Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Anunciar no Google: saiba como fazer do modo pago e do jeito gratuito

Saiba como ter sucesso ao anunciar no Google e tirar melhor proveito possível dessa estratégia para promover o seu negócio e conseguir bons retornos com suas ações.

A estratégia de anunciar no Google pode levar sua empresa a outro nível, desde que você conheça a fundo as vantagens e as formas de fazê-lo. Portanto, descubra todos os detalhes dessa tática e veja como seu marketing pode se beneficiar, seja de forma paga ou gratuita.

Por que anunciar no Google?

O buscador em questão recebe milhões de visitas todos os dias, então esse é o principal motivo para sua marca anunciar no Google. Além disso, você pode tirar proveito das seguintes situações:

  • facilidade de usar;
  • aparecer para mais pessoas;
  • comodidade para as marcas.

Ao escolher o Google como parte do seu plano de marketing, sua empresa ainda terá mais recursos para compor sua tática de publicidade. Contudo, muita gente ainda opta por outras técnicas e deixam de lado o mecanismo de buscas, por diversos motivos.

Precisa ter experiência para anunciar no mecanismo?

Você não precisa ter experiência com publicidade online para anunciar no Google. Em suma, esse é um dos motivos de muitas empresas não anunciarem na plataforma, pois acreditam que demanda muita energia e conhecimento.

Aproveite as vantagens de anunciar no Google

Entre as vantagens de anunciar neste motor de buscas, está o controle de gastos, que será fácil de gerir na sua marca, inclusive em campanhas dooh. Contudo, também tem as seguintes vantagens:

  • segmentação de anúncios;
  • avaliação de campanhas;
  • gerenciar seus dados.

Da mesma forma, no momento que um usuário faz uma busca sobre determinada marca no Google, o mecanismo aplica recursos para localizar a mesma, seja qual for o tamanho da empresa. Por isso, é ideal conhecer o Google a fundo, bem como seu algoritmo.

Atraia interessados na sua marca

Com esses detalhes, você consegue atrair clientes, bem como atrair ainda mais pessoas que se interessam pelos seus produtos e/ou serviços e possa virar um lead, por exemplo.

Então, saiba mais detalhes neste artigo sobre os anúncios no Google, sejam B2C ou de outro formato.

Anunciar no Google
Ao anunciar no Google, a sua marca consegue aparecer para mais usuários interessados nos seus produtos ou serviços. Imagem de  em

Qual a importância do marketing de conteúdo ao anunciar no Google?

Muitos usuários buscam soluções para suas dúvidas por meio de buscas orgânicas, então é importante investir em materiais ao anunciar no Google. Por isso, o marketing de conteúdo é de suma importância para a sua estratégia, afinal:

  • cresce o número usuários que fazem pesquisa por voz;
  • nem todas as empresas usam a técnica;
  • aumenta a chance de vender mais.

O marketing de conteúdo aliado a uma otimização bem feita, traz resultados impactantes para a tática de sua empresa. Portanto, veja mais detalhes adiante.

Saia na frente da concorrência

Embora todos ou a grande maioria dos gestores de marketing saibam a importância da produção de conteúdos e do investimento para anunciar no Google, poucos ainda o fazem. Nesse sentido, você consegue sair na frente de muitos concorrentes no seu segmento.

Uma dica é analisar sempre o que as demais empresas que competem com a sua fazem no mercado atualmente. Assim, você consegue preencher as lacunas que possam existir ou focar em remover possíveis objeções do público-alvo quanto ao que sua marca oferece.

Um dos pilares do sucesso

Para ter sucesso na estratégia de anúncios nos motores de busca, é preciso usar pilares de sustentação para a mesma, e um deles é a produção de conteúdo. Em suma, grande parte das suas dúvidas tem respostas simples nessa vertente do marketing.

Mas o que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma tática voltada à atração de pessoas interessadas no que a sua marca oferece de bom. Nesse sentido, você deve entender as buscas dos usuários no Google sempre como um interesse de compra, mesmo que essa seja futura.

A ideia desta estratégia é criar conteúdos de qualidade, com informações relevantes sobre temas que tenham a ver com sua área de atuação.

Com isso, ao fazer uma pesquisa para tirar uma dúvida no Google, por exemplo, os usuários podem encontrar a resposta no seu site ou blog. Do mesmo modo, o seu conteúdo deve ser voltado para um perfil de pessoas específico, que se sintam atraídas pelo tema.

Assim, será mais fácil construir uma autoridade sobre o tema na mente daquela pessoa. Então, a chance desse usuário consumir algo da sua marca é maior, em relação a um concorrente que não possui uma presença digital sólida.

Como personalizar seu blog?

De antemão, para saber como deixar o seu blog atrativo para as pessoas, é preciso definir as personas do seu negócio.

Por esse motivo, a maneira de abordar os temas do seu conteúdo ou até mesmo a personalização das páginas deve levar em conta os padrões de comportamento desses usuários, bem como seus gostos e necessidades.

Marketing de conteúdo e funil de vendas

A partir do momento que você considera as pesquisas no Google como um interesse de consumir algo, será mais fácil induzir a pessoa por um caminho que o leve à compra.

Por isso, a sua marca deve entender a estratégia do funil de vendas, para criar táticas de levar essa pessoa à próxima etapa deste cenário.

Fases do funil

O funil é dividido em fases e o seu time deve estar pronto para identificar em qual etapa desse cenário uma pessoa se encontra. Em seguida, é preciso dividir os leads entre essas fases, para criar uma abordagem única para cada uma dessas etapas do funil, que são:

  • fase de atração;
  • consideração;
  • etapa final, chamada de fase de decisão.

Vale destacar que cada cliente em potencial terá um ritmo diferente em cada uma das etapas e sua marca pode perder muitos deles nessa jornada. Portanto, sempre pense em táticas que o levem à próxima etapa até conseguir converter o lead em cliente.

Anunciar no Google
Sempre use o marketing de conteúdo e o SEO como pilares para seu conteúdo ao anunciar no Google. 

O SEO é importante ao anunciar no Google?

Ao anunciar no Google, sempre use o SEO para otimizar seu material, afinal essa tática é de suma importância para quem deseja aparecer na web. Isso porque o SEO consegue tornar seu texto mais atrativo e ainda o engaja mais facilmente na SERP.

Como funciona essa técnica?

Essa sigla se refere à otimização de páginas para os motores de busca, então funciona como um formato que irá atender tanto às necessidades do algoritmo, quanto dos usuários da web.

Ainda assim, é preciso se resguardar ao aplicar a técnica, já que existem muitas estratégias de SEO negativo, que causam efeito contrário. Do mesmo modo, atraem até mesmo penalizações por parte do Google ao seu site.

Importância para o funil de vendas

Essa otimização é de suma importância para o funil da sua marca, já que você pode usar as buscas e interesses do seu público-alvo como palavras-chave ao produzir conteúdos.

Nesse sentido, você pode usar o SEO também para estruturar uma página, ao melhorar o título e a meta descrição. Afinal, ao anunciar no Google esses dados estarão em destaque e atraem acessos para sua página.

Tenha um calendário editorial

O ideal é ter um calendário editorial, tanto para posts no seu blog como nas redes sociais. Desse modo, seu conteúdo será sempre atualizado e a constância de postagens vai melhorar a visão do público para com a sua marca.

Como usar o Google Adwords ao anunciar no Google?

Ao anunciar no Google, essa ferramenta vai te ajudar a saber quais palavras-chave seus leads mais usam nas buscas. Portanto, você deve utilizar o Google Adwords para entender mais a fundo o comportamento das personas do seu negócio.

Por que investir nessa estratégia?

Invista nessa estratégia como uma das prioridades da sua marca, afinal com ela você consegue saber até mesmo qual o volume de pesquisas um determinado termo recebe ou recebeu. Assim, será muito mais fácil o processo de nutrir os leads da sua empresa.

Como funciona de fato?

O Google Adwords funciona a partir dos elementos da pesquisa do seu lead.

Nesse sentido, ao fazer uma busca por um produto no Google, ele vai se deparar com anúncios personalizados em sites que são parceiros do mecanismo, como forma de conduzi-lo à compra.

Por que apostar no Google Adsense ao anunciar no Google?

O adsense te permite aparecer para pessoas que buscam por produtos que estão relacionados à sua empresa ao anunciar no Google.

Portanto, você pode ganhar comissões de marcas que anunciam em seus domínios, bem como anunciar em sites que recebem um bom número de acessos.

Use independente do seu nicho

A maior vantagem de usar o Google Adsense é a versatilidade desse recurso. Em suma, você pode tirar proveito de seus benefícios independente do nicho em que se encontra a sua empresa.

Anunciar no Google
Saiba como as ferramentas grátis da web podem te ajudar a anunciar no Google. Imagem de Pixabay

O Google Meu Negócio é importante para quem deseja anunciar no Google?

O GMN é uma das ferramentas mais importantes para as marcas que desejam anunciar no Google. Afinal, o recurso te permite personalizar a forma como os clientes irão ver a sua empresa no buscador, além de ser grátis.

Receba feedbacks dos clientes

Com o Google Meu Negócio, você consegue receber feedbacks e avaliações dos clientes, além de exibir seus produtos e serviços para todos. Portanto, dedique um pouco de tempo e crie o seu perfil na ferramenta.

Melhore sua relação com o público ao anunciar no Google

Ao usar o GNM, a sua relação será bem mais próxima com o seu público consumidor. Por isso, é uma função que permite à sua marca acompanhar todas as mudanças nos padrões de consumo dos usuários da web.

Saiba como cada ferramenta pode ajudar

O Google oferece diversas ferramentas que vão te guiar na condução do seu negócio nos meios digitais. Então, não perca tempo e analise como cada uma dessas ferramentas vão te ajudar.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes