Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Mercado pet: descubra se ele é uma boa opção nos dias atuais

O mercado pet é um das grandes promessas para o empreendedorismo, portanto, quem tem amor pela área e quer investir nela, precisa entender como ela funciona.

O mercado pet é um dos principais ramos no mundo que já possui uma grande demanda e existe chances ainda maiores de crescer. Então, se você é apaixonado pela área e deseja investir, vale a pena descobrir um pouco mais sobre ela logo abaixo. 

Afinal, o mercado pet é uma grande promessa para o empreendedorismo?

Sem sombra de dúvidas, o mercado pet é uma grande promessa para o empreendedorismo. Isso porque, cada vez mais, as pessoas têm acesso a informações novas sobre o tema.

Nesse sentido, elas estão descobrindo como proporcionar uma boa e duradoura vida para os seus animais através dos mais distintos serviços. 

mercado pet
O mercado pet proporciona saúde e bem-estar aos animais, por isso, ele é muito popular. Imagem de freepik no Freepik

É importante deixar claro que no passado, indivíduos de baixa classe econômica não tinham acesso a informações relevantes sobre o tema. 

Dessa maneira, era comum encontrar pets que não tinham os cuidados necessários para ter uma vida saudável, por exemplo:

  • alimento ideal para a raça e porte;
  • higienização adequada e segura;
  • acesso a remédios;
  • realização de exames periódicos.

A verdade é que o animal precisa de cuidados, assim como o ser humano. Então, quando isso não acontece, o seu tempo de vida pode ser reduzido. Ou seja, a chance de existir uma perda precoce e muitas vezes desnecessária, cresce de forma significativa. 

Seguindo o que foi citado, as pessoas estão mais cientes das atenções necessárias. Portanto, elas costumam procurar mais o mercado voltado para o ramo, por isso, ele tende a crescer muito nos próximos anos. 

Existem outros fatores que contribuem para que a promessa seja real

Na sociedade atual, as pessoas estão cada vez mais deixando de ter filhos biológicos ou adotados. Inclusive, segundo Leonardo Brandão, coordenador da Comac, esse cenário deve se intensificar ainda mais. 

De acordo com o que foi citado acima, só no ano de 2021, houve uma elevação de 54% na adoção de pets por brasileiros. Ou seja, na prática, muitos daqueles que não tem a intenção de criar uma criança, estão optando por cuidar de animais com amor e afeição. 

É importante mencionar que a mudança no cenário ocorreu devido a rotina extensa da população. Além disso, o conceito de família mudou muito nos últimos. Logo, hoje em dia, para tê-la não é mais necessário ser mãe ou pai de um ou mais indivíduos. 

Quando será possível enxergar a mudança?

No ano de 2021, o mercado pet cresceu cerca de 27% e conseguiu atingir cerca de R$ 51,7 bilhões. Mas, a verdade é que isso é apenas o começo. Então, nos próximos anos esse cenário vai se expandir ainda mais. 

Qual o segredo para fazer o negócio decolar? 

O segredo para investir nas ideias de negócios no mundo pet e fazer decolar é sempre se planejar de forma detalhada. Desse modo, você vai conseguir lidar com todas as fases que rodeiam a empresa. Além disso, existem outros pontos que devem ser considerados, como:

Outro ponto importante é ter em mente que todo começo é difícil. Logo, pode demorar para conseguir aumentar a visibilidade de sua empresa

Mas, se houver resiliência, esse será um obstáculo vencido. Em relação aos pontos citados, para ficar mais claro, veja como eles funcionam logo abaixo. 

mercado pet
O mercado pet tende a crescer ainda mais no futuro. Imagem de freepik no Freepik

Por que fazer um bom marketing de conteúdo é importante? 

De forma resumida, o marketing de conteúdo faz com que a sua empresa consiga avançar no funil de vendas. Ou seja, é através dele que será possível fazer uma longa lista de clientes fiéis e assim, alavancar os lucros. 

Não é exagero dizer que a publicidade popular existe desde os primórdios. Afinal, há muitos anos, as propagandas mostram o quanto os seus produtos são bons. Então, de forma resumida, trata-se de algo antigo, mas que funciona e é necessário até os dias atuais. 

Com o avanço da tecnologia, hoje em dia, você consegue fazer um marketing digital eficaz apenas ao criar um site ou página nas redes sociais. 

Dessa maneira, é possível atingir diversas pessoas em um só lugar e ao mesmo tempo. Mas, para isso, é necessário criar um conteúdo atrativo e simples. 

Como fazer um bom marketing de conteúdo? 

Uma boa forma de fazer um bom marketing de conteúdo no mercado pet, é criando posts relacionados ao assunto. Logo, você vai conseguir mostrar ao público que entende do tema. Além disso, se quiser, existem outras possibilidades, como:

  • realizar sorteios físicos ou virtuais;
  • criar cartão fidelidade;
  • oferecer cupons de descontos. 

Na prática, tudo que chame a atenção do público e o faça priorizar o seu negócio é válido. Desse modo, uma boa dica é conhecer as suas personas. Afinal, com isso, vai conseguir criar algo preciso e proveitoso. 

Qual o segredo para escolher bons fornecedores? 

O segredo para escolher bons fornecedores é conhecer a reputação da loja. Portanto, antes de comprar, vale a pena pesquisar o histórico de vendas e se possível, localizar comentários de clientes antigos. 

Quais as melhores áreas de atuação no mercado pet?

O ramo da alimentação é uma das melhores áreas de atuação do mercado pet. Isso porque, há uma saída constante e é mais fácil fornecer variedades que podem impressionar os clientes. Além disso, há outras que são pioneiras, como:

  • acessórios de diversos tipos;
  • pet shop móvel;
  • dogwalker ou passeios com os animais;
  • loja virtual ou e-commerce.

Todas as modalidades citadas são grandes promessas para o empreendedorismo. Dessa maneira, você pode apostar naquela que combina mais com o seu estilo. Mas, para entender melhor como cada uma funciona, veja informações sobre elas logo abaixo. 

Alimentação

Em 2021, o ramo de alimentação para pets lucrou mais de R$ 28,5 bilhões no Brasil. Logo, fica claro que essa é uma ótima opção. Inclusive, se você quiser tornar o seu negócio ainda mais atrativo ao gerar praticidade, vale a pena criar um sistema de delivery.

Loja de acessórios diversos

A fofura das roupas e acessórios para pets é inquestionável. Assim, esse ramo tem conquistado cada vez mais pessoas no mundo inteiro, por isso, talvez seja uma ótima opção. Entretanto, por não ser algo tão popular, será necessário ter um pouco de resiliência. 

Com o avanço das redes sociais, as pessoas estão cada vez mais buscando formas de se destacar. Dessa maneira, o número de adotantes que tiram fotos dos seus pets com lacinhos, gravatas, vestidos e mais, está em constante ascensão. 

Uma boa dica é oferecer acessórios que combinem o dono com o animal. Isso porque, isso não é algo fácil de encontrar, então, você vai conseguir mostrar que a sua empresa se preocupa e apoia esse nível de conexão. 

mercado pet
O mercado pet torna a vida dos tutores mais fáceis, por isso, ele está em constante ascensão. Imagem de freepik no Freepik 

Pet shop móvel

Com a rotina cada vez mais intensa, oferecer um recurso que ajude a cuidar da saúde dos pets de forma prática, com certeza vai ser um sucesso. Dessa forma, oferecer um pet shop móvel é uma ótima aposta. 

É importante saber que ao se locomover até os seus clientes, você consegue reduzir de forma significativa o estresse dos animais. Assim, a sua empresa consegue ganhar bastante destaque ao demonstrar que se preocupa com a saúde emocional deles. 

Dogwalker 

Passear com os cães é algo essencial para o bem-estar deles. Entretanto, devido a rotina cada vez mais intensa, alguns donos têm muita dificuldade em executar essa tarefa. Logo, é uma boa ideia oferecer esse serviço. 

Vale mencionar que como é algo incomum, investir nesse negócio vai chamar bastante atenção na região em que você mora. Ou seja, na prática, a possibilidade de dar certo é bem alta, portanto, é uma boa opção. 

Loja virtual

Depois da pandemia da Covid-19, o mundo virtual cresceu muito. Dessa maneira, hoje em dia, existe uma lista grande de pessoas que ao invés de se dirigir a loja física, buscam o e-commerce. Então, apostar em um é uma boa ideia de negócio.

Só em 2021, esse tipo de comércio cresceu mais de 90%. Portanto, se trata de algo rentável e que se for administrado da forma correta, vai crescer bastante. 

Além disso, é importante saber que com ele, você pode realizar vendas para clientes do mundo todo e assim, se tornar um pioneiro no ramo.  

O que falta no mercado pet hoje em dia?

Hoje em dia, o mercado pet é voltado, acima de tudo, para animais como gato, cachorro e pássaro. Assim, se essa área é do seu interesse, vale a pena tentar expandir para além do padrão. 

Entretanto, para não errar, veja antes se a região que você mora, de fato, precisa dessa demanda para não ser mal-sucedido em sua ideia de negócio. 

Qual a média de lucro do mercado pet?

A média de lucro do mercado pet vai variar muito conforme o tamanho do negócio e estilo escolhido. Entretanto, no geral, é possível ter um retorno de pelo menos 38% no início. Desse modo, conforme for se destacando, pode crescer de forma significativa. 

É importante saber que esse tipo de ramo está em alta e o que tudo indica é que ele só irá crescer e gerar lucro. Portanto, se você gosta desse mercado e deseja fazer sucesso, pode investir, seguindo todas as dicas que foram passadas neste artigo. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes