Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Saiba tudo sobre esta grande ferramenta conhecida como publicidade digital

Publicidade digital é a melhor forma de se divulgar algo, pois, por meio dela é possível alcançar diversas redes sociais e se conectar melhor com a audiência

A publicidade digital é um meio de uma marca ou uma empresa divulgar seus produtos ou serviços, em diversos canais digitais, ou seja, promover um negócio e obter sempre bons resultados.

O que é publicidade digital?

A publicidade digital é uma forma de promover uma marca por meio de dispositivos e canais digitais, ou seja, nas redes sociais e outros canais. Por meio dela é possível alcançar o público-alvo da empresa e ter um bom relacionamento com os consumidores.

Com o passar dos anos a evolução da tecnologia foi o impulso para a publicidade digital poder agir. Dessa forma, as pessoas passaram a usar a internet com frequência, para pesquisas, entretenimento, ver notícias e até mesmo comprar produtos no e-commerce.

Por toda essa evolução, a internet se tornou o lugar ideal para as empresas estarem, isto é, onde o público estiver é lá que elas devem estar. Além disso, estes lugares podem variar por exemplo entre:

Na atualidade ela tem se tornado cada vez mais complexa por meio de agências e ferramentas personalizadas que auxiliam as estratégias. Assim, devido a seus diversos formatos, há uma diversidade de opções para as marcas.

O que é publicidade?

Ela é um meio de comunicação em massa que possui fins comerciais e é direcionada a usuários de certos produtos ou serviços de uma marca ou empresa, ou seja, ela é uma propaganda comercial.

Seu principal objetivo é tornar algo público e chamar a atenção das pessoas para aquilo que está a ser divulgado. Isto é, induzir o público a consumir um produto ou até mesmo aderir um serviço.

Redes sociais

Elas são sites e aplicativos bastante usados por pessoas, empresas e organizações, com o intuito de se conectar com outras pessoas e compartilhar certos interesses em comum, sejam elas:

  • familiares;
  • amigos;
  • instituições.

Uma estratégia de marketing nas redes sociais é muito importante pois por meio dela é possível ter uma presença de marca online e bastante eficaz. Bem como, causar uma forte presença positiva nestes locais, 

O que diferencia a publicidade digital do Marketing digital?

Muitas pessoas acham que os dois conceitos têm o mesmo objetivo e finalidade, porém, há uma pequena diferença entre eles. Dessa forma, o marketing digital lida com com os 4 quatro pilares que são essenciais para ele, são eles:

  • preço;
  • produto;
  • praça;
  • promoção.

Estes pilares determinam a forma em que uma marca se apresenta no mercado e essas atitudes são criadas para o mundo online. Já a publicidade é um recurso do marketing que está inserido nesta base, na parte da promoção.

Uma forma das empresas promoverem sua marca ou seus produtos com o público. Portanto, a publicidade digital é a principal ferramenta que faz esses serviços nas mídias online, ou seja, ela é uma ferramenta.

image 162

A publicidade digital é uma boa forma de divulgar seus negócios. Site do Freepik. Autor: @master1305.

O que é Marketing digital?

Ele é a junção de diversas estratégias que são voltadas para a promoção de uma marca ou empresa, no ambiente online. Dessa forma, as marcas podem fazer uso de diversos canais online e de diversos métodos tudo em tempo real.

Pode-se usar diferentes meios de divulgação nas mídias digitais, para se comercializar um produto, conquistar diversos clientes e melhorar o relacionamento com eles, tudo isso por meio da internet.

Quais benefícios a publicidade digital traz para os negócios?

A publicidade digital traz diversos benefícios muito importantes para os negócios, até mesmo para as pequenas empresas que antes não tinham tantas oportunidades de divulgação e investimentos. Dessa forma, veja agora alguns deles.

Grande alcance

A internet é uma rede que não tem fronteiras e por meio dela é possível se conectar com diversas pessoas de variados locais, de todo o mundo. Porém, é importante lembrar que nos dias atuais quase todo mundo está na internet.

Este é um ponto positivo que mostra o quanto a publicidade digital possui a capacidade de aumentar o alcance de sua empresa, isto mesmo, ela divulga para diversos locais ao mesmo tempo. 

Boa segmentação de público

Uma opção para isso é fazer uso do Big Data, se você não o conhece falaremos um pouco mais dele mais a frente. Isto é, ele tem a vantagem de proporcionar diversos dados muito importantes sobre os consumidores. 

Por meio destas informações que ele fornece é possível segmentar o público e trabalhar em cima da persona, de modo que as divulgações cheguem até as pessoas que você deseja alcançar.

O que é Big Data?

Big Data é a junção de informações presentes nos bancos de dados dos servidores e das empresas. Dessa forma, elas estão disponíveis nas redes mundiais de computadores e podem ser acessadas de forma remota.

Cobranças por meio de resultados

Na internet há diversas mídias pagas que trazem grandes vantagens sobre os canais offline e sua grande vantagem é que o anunciante não paga antecipadamente, ou seja, ele só é cobrado após se obter resultados. 

Estes efeitos podem variar em um clique, uma visita ou até mesmo uma conversão. Portanto, daí surgem algumas cobranças como: custo por cliques, por mil impressões e por aquisição.

Mensuração dos resultados

Por meio dela é possível também mensurar os resultados da publicidade. Ou seja, dá para saber o número de pessoas que viram o seu anúncio, quantos cliques ele teve e quantas vendas foram geradas a partir dele. 

Diversos formatos na publicidade digital

Uma grande dica é não se limitar somente a imagens, áudios ou até mesmo vídeos de trinta segundos. Por meio da publicidade digital é possível fazer uso de textos simples em links patrocinados e web séries no Youtube, ou seja, abuse da criatividade.

Competir para os pequenos negócios

Um dos maiores benefícios da internet é a democratização da publicidade. Dessa forma, existem variadas mídias orgânicas que não exigem qualquer investimento, como por exemplo, os blogs e as redes sociais.

image 161

A publicidade digital trabalha em conjunto com as mídias digitais. Site do Freepik. Autor: @peoplecreation.

Quais os tipos de publicidade digital?

Pode-se fazer qualquer tipo de publicidade digital, porém, é necessário estar atento pois existem muitos formatos e a qualquer momento podem surgir outros novos. Ou seja, é ideal estar sempre de olho nas novidades. Portanto, veja agora algumas delas.

Mídias pagas

Elas são realizadas por meio de plataformas que sempre cobram pela veiculação da mídia. Um grande exemplo disso são os Links patrocinados, que são anúncios de textos que aparecem em destaque nos sites de busca.

Há também a Mídia Display que são anúncios com apelos visuais que surgem nos conteúdos em páginas da internet. Já o Social Ads, são propagandas para redes sociais em variados formatos, como por exemplo, o Facebook Ads, o Instagram Ads e o Twitter Ads.

Outra opção é o Mobile Ads, que são publicidades veiculadas em sites e aplicativos para dispositivos móveis. Bem como, o Google Shopping que anunciam nos resultados de buscas com dados sobre preço, marca e loja.

Mídias orgânicas

São aquelas em que a marca é anunciada sem que seja preciso pagar pela divulgação. Porém, é importante entender que apesar delas serem orgânicas, irão surgir alguns gastos indiretos como contratações, ferramentas e tantos outros. 

Um grande exemplo disso é o SEO, que otimiza as páginas de um site, para que elas apareçam nas melhores posições dos mecanismos de busca. Bem como, as redes sociais que fazem publicações orgânicas e interações com os usuários.

O Email Marketing, envia mensagens e divulga ofertas e os Blogs publicam artigos sobre as empresas, para causar engajamentos. E por último encontra-se o Guest Post que é uma publicação como convidado no blog de uma parceira, para poder gerar tráfego.

Como potencializar os diversos resultados da publicidade digital?

Para potencializar os diversos resultados da publicidade digital é preciso se diferenciar e adotar as melhores práticas. Todavia, esta é a melhor forma de lidar com a competitividade na internet. Portanto, veja agora algumas dicas que te ajudarão bastante.

Foque na experiência de marca

Na atualidade o consumidor não exige tanto para encontrar as empresas ou produtos, porém, eles desejam ter boas experiências com as marcas que tragam confiança e ofereçam soluções positivas.

Portanto, coloque sempre a experiência do cliente em primeiro lugar e antes de publicar qualquer coisa, observe atentamente se o conteúdo apresentado gera bastante valor para o consumidor.

Se dedique a segmentar o público

Considerado um grande diferencial da publicidade digital, se dedicar a essa segmentação é o ideal para seus negócios. Dessa forma, conheça bem a sua persona e entenda todos os objetivos de suas estratégias, eles serão uma base para segmentar o público dos anúncios.

Faça testes para avaliar suas decisões

Sempre faça testes para tomar as decisões corretas e tire todas as suas dúvidas por meio deles. Portanto, realize testes com um pequeno público e entenda o que funciona em suas estratégias ou não.

Invista bastante no remarketing

O remarketing é o ato de impactar novamente um consumidor que já interagiu com o seu site, para ler algo ou até mesmo para uma compra. De mesmo modo, ele pode ser feito por meio de e-mails, links patrocinados e tantos outros. Portanto, reconquiste-os. 

image 160

A publicidade digital é uma boa estratégia para sua empresa. Site do Freepik. Autor: @rawpixel.com.

Aposte nos resultados para sua empresa

O que importa mesmo para seu negócio é entender se você conseguiu atingir os objetivos de suas estratégias de marketing. Além disso, seu foco deve ser nos indicadores-chave e que mostra os resultados reais de sua publicidade digital.

Aproveite bastante esta estratégia para chamar a atenção do consumidor, por meio dos canais que ele mais usa no seu dia a dia. Dessa forma, existem diversos recursos para aumentar estas estratégias.

Portanto, não tenha medo de investir neste tipo de publicidade e lembre-se que as plataformas digitais são as melhores formas de se divulgar uma marca ou uma empresa. Vale muito a pena investir neste tipo de negócio, que gera bastante retorno.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes