Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Shark Tank: conheça tudo sobre o reality de negócios de sucesso mundial

A proposta do reality Shark Tank é aproximar ideias de negócios de altos investimentos, aliás, esse é um programa que é sucesso mundial, inclusive, no Brasil.

O Shark Tank é um reality show de assinatura empreendedora. Afinal, ideias inovadoras vão atrás de investimentos dos sharks (tubarões) para acelerar, bem como alavancar seus negócios. Conheça em detalhes esse sucesso da TV presente em mais de 40 países.

O que é o Shark Tank?

Por Shark Tank, entende-se um reality show norte-americano. O objetivo do programa, a saber, é exibir ideias de negócios bem inovadoras e que buscam aporte financeiro para acelerá-los. A estreia do mesmo aconteceu há 14 anos, pelo canal ABC. 

shark tank
O Shark Tank é um reality de negociação. Imagem de Divulgação em Rotten Tomatoes.

A ideia, no entanto, é um game-show destinado a quem quer ser empreendedor e que teve como inspiração o programa “Dragons ‘Den” do Japão, uma criação da Nippon TV. 

Com isso, a Sony Pictures Television, por sua vez, distribuiu a proposta ao redor do mundo, a começar pelos EUA. Tal canal adaptou o formato do programa japonês para a realidade de cada país. 

Nos EUA, por exemplo, o programa possui temporadas anuais e hoje conta com empresários reconhecidos como Kevin O’Leary, dono da O’ Leary Inc.

Ele também é um dos criadores da SoftKey, gigante do ramo da informática. O’Leary ganhou mais popularidade como um shark. A sua consultoria de investimentos, a saber, é uma das mais requisitadas por investidores da bolsa de valores americana.

Países que exibem o reality

O Canal Sony Channel já emplacou o reality em outros 40 países. O sucesso é tão grande, que não é à toa que a versão norte-americana caminha para a 15ª temporada. Aliás, por onde estreia, conquista fama, assim como bom nível de audiência e com um público fiel.

Além disso, o reality serve de material de aula para disciplinas direcionadas ao empreendedorismo e criação de startup. Alguns cursos costumam promover ações parecidas com o programa, a fim de estimular o espírito de negócios nos alunos.

Países como, por exemplo, Austrália, Portugal, Alemanha e Reino Unido, contam com o reality há algumas temporadas. No Brasil, por sua vez, a Sony deve estrear ainda em 2023 a oitava temporada do programa.

Como funciona o Shark Tank?

A proposta do Shark Tank é aproximar empreendedores de investidores. Isso se dá, a saber, por meio da venda da ideia por parte do dono do negócio aos tubarões (sharks). Em cada programa são, em média, 10 pessoas que apresentam as suas intenções.

O mecanismo então é pedir determinado investimento em troca de uma porcentagem da empresa. Por exemplo, um empresário pede 500 mil reais para investir na abertura de franquias de sucesso e em troca do aporte, oferta 20% de participação aos tubarões.

Como regra, o tubarão não pode negociar de modo a alterar o valor da proposta, mas apenas a porcentagem de participação. No caso da situação acima, um shark poderia negociar de modo a pedir mais ou menos coparticipação na empresa.

O que é preciso saber para participar do Shark Tank?

Para participar do Shark Tank, é necessário realizar a inscrição por meio de canais oficiais disponibilizados pela Sony.  No entanto, uma dica que antecede a isso é o estudo do negócio.

Afinal, o participante deve saber tudo sem hesitação. Fora os indicadores de desempenho do negócio, deve compreender o mecanismo do nicho de mercado em que deseja operar. 

Depois de ter um projeto estruturado, deve-se preparar para a inscrição. Ou seja, deve possuir real noção do que deseja dos sharks para o seu negócio. O que mais desperta o desinteresse deles são as falas amplas e a falta de um objetivo claro.

shark tank
Conhecer o vocabulário do mundo dos negócios é fundamental no Shark Tank. Imagem de Fabrikasimf em Freepik.

Inscrições para o Shark Tank Brasil

No caso do reality exibido no Brasil, os interessados em enfrentarem os “tubarões” devem enviar suas inscrições por meio do próprio site do programa pela página da Sony Channel. Para a oitava temporada, as inscrições ficam abertas até dia 10 de maio de 2023.

O formulário pede dados do participante, bem como do negócio. A estratégia, dessa forma, para se destacar e ser selecionado é ser bem criativo ao preencher o cadastro. Isso porque, você fala já na inscrição alguns pontos como, por exemplo:

  • sua história pessoal e sua vivência no mundo dos negócios;
  • o valor que você deseja pedir aos sharks;
  • a porcentagem em troca do investimento.

Além disso, deve elaborar um vídeo de dois minutos, no máximo, para apresentar a história da sua empresa. Seja claro, assim como convincente nessa criação, Ela, a saber, é uma estratégia que desperta a atenção.

Pitch

Caso o seu negócio seja selecionado, você será chamado para se apresentar frente a frente com os tubarões. Para isso, vai precisar elaborar um pitch, ou seja, uma apresentação clara e direta, em um tempo que varia de 1 a 3 minutos.

Nesse sentido, quanto mais atrativa for a sua história, maior é a chance de cativar os “tubarões” a fecharem negócio. Comece de modo a se identificar e apresentar seu negócio. Na sequência, exponha o motivo pelo qual pede o investimento. 

Use números que demonstram a força da sua empresa, ao passo que tenha criatividade para chamar a atenção deles. Explore em sua fala aquilo que você enxerga como o grande diferencial do negócio. 

Por fim, treine muito para fazer uma apresentação natural e dentro do tempo previsto. Mas, se prepare também para possíveis perguntas dos sharks durante o processo de negociação.

Glossário básico

Ao participar do reality, o empresário deve conhecer os termos mais comuns no mundo dos negócios. Veja, então, alguns dos exemplos mais recorrentes no programa para você se familiarizar desde já:

  • business plan: é o plano de negócios e que contém sua descrição;
  • tempo payback: indica tempo de retorno do investimento inicial;
  • break-even: é o ponto de equilíbrio do negócio;
  • ticket médio: média do número de vendas pelo volume de pedidos em um período;
  • smart money: indica a participação, além do dinheiro, ou seja, com conhecimento.

Quem são os tubarões do Shark Tank no Brasil?

O Shark Tank Brasil já contou com nomes como de Camila Farani, investidora-anjo e  Robinson Shiba, fundador da rede China In Box. Em alguns episódios também teve como shark convidada, Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza.

shark tank
Participar do Shark Tank oferece visibilidade ao seu negócio. Imagem de Divulgação em Floresta Produções.

Para a oitava temporada, no entanto, o time de sharks conta com nomes de potência nos mais variados segmentos de mercado. A saber:

  • Carol Paiffer, CEO e cofundadora da ATOM, especialista em trades;
  • João Appolinário, CEO da Polishop;
  • Caito Maia, fundador e CEO da Chilli Beans;
  • Felipe Titto, ator e empresário;
  • José Carlos Semenzato, CEO da SMZTO Holding de Franquias Setoriais.

Como a mais nova entre os sharks e que fecha o elenco dos tubarões, está Sandra Chayo, diretora do grupo Hope. Ela prossegue com o negócio da família, criada pelo seu pai, que hoje é uma potências na indústria têxtil no mercado comfy.

No entanto, a próxima temporada possui apenas dois sharks com maior permanência no programa, que são Caito Maia e João Appolinário. Por isso, vale destacar um pouco da história dos dois a seguir.

Caito Maia e João Appolinário

A história de Caito Maia começa pelo fracasso da Blue Velvet, a sua primeira empresa. Ao aprender com os erros, então, ele voltou ao mercado em 1997 com a Chilli Beans, marca de óculos escuros.

Com quase 3 décadas de vida, a empresa acumula um sucesso atrás do outro. Hoje em dia, possui mais de 800 franquias espalhadas pelo Brasil e alguns países, por exemplo, Estados Unidos e México. Além dos óculos, a marca também produz relógios.

Já João Appolinário é o dono da Polishop, empresa que fatura por ano mais de 1 bilhão de reais. Sua história com os negócios vem da família, no entanto, quando decidiu trabalhar sozinho, despontou e hoje, é um dos grandes líderes empresariais do país.

Começou de baixo e agora, quase 25 anos depois de abrir as portas da Polishop, colhe frutos vindouros. A grande sacada da empresa são os infomerciais. Com marketing de qualidade e estratégia de divulgação, a marca lança cerca de 150 produtos todos os anos.

Qual é a vantagem de participar do Shark Tank?

Participar do reality Shark Tank tem como grande vantagem, acelerar o crescimento do negócio. Isso porque, o programa possui a tônica da apresentação de ideias em formato de pitch aos tubarões (investidores experientes) para possível negociação.

A ideia, a saber, consiste em uma troca. Afinal, o empresário pede um valor de investimento e oferece uma parcela de participação no negócio. 

Ganho de visibilidade

Outra vantagem do programa é a exposição. Como se trata de um projeto com alta audiência, a empresa assim como seu dono, se tornam conhecidos, o que ajuda a aumentar a visibilidade de sua empresa

Além de que isso pode proporcionar outras propostas de investimentos além dos sharks. Ainda sobre o programa, o contato com os tubarões é rico mesmo que a proposta não tenha êxito.

Outro ponto importante são os bastidores, que podem ampliar o networking entre as partes, de modo a oferecer ao negócio outros investidores por meio dos próprios tubarões. 

Por fim, ao participar do Shark Tank, a sua empresa pode repensar a estratégia de negócio. Isso, por sua vez, aprimora a capacidade de vender a sua ideia a outras pessoas. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes