Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Guia completo do Zendesk Chat: como personalizar, integrar e medir o sucesso?

Zendesk Chat é uma ferramenta de bate-papo em tempo real que permite às empresas darem suporte ao cliente de forma ágil, o que ajuda na experiência com a marca.

O zendesk chat é uma das soluções mais populares para interação em tempo real. Com o seu aporte para ajudar empresas a melhorarem a experiência do cliente, muitas têm investido nele. Além disso, pode ficar com a cara da marca, após configurado.

Afinal, o que é o Zendesk Chat?

O zendesk chat é uma plataforma de bate-papo em tempo real que ajuda as empresas a conhecerem seus clientes. Isso deixa que os agentes falem com os visitantes para dar suporte com vendas, responder perguntas e oferecer soluções para os problemas.

zendesk chat
O Zendesk Chat aproxima cliente e marca. Imagem de Pradamas Gifarry no Unsplash

Por que usar o Zendesk Chat?

Essa ferramenta tem como função melhorar a relação entre cliente e empresa. Ou seja, precisa de avaliação e estudo, mas o seu intuito é trazer benefícios para os dois lados. Como, por exemplo:

  • melhora a experiência do cliente;
  • aumenta a taxa de conversão;
  • personalização;
  • integração com outras ferramentas;
  • análise avançada.

Em resumo, o zendesk chat pode ajudar empresas com foco no cliente e a melhorar os negócios. Com todas essas facilidades, essa ferramenta se torna vital em firmas de todos os tamanhos.

Como usar essa ferramenta para melhorar a experiência do cliente?

Essa ferramenta pode ter vários usos para melhorar a experiência do cliente de muitas formas. Isso inclui o poder de responder com rapidez as perguntas e trazer soluções para os problemas. Por fim, pode coletar feedback e assim, aprimorar o serviço.

Quais são os benefícios da plataforma?

Essa plataforma de chat ao vivo oferece muitos benefícios que podem ajudar as empresas no suporte ao cliente, por exemplo:

  • melhora a experiência do cliente;
  • aumenta a satisfação;
  • reduz o tempo de resposta;
  • coleta feedbacks,
  • melhora os produtos e serviços da empresa.

Portanto, com todas essas vantagens, não é surpresa que essa ferramenta seja única para empresas que buscam oferecer suporte nos estágios finais da jornada do cliente de alta qualidade e aumentar as vendas.

Como configurar o Zendesk Chat?

Para configurar o zendesk chat, deve-se criar uma conta, há alguns planos de pagamento, o que depende de cada negócio. Depois é bom seguir as instruções que o próprio site entrega, bem como a personalização e integração com outras ferramentas.

Como personalizar a ferramenta?

Para personalizar essa plataforma existem vários detalhes, entre eles, a adição de logotipos, cores distintas, convites próprios do chat e muito mais. Além disso, ela é muito bonita e atrativa para o cliente.

Além disso, deixar o zendesk chat com a cara da empresa é uma maneira eficaz de aumentar a taxa de conversão, pois ao refletir a marca, isso atrai mais consumidores.

Como integrá-lo com outras ferramentas?

Essa plataforma pode se integrar com outras ferramentas, como o Zendesk Support e o Zendesk Guide. Isso ajuda a criar uma prática de atendimento ao cliente perfeita, pois os agentes de suporte podem acessar os dados e fazer uma pesquisa de satisfação.

Quais são os pontos-chave da plataforma?

Um dos pontos-chave inclui um chat em tempo real, monitoramento de visitantes, respostas rápidas, envio de arquivos e muito mais. Por fim, isso tudo ajuda a melhorar a eficiência no atendimento ao cliente.

Como o zendesk chat melhora a experiência do cliente?

O zendesk chat melhora a experiência do cliente, pois fornece um canal de comunicação em tempo real com os agentes de apoio da empresa. 

Portanto, ao usá-lo, os usuários podem obter respostas rápidas às suas perguntas e resolver problemas com maior facilidade. Isso sem precisar esperar por uma solução pelo telefone ou e-mail.

Além disso, com a interface única do chat, a empresa pode refletir a sua marca. E isso ajuda a criar uma conexão mais pessoal com os clientes e melhorar a experiência para o usuário.

Por fim, o zendesk chat permite que os agente forneçam um suporte mais eficiente, o que significa atrair clientes que terão menos frustrações e uma prática positiva.

zendesk chat
Aumente a satisfação do cliente com ferramentas como o Zendesk Chat. Imagem de John Schnobrich no Unsplash

Como aumentar a satisfação do cliente?

Para aumentar a satisfação do cliente, deve-se estar atento aos feedbacks que a própria plataforma dá para a empresa. O livechat adaptado de acordo com a função e com suas respostas rápidas, ajuda a aumentar as taxas de conversão.

Como monitorar as métricas do chat?

Para monitorar as métricas do zendesk chat, há várias opções disponíveis. Além disso, a própria plataforma oferece muitos relatórios com insights sobre a atividade do chat que inclui:

  • tempo de resposta médio;
  • tempo de espera do cliente;
  • chats finalizados;
  • respostas satisfatórias.

A ferramenta pode se agregar a outras, como o Google Analytics, que tem o registro com detalhes sobre as ações do chat e o gosto do cliente. Tudo isso serve para estudar e melhorar as normas de atendimento da empresa.

O Zendesk Chat tem dicas e truques?

Existem algumas dicas e truques para melhorar o Zendesk Chat e como ele funciona. Entre eles, alinhar a plataforma com os seus objetivos de negócio, otimizar a experiência do usuário e treinar a sua equipe para usar a ferramenta do modo mais assertivo possível.

Como definir objetivos claros?

Antes de começar a usar o chat, é vital definir objetivos claros. Isso ajuda a orientar suas ações, fazer um plano de negócios e a medir o sucesso da ferramenta. Além disso, os agentes de suporte, com treinamento, podem oferecer um bom serviço ao cliente.

Ou seja, isso inclui ensinar o jeito mais adequado de falar, resolver problemas e trazer soluções rápidas ao consumidor. Aliás, criar um arquivo com as respostas rápidas pode ajudar o seu time a agilizar todo o processo de atendimento.

Como medir o sucesso do Zendesk Chat?

O sucesso do zendesk chat se mede de várias formas. Como, por exemplo, o tempo médio de resposta, a taxa de satisfação do cliente, conversas finalizadas, tempo médio de duração da interação, dentre outras.

A própria plataforma faz essa gestão de desempenho com dados via relatórios, ou por ligações com outras ferramentas, como o Google Analytics.

Além disso, também é possível monitorar a atuação dos agentes de suporte, ver os padrões e gostos dos clientes e avaliar a eficácia das estratégias de seu atendimento.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes