Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Google Adwords Express: conheça a ferramenta que pode fazer sua empresa crescer na internet

O Google Adword Express é um versão simplificada do Ads, pois traz uma forma muito mais simples e fácil de manusear, ideal para quem é iniciante na plataforma. 

Se você quer saber como o Google Adwords Express pode ajudá-lo nas suas tarefas publicitárias na web, então está no lugar certo. Neste post irá descobrir tudo que precisa saber sobre o assunto e como tirar proveito dessa ferramenta.

O que é o Google Adwords Express?

O Google Adwords Express é um produto de publicidade da plataforma para veicular anúncios, como parte de campanhas online. Portanto, inclui as mesmas opções do Ads clássico, mas é menos complexo.

Lançado em 2011 para o público, com o objetivo de simplificar e automatizar tudo e assim deixar o manuseio mais fácil, para melhorar a experiência do usuário.

Com um processo simples você não precisa se preocupar com recursos de tempo limitados. Contudo, se você tem uma empresa e deseja aproveitar as vendas, o Adwords Express é a solução ideal para você.

Com a ajuda desse método poderá de forma simples retratar sua empresa em vários lugares, como redes de pesquisa, segmentação de dispositivos móveis, Google Maps e até mesmo sites parceiros.

O Google Adwords Express é uma ferramenta de publicidade que auxilia pessoas a fazer anúncios na internet.Imagem retirada do Pinterest.

O Google Adwords Express é uma boa alternativa?

Uma de suas principais alternativas com o Google Adwords Express é a economia de tempo que terá ao optar por ele. Além disso, poderá otimizar e automatizar seus anúncios de forma consistente.

Você consegue encontrar as melhores colocações ao depender somente da base do seu negócio. Por exemplo, a plataforma ajuda você a segmentar pessoas que procuram por empresas como a sua.

Ao iniciar sua primeira campanha, poderá também ter controle total sobre sua conta. Pois, o principal recurso que acompanha o uso dessa ferramenta é a segmentação, seja qual for a tarefa, remarketing ou outras funções, você consegue colocá-la para funcionar. 

Esse método também permite que você controle quais palavras-chave deseja escolher. Além disso, o lado mais positivo de utilizá-lo é que deixa as coisas simples, que por outro lado, faltam quando você usa o Ads.

Quem pode se beneficiar do Google Adwords Express?

Os maiores beneficiários do Google Adwords Express são as pequenas empresas que buscam reconhecimento e têm presença física. Pois, pode obter a maior parte das vantagens mesmo com um orçamento pequeno e não tiver dinheiro para agências externas.

A plataforma destina-se a facilitar a vida dos proprietários de firmas que cuidam da maioria das partes do negócio. Portanto, na maioria das vezes, são responsáveis pelas vendas, marketing ou mesmo finanças. 

Desse modo, permite que você crie mais tráfego, o que elimina a necessidade de investir mais tempo. Então, se você tiver menos experiência com o Ads, o Express é ideal para você.

Quais os benefícios do Google Adwords Express?

O Google Adwords Express traz muitos benefícios, como ser prático, rápido e fácil, desse modo, foca em coisas mais úteis. Portanto, o usuário também pode ficar tranquilo em relação às restrições, já que a plataforma é quem faz a maior parte do serviço.

Entre tantas vantagens há duas que se destacam e fazem uma grande diferença para quem utiliza esta ferramenta. Então, veja quais são:

  • rápida e facilitadora;
  • fica fora das políticas de restrições. 

fpEzpRGsV9KXpeYRYI5JLul6j4wmAG jBXtxU2n6SMMtrB4svBKriRX5A qWHRI0slr4EedJw9c9CNmPXkWJc7 qF16c2WI JIAl5oeVv4hyJETf9qYiSw3y5SFpQMrTMJng8pW7TP6ttf2SfMNbKM

O Google Adwords Express traz boas vantagens em especial para iniciantes, pois é fácil de usar. Imagem retirada do Pinterest.

Restrições 

Quando se utiliza o Ad Grant, há certas políticas que devem seguir para manter a concessão. Isso inclui manter uma taxa de cliques em toda a conta acima de 5%, ter 2 grupos de anúncios em cada campanha e não fazer lances em palavras-chave únicas. 

Ao usar este recurso, você concede controle total à ferramenta e o isenta desses requisitos rígidos para que não precise se preocupar com a suspensão de sua conta.

Expresso

O grande apelo do AdWords Express, e uma das razões pelas quais ele existe, foi para reduzir o tempo e o know-how necessários para configurar e gerenciar a publicidade na plataforma. 

Depois de passar cerca de uma hora na criação de alguns anúncios diferentes, a ferramenta assume o controle e você não precisa pensar nisso. Afinal, você tem coisas maiores e mais importantes para focar.

Quais os problemas do Google Adwords Express?

O Google Adwords Express também traz desvantagens como recursos limitados e a falta de transparência, mas ainda sim as vantagens compensam a parte negativa desta plataforma.

Entre alguns pontos ruins, esses são os dois que mais se destacam e podem incomodar os usuários que utilizam esta ferramenta.

Recursos limitados de anúncios

Embora o Adwords Express remova algumas das restrições de política impostas às contas do Ad Grant, ele também vem com limitações e não pode aproveitar as extensões. 

Você também não pode utilizar palavras-chave negativas, pois informam ao Google em quais pesquisas você não deseja que seu anúncio seja exibido. Também garante que sua organização mantenha uma boa reputação online e não receba associações ruins. 

Há a limitação para usar keywords de correspondência ampla e não pode configurar uma segmentação específica além da geografia.  

Diminuição da Transparência

Se optar pelo Adwords Express não se deve sentir à vontade para aplicar diminuição da transferência nas estratégias de marketing digital da sua organização.

Caso isso ocorra você não obtém acesso a análises avançadas ou relatórios em sua conta, então está entre a plataforma e não terá bons resultados, porque não fez a sua parte. 

Quais são as diferenças entre o Google Ads e o Google Adwords Express?

À primeira vista, o Google Adwords Express tem as mesmas opções que o Ads, no entanto, ele é muito mais simples e fácil de usar. 

Os anúncios podem ser escritos, palavras-chave selecionadas e um raio de publicidade definido. Além disso, há avaliações de impressões, custo por clique, etc.

Se você observar os dois produtos mais de perto, perceberá rápido que muitas das opções para a versão Express vem com muitas limitações. Abaixo, veja as algumas diferenças, bem como as características positivas e negativas:

  • copy do anúncio;
  • palavra-chave;
  • orçamento;
  • raio;
  • extensões;
  • playout.

O Google Adwords Express é mais rápido e simples de usar em relação ao Google Ads. Imagem retirada do Pinterest.

Copy do anúncio

Como auxílio, o copy exibe dicas e exemplos de anúncios para o usuário, o que deve facilitar a criação. Contudo, os textos de amostra são passagens da página inicial e não a meta description.

É importante que o conteúdo das propagandas tenha relação com as palavras-chave. Caso contrário, pode resultar em um índice de qualidade ruim, o que tem um impacto negativo na campanha.

Palavras-chave

As keywords que entram em questão e se destacam ficam fixadas na página inicial e sugeridas ao usuário. Ao escolher as desejadas só precisa adicioná-las, no entanto, só pode usar somente as que foram fornecidas. 

Inseridas apenas com a opção de palavra-chave, entretanto, quer dizer que pode sobrepor, assim, também fica possível fazer muitas consultas de pesquisa menos relevantes. 

Um grande contra, está no fato de que nenhum termo inserido é negativo e por isso as consultas de pesquisa sem importância não podem ser excluídas.

Orçamento

Como auxílio, fica exibida a faixa orçamentária típica dos concorrentes, no entanto, a margem é muito grande, por exemplo, de 80 a 1500 reais por mês. Entretanto, isso não irá ajudar o usuário.

O positivo é que o orçamento pode ser adicionado e alterado a qualquer momento. No Google Ads pode ser determinado individualmente. 

Depois que a campanha estiver em execução por algumas semanas, a parcela de impressões é uma métrica importante. Pois, ela mostra para quantas vezes os anúncios tiveram exibições. 

Com isso, por exemplo, se for 20%, o anúncio aparecerá apenas em 1 de 5 consultas de pesquisa. Entretanto, ela não fica exibida na plataforma.

Raio

A região de publicidade fica definida no Adwords Express ao usar um controle deslizante que determina o tamanho do raio. Além disso, também pode adicionar cidades individuais, no entanto, a exclusão não é possível. 

Só poderá selecionar entre 10 e 65 km, um maior ou até mesmo nacional não é possível. Pois, só pode adicionar 5 km por vez.

Extensões

As extensões expandem o anúncio para incluir mais informações, então isso torna as propagandas maiores e mais atraentes. No Ads, por exemplo, existem as seguintes extensões:

  • extensão de localização: clicar na extensão abre as rotas no Google Maps;
  • ramal de chamada: o número de telefone aparece direto no display;
  • site links: o usuário pode usar este link para ir direto ao site;
  • callouts: características especiais do cliente;
  • snippets: uma lista de serviços (por exemplo, áreas do direito, cursos, etc.).
Playout em diferentes dispositivos finais

Se o site não for otimizado para dispositivos móveis, os anúncios não devem aparecer neles. Pois, se a página não estiver adequada para o dispositivo do usuário, ele não vai conseguir abri-la. Portanto, o cliente sairá rápido da propaganda. 

Isso é registrado pela plataforma e diminui o índice de qualidade da campanha. Por isso, essa configuração não pode ser feita com esse recurso.

O Google Ads e o Google Adwords Express garantem sucesso para o negócio

Vale a pena investir no Google Adwords Express?

Há casos específicos para usar o Google Adwords Express e tem usuários que obtêm muito sucesso com ele. Além disso, se você não quiser se aprofundar na ferramenta e terceirizar o trabalho, ela será muito útil.

Já por outro lado, se quiser aproveitar ao máximo o Ad Grants, se deseja incorporá-lo a uma estratégia digital eficaz e de longo prazo, vale a pena gastar tempo no início para aprender, estruturar sua conta e fazer algumas pesquisas de palavras-chave

Quanto mais esforço você colocar no princípio quando se trata de sua conta do Google Ads, maior será o retorno e menos tempo levará para gerenciá-lo. Por fim, tudo depende da sua necessidade.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes