Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é marketing holístico?

Marketing holístico é uma maneira de pensar todos os processos da sua empresa como um conjunto, então, saiba como usar essa tática e quais são as suas vantagens.

O marketing holístico é uma proposta que se baseia na união de todos os campos da empresa não como um conjunto, mas como um elemento só. Portanto, leia com atenção todos os detalhes desse artigo para aprender a usar a tática da forma certa em seu negócio.

O que é marketing holístico?

Marketing holístico é uma abordagem que pensa em todos os aspectos de uma empresa como um único elemento. Nesse sentido, esse tipo de estratégia deixa de lado fatores como:

  • divisão de setores;
  • separação de processos e etapas;
  • divisão de metas.

Dessa forma, todos os campos da empresa devem agir em conjunto para criar algo concreto e uniforme na mente do seu público-alvo.

Uma visão mais ampla da empresa

Para entender melhor essa prática, pense na empresa como uma espécie de corpo, onde todos os órgãos trabalham em prol da vida daquele ser. Assim, você consegue ter uma visão mais ampla e completa do seu negócio.

A proposta principal é que o seu possível usuário ou cliente tenha a melhor experiência de compra possível com a sua marca. Então, vale a pena conhecer esse tema mais a fundo.

O que é marketing holístico?
O marketing holístico deve criar ações internas na empresa, para promover o melhor ambiente de trabalho para sua equipe. Imagem de Campaign Creators no Unsplash

Quais são os pilares do marketing holístico?

O marketing holístico possui quatro pilares principais, que são o marketing integrado, de relacionamento, de performance e o interno. Para entender melhor sobre o tema, veja detalhes mais adiante sobre cada um desses tópicos.

1. Marketing integrado

Para fazer um marketing de forma integrada e eficaz, é ideal pensar em sincronia com os 4 Ps do marketing. Assim, isso significa que você deve sincronizar:

  • seu preço;
  • o produto;
  • a praça;
  • promoção.

Com isso, fica mais fácil convencer as personas do seu negócio, seja qual for o seu plano de ação

2. Marketing de relacionamento

Outro pilar dessa técnica é criar uma boa relação com seus clientes, para torná-los fãs e verdadeiros defensores da sua marca. Para isso, você pode:

  • criar bonificações;
  • fazer promoções com brindes;
  • enviar ofertas personalizadas para os clientes.

É possível também criar, de forma simples, um canal para felicitar as pessoas que mantém contato com o seu negócio em datas como o aniversário, por exemplo. Desse modo, a visão das pessoas em relação à sua marca será a melhor possível.

3. Marketing de performance

Com essa tática, você consegue ter o retorno estimado para saber se a sua campanha e suas ações renderam o que era esperado no começo do projeto. Então, aqui o foco é sempre estar atento às suas métricas, para saber como anda seu lucro, além da perda ou ganho de clientes.

4. Marketing interno

Aqui, o foco é promover uma boa ação de marketing para quem faz parte da sua empresa. Ou seja, oferecer o melhor local possível para os membros da sua equipe de colaboradores, a fim de retê-los.

O sentido é criar na mente de todos a ideia de que esse é o melhor local para eles trabalhem, para aumentar a sua satisfação e a chance de realmente vestirem a camisa da empresa. Assim, fica mais fácil implantar uma forma holística de pensar no seu negócio.

Quais são os objetivos do marketing holístico?

O marketing holístico possui diversos objetivos, como criar uma atmosfera e experiência única para o seu cliente em potencial. Dessa forma, é mais fácil que ele opte pela sua marca e se fidelize a ela.

Construa a sua marca

Aqui, a ideia é aparecer para o potencial público comprador do seu negócio. Para isso, o pensamento holístico é perfeito, tanto para trazer olhares para a sua marca como para vender para quem te encontrar.

Tenha mais consistência

Uma das melhores formas de manter seus clientes por mais tempo é ser consistente em sua tática. Desse modo, sempre mantenha o foco na sua marca e no que ela se propõe a agregar ao mercado.

O que é marketing holístico?
O marketing holístico pode ser a tática ideal para aumentar o ROI das suas campanhas. Imagem de Towfiqu barbhuiya no Unsplash

Processos mais eficientes

Ao unir todas as equipes e vê-las como um só time, é mais fácil agilizar os seus processos internos. Com isso, todos ganham ao se ter em mente que tudo será mais eficiente e aumenta a capacidade de ampliar o negócio sem, necessariamente, gastar mais para isso.

Com mais eficácia, entenda que se tem um melhor proveito de todos os seus recursos e todas as suas ações. Isso porque, com esse modelo de marketing, você sempre vai se basear em dados relevantes para o seu negócio, o que leva, como consequência, a um aumento no seu ROI.

Por que usar o marketing holístico?

O marketing holístico é uma forma de buscar um melhor desempenho para o seu negócio e ele pode ser o caminho para esse objetivo. Isso porque, integrar todos os campos e pessoas pode tornar o seu planejamento mais assertivo e preciso.

Além disso, fazer reuniões e brainstormings também ajuda, porque todos participam de forma direta na formação de ideais para suas ações internas e externas.

Foco nos dados

O foco principal da tática é mensurar e analisar todos os dados, para atingir o objetivo final de forma fácil. 

Melhore sua tomada de decisão

Com a técnica, também é possível melhorar a sua tomada de decisão, já que a junção de setores e pessoal oferece uma visão mais ampla do negócio. Por exemplo, quem pertence à área de marketing, deve atuar lado a lado com outros profissionais da empresa para refinar suas estratégias.

Como implantar o marketing holístico?

Para implantar o marketing holístico é preciso, em primeiro lugar, pensar nos objetivos da empresa como uma meta de todos. Dessa forma, veja mais adiante como fazer isso da forma certa.

O que é marketing holístico?
O marketing holístico foca em criar uma experiência completa e única para os clientes da sua marca. Imagem de UX Indonesia no Unsplash

Faça análises

É preciso usar análises precisas para entender os processos da sua empresa e o modelo SWOT pode ser muito útil para a sua marca. Então, é ideal aprender o máximo que puder sobre seus clientes e sobre a sua área de atuação.

Etapa de criação

Nessa etapa, você deve criar táticas após planejar suas ações. Portanto, é a fase ideal para pensar em tudo, até mesmo na forma de se comunicar com seus clientes em potencial.

Entrega de novas experiências 

Após pronto, você deve entregar valor aos consumidores, para trazê-los para mais perto do seu negócio. Por isso, defina metas e métricas que vão te ajudar a acompanhar os resultados de perto.

Quais são as práticas do marketing holístico?

O marketing holístico deve adotar conceitos que englobem os setores e táticas, como o vendarketing, por exemplo. Nesse sentido, é ideal ainda unir todos os membros da sua equipe, para que todos possam entregar a mesma experiência aos seus clientes.

Integre mais setores

Busque cada vez mais formas de unir e integrar seus setores, para criar um ambiente mais holístico. Ao criar um espaço mais completo e unido, você aumenta o potencial da sua marca no mercado. Por fim, fica mais fácil mudar o seu clima e cultura internos.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes