Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Qual a importância de reduzir custo AdWords?

É possível reduzir custo AdWords sem, no entanto, deixar de investir nessa estratégia, basta entender como gerar os melhores resultados em seus anúncios.

Para reduzir custo AdWords é necessário recorrer às técnicas que facilitem a compreensão das métricas das campanhas de anúncios. Com isso, investir no que já está bom e corrigir o que há de errado, através de melhorias no SEO e criativos atraentes.

O que é reduzir custo AdWords?

Reduzir custo AdWords é essencial para ajudar as empresas a alcançarem seu público-alvo de forma mais econômica, através de anúncios inseridos em mecanismos de pesquisa, com a finalidade de atrair e convencê-lo a entrar na página de venda.

pessoa usando laptop
O campo de busca do Google é uma ótima ferramenta para otimizar e reduzir custo AdWords. Imagem do Pixabay no Pexels.

Alguns sites parceiros da loja hospedam uma propaganda que pode ser em formato gráfico  ou de texto. No Google, por exemplo, os anúncios do Ads geralmente aparecem em locais específicos na parte superior e à direita de uma página dos resultados de pesquisa.

De que forma o Google Adwords funciona?

Quando o usuário faz uma pesquisa com palavras-chave relacionadas à sua marca, produtos e serviços, o anúncio da sua loja será exibido para eles. Portanto, é essencial que tais termos estejam sendo bem aplicados para atrair o usuário e reduzir custo AdWords.

Com isso, você só paga quando a pessoa clica no link e visita o seu website ou liga para sua empresa usando “clique para ligar” que aparece na página depois que um usuário pesquisa por algo relacionado. Assim, esse fator é chamado de CPC, custo por clique.

Quais são as formas de baixar o CPC e reduzir custo Adwords?

Existem diversos modos de reduzir custo AdWords como rastrear o ROI, bem como, pausar campanhas inadimplentes e criar campanhas criativas. 

O profissional que faz a gestão de tráfego de um negócio sabe que para obter bons resultados através de anúncios, é necessário que um conjunto de fatores trabalhem juntos para isso, por exemplo:

  • rastrear o custo e o ROI primeiro;
  • pausar campanhas inadimplentes;
  • minimizar o orçamento de palavras-chave genéricas;
  • criar anúncios criativos e páginas de destino;
  • experimentar lances automáticos com CPA desejado;
  • aplicar orçamento baixo quando for necessário;
  • investir em palavras-chave de cauda longa.

Antes de aplicar essas dicas, no entanto, é ideal que você saiba do que se trata cada um deles para entender como e quando recorrer a essas estratégias. Sendo assim, conheça os detalhes que os abrangem logo abaixo.

Rastreie o custo e o ROI primeiro

Para quem deseja reduzir custo AdWords, mas não costuma monitorar o ROI, é hora de interromper seus anúncios e tomar as ações necessárias para criar campanhas de geração de dados e conversões, nas quais você pode acompanhar o gasto e o retorno.

A melhor maneira de baixar o CPC do Ads, aliás, é observar as conversões e fazer campanhas com as práticas recomendadas do Google. Dessa forma, para não perder as oportunidades e reduzir custo AdWords, siga as seguintes dicas:

  • crie uma campanha de anúncios com foco no seu modelo de negócio principal;
  • exiba anúncios apenas quando as táticas estiverem configuradas;
  • faça campanhas otimizadas de acordo com a hierarquia do seu negócio.

Você deve monitorar seus dados diários, semanais e mensais, a fim de aplicar as alterações necessárias com base no aprendizado e nas métricas.

Pausar campanhas inadimplentes

Realizar pausas e executar uma ação nas campanhas do Google Ads que foram mal sucedidas, é o básico a ser feito para diminuir o CPC e reduzir custo AdWords. Com isso, esse tipo de atividade não deve ser “esquecida” enquanto estiver rodando.

Caso queira encontrar algo específico responsável por drenar seu orçamento com limitação ou nenhuma conversão, de acordo com a expectativa mínima, é hora de tomar medidas para otimizar ou fazer pausas.

Minimize o orçamento de palavras-chave genéricas

Embora o Google se mostre cada vez mais preciso com a IA e com as palavras-chave genéricas a cada dia melhores, ainda há chance de desperdiçar seu investimento. Pois, elas cobrem uma ampla gama de pesquisas, até mesmo as irrelevantes.

Apesar de termos amplos gerarem o maior número de cliques, alguns podem não gerar venda e isso exige medidas de intervenção. Desse modo, você pode direcionar a grupos mais específicos, para que usuários mais relevantes recebam os anúncios.

pessoas dando as mãos no trabalho
Reduzir custo AdWords é viável a partir de um bom planejamento e ótima aplicação. Imagem de Fauxels no Pexels.

Crie anúncios atraentes e páginas de destino

Investir em anúncios chamativos que geram curiosidade e o interesse da pessoa em engajar, é uma ferramenta poderosa que deve ser explorada. Com isso, há mais chances de obter cliques mais promissores e reduzir custo Adwords.

Mas isso não é o suficiente, pois mesmo que o cliente seja atraído por um bom e criativo copy, o fator decisivo para a compra é ter uma página de destino bem trabalhada, que desperte o interesse, quebre objeções e o convença de que essa é a melhor escolha. 

Experimente lances automáticos com CPA desejado

Não é nenhuma novidade que a IA pode oferecer mais resultados do que o ser humano. Porém, antes de investir no poder dela e no CPA desejado, é indicado criar uma campanha personalizada para ver o resultado ideal, a fim de reduzir custo AdWords.

Aplicar orçamento baixo quando for necessário

Baixar o orçamento dos anúncios é uma boa ação para minimizar os gastos com o Google Ads. Com isso, é viável fazer isso com cuidado e sem prejudicar a posição dos anúncios ou o número de impressões que eles podem obter. 

Para quem deseja aplicar de maneira estratégica, poderá obter uma campanha de melhor desempenho com menor custo de CPC e conseguir reduzir custo Adwords.

Investir em palavras-chave de cauda longa

Palavras-chave long tail são aquelas frases que possuem 4 ou mais termos, assim, quando a sua meta for reduzir o valor por interação de cada usuário, saiba que esse elas são alguns dos pontos cruciais para obter sucesso nesta estratégia.

Prós e contras de usar palavras-chave de cauda longa

Os prós dessa atividade é que as palavras-chave de cauda longa são mais específicas, por isso, tem um número menor de pesquisas e menos concorrência. Ademais, na maioria das vezes são mais em conta do que aquelas mais genéricas e curtas.

Seu ponto negativo é que terá menos pessoas chegando ao seu site. Mas, de modo geral, é possível ganhar mais visibilidade na categoria dos termos mais longos, por ser algo mais específico e com altas chances de conversão, o que vai impactar e reduzir custo AdWords.

Maneiras de achar palavras-chave de cauda longa para reduzir custo AdWords

Existem ferramentas que você pode usar para encontrar palavras-chave de cauda longa para suas campanhas. Basicamente, elas mostram o volume de pesquisa e a média de CPC para um determinado tema.

O próprio Google, além disso, é bastante eficiente nessa função, basta digitar a informação na barra de pesquisa e analisar as sugestões que aparecem logo abaixo.

Por que reduzir custo AdWords traz benefícios para um e-commerce?

Reduzir custo AdWords permite que seja feito um tráfego de qualidade para o seu e-commerce, pois seu orçamento é otimizado e permite um maior alcance. Então, aumenta o conhecimento da marca e outros benefícios como:

  • o algoritmo vai seguir esse cliente e sugerir seu produto em redes sociais;
  • você determina em quais sites seus anúncios vão ser inseridos;
  • relembra o que foi pesquisado antes e mantém a sua marca visível;
  • economia para investir em outras campanhas e projetos.

Ao reduzir custo Adwords, é indicado tentar o tráfego pago em outras plataformas para ter uma dimensão maior de público-alvo e conseguir mais clientes.

Como reduzir custo Adwords e tornar os seus anúncios mais relevantes?

Tornar os anúncios mais relevantes e reduzir custo Adwords é uma tarefa que inclui a seleção de boas palavras-chave, criação de grupos de anúncios específicos, fazer campanhas simples e atraentes, além de um bom SEO que aumenta o alcance da página.

blocos formando o nome seo audit
Um bom SEO pode gerar ótimos resultados a ponto de reduzir custo AdWords. Imagem de Pixabay no Pexels.

Invista em SEO para reduzir custo AdWords

Essa estratégia de marketing permite otimizar seu site para aumentar a classificação de acordo com os mecanismos de busca. Dessa forma, ele é capaz de elevar a sua visibilidade online para que mais clientes em potencial possam encontrar seus produtos e serviços.

Por que o SEO é importante para o seu negócio?

O SEO é importante para o seu negócio online, pois milhões de pessoas usam os métodos de pesquisa e você precisa estar visível para elas. Além disso, quando o otimizador de busca é eficiente, aumentam as chances de satisfazer as consultas dos possíveis clientes.

Sem falar que isso vai impactar de forma positiva no retorno sobre o investimento e reduzir custo AdWords, através do fácil acesso que as pessoas terão as suas campanhas de conteúdo recém-criado.

O que mais é necessário para reduzir custo AdWords?

Para reduzir custo AdWords, além do que você já aprendeu até aqui, o mais importante é colocar em prática e ter constância durante a aplicação. Com isso, ter em mente que o processo merece cautela, mas também exige um pouco de ousadia. 

É importante sempre ter em mente que o mundo está cada vez mais competitivo e você precisa acompanhar as novidades, a fim de não ficar para trás. Idealize, arrisque, inove e foque em atrair mais clientes de forma eficaz para garantir o sucesso da sua empresa. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes