Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
As 10 soft skills mais desejadas nas empresas
Desenvolver soft skills é um diferencial em um recrutamento, já que o candidato mais fiel à personalidade de uma empresa tem mais chance de fazer carreira por lá.
As soft skills ou habilidades pessoais são fatores de atração no mercado de trabalho, uma vez que se referem à personalidade do futuro colaborador. Para entender melhor sobre o tema, assim como as skills mais desejadas por quem contrata, continue a leitura.
O que são soft skills?
O termo soft skills tem relação com as habilidades de comportamento do colaborador. Essas, por sua vez, diferem das hard skills que tratam das competências técnicas.
Analisar o perfil de um potencial membro é um diferencial um tanto recente da área de Recursos Humanos em processos seletivos, bem como do endomarketing. Uma vez que essas habilidades se constroem a partir da bagagem de cada ser humano.
Como uma pessoa lida em situações de pressão, como sabe liderar e motivar os colegas ou mesmo, como ela se comunica ou como constrói a comunicação empresarial são apenas alguns dos exemplos das competências em comportamento.
Para contratar, por sua vez, a empresa observa o candidato pelo conjunto da obra, ou seja, o que ele saber fazer (habilidades técnicas) e o que ele é como pessoas, membro de um grupo social. Então, a importância de equilibrar essa balança no processo de admissão.
Quais são as 10 soft skills mais desejadas pelos empregadores?
Entre as 10 soft skills mais desejadas pelos empregadores, podemos citar o trabalho em equipe, a comunicação, a flexibilidade, a ética e a criatividade. No entanto, o time de skills completo ainda contempla:
- a habilidade em solucionar problemas;
- o pensamento crítico;
- a liderança;
- a confiança;
- a forma em que divide conhecimento.
No entanto, é utopia dizer que toda pessoa possui todas as habilidades desejadas, ao passo que o ser humano está em constante evolução. As competências inatas, a saber, são aquelas que a pessoa já possui de forma construída ou natural.
As demais qualidades são construídas a partir de estudos, bem como da troca de experiências. Ou seja, qualquer competência pode ser desenvolvida desde que haja interesse. A seguir, detalharemos mais sobre cada uma dessas soft.
Saber trabalhar em equipe
O trabalho em equipe é estimulado desde a escola, como por exemplo, nas apresentações em grupo. No universo empresarial, por sua vez, a primeira das soft skills é ampliada, ao passo que sugere o bom trânsito entre todos os níveis hierárquicos da empresa.
Além disso, envolve a questão da comunicação, motivação, assim como a liderança e assim, têm-se a skill considerada ideal. A forma que você desenvolve e atua em grupo diz muito sobre o valor que você pode acrescentar à empresa.
Se comunicar bem
Se comunicar envolve muito mais que a arte de falar e como escrever bem. Na verdade, envolve se posicionar, entender o glossário do mercado, assim como ter um bom poder de persuasão.
Outro ponto clássico da comunicação e que é primordial nessa soft skill está na capacidade de falar e ouvir sem criar ruídos. Ou seja, mensagens dúbias que dificultam e atrapalham o processo de compreensão da mensagem.
Por fim, trabalhar a skill da comunicação envolve, em um mundo globalizado, o domínio de uma outra língua. De forma majoritária, o inglês e o espanhol e como um diferencial, por exemplo, o mandarim.
Solucionar problemas
Solucionar problemas faz parte do cotidiano de uma empresa. É preciso ter atenção aos players, bem como ao cenário interno para captar situações frágeis, como por exemplo a elaboração do planejamento financeiro de marketing e, de forma ágil, lidar com elas.
Os profissionais que atuam de forma atenta, pró-ativa, assim como autônoma indicam a plena absorção dessa skill. Isso colabora com o crescimento de uma liderança, seja ela o posto atual ou o cargo de pretensão futura.
Ter flexibilidade
Ser flexível não significa ser um polvo, ao querer abraçar diversas demandas e novos conhecimentos. A ideia, a saber, é a capacidade de se adaptar a novas demandas, como por exemplo, novas tecnologias e sistemas.
Assim como a novos hábitos, ou seja, novos padrões. Como todo ser humano, há a dificuldade em sair da zona de conforto. No entanto, a quarta das soft skills mais desejada tem o objetivo de captar os camaleões do mercado.
Ser criativo
Um projeto pode ser melhorado, a fim de diminuir custos, por exemplo. Essa é uma das sacadas criativas que essa soft skill indica. Em um cenário tão volátil e competitivo quanto o dos negócios, saber como estimular a criatividade e tirar uma boa ideia é um diferencial.
Logo, se destacam aquelas pessoas que têm pensamento ágil e conseguem, de modo até natural, desenvolver ideias ao passo que apresentam seus riscos e benefícios.
Desenvolver pensamento crítico
Desenvolver o pensamento crítico é a sexta habilidade entre o top 10 das soft skills. E se refere à capacidade de reflexão para formação de opinião. Afinal, você não é papagaio repetidor de informações.
Por sua vez, a aptidão em refletir e analisar informações e opiniões parecidas ou diversas tem o poder de fazer uma pessoa se posicionar a partir de argumentos. Isso é, fora do universo do “achismo”, tão comprometedor de isenção para uma opinião.
Ter liderança
Ao líder cabe a tarefa de guiar um time, como uma equipe de vendas, de modo a extrair o melhor dela com empatia, boa comunicação e visão estratégica. Essa oitava skills é uma espécie de supra sumo das demais soft skills.
Ou seja, a combinação de algumas skills de personalidade podem formar um bom líder. Ao passo que a formação de um líder envolve múltiplas habilidades, inclusive uma análise minuciosa do SWOT da equipe, a fim de potencializar oportunidades e ações.
Ser ético
A ética, ao contrário do que muitos pensam, é uma habilidade que reúne algumas outras, a saber: dedicação, organização, respeito, motivação, cumprimento de prazo e pontualidade.
Essa mistura forma uma pessoa preocupada com o seu universo, assim como alguém que possui fácil adesão aos valores de uma empresa. Ao passo que em sua trajetória, consegue eliminar comportamentos de risco.
Inspirar confiança
A confiança é uma das soft skills mais delicadas, ao passo que é fruto da convivência, bem como das provas que tornam indiscutíveis o nível de confiança, bem como de autoridade, em determinada pessoa.
Conseguir estreitar laços com a equipe ou com o cliente leva tempo e é uma linha frágil, como um cristal. Ou seja, existe todo um trabalho com fatos que mostra quanta confiança você pode inspirar, mas que em um passo em falso, o esforço desmorona de forma rápida.
Saber partilhar conhecimento
Quem compartilha conhecimento cresce e permite o outro a crescer também. Dominar e prender com você os saberes de determinado tema não o farão um diferencial na empresa, mas sim uma ponta frágil.
A ideia em saber ensinar ou ajudar, por exemplo, a navegar com um cursor de texto, mostra o quão generoso se é, ao passo que desenvolve a didática.
Isso é uma relação “ganha-ganha” para a empresa, que sabe muito bem valorizar um membro da equipe como esse tipo de dedicação.
Como desenvolver soft skills?
Para desenvolver soft skills tenha em mente dois fatores básicos: estudo e dedicação. Afinal de contas, ninguém nasceu sabendo tudo. E quanto mais valor você puder acrescentar à sua bagagem como pessoa, melhor.
As habilidades inatas, por sua vez, também são passíveis de evolução. Uma vez que você deve aprimorar aquilo que você tem facilidade em desenvolver.
Para entender melhor o que você tem e o que deve desenvolver, faça o seguinte exercício. Com um papel e caneta em mãos, divida a folha ao meio em que a parte de cima recebe o título “aquilo que sou” e a de baixo, “aquilo que desejo ser”. A partir daí liste características:
- que você entende como de sua propriedade;
- que você admira nos outros e entende como algo que falta em você.
Com a lista feita, basta buscar caminhos para desenvolver as características que você quer adquirir. E isso pode acontecer por meio de cursos ou troca de experiência com pessoas vistas como referência.
Desenvolver e trabalhar a ciência do comportamento é um caminho constante e repleto de imperfeições. Portanto, leia de novo nosso top 10 e mexa-se. Desenvolva uma versão ainda melhor de você e colha os frutos em uma carreira de sucesso.