Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O Nectar CRM é a melhor opção para o mercado B2B?

O Nectar CRM é uma plataforma que permite fazer a gestão de leads e organizar as atividades do setor de vendas para alcançar resultados positivos para o negócio.

O Nectar é uma das opções de CRM disponíveis no mercado voltada em especial para o mercado B2B. Assim, vale a pena conhecer sobre as funções que a ferramenta oferece para avaliar se atende às suas necessidades.

O que é o Nectar CRM?

O Nectar é um sistema de CRM, ou seja, de gestão de relacionamento com os clientes em potencial. Ele é similar a outras plataformas, como o Salesforce CRM, por exemplo, mas com a vantagem de ser desenvolvido em especial para o mercado B2B.

Esse sistema oferece uma gama completa de recursos para captação e tratamento dos leads, bem como:

  • definir metas para a equipe;
  • geração de relatórios para gestão de desempenho;
  • dashboards para acompanhar os resultados;
  • integração com as demais ferramentas de automação e marketing.

Para que serve o sistema?

Com esse recurso, as empresas conseguem gerenciar os leads a partir de um painel de fácil compreensão. Dessa forma, pode criar diversos tipos de filtros e dividir as tarefas em etapas de acordo com a evolução da negociação.

Também é possível incluir as informações sobre as vendas fechadas, a fim de apurar os resultados e cumprimento das metas individuais e coletivas. 

Com todos os dados em um só local, a tomada de decisões se torna mais ágil, além de aumentar a produtividade geral da equipe ao automatizar as principais funções.

Nectar
Com o CRM Nectar as empresas dispõem de um sistema completo de gestão para a equipe de vendas. Imagem de Scott Graham no Unsplash

Quais as funções do Nectar CRM?

O Nectar CRM possui recursos para organizar o fluxo de atendimento, bem como, programar mensagens automáticas. Para isso, há algumas ferramentas auxiliares, dentre as quais:

  • Necta para Whatsapp;
  • Easyform;
  • LeadBoard.

A seguir veja como funciona cada um desses recursos, bem como, as formas de usá-los no dia-a-dia como ferramentas para aumentar vendas.

Integração com Whatsapp

Esse recurso funciona como uma extensão da ferramenta, que pode ser configurada pelo usuário. Entre as opções disponíveis, é possível definir uma mensagem padrão quando um lead entra em contato.

Fora isso, as atualizações a partir das tratativas realizadas por esse canal podem ser exportadas para a plataforma. Dessa forma, tem sempre o status atual da negociação, para que seja dada continuidade.

Easyform

Com essa opção, o usuário do Nectar pode criar formulários e inserir no seu site ou landing page para captação de leads. Em poucos cliques, escolhe quais os dados quer solicitar, como e-mail e telefone, por exemplo, e define qual a CTA para estimular a interação.

A plataforma oferece ainda um plugin para WordPress, para inserir o formulário criado no site sem precisar ter noções de programação.

LeadBoard

Além da captação, o sistema oferece ainda um recurso para qualificar os leads e verificar em qual etapa do funil de vendas se encontram. Para isso, organiza as informações essenciais sobre cada um em cartões, que podem ser editados a cada atualização. 

A partir disso, a equipe responsável pode organizar cada um de acordo com o estágio da negociação, bem como, descartar aqueles que não atendem ao perfil de cliente desejado.

No painel de controle também é possível visualizar métricas importantes, tais como o tempo de resposta desde a entrada de um novo lead, além de dados sobre a produtividade e conversão.

Nectar
Com o Nectar a empresa conta com relatórios completos sobre a produtividade da equipe. Imagem de Campaign Creators no Unsplash

Quais os planos do Nectar CRM?

O software Nectar tem duas modalidades de planos, sendo a Pro e Enterprise com opções de assinatura mensal ou anual. Em ambos, há uma contratação mínima de 4 usuários, sendo os valores:

  • R$ 199 por mês e por usuário no plano Pro;
  • No enterprise, o valor é de R$ 299 mensais por usuário. 

A diferença entre os dois fica por conta de algumas funções extras que estão disponíveis no plano mais avançado, como por exemplo a criação de múltiplos funis de venda e ferramentas de BI, para geração de relatórios dinâmicos.

Combo com mais ferramentas

Além das funções padrão, o cliente também possui a opção de deixar a solução mais completa com a adição dos serviços de formulários, gestão de leads e integração com o Whatsapp business.

No caso de aderir ao plano completo, com todas as funcionalidades, é possível economizar mais se comparado ao pagamento em separado. Por isso, vale a pena consultar as opções e comparar os custos e vantagens na hora de escolher.

Como o Nectar CRM pode ajudar a sua empresa?

O Nectar CRM pode acelerar o processo de vendas, e tornar mais ágil o contato com os potenciais clientes. Isso faz com que haja uma maior chance de conversão, uma vez que o ideal é não deixar o lead esperar muito tempo por uma resposta. 

Ele ainda ajuda a mapear as etapas da jornada do cliente, bem como, fornece relatório completos que ajudam a ter uma visão ampla do negócio. A partir disso, os gestores podem identificar quais as áreas em que é preciso aprimorar o atendimento.

Ao verificar, por exemplo, que o primeiro contato com o cliente é feito de forma rápida, mas não reflete na conversão, é possível analisar se o problema está na oferta ou mesmo na falta de conhecimento do vendedor.

Como usar a ferramenta de forma eficaz?

Para que a empresa tenha um bom retorno com esse tipo de solução, é preciso contar com o engajamento dos funcionários. Afinal, mesmo com um sistema completo, é essencial que os envolvidos no dia-a-dia utilizem a ferramenta, bem como, atualizem as informações.

Também é preciso estar atento à evolução das tarefas, por meio dos relatórios disponíveis no programa. Com isso, é possível fazer vários tipos de análises de dados que vão servir para montar as estratégias futuras para o negócio.

Nectar
O Nectar oferece relatórios completos que servem para guiar as estratégias da empresa. Imagem de Headway no Unsplash

Quais as vantagens e desvantagens do Nectar CRM?

O Nectar é um software muito fácil de utilizar, embora não tenha um preço tão acessível, levando em conta a exigência de um mínimo de usuários e o valor individual de cada um.

Outro ponto a considerar é que algumas das funcionalidades, como a edição de formulários, estão condicionadas a um pagamento extra. Em contrapartida, a empresa oferece um treinamento inicial para auxiliar na implementação do sistema. 

Suporte ao usuário

Em ambos os planos, o contratante conta com um suporte por parte da empresa para capacitar os funcionários em relação à ferramenta. Dentre os tópicos que são abordados nessa ocasião são, por exemplo:

  • importação de dados e contatos;
  • criação e configuração de campos;
  • definição de workflow;
  • configuração de equipes de trabalho.

Com essa assessoria, a empresa pode personalizar o sistema de acordo com a sua realidade, além de tirar as dúvidas sobre as funções para quem vai operar o sistema no dia-a-dia.

Por que vale a pena usar o Nectar CRM?

O Nectar CRM é uma boa opção para empresas que precisam de um sistema de gestão unificado para acompanhar as metas e resultados. Ele conta com uma interface totalmente personalizável, o que permite adequar para cada necessidade. 

Outro ponto positivo é que a solução é focada no mercado B2B, dessa forma, o cliente tem uma ferramenta desenvolvida para esse segmento. Com isso, oferece algumas funcionalidades especiais que variam conforme o tipo de plano solicitado. 

Dentre elas, é possível criar fluxos internos próprios, bem como, integrar a gestão de vendas e comissões para acompanhar o desempenho dos vendedores. Além disso, é capaz de integrar outras ferramentas comuns à área de marketing, tais como:

  • automação de emails;
  • redes sociais;
  • formulários para captação de leads;
  • segmentação de público.

Tais recursos tornam mais simples a rotina da equipe, além de permitir a integração entre as áreas para que o negócio possa alcançar resultados mais expressivos. Também facilita a criação de metas realistas com base na realidade da empresa.

Fornecedor especializado no segmento

Um outro aspecto para levar em conta é que a Nectar é uma empresa que entende sobre o ramo em que atua. Tanto é que criou uma plataforma própria com conteúdos voltados à capacitação sobre temas relacionados. 

Ela também oferece uma comunidade fechada para clientes, na qual é possível trocar experiências, bem como, fazer networking e estar por dentro do que há de novo no mercado.

Também disponibiliza materiais e webinars que podem servir para atualizar os membros da equipe, o que agrega ainda mais valor ao produto.

Custo-benefício

Mesmo que o valor para assinar o serviço seja um pouco mais alto em comparação com outros concorrentes, diante das vantagens que oferece, pode trazer um retorno muito superior ao custo inicial.

No mercado voltado a atender outras empresas, os valores dos negócios fechados podem ser bem mais altos. Portanto, um único contrato já pode cobrir o valor gasto para implementar essa solução.

Entre os clientes que aderiram à plataforma estão inclusive marcas bastante conhecidas no mercado, tais como Cacau Show, FGV e Unimed. Assim, a ferramenta se apresenta como uma opção bem estruturada para atender grandes demandas.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes