Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

OKR: saiba como funciona a metodologia do Google e como aplicá-la no seu negócio

OKR é a famosa metodologia do Google, um modelo de gestão que se adequa às empresas grandes, médias ou pequenas. Ela tem como principal objetivo alinhar o foco para a atividade principal do negócio e manter seus resultados, saiba como funciona.

O que é OKR?

A metodologia OKR é um modelo de gestão que visa encontrar os objetivos essenciais de um negócio e transformá-los em metas tangíveis. Assim, a empresa consegue tornar o seu processo mais fácil de avaliar. Em síntese, os pilares dela são:

  • Definir metas claras;
  • Fazer uma gestão por resultado e não por tempo de trabalho;
  • Definir indicadores de eficiência concretos.

Esse conceito já é antigo, mas ficou conhecido por ser o método de gestão de uma das maiores empresas hoje, o Google. Na década de 90, quando foi implementado, ele tinha cerca de 40 funcionários apenas.

Para todos os portes de empresa

O exemplo do Google mostra que grandes e pequenos negócios podem usar a gestão por objetivos. Dessa forma, é essencial que as equipes de todos os setores alinhem seus esforços em torno da mesma meta.

Como funciona o método OKR?

A metodologia de Objetivos e Key Results, como o nome sugere, busca definir não apenas a meta, mas também como avaliar o resultado do trabalho. Então, entenda mais sobre cada conceito a seguir.

Objectives

Representam o foco principal da empresa. Além disso, eles são definições mais abstratas e que tem potencial de manter a atenção nos principais desafios ao longo da trajetória do negócio. 

Key Results

São os indicadores de resultado, afinal, é preciso saber qual é o parâmetro para avaliar se o objetivo foi atingido ou não. Desse modo, pode-se dizer que são metas menores e específicas, as quais devem ser claras e alcançáveis.

Como estruturar um plano de OKR?

Depois de conhecer os conceitos principais, é preciso criar um passo a passo para alcançar o sucesso da empresa. De fato, ter um plano concreto é essencial para engajar as equipes e alinhar todas elas na estratégia.

Passos importantes

Há que se pensar em vários aspectos antes de trabalhar com esse modelo de fato. Aliás, pode levar um tempo até que o plano seja aplicável, já que é preciso ser claro e específico em suas metas. Portanto, passos importantes são:

  1. Definir metas;
  2. Classificar objetivos;
  3. Definir prazos;
  4. Acompanhar resultados;
  5. Deixe o plano à vista;
  6. Não confunda esforços e resultados.

A seguir, entenda no que consiste cada uma dessas etapas, a fim de saber como proceder no seu negócio. Assim, será mais fácil entender no que precisa focar e quais são os erros a se evitar.

1- Como definir metas para o OKR?

O essencial é que elas indiquem a direção que a empresa deseja seguir. Elas devem ter como foco todas as atividades do negócio, por isso, precisam ser claras e concisas. Por exemplo, um restaurante pode ter como meta oferecer um ótimo atendimento ao público-alvo.

Alinhe as expectativas

Leve em conta o que se espera da sua empresa também. Isso vale tanto para o seu time quanto para o que seus potenciais clientes desejam. Alinhar suas metas a esses anseios pode motivar sua equipe a alcançá-las.

mulher de pé encostada em mesa de reunião onde outras pessoas estão sentadas. Ela parece liderar algum tipo de discussão
Legenda: O modelo OKR visa ter a diretoria e as equipes juntas na hora de definir as metas. Imagem de fauxels no Pexels.

2- Classifique os objetivos entre top-down e bottom-up

Top-down e bottom-up são conceitos que definem como ocorre a tomada de decisões em uma empresa. Dessa forma, elas podem acontecer do topo para a base, quando a diretoria decide ou da base para o topo, quando o maior número de pessoas participam.

Gestores e equipe

No modelo OKR, os gestores são responsáveis por tomar 40% das decisões de objetivos. O restante, portanto, fica para os colaboradores. Assim, todos participam do processo e sentem que são úteis tanto na hora de planejar quanto ao executar.

3- Determine prazos curtos

Uma das diferenças entre essa gestão e as mais tradicionais é que ela não visa planejar a longo prazo. De fato, isso prejudica a eficiência do processo, em especial, para empresas que atuam em setores que mudam com mais agilidade.

Torne o seu projeto mais produtivo

O ideal é que se defina prazos curtos como três meses. Dessa forma, há tempo para se realizar os objetivos, avaliá-los e manter o senso de urgência em suas equipes. Em síntese, torna-se uma forma de produzir mais.

4- Como acompanhar os resultados nesse método?

Acompanhar os resultados deve ser uma prática constante com a metodologia de Objectives e Key Results. Isso porque, caso algo não saia como planejado no meio do processo, é possível intervir para mudar o cenário.

Desenhe um prazo confortável

Uma opção é acompanhar as métricas a cada semana. Desse modo, pode-se ter uma visão detalhada dos resultados e realizar ajustes ou não. Além disso, é o tempo ideal para não relaxar nem pressionar demais as suas equipes.

5- Como deixar a OKR à vista de todos?

Em um modelo de gestão por resultado como esse é essencial que todos estejam cientes não apenas do seu papel, mas também com a função uns dos outros. Portanto, busque formas de permitir que a todas as suas equipes possam se:

  • Informar;
  • Consultar;
  • Alinhar definição e execução das metas.

A comunicação é, sem dúvida, muito importante para esse modelo. Afinal, se as metas de cada setor dependem das de outro, um erro pode afetar todo o processo. Além disso, seu time também precisa conhecer os resultados para se motivar.

Ferramentas para o time

Pode-se colocar os objetivos por toda parte na empresa, em banners, por exemplo. Um dashboard também é um recurso útil e de fácil acesso para manter todos informados.

6- Cuidado para não confundir esforços e resultados

Vale destacar que a forma de avaliar o sucesso nesse modelo são os resultados. Portanto, mesmo que as equipes trabalhem muito dedicadas, se as metas não são atingidas, há algo errado no processo.

Você aplica a OKR na estratégia da sua empresa?

A metodologia OKR é ideal para acompanhar o crescimento e as mudanças que uma empresa pode passar. Além disso, busca simplificar os objetivos e ter formas mais concretas de mensurar resultados.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes