Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
B2G: o que é e como funciona o modelo de negócios entre as empresas e o governo
B2G é um modelo de negócio que busca vender produtos ou prestar serviços para instituições públicas do governo municipal, estadual ou federal.
B2G se refere a Negócios Para o Governo, os quais podem incluir tanto a prestação de serviços quanto a venda de produtos. Assim, é uma oportunidade para empresas que desejam aumentar as vendas e ganhar autoridade no mercado.
O que significa B2G?
B2G refere-se a transações comerciais realizadas entre o governo e uma empresa privada. Então, trata-se de uma oportunidade de negociação que existe há bastante tempo, já que as instituições públicas também precisam de diversos produtos.
O modelo de negócio é um dos mais vantajosos, mas também pode ser o mais exigente para uma empresa. Afinal, é preciso lidar com regras, exigências e um processo seletivo rigoroso antes de começar a receber pelos seus produtos ou serviços.
De forma geral, existem três modelos de negócio básicos: B2B, B2C e B2G. Então, os primeiros são as empresas que costumam ter maior atenção com os horários. Mas o B2C é um dos principais, já que há um grande número de clientes.
O business to government também tem sido uma oportunidade para melhorar as métricas do negócio, já que eles fazem grandes compras.
Como funciona o B2G?
O B2B funciona com as negociações entre empresas e instituições públicas de nível municipal, estadual ou federal. Dessa forma, as restrições para conseguir vender para elas são maiores, já que se trata de dinheiro público.
Como qualquer outro negócio, as empresas públicas precisam adquirir produtos diversos. Isso pode incluir alimentos, materiais de limpeza, roupas e várias outras categorias. Aliás, com as inovações em apps e sites do governo, os serviços de tecnologia são essenciais.
Processo de seleção
Diferente das relações de compra e venda que ocorrem entre B2B ou B2C, para vender algo para o governo é preciso participar de uma seleção. Assim, quando um município ou estado precisa de um fornecedor, abre-se um edital de licitação.
O edital é um documento usado em diversos concursos públicos, o qual define todas as regras que o governo e a empresa devem cumprir. Além dos prazos, garantias, direitos e deveres, é preciso cumprir os requisitos nos seguintes aspectos:
- qualificação técnica;
- habilitação jurídica;
- regularidade fiscal e trabalhista;
- qualificação econômica.
Apenas empresas que cumprem os requisitos definidos na Lei 8.666/1993 podem concorrer para atender ao governo. Assim, entre as que atendem às normas, há uma segunda análise que leva em conta os preços mais baixos e as melhores condições.
Para saber se há um edital no qual seu negócio possa se inscrever, é preciso acompanhar as novidades dos portais de compras públicas.
Casos de sucesso
Estados Unidos e Nova Zelândia são exemplos de países que aproveitaram bem os negócios B2G. De fato, ambos contrataram empresas de tecnologia que criaram apps e sites úteis para facilitar a abertura de uma startup, por exemplo.
No estado do Colorado, EUA, a cidade de Pueblo County possui uma plataforma que informa os dados de orçamento e finanças, as quais estão acessíveis para os cidadãos.
No Brasil, há os sistemas do governo federal que permitem consultar diversos dados de forma simples e rápida. É possível assinar um documento digital, por exemplo. Aliás, após o período de pandemia, houve a criação de apps para registrar as vacinações.
Quais são as diferenças entre B2B e B2G?
As principais diferenças entre B2B e B2G são as restrições que a última apresenta para realizar uma compra. Em primeiro lugar, trata-se de empresas que funcionam de formas distintas.
Os governos municipais, estaduais ou federal usam a arrecadação de impostos e taxas, ou seja, trata-se de um dinheiro de interesse público. De modo geral, a administração usa essa renda para manter serviços públicos, logo, há uma prestação de contas detalhada.
Por outro lado, em relações B2B, os interesses não são públicos, mas sim particulares. Então, os requisitos para contratar os serviços ou comprar os produtos são mais flexíveis, já que o gestor pode decidir em muitos casos.
Regras para contratar
Nesse cenário, as regras são as principais diferenças entre esses modelos de negócio. Quando se trata das questões públicas, é preciso ter um conjunto de requisitos bem definidos a fim de que a escolha seja feita de acordo com a qualificação.
Licitação
Outro ponto essencial na diferença entre essas relações é que é preciso ter um edital de licitação. De modo geral, ele é quem define as regras da seleção e os deveres de ambas as partes após o resultado e início do contrato.
De acordo com a instância de governo, pode haver diferenças em relação aos requisitos. Mas o objetivo de tantas regras é garantir que a empresa seja capaz de fornecer um produto ou serviço sem muitos problemas.
Quais são as vantagens do modelo B2G?
As principais vantagens de trabalhar com o modelo B2G é poder aumentar as vendas e melhorar a imagem da sua empresa. Mesmo para negócios que atuam em outros setores, pode-se investir em uma estratégia omnichannel para obter melhores resultados.
Em primeiro lugar, todas as regras para participar da seleção mostram que o nível de exigência é alto. Portanto, se a sua empresa atende a tudo isso, essa é uma chance de ganhar autoridade no mercado.
Segurança
Outra vantagem é a segurança para receber os pagamentos, ou seja, menor risco de ter problemas financeiros com um cliente como o governo. Por isso, buscar esse tipo de negócio é uma boa opção para manter o seu negócio seguro.
Sem dúvida, essa segurança nem sempre é uma regra, deve-se analisar se o estado ou cidade que você deseja atender estão em dia com seus fornecedores.
Esse também é um fator importante para a cultura e clima organizacional da sua empresa, já que um ambiente seguro gera menos estresse e conflito. Então, analise bem o seu futuro cliente antes de se inscrever na seleção.
Mais chances de fidelizar o cliente
Nesse modelo, mesmo que seja mais difícil conquistar a vaga, os que conseguem e fazem um bom trabalho têm muito mais chances de ter um cliente fiel. Afinal, o seu negócio se torna uma boa opção não apenas pelos requisitos, mas também pela experiência.
Melhorar a imagem do seu negócio no mercado
Um dos benefícios de participar de um processo tão complexo é poder posicionar o seu negócio como uma referência no mercado. Isso porque, além de cumprir os requisitos, o seu negócio pode mostrar que é capaz de atender a uma demanda alta com qualidade.
Aumento de vendas
Por último, uma das principais vantagens de atuar nesse modelo é poder aumentar as vendas, já que os governos compram em grande quantidade. Assim, a gestão de vendas precisa se organizar ainda mais.
Portanto, analise se a sua empresa atende aos requisitos legais para concorrer em uma licitação e se esse é foco adequado aos objetivos do seu negócio.