Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Cultura e clima organizacional: o que são, diferenças e como influenciam sua empresa

Cultura e clima organizacional são dois conceitos essenciais para quem trabalha com gestão de pessoas, entenda qual é a importância deles  e como melhorá-los.

A cultura e clima organizacional estão ligados, já que uma pode influenciar a outra de forma positiva ou negativa. Então, o gestor precisa ficar atento aos problemas e hábitos no local de trabalho a fim de tomar decisões eficientes.

O que é cultura e clima organizacional?

Cultura e clima organizacional são dois conceitos que se referem a identidade, ambiente e percepção sobre a empresa. O gestor de um negócio precisa se preocupar com ambos, já que eles estão ligados a produtividade.

Em primeiro lugar, a cultura organizacional é como a essência ou o DNA de uma empresa. Ela está ligada ao conjunto de valores e missão do negócio, mas também se define de acordo com:

  • hábitos;
  • ética;
  • crenças.

Isso significa que a cultura funciona como um norte para as ações que os colaboradores realizam. Após se estabelecer esse conjunto de hábitos e crenças é muito difícil mudá-la e ela permanece a longo prazo.

Vale destacar que essa cultura não é vista apenas pelo público interno da empresa, mas também pelo externo. Por exemplo, um negócio que valoriza a diversidade pode expor isso a fim de realizar o seu posicionamento de mercado.

Clima organizacional

O clima organizacional, por outro lado, se refere aos sentimentos que as pessoas da sua equipe de marketing, vendas e qualquer outra área têm em relação a empresa. Eles podem ser tanto de satisfação e motivação quanto de desânimo, raiva ou tristeza.

Antes de tudo, existem vários fatores que podem afetar o clima, mas um dos principais é a importância que os gestores dão a ele. Em síntese, alguns dos principais elementos que influenciam a percepção sobre a empresa são:

  • condições do local de trabalho;
  • remuneração;
  • plano de carreira;
  • relação com lideranças;
  • a forma de realização dos processos.

Um local em que o funcionário precisa trabalhar com más condições de estrutura, falta de ventilação ou de itens básicos pode gerar estresse. Além disso, as perspectivas de crescimento, bem como a remuneração afetam os sentimentos dele para com a empresa.

Satisfação do seu time

O clima, diferente da cultura, pode se alterar com certa frequência, já que tanto os fatores positivos e negativos, internos ou externos podem afetá-lo. Isso não é algo fácil de mensurar, já que se trata de uma questão abstrata.

Por outro lado, existem as pesquisas de clima, as quais você pode aplicar de forma periódica a fim de analisar como melhorar. Em síntese, a cultura e o clima afetam a produtividade do negócio.

Quais são as diferenças entre cultura e clima organizacional?

As principais diferenças entre cultura e clima organizacional são a adaptabilidade e a permanência. Afinal, enquanto para um é exigido tempo de construção, para o outro é preciso poucos meses.

Adaptabilidade na cultura e clima organizacional

Em primeiro lugar,a adaptabilidade se refere às mudanças que podem ocorrer em um negócio. No caso da cultura, isso teria a ver com as missões, valores e visão da empresa. Como você viu, esses são pontos muito difíceis de serem mudados.

No caso dos dos gestores que investem na cultura de inclusão e diversidade, por exemplo, há muitos desafios a se enfrentar. Afinal, as opiniões e crenças de uma pessoa não se alteram com facilidade.

Sem dúvida, é possível mudar esse cenário, mas exige bastante esforço, já que envolve deixar de agir ou pensar de determinado modo. Enquanto isso, o clima pode ser mudado em poucos dias.

Analise seus pontos fracos

Ao realizar uma análise SWOT, pode-se descobrir quais são os pontos fracos internos do seu negócio. Por exemplo, o excesso de cobranças,remuneração baixa e comunicação ruim com o time.

Permanência

A cultura, mesmo difícil de construir e implementar, pode durar muitos anos. Já o clima, bom ou ruim, pode ser alterado com facilidade com uma discussão. Assim, ele não dura muito tempo e pode mudar em até menos de um mês. 

Qual é a relação entre cultura e clima organizacional?

Cultura e clima organizacional estão ligados porque um pode influenciar o outro a longo prazo. As práticas do dia a dia podem se tornar parte dos valores da empresa após alguns anos.

No caso das empresas que investem em employer branding, por exemplo, elas iniciam com ações de mudança no clima. A diversidade e inclusão são pautas muito atuais, mas para que elas façam parte da cultura, vários gestores investem em:

  • treinamentos;
  • processos seletivos inclusivos;
  • campanhas.

De fato, isso não altera a cultura de imediato, apenas o clima, mas quando se torna uma prática regular ela passa a fazer parte dos valores.

Em qualquer outro caso que a gestão deseje incluir ou alterar um de seus valores, será necessário começar com uma ação que altere o clima. 

Como cultura e clima organizacional influenciam a empresa?

A cultura e clima organizacional influenciam a produtividade e engajamento das pessoas. Em um ambiente de trabalho ruim, os membros do seu time se tornam mais dispostos a sair do que a continuar na empresa.

Mesmo os que ainda continuam nela podem ter problemas com atrasos, estresse e até doenças ocupacionais. Por outro lado, com um clima e cultura positivos, o perfil da empresa pode ter:

  • retenção de talentos;
  • melhora na comunicação interna;
  • redução de turnover;
  • pessoas mais motivadas e satisfeitas.

Por esses motivos, para saber como aumentar o engajamento dos funcionários, é preciso investir na melhora das atividades de rotina e, após um longo prazo, na cultura.

image 107
Cultura e clima organizacional contribuem para o aumento de produtividade – Imagem de fauxels em Pexels

Quais são os benefícios de ter uma cultura e clima organizacional positivos?

Ter uma cultura e clima organizacional positivos contribui para a retenção de talentos  e aumento de produtividade. Além disso, pode-se melhorar o ambiente de trabalho de modo que o negócio passe a atrair clientes também por isso.

1- Retenção de talentos

A retenção de talentos depende de vários fatores e um dos principais é a identificação com a cultura e o clima no local de trabalho. Hoje, as pessoas não buscam apenas um bom emprego, mas também algo que as realizem como profissionais.

Quando o seu negócio não permite o crescimento e o espaço de trabalho é cheio de conflitos e estresse, a taxa de turnover pode aumentar. 

2- Aumento de produtividade

O aumento da produção em um tempo menor também está ligado à qualidade do clima no espaço de trabalho. Afinal, o excesso de cobranças e a falta de valorização podem causar desânimo na sua equipe, o que afeta seu ritmo de trabalho.

Quando os gestores buscam tornar esse espaço mais saudável e agradável, as pessoas podem se sentir com mais valor para o negócio.

3- Redução de absenteísmo

O absenteísmo se refere aos atrasos para chegar à empresa ou para entregar uma atividade. Então, ao incluir ações que incentivam a satisfação de cada pessoa, é possível reduzir esse problema.

Sem dúvida, problemas com atrasos podem ocorrer, mas é importante analisar se isso é como um hábito da maioria da sua equipe. Esse não é um bom valor para se tornar parte da cultura a longo prazo.

4- A empresa passa a ter um diferencial competitivo

Outro benefício de tornar clima e cultura positivos é que a sua empresa pode se destacar no mercado e atrair clientes, talentos e novos stakeholders. 

Quando um negócio é famoso por ser um local de trabalho ruim, isso se reflete não apenas na retenção de talentos, mas também no que o público externo pensa.

Hoje, as pessoas desejam saber como é a sua marca para seu time e se os valores pregados de fato fazem parte do dia a dia das suas equipes. Assim, elas sentem mais confiança e se relacionam melhor com seu negócio.

5- Otimiza investimentos em saúde

Melhorar a sua gestão de pessoas no dia a dia também contribui para a saúde do seu time. Isso porque existem vários problemas que podem ser causados no espaço de trabalho, como doenças ocupacionais como síndrome de Burnout.

Vale destacar que os aspectos de estrutura do seu negócio devem fazer parte das suas melhorias. Por exemplo, se você tem um escritório, é essencial pensar em oferecer cadeiras confortáveis, uma boa iluminação e ventilação para o local.

Como melhorar a cultura e clima organizacional?

Para melhorar a cultura e clima organizacional, é essencial ouvir seu time e analisar as situações. Em primeiro lugar, é muito importante que você saiba qual é o valor que esses conceitos podem agregar ao seu negócio.

image 106
Cultura e clima organizacional devem levar em conta a visão do público interno e externo para realizar mudanças – Imagem de nappy em Pexels

Ouça seus colaboradores

O primeiro passo é ouvir seu time por meio de uma pesquisa de clima, a qual deve ser realizada de forma periódica. Então, pergunte às pessoas como elas se sentem em relação ao seu trabalho, projeto de carreira, sentimentos com a empresa e seus colegas.

Tudo isso será uma ótima base de dados para saber quais são os pontos que precisam e podem ser resolvidos de forma ágil.

Lidere pelo exemplo

Outra forma de conseguir isso é começar a liderar pelo exemplo e incentivar que os seus líderes também façam isso. Afinal, é o papel de gestores e líderes mostrar quais são os valores da cultura e o clima da empresa.

image 105
Cultura e clima organizacional são cruciais para a retenção de talentos – Imagem de fauxels em Pexels

Motive seu time para melhorar a cultura e clima organizacional

Para motivar seu time, é preciso saber o que de fato motiva cada pessoa na sua empresa.  Por exemplo, receber um pouco a mais por ter atingido a meta para alguns não é tão valioso quanto receber um feedback positivo.

Portanto, comece a estudar e rever os valores da sua empresa a fim de criar um plano de ação para aumentar sua produção e fortalecer a identidade do negócio.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes