorize o acesso na sua conta, para começar a criar os seus relatórios, com base nos dados que estão na sua conta no Analytics.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!