Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é o Sprout Social e como funciona essa plataforma de gestão?

O Sprout Social é especialista em gerir redes sociais de empresas ao oferecer vários recursos avançados que ajudam a criar estratégias de marketing ainda mais precisas.

A Sprout Social torna a gestão de redes sociais um processo com menos dor de cabeça e ajuda as equipes de marketing em suas estratégias. No entanto, conhecer a plataforma e para que ela serve é vital, por isso, este artigo traz mais detalhes para você conferir.

O que é o Sprout Social?

O Sprout Social trata-se de uma ferramenta de gestão de redes sociais. Em suma, a missão da plataforma é ajudar as marcas a terem uma presença online mais forte ao atuar com frequência nas redes sociais, como:

  • Twitter;
  • Instagram;
  • TikTok;
  • Kwai;
  • Facebook;
  • LinkedIn.

O objetivo, a princípio, passa pela ideia de fazer uma série de análises precisas sobre os contatos, bem como os seguidores de um perfil. Dessa forma, a empresa terá dados que irão servir como a base de uma estratégia de marketing digital e outras ações da marca.

A ferramenta permite que você gerencie várias contas ao mesmo tempo, de forma ágil. Ou seja, todas as informações que coletar sobre elas irão para um único lugar, concentrando os materiais para análise.

Isso é vital para quem trabalha com social mídia, publicidade e áreas afins. Afinal, ao organizar os dados de uma maneira que seja fácil de ler, é possível economizar tempo e focar em outros pontos da estratégia.

Sprout Social: saiba o que é essa plataforma de gestão e como ela funciona
O Sprout Social trata-se de uma plataforma de gestão de redes sociais. Imagem de Oleksandr P no Pexels.

Como funciona a plataforma?

Primeiro defina um plano na plataforma conforme as necessidades da sua marca. Todavia, você tem a opção de teste grátis por 30 dias para conhecê-la e usar os principais recursos que ela oferece.

Depois dessa etapa, inicie a operação ao configurar a sua conta ao conectar todos os perfis de mídias sociais que sua empresa possui. Após isso, o que fará a seguir é agendar tudo o que irá publicar em um painel de controle intuitivo e fácil de mexer.

Vale destacar que a plataforma monitora tudo em tempo real, ao passo que, qualquer menção ao perfil da marca, o usuário saberá. Desse modo, você estará ciente do que as pessoas falam sobre o seu negócio no mundo online de uma forma mais ágil.

Para que serve o Sprout Social?

O Sprout Social possibilita gerir os perfis das redes sociais da sua marca. Em síntese, isso envolve uma série de tarefas que fazem desta plataforma uma das mais completas do mercado com essa função, por exemplo:

  • agendar as postagens das redes sociais da marca;
  • monitorar os perfis nas mídias digitais e tudo o que diz respeito a ela;
  • gere as mensagens dos usuários, bem como os comentários em um só lugar;
  • facilita o trabalho da equipe de marketing ao fornecer dados para estratégias;
  • ajuda a construir uma relação mais próxima com os clientes.

A ferramenta serve para tudo isso e muito mais, ao passo que, ela abrange cada aspecto que diz respeito à gestão de mídias sociais. Dessa forma, a sua marca terá uma presença forte no mundo digital.

Gestão de marca

A plataforma ajuda a gerenciar conta de marca da sua empresa nas redes sociais. Em síntese, isso significa que ao ter acesso à ferramenta, você pode aumentar a sua presença online e gerar mais receita ao seu negócio.

Vale citar que, ao contar com essa plataforma, você pode fazer a gestão de todos os perfis que a sua marca tem na internet. De modo que, as informações se concentram em uma só ferramenta, o que é vital para fazer uma administração de redes sociais de qualidade.

Gerar relatórios

Os relatórios que a plataforma fornece para o usuário são cheios de detalhes de todas as atividades nas redes sociais da marca. A princípio, isso vai desde o volume de seguidores que ela ganha ou perde, bem como o engajamento do público-alvo, alcance e várias outras.

Com os dados que você e a sua equipe coletaram, poderão traçar as estratégias da empresa nas principais plataformas de uma forma mais eficaz. Além disso, todas as decisões que precisar tomar também serão com base nessas informações.

Sprout Social: saiba o que é essa plataforma de gestão e como ela funciona
O Sprout Social fornece relatórios precisos com detalhes das métricas das redes sociais. Imagem de Mikael Blomkvist no Pexels.

Como usar o Sprout Social?

Para usar o Sprout Social, tudo o que irá precisar é de um dispositivo com acesso à internet, seja um celular, tablet ou computador. Assim, basta criar a sua conta, escolher um plano mensal e seguir os passos:

  1. Faça login na plataforma;
  2. Siga todas as dicas de uso da ferramenta;
  3. Conecte todas as contas das redes sociais da sua marca na plataforma;
  4. Agora você pode usar a ferramenta como quiser.

É tudo bem simples de fazer, visto que o Sprout tem um interface que facilita o seu manuseio, onde qualquer pessoa pode lidar. Depois disso, é só usar os recursos que ela oferece para gerir suas redes sociais.

Agende os seus posts e os monitore

Com a plataforma você tem o recurso de agendar um post, o que é vital para manter a frequência de publicações do perfil. Em suma, é possível fazer isso de tal forma que não precisa entrar direto na rede social, mas por meio da ferramenta tudo se resolve.

Para monitorar tudo é bem simples, de modo que você pode configurar alerta para ações específicas que queira avaliar, como as menções à marca. Além disso, também pode adicionar palavras-chave para receber uma notificação toda vez que ela aparecer.

Divisão de tarefas

Outro ponto de muito valor dessa plataforma é que ela permite a colaboração entre pessoas, o que é vital para quem trabalha em equipe. Em síntese, você pode atribuir tarefas dentro da ferramenta para cada um e fazer uma gestão de redes sociais ainda melhor.

Sprout Social: saiba o que é essa plataforma de gestão e como ela funciona
O Sprout Social permite que haja uma distribuição de tarefas na plataforma para equipes. Imagem de Ketut Subiyanto no Pexels.

Por que usar o Sprout Social na sua empresa?

Usar o Sprout Social dará mais informações sobre tudo o que envolve a sua marca, bem como, informes de interação com o seu público. Ou seja, é tudo o que a sua equipe de marketing precisa para criar estratégias com maior poder de eficácia, além disso, vale citar:

  • você pode agendar os posts para quando a sua equipe estiver offline;
  • monitorar as menções dos usuários à marca;
  • mensagens e comentários em um só lugar, assim, facilita respostas rápidas;
  • relatórios de cada métrica, ajudando a analisar o desempenho nas mídias sociais;
  • possui uma série de recursos ainda mais avançados.

São muitos os motivos que a plataforma tem que deixam claro a sua importância. Por fim, a ferramenta Sprout também é de uso simples, até mesmo para quem não tem experiência em gestão de redes sociais.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes