Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Youtubers gamers: quais os passos para ter sucesso e monetizar um canal?

Entrar para o grupo dos youtubers gamers de maior sucesso requer planejamento e persistência para criar conteúdo de qualidade e promovê-lo até o canal crescer

Os youtubers gamers de maior destaque na plataforma têm em comum um bom planejamento de conteúdo em vídeo para ter frequência na produção. Por isso, para quem deseja entrar nesse ramo, é preciso conhecer alguns conceitos básicos para começar.

O que fazem os youtubers gamers?

Os youtubers gamers são criadores de conteúdo especializados no ramo de videogames e demais assuntos relacionados a esse universo. Entre os assuntos que costumam abordar nos canais estão, por exemplo:

  • gameplay, ou seja, o jogador divide a tela enquanto joga e comenta cada lance;
  • desafios, inclusive com a participação de outros produtores de conteúdo;
  • análises de jogos;
  • dicas para passar em determinadas fases;
  • vídeos com notícias sobre novos lançamentos.

À medida que consegue ganhar inscritos no Youtube o dono do canal pode começar a monetizar, ou seja, ganhar dinheiro na plataforma. Isso ocorre principalmente por meio da receita vinda dos anúncios exibidos durante os vídeos. 

Outra possibilidade para ganhar dinheiro na internet com  youtuber é fechar parcerias com marcas para publicidade no canal, desde que tenha uma relação com o nicho que atua.

youtubers gamers
Os youtubers gamers conseguem ganhar dinheiro com seus canais por meio dos anúncios e também parcerias na área. Imagem de RDNE Stock project no Pexels

Como criar um plano para ser um dos melhores youtubers gamers?

Os youtubers gamers de sucesso têm que manter uma frequência de publicações, para gerar engajamento com a audiência. Afinal, os inscritos no canal esperam por novas atualizações em relação ao conteúdo de seu interesse.

Defina um nicho

Uma das principais dicas de como começar um canal no Youtube com sucesso é definir um nicho de atuação. Mesmo dentro do universo dos games há muita diversidade, por isso, escolha um segmento, por exemplo:

  • jogos de ação;
  • RPG;
  • realidade simulada;
  • automobilismo.

Isso ajuda muito na criação de conteúdo, uma vez que é mais fácil atender o público, uma vez que tem interesses em comum. Ainda, permite aprofundar o conhecimento naquela área e assim oferecer um conteúdo de mais valor.

Tenha metas possíveis de realizar

Dentro do planejamento de um canal, é preciso definir metas alcançáveis porque elas vão servir para guiar as ações de criação e divulgação do canal. Dessa forma, é válido pesquisar cases reais para estimar o tempo até alcançar um certo número de inscritos.

A partir daí, pode estabelecer uma meta a longo prazo, por exemplo, chegar a um milhão de seguidores e dividi-las em etapas menores. No início, é natural que o crescimento do canal seja mais lento, mas com uma boa estratégia é possível obter resultados positivos.

Acompanhar as métricas de vídeo é a melhor forma de avaliar se há uma evolução e com isso ajustar também as projeções para o futuro. 

Crie um cronograma de postagens

Ter frequência nas postagens é um fator essencial, por isso, é importante organizar a criação para não ficar muito tempo sem atualizações. Uma boa ideia é criar um calendário editorial com diferentes formatos de vídeos, para ter um conteúdo diversificado. 

Depois de definir sobre o que vai tratar em cada vídeo, pode montar um roteiro e então gravar em um ou dois dias de acordo com o volume. Na sequência, basta reunir os materiais para editar e programar os uploads. 

Com esse método, é possível conciliar o trabalho no Youtube com outras atividades sem perder o foco.  

Como youtubers gamers podem gerar um conteúdo interessante?

Uma característica essencial aos youtubers gamers é manter a autenticidade, bem como, ter uma identidade visual marcante. Esses elementos ajudam a chamar a atenção do público e permitem identificar o seu conteúdo em meio a tantas opções.

Para isso, é importante deixar transparecer a paixão pelo mundo dos games e também dividir um pouco da rotina ou da história da pessoa por trás do canal. Gravar um tour por uma coleção de itens, por exemplo, pode ser um formato interessante de vídeo.

Outra boa opção é fazer enquetes com os inscritos para saber quais os interesses dentro do assunto, para direcionar melhor o conteúdo.

Crie sequências de vídeos

Um bom recurso para engajar e fazer com que as pessoas se inscrevam no canal para receber novas atualizações é trabalhar com séries de vídeos. Assim, pode criar uma programação com alguns quadros com frequência semanal ou quinzenal, por exemplo.

Isso torna mais fácil a produção de conteúdo, bem como, alterna vários formatos para atender a interesses diferentes entre o público. 

youtubers gamers
Os youtuber gamers precisam ter uma comunicação própria para se destacar e gerar identificação perante o público. Imagem de Ron Lach  no Pexels

Habilidades de gravação e edição de vídeo

Um diferencial que pode ajudar o canal a crescer é buscar dicas de edição de vídeo, para ter um resultado visualmente atraente. Assim, aprender a fazer transições, combinar recursos sonoros e uma música de fundo pode tornar o resultado mais profissional.

Ter bons equipamentos para gravação também é um fator que ajuda bastante, mas mesmo que não consiga investir muito no início, algumas medidas simples podem fazer a diferença, como:

  • buscar um lugar tranquilo, sem muito ruído externo;
  • na falta de iluminação profissional, usar a luz natural;
  • posicionar a câmera ou celular sobre uma base ou tripé para mais estabilidade.

No caso de gravações de gameplay, é possível usar vários aplicativos para gravar tela do computador, muitos deles gratuitos.

Como youtubers gamers geram conexão com a audiência?

O principal meio para os youtuber gamers terem conexão com a audiência é a interação com os inscritos. Isso é possível de muitas maneiras, sendo as principais delas:

  • realizar lives, ou seja, transmissões ao vivo;
  • responder a comentários nos vídeos;
  • demonstrar empatia com causas relevantes.

Fazer vídeos em colaboração com outros produtores de conteúdo também ajuda nesse aspecto, porque mostra que ambos têm interesse em dividir seus conhecimentos. Além disso, ajuda a divulgar o canal e se tornar conhecido por um novo público.

Ao participar de feiras e eventos relacionados ao universo gamer, também é possível aproveitar e fazer uma cobertura com as suas percepções. Isso pode gerar uma boa conexão com o público, que não tem a oportunidade de participar.

Tenha uma narrativa interessante

Manter os espectadores por mais tempo no vídeo conta para fins de ranqueamento na plataforma, por isso, é importante ter uma boa narrativa. Para tanto, é essencial já nos primeiros minutos criar uma expectativa que faça com que a pessoa continue.

Ao narrar um jogo, também é crucial alternar o tom de voz para acompanhar os acontecimentos. Isso evita que o vídeo se torne monótono e consiga reter a audiência.

Qual a melhor forma de promover o trabalho dos youtubers gamers?

Dentro da própria plataforma de vídeo, os youtubers gamers podem aplicar a estratégia de otimização ou SEO para que o conteúdo seja descoberto por mais pessoas. Para isso, é essencial ter atenção a alguns pontos importantes, como por exemplo:

  • usar palavras-chave com bom volume de buscas;
  • ter títulos criativos e que chamem a atenção;
  • criar uma imagem de capa para os vídeos;
  • fazer uma boa descrição sobre o conteúdo.

Usar os anúncios também pode ajudar a trazer mais pessoas para o canal. Esse recurso funciona de forma similar ao tráfego pago feito no Google Ads, por exemplo, em que os conteúdos aparecem em destaque nas pesquisas.

Use outras plataformas para divulgação

Outro recurso, com menor custo, que pode ajudar é ter um perfil nas redes sociais para ajudar a divulgar o trabalho. Inclusive, é possível aproveitar o conteúdo do Youtube e adaptar para outros formatos, como cortes com trechos engraçados para usar no Reels.

Também é possível ter um blog sobre o assunto, em que pode promover os vídeos e atrair visitantes por outros meios. Uma outra sugestão é estar ativo em fóruns e comunidades sobre o assunto e divulgar de forma estratégica as suas publicações.

youtubers gamers
Os youtubers gamers podem usar as redes sociais e blogs para ajudar a divulgar seu trabalho e ganhar inscritos. Imagem de Yan Krukau no Pexels

Como alcançar o nível de youtubers gamers de sucesso?

Para ter sucesso como outros youtubers gamers famosos é preciso ter persistência e buscar sempre aprender mais sobre a área. Isso inclui tanto estar atento às novidades sobre games, lançamentos e novos recursos como na criação e edição.

Um dos aspectos importantes é melhorar a sua própria técnica nos jogos, para poder transmitir mais informação. Por isso, é interessante participar de fóruns, desafios e competições dentro do segmento que atua.

Também pode ser útil seguir outros canais de produtores de conteúdo para ter novas ideias e adaptá-las à sua identidade própria.

Disciplina é essencial

É preciso ter paciência porque salvo raras exceções, o crescimento de um canal no YouTube se dá de forma gradual. Assim, o importante é iniciar, ainda que não tenha os melhores recursos disponíveis. 

Vale usar como inspiração os casos de outros grandes canais que iniciaram apenas com uma câmera simples, e hoje dispõe de estúdio e equipe própria para edição. Conforme tem um retorno, pode reinvestir uma parte na melhoria desses itens.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes