Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Google Instant apps, o que é e como usar?

O Google Instant Apps permite que os usuários usem diversos recursos de aplicativos, sem sequer precisar baixá-los e instalá-los no celular

Google Instant Apps foi lançado em 2016 com o intuito de ajudar usuários com pouco armazenamento no celular. Isso porque, com esse recurso, é possível usar aplicativos sem precisar baixar e instalar eles.

O que é Google Instant Apps?

Google Instant Apps é uma tecnologia que permite usar recursos de aplicativos no celular sem precisar baixar e instalar eles. Assim, isso é bom porque não precisa gastar espaço de armazenamento no celular. Tudo o que precisa fazer é clicar em um link.

Por que o Google Instant Apps é importante?

O Google Instant Apps traz muitas vantagens para quem usa celular ou tablet. Isso porque, ele ajuda a economizar espaço no aparelho porque não precisa baixar um aplicativo inteiro, só pode acessar a parte dele de que precisa. Alguns exemplos são:

  • Buzzfeed;
  • Vimeo;
  • Holar.

Isso é muito útil, ainda mais quando você só quer usar um aplicativo uma vez ou de vez em quando. Além disso, ele também ajuda os criadores de aplicativos a mostrarem seus trabalhos para mais pessoas e a descobrir novos apps.

image 153

O Google instant apps permite usar aplicativos sem precisar baixar.                                      Imagem de freepik no Freepik.

Quais as vantagens do Google Instant Apps para o usuário?

O Google Instant Apps traz muitas coisas boas para as pessoas que gostam de economizar espaço no celular. Além disso, ele também ajuda as pessoas que criam aplicativos a fazer com que mais pessoas o conheça e use os seus apps.

Libera espaço

Com este portal, não é preciso mais baixar e instalar um aplicativo inteiro no celular. Ou seja, não vai mais ocupar muito espaço de armazenamento no dispositivo, o que é ótimo para quem tem um celular com pouca memória.

Mais usuários

Com o Google Instant Apps, os criadores de aplicativos podem fazer com que mais pessoas experimentem seus aplicativos sem precisar baixá-los por completo. Dessa forma, ele ajuda mais pessoas a descobrirem novos aplicativos interessantes e úteis.

Jogos à disposição

É possível também experimentar jogos sem precisar baixá-los e instalar no seu celular. Assim, basta clicar em um link e começar a jogar imediatamente. Aliás, esses são alguns exemplos de jogos que já existem para esse recurso:

  • Solitaire;
  • Final Fantasy XV;
  • Bubble Witch 3 Saga.

Mais facilidades

Com o Google Instant Apps, tudo fica mais fácil, pois, não precisa mais baixar o aplicativo inteiro no celular, basta clicar em um link para acessar o que precisa. Ou seja, é muito mais rápido e prático. Aliás, alguns exemplos desses aplicativos são:

  • Jet;
  • Skyscanner;
  • One Football.

Dessa forma, você economiza espaço de armazenamento no seu dispositivo e ainda tem acesso aos recursos que precisa.

Recursos customizados

Os desenvolvedores de aplicativos podem fazer recursos personalizados para as pessoas de acordo com o que elas gostam e precisam. Assim, é muito útil para quem quer usar apenas alguns recursos do aplicativo sem baixar e instalar ele todo no celular.

Com o Google Instant Apps, você pode experimentar de forma rápida apenas o que precisa, sem precisar passar pelo processo de download e instalação completo.

Como usar o Google Instant Apps?

Para usar o Google Instant Apps, você só precisa clicar em um link que direciona para um recurso específico de um app. Aliás, não é necessário baixar ou instalar o aplicativo completo. Assim, fica sem ocupar espaço de armazenamento no seu celular. 

Acessar através dos resultados de pesquisa do Google

Quando se procura algo no motor de busca, pode aparecer uns resultados com recursos de aplicativos para celular. Se o usuário clicar em um resultado que tem o ícone do Google Instant Apps, ele pode usar sem precisar baixar e instalar.

Acessar através de links compartilhados

Outra forma de usar esse recurso é através de links compartilhados por amigos ou colegas. Então, se você receber um link que inclui o ícone dessa ferramenta, basta clicar no link e usar o recurso do aplicativo de forma imediata.

Como desabilitar o uso do Google Instant Apps?

Caso, por algum motivo, você desejar desabilitar o uso do Google Instant Apps, é muito fácil fazer isso. Basta ir nas configurações do celular, selecionar a opção “Google” e depois “Configurações do Google”.

Lá, você verá a opção “Instant Apps”. Basta clicar nessa opção e desativar o uso, mas, lembre-se, isso significa que você não poderá mais usar os recursos dos aplicativos sem precisar baixá-los e instalá-los no seu celular.

image 152

O google instant apps permite jogar jogos sem precisar baixá-los no celular.                               Imagem de stokking no Freepik.

Limitações do Google Instant Apps?

O Google Instant Apps é uma tecnologia que tem algumas limitações, como a de versões de android. Além disso, ele possui alguns requisitos, como ter conexão com a internet.

Limitado a determinadas versões do Android

Infelizmente, o Google Instant Apps não está disponível para todas as versões do Android. É necessário ter pelo menos a versão 5.0 (Lollipop) do Android para usar o recurso. Se você tem uma versão anterior do Android, infelizmente não poderá usar o Google Instant.

Nem todos os aplicativos podem ser desenvolvidos como Instant Apps

Os criadores de aplicativos precisam fazer algumas mudanças para que eles possam funcionar com o Google Instant Apps.

Infelizmente, nem todos os aplicativos podem ser criados como Instant Apps porque alguns recursos podem não funcionar direito sem o aplicativo completo no celular. Isso quer dizer que nem todos os aplicativos estão disponíveis.

Requisitos de conexão com a Internet

Para usar o Google Instant Apps, você precisa ter uma Internet rápida e boa. Se a Internet não estiver boa, pode ser difícil usar o recurso e os aplicativos não vão funcionar direito.

Com ele, você pode acessar recursos dos aplicativos sem baixá-los no celular. Isso economiza espaço no celular e torna tudo mais fácil. Também ajuda quem faz os aplicativos a ter mais pessoas usando e torna mais fácil encontrar novos aplicativos.

Para usá-lo, é importante ter uma Internet boa e um celular que possa usar a tecnologia. Você pode ver se o seu celular pode usá-lo ao olhar nas configurações.

image 151

O google instant apps tem requisitos como o de precisar de conexão com a internet. Imagem freepik no Freepik.

Como será a evolução do Google Instant Apps?

Essa tecnologia do Google Instant Apps está sempre a melhorar e vai ficar ainda mais apurada para os usuários. As pessoas que criam a tecnologia estão trabalhando duro para fazer mudanças que tornem a experiência da pessoa ainda mais fácil e divertida.

Mais aplicativos disponíveis como Instant Apps

Ele vai ficar ainda melhor, isso porque, mais aplicativos vão estar disponíveis nele. Isso quer dizer que mais pessoas que criam aplicativos vão adaptá-los para essa tecnologia, e assim, os usuários vão ter ainda mais opções para usar sem precisar baixar tudo no celular.

Mais recursos disponíveis dentro dos Instant Apps

Os Instant Apps são uma tecnologia que ajuda a usar partes dos aplicativos sem ter que baixar tudo no celular. Mas às vezes, não dá para acessar todas as partes que estão no aplicativo completo. No entanto, isso pode mudar no futuro.

Mais partes dos aplicativos vão estar disponíveis nessa plataforma, e isso vai tornar a experiência do usuário ainda mais útil e fácil de usar.

Melhorias na experiência do usuário

O Google quer sempre deixar as coisas mais fáceis para as pessoas que usam seus produtos e serviços, e com esse recurso não é diferente. A empresa vai continuar a trabalhar para deixar esses apps mais fáceis, ao mudar a aparência e fazer melhorias.

Mais recursos customizados para os desenvolvedores

Os criadores de aplicativos que estão no Google Instant Apps têm muitas vantagens, como ter mais pessoas a usar os seus aplicativos e ficarem mais famosos.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes