Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é bem-estar nas empresas e como ele aumenta a produtividade: veja como garantir isso para seus funcionários

Entende-se com o que é bem-estar nas empresas as práticas saudáveis que mantêm os funcionários satisfeitos no trabalho, o que resulta em uma maior produtividade.

O que é bem-estar em uma empresa hoje envolve ter um local de trabalho em plena harmonia, além de empatia e respeito entre todo o quadro de pessoal. Mas, para fazer desse conceito uma realidade em seu negócio, confira algumas ideias práticas a seguir.

Afinal, o que é bem-estar nas empresas?

O que é bem-estar nas empresas, na verdade, é um conjunto de ações que resultam em um local de trabalho cheio de harmonia, respeito e empatia. Portanto, essas práticas servem para motivar o quadro de pessoal e tornar os funcionários mais engajados.

o que é bem estar
Entende-se por o que é bem-estar nas empresas, quando os funcionários se sentem confortáveis no local de trabalho. Imagem de freepik no Freepik

Importância de investir no bem-estar no trabalho

Mais do que cuidar da saúde da sua equipe, o bem-estar nas empresas tem uma relação direta com importantes indicadores do RH. Aliás, uma pesquisa da MetLife comprovou que investir nessa ideia resulta no aumento de:

  • 12% do engajamento;
  • 10% da lealdade dos funcionários para com a empresa;
  • 9% da produtividade.

O que reforça a importância de zelar pelo bem-estar coletivo se reflete em vantagens para as empresas, como:

  • maior retenção de talentos;
  • redução na taxa de doenças e acidentes de trabalho;
  • mais qualidade de vida para o seu quadro de pessoal;
  • diminuição do absenteísmo;
  • melhora no clima organizacional.

Nenhum colaborador entrega um bom trabalho se está sem motivação e infeliz. De fato, ele até pode manter o seu desempenho, mas às custas de sua própria saúde mental, o que a longo prazo resultará em consequências ruins para si mesmo e para a firma.

O que é bem-estar nas empresas e como colocar esse conceito em ação?

Já se sabe o que é bem-estar no trabalho, mas entenda que para aplicar essa ideia é preciso investir em um programa de qualidade de vida, além de outras ações como trabalhar o employee experience do seu negócio.

Vale acrescentar ainda que um local de trabalho saudável e confortável gera benefícios também para a saúde ocupacional de todos os colaboradores, bem como, contribui para a cultura da marca.

Crie um programa de qualidade de vida

Um programa de qualidade de vida no trabalho (QVT) é uma medida que as empresas adotam para desenvolver ações saudáveis no dia a dia de modo contínuo. A partir disso, então, a firma investe em benefícios para os funcionários a curto, médio e longo prazo.

A elaboração de um QVT

Antes de criar o seu QVT, você deve analisar o que o seu negócio já faz para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida dos seus colaboradores. Depois disso, pode dar os passos seguintes e investir em medidas práticas, como:

  • incentivar o cuidado com a saúde física da equipe;
  • oferecer sugestões para uma alimentação saudável;
  • ter mais flexibilidade;
  • ministrar palestras sobre saúde mental;
  • dar chances para que os seus talentos cresçam na carreira;
  • apoiar a cultura e o lazer.

Essas são apenas algumas sugestões e a aceitação de uma das opções acima ou de várias delas, vai de acordo com a empresa, bem como, com a demanda de seus colaboradores. Além disso, vale a pena explorar mais ideias que possam agregar ao bem-estar de todos.

Trabalhe o employee experience

O employee experience é um conceito que coloca os colaboradores no centro de todas as ações que a empresa promove. A ideia, então, é zelar ao máximo pelo ativo mais importante de um negócio, ou seja, o seu capital humano.

É possível trabalhar nisso ao ter um local de trabalho acolhedor, uma seleção de talentos justa e acima de tudo, ao entender o que é bem-estar nas empresas. 

Também é essencial sempre afirmar qual é o propósito da firma e sua missão, como ela deseja fazer a diferença e como cada membro da equipe contribui para este objetivo. Esse último, aliás, pode gerar em cada funcionário um sentimento de relevância e pertencimento.

o que é bem estar
O que é bem-estar no trabalho envolve ter um mindset produtivo na empresa para incentivar a sua equipe. Imagem de freepik no Freepik

Avalie o mindset da marca

O que é bem-estar no trabalho inclui ainda o conceito de mindset (mentalidade), uma ideia que deve sair da teoria e fazer parte da empresa a partir de pequenas ações práticas, como:

  • estimular a empatia;
  • incentivar a comunicação não-violenta;
  • adotar a escuta ativa em sua rotina;
  • priorizar a saúde.

Avaliar a cultura da firma em relação à mentalidade é importante, a fim de que estejam alinhadas. Afinal, se o seu negócio tem missões e valores mais rígidos, será difícil ter um mindset positivo e produtivo.

Examine os hábitos e a rotina da sua empresa

Muitos negócios não enxergam que possuem locais de trabalho pouco saudáveis e até mesmo tóxicos. Então, ter essa noção é o primeiro passo para aplicar o conceito de bem-estar na empresa.

A partir dessa consciência, é possível explorar temas essenciais como:

Debater esses tópicos é crucial para que se possa mudar o ambiente de trabalho e o clima organizacional. Após isso, é o momento de propor soluções para os problemas da firma. Por exemplo, adotar bons hábitos como pausas conjuntas para gerar mais produtividade.

É fundamental que a sua equipe colabore com ideias e sugestões, já que são ações que envolvem os funcionários. Aliás, também é válido estimular rodas de conversa, palestras e desenvolver em seus colaboradores a inteligência emocional.

Seja flexível

O que é bem-estar na empresa também envolve ser flexível, tanto na questão de horários quanto de postos de trabalho. Isso é vital e contribui não só para que todos fiquem mais produtivos no dia a dia, mas também para a saúde geral.

A firma, então, deve dar oportunidade para que o colaborador escolha de que maneira gostaria de atuar, algo que favorece os melhores resultados. Para o funcionário, por outro lado, também há vantagens, o que se comprova com a pesquisa Workspace Survey.

O estudo, por sua vez, trouxe dados relevantes, por exemplo, ⅘ dos entrevistados afirmaram que optariam por um trabalho que fosse mais flexível em detrimento de um que não fosse. 

Muitos negócios também divulgaram que uma atuação nessa modalidade ajuda a:

  • reduzir despesas fixas;
  • lidar melhor com os riscos;
  • otimizar processos.

Essa é uma das principais tendências que surgiram no mercado e que é uma consequência clara da influência do trabalho remoto, portanto, vale a pena ser flexível em sua empresa.

Ofereça pausas aos seus funcionários

Em trabalhos mais desafiadores e intensos, é comum que os funcionários tenham jornadas mais exaustivas. Nesse sentido, é papel dos gestores e do setor de RH trazer mais equilíbrio às rotinas de suas equipes.

Fique atento ao dia a dia dos seus profissionais, em especial, aqueles com um calendário repleto de tarefas e garanta que eles façam algumas pausas durante o expediente. Além disso, aplique ações como:

  • cheque as folhas de pontos dos funcionários;
  • dê abertura para que o quadro de pessoal forneça feedbacks;
  • tenha parceiros que o ajude a zelar pela saúde da firma.

Mais do que uma questão de gestão ocupacional, isso é crucial para oferecer mais bem-estar na empresa e assim, evitar ao máximo acidentes e doenças de trabalho.

o que é bem estar
Faça pesquisas de clima para medir o que é bem-estar em sua empresa. Imagem de jcomp no Freepik

Como avaliar o que é bem-estar dos funcionários?

É possível avaliar o que é bem-estar na empresa a partir de pesquisas de clima, por exemplo. Esse, aliás, é um tipo de levantamento mais convencional e tem como propósito descobrir como a sua equipe enxerga o espaço de trabalho.

As perguntas, em geral, costumam estar alinhadas com os princípios e os valores do negócio. Elas podem ser respondidas de maneira anônima e online, o que gera resultados tabulados que sinalizam os pontos fortes e fracos da firma.

Meça o bem-estar nas pesquisas de clima

A empresa pode medir o bem-estar a partir das notas dadas pelos colaboradores e por meio de manifestações positivas, como elogios. Por outro lado, se for um local pouco agradável, o indicativo será:

  • muitas reclamações;
  • apatia por parte dos membros das equipes;
  • falta de interesse.

Como usar a tecnologia para o que é bem-estar no trabalho?

Tecnologias como SaaS e ter bons equipamentos favorecem o que é bem-estar no trabalho. Já que são soluções digitais que visam otimizar os processos organizacionais e o tempo de todo o quadro de pessoal.

SaaS

As soluções de Software as a Service possibilita que os funcionários atuem de qualquer lugar. Então, acaba por tornar o dia a dia de trabalho menos desgastante e ainda serve para otimizar o tempo.

Bons equipamentos

Aparelhos antigos travam bastante, oferecem menos segurança e demoram muito para processar atividades simples de uma empresa. Tudo isso, por sua vez, gera estresse e ansiedade nos colaboradores, o que afeta o bem-estar de todos.

Também há consequências negativas na receita da firma e na experiência do cliente. Portanto, forneça equipamentos modernos e de qualidade no espaço de trabalho.

O que é bem-estar aumenta a produtividade dos funcionários?

Investir em o que é bem-estar no trabalho, sem dúvida, vai elevar a produtividade em sua empresa. Já que este conceito não se refere apenas a ter uma produção maior e mais ágil.

Para que o seu quadro de pessoal dê tudo de si à firma, é preciso que a mesma ofereça pausas durante o expediente, relaxamento, bons benefícios e qualidade de vida, a fim de que tenham uma alta performance diária.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes