Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Google Sheets: quais são as suas funcionalidades?

Com o Google Sheets, você pode tomar decisões baseadas em dados eficientes e colaborar com a análise em qualquer lugar, além de agilizar tarefas e otimizar tempo.

O Google Sheets oferece vários tipos de recursos, como a edição, fórmulas, gráficos, tabelas dinâmicas e funções para mecanizar cálculos. Além disso, permite mais de uma pessoa trabalhar na mesma planilha ao mesmo tempo, o que é útil para planos de equipes.

Então, o que é o Google Sheets?

O Google Sheets é uma ferramenta de planilha eletrônica online e é uma inclusão do pacote gratuito de editores de documentos. Assim, o Google oferece como parte do Drive, com a função de editar, criar e compartilhar direto no navegador ou celular.

Uma vantagem é que seu armazenamento é em nuvem, o que significa que pode acessar de qualquer lugar. Por isso, pode compartilhar facilmente sem precisar enviar arquivos por e-mail ou outros tipos de formas de download.

planilha no pc
O Google Sheets é uma ferramenta para gerenciar planilhas. Imagem do freepik no Freepik

Qual a função da ferramenta?

A função principal é criar e gerenciar planilhas para usuários com uma ampla variedade de funções, como cálculos pessoais e listas de tarefas. Desse modo, também inclui:

  • rastrear os gastos pessoais;
  • gerir projetos;
  • analisar dados;
  • tornar o trabalho mais eficiente e produtivo.

O Sheets oferece proteção de dados e permite que tudo seja salvo e logado com segurança na nuvem. Desse modo, o gerenciamento é bem prático.

Como usar o Sheets ao seu favor?

Existem alguns passos básicos, o primeiro é acessar o Google Drive e fazer login com a conta, se não tiver pode criar uma. No entanto, não é obrigatório o acesso nas duas ferramentas, porém, elas possuem serviços integrados e funcionam em conjunto, a seguir: 

  • clique no botão “Novo”, para criar uma nova planilha;
  • você pode inserir seus dados nas células, apontadas por letras e números;
  • pode alterar a fonte, o tamanho e cor do texto;
  • tem a opção de adicionar fórmulas, gráficos e funções.

Como importar e exportar dados no Google Sheets?

Os dados no Google Sheets para importar precisa ser como um arquivo CSV ou Excel e configurar as opções, como linha de cabeçalho. Então, para exportar pode optar pela saída apenas da seleção atual ou da planilha inteira, pode variar de acordo com o ficheiro.

O que é macro no Sheets?

É um aparato de tarefas que se repete no Sheets, com seu uso pode-se planejar ações para serem feitas de forma automática. Assim, é possível agendar a execução com base em tarefas, atualização do calendário, espaços de tempo ou em uma hora e dados fixos.

Na área das tarefas de cálculos como Excel, uma macro é um grupo de instruções ou termos que estão juntos em um módulo de VBA. Além disso, se pode criar por meio do gravador ou funções manuais, são úteis para ações confusas que envolvem muitas etapas.

Dicas para aproveitar ao máximo o Google Sheets

As planilhas fazem parte do dia a dia desde que a internet entrou na vida das pessoas, oferece uma série de funções úteis para empresas de todos os setores. Dessa forma, desde ações que vão poupar o tempo até a checagem de e-mails válidos são algumas vantagens:

  • use atalhos de teclado, para economizar tempo e aumentar a produção;
  • use fórmulas, para realizar cálculos complexos;
  • recurso de revisão de histórico, para ver as alterações feitas ao longo do tempo;
  • formatação condicional, destaca células que atendem alguns critérios;
  • filtros de uso, exibe apenas linhas de valores de um limite;
  • gráficos, para visualizar dados de maneira clara e eficaz;
  • modelos, para criar planilha com forma exata. 

Como criar gráficos e visualizar dados no Google Sheets?

No Google Sheets no menu superior é possível apenas optar pelo gráfico que mais deseja, pois existem vários tipos prontos. Então, os modelos incluem o de colunas, linhas, pizzas e barras, após escolher ele será criado de modo automático na planilha.

Oferece recursos avançados para visualizar os dados, como o de filtros e a criação relativa que atendem os critérios decretados. Isto é, o sistema oferece alguns avanços que permite ao usuário obter várias informações ideais com normas típicas e definidas.

pessoa analisando gráficos
No Google Sheets, existem vários modelos de gráficos prontos. Imagem de freepik no Freepik

Como usar o Sheets para acompanhar a evolução das tarefas?

Para acompanhar o progresso de projetos, você pode criar uma planilha e adicionar as tarefas com dados, como data de início e conclusão. Além disso, também pode inserir outras informações básicas como:

  • quem é o autor de cada atividade;
  • números;
  • eventuais atrasos.

O Sheets oferece recursos para obter fórmulas e macros para realizar trabalhos repetitivos para minimizar erros e gastar menos tempo. Dessa forma, é acessível em qualquer lugar com acesso a internet e pode ser visualizado, bem como, atualizado em vários dispositivos.

Como analisar dados e tomar decisões com o Sheets?

Para analisar tudo e tomar decisões com base em noções precisas e controladas, o ideal é importar e limpar os dados. Dessa forma, pode usar recursos avançados, compartilhar a planilha com a equipe para fornecer feedback e insights adicionais ao otimizar processos.

Use as informações que você coletou e analisou para obter as soluções ou identificar as chances de negócios e os erros a serem resolvidos. Ou seja, esse avanço pode ajudar a tomar medidas mais duradouras e melhorar a eficiência das técnicas da empresa.

Criar e personalizar modelos de planilhas Sheets

Ao criar um modelo de planilha adaptado, você pode economizar muito tempo, pois não precisa começar do zero toda vez que necessitar de uma nova. Assim, é capaz de garantir que todas tenham a mesma aparência e função, melhorar a organização e facilitar o uso.

A consistência pode ajudar a obter uma marca estável para sua empresa ou órgão e com o Sheets, organizar melhor uma estrutura para as ideias. Desse modo, ordenar os dados de maneira mais eficiente e acessível, torna o seu manejo mais fácil e intuitivo para a equipe.

Como integrar o Google Sheets com o Forms e o Docs?

Integrar o Google Sheets pode automatizar fluxos de trabalho, ao criar um formulário e adicionar as perguntas que desejar fazer. Além disso, usar a planilha para enviar as respostas e depois, obter relatórios e gráficos para o controle das informações.

É possível o uso de scripts para gerar relatórios personalizados no Docs com o dado do Sheets para definir o valor e intervalo de uma célula.

A aplicação de edição de textos online, além da criação de formulários e pesquisas se tornou um modo prático ao longo do tempo.

Quais são as ferramentas do Google mais usadas?

O Google oferece uma ampla gama de ferramentas e aplicativos com várias finalidades de uso, como o Search, Chrome, Gmail e o Drive. Dessa forma, também existem muitas outras, como:

A mais famosa do mundo é o seu motor de busca, pois é a mais confiável na internet e se tornou uma parte essencial da vida diária de bilhões de pessoas. Assim, é ilustre por sua aptidão de suprir termos vitais em respostas a qualquer tipo de pesquisa que o usuário faça.

celular mostrando símbolo do drive
O Google Sheets é integrado ao Google Drive, um dos aplicativos mais famosos no mundo. Imagem do freepik no Freepik

Por que o Google Search é popular?

Existem várias razões, a mais crucial é sua eficácia de uso, com uma conexão de busca simples e fácil para as pesquisas na internet. Além disso, possui tecnologia avançada, algoritmos e inteligência artificial que oferecem respostas em uma fração de segundos.

Outra razão é que ele é gratuito e está disponível para todos os usuários da web, sem a necessidade de se inscrever ou criar uma conta. Portanto, é acessível para todos e não depende da localização geográfica ou condição financeira, por isso, é a mais famosa.

Para que serve uma planilha de orçamento no Google Sheets?

A planilha do Google Sheets é bem simples e perfeita para o hábito de anotar seu orçamento ou para ter controle da sua situação financeira. Então, ao preencher com os ganhos e gastos, o gráfico atualiza de modo automático e mostra como estão as finanças.

O documento é dividido em duas abas, o resumo e as transações, cada uma com uma função diferente, mas que funcionam em conjunto. Assim, é onde obtém visibilidade da saúde econômica do mês e encontrará os valores planejados para cada despesa e renda.

Gráfico dinâmico no Sheets

Os gráficos dinâmicos são uma ótima maneira de adicionar visualizações aos dados, a tabela permite resumir, filtrar e classificar grandes volumes. Além disso, é uma forma mais organizada e acessível para um visual claro com padrões e anomalias.

Este tipo de gráfico permite que os usuários ajustem a visualização com base em diferentes critérios, como aspectos, produtos, regiões e algumas categorias. Assim, por ser capaz de filtrar de modo rápido, ajuda a identificar grandes chances ou problemas em potencial.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes