Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é Síndrome de Burnout e o que a empresa pode fazer para ajudar o colaborador?

Com temas como saúde mental tão em alta nos últimos tempos, entender o que é Síndrome de Burnout é essencial, pois é um distúrbio que se manifesta no trabalho.

Entender o que é Síndrome de Burnout é vital, já que este é um distúrbio que vem ganhando destaque. Para quem é empreendedor ou atua em uma empresa como funcionário, conhecer os sintomas e as causas é essencial para cuidar do bem-estar.

O que é Síndrome de Burnout?

Entende-se por o que é Síndrome de Burnout como um distúrbio psíquico que se manifesta em sinais como estresse e cansaço extremos. Também é chamado de Síndrome do Esgotamento Profissional.

o que é síndrome de burnout
Entender o que é Síndrome de Burnout é essencial para evitar que essa condição o atinja. Imagem de freepik no Freepik

Pode-se afirmar, então, que é uma exaustão física e mental que acomete os colaboradores. Portanto, é uma condição que surge por fatores que possuem relação com o trabalho, como:

  • grande volume de tarefas;
  • muitas cobranças;
  • pressão;
  • nível de estresse alto.

O significado de Burnout tem como origem a língua inglesa e é a junção de dois termos, são eles:

  • burn: queimar;
  • out: fora.

Essa síndrome se caracteriza por uma “queima de fora para dentro”. Ou seja, são quando elementos externos causam uma grande pressão mental. De fato, se não tratada pode gerar um grave estado de depressão e ansiedade.

Sintomas da síndrome

Os sinais do Burnout podem ser emocionais, físicos e psíquicos, como cansaço físico e mental em excesso, além de dores nos músculos. Ainda vale adicionar os seguintes sintomas:

  • insônia;
  • problemas de memória;
  • ausência de apetite;
  • queda do foco;
  • baixa autoestima;
  • irritabilidade;
  • dor de cabeça;
  • pressão alta;
  • isolamento;
  • sentimento de tristeza, insegurança e fracasso;
  • apatia.

É comum, aliás, que se confunda a síndrome com estresse, afinal, são parecidos. No entanto, são condições bem diferentes como você pode entender a seguir.

Diferença entre estresse e Burnout

A Síndrome de Burnout está relacionada de forma direta com o trabalho, enquanto que o estresse, por sua vez, tem como causa diversos fatores que podem incluir ou não o aspecto profissional da vida de uma pessoa.

Quais são as causas e o que é Síndrome de Burnout?

Agora que sabe o que é Síndrome de Burnout, entenda que as causas variam, mas se concentram no trabalho, como estresse elevado, excesso de tarefas, apreensão, dentre outros fatores.

Estresse

O estresse elevado e constante é uma das causas dessa síndrome. Afinal, quando alguém se expõe com frequência a situações de desgaste intenso, sem dúvida, em um curto período de tempo se sentirá bastante cansado e acima de tudo, tenso.

Obrigações em excesso

Quem sente que possui muitas tarefas pendentes, mas pouco tempo para realizá-las ou que as maiores responsabilidades recaem sobre si, de fato, está correndo um grande risco de desenvolver a Síndrome de Burnout.

Apreensão constante

A tensão ou a apreensão constante é algo muito ruim não só para o corpo, mas para a mente. Portanto, sentir que vive no limite é uma condição que pode resultar em Burnout.

Problemas no trabalho

Existem situações que contribuem para essa síndrome por ter uma relação direta com o local de trabalho e com os problemas ligados a ele. Por exemplo, atritos com o chefe, medo de perder o emprego e tarefas em excesso.

Como combater o que é Síndrome de Burnout nas empresas?

Para evitar o que é Síndrome de Burnout nas empresas é essencial oferecer aos colaboradores um local de trabalho satisfatório. Além disso, checar a condição emocional e física de cada membro da sua equipe é vital para prevenir esse distúrbio.

Vale adicionar ainda outras medidas e ações que o gestor deve se atentar, por exemplo:

  • ter uma liderança empática e saudável a frente do negócio;
  • capacitar os seus funcionários;
  • não sobrecarregar a equipe;
  • conversar com o quadro de pessoal, a fim de identificar sinais de estresse e fadiga;
  • oferecer ajuda profissional para questões de saúde física e emocional;
  • investir no clima organizacional da empresa;
  • detectar se há algum colaborador com Burnout e oferecer assistência.

Líderes e gestores precisam conhecer a fundo o que é essa síndrome e como ela se manifesta, a fim de proteger o seu quadro de pessoal. Acima de tudo, é vital que a firma reduza ao máximo as causas para o desenvolvimento do Burnout e seus fatores de risco.

o que é síndrome de burnout
É papel da liderança saber o que é Síndrome de Burnout e oferecer um local de trabalho saudável a sua equipe. Imagem de Racool_studio no Freepik

O que é Síndrome de Burnout afeta a produtividade?

Já se sabe o que é Síndrome de Burnout, agora entenda que ela afeta a produtividade, já que o rendimento do colaborador é menor, então, o seu desempenho acaba sendo inferior.

Um estudo da 121 Labs de 2022, que teve a participação de mais de dois mil brasileiros, revelou que dentre essas pessoas:

  • 36% tiveram casos medianos de Burnout;
  • 32% estavam nos estágios iniciais da síndrome;
  • 17% tiveram casos severos de Burnout.

Além de impactar a vida do funcionário e a sua saúde mental, essa condição também afeta a empresa. Isso porque, a pesquisa também indicou que a produtividade pode cair 50% nos casos severos de Burnout. 

Práticas para reduzir o estresse e aumentar a produtividade

Reduzir o estresse e assim, se tornar mais produtivo é possível ao adotar ações práticas como organizar o seu dia, ter um ambiente de trabalho em ordem e limpo para ter mais concentração, bem como, saber equilibrar vida pessoal e carreira.

Organize o seu dia

Comece o seu dia colocando as suas tarefas em ordem. Ou seja, separe cada atividade e priorize as mais urgentes daquelas que podem ser feitas no dia seguinte, por exemplo. Esse cronograma é essencial para que você não exceda o seu limite de obrigações.

Também é importante evitar trabalhar sem intervalos, então, faça algumas pequenas pausas ao longo do seu expediente, a fim de também prevenir lesões por esforço repetitivo.

Deixe o seu local de trabalho sempre limpo e em ordem

A organização no espaço de trabalho é crucial. Isso porque, um ambiente limpo e em completa ordem gera uma sensação imediata de tranquilidade e bem-estar. Para quem atua no regime de home office, esse aspecto é ainda mais essencial.

Nem sempre quem trabalha fora da empresa tem um local apropriado dentro de casa. Mas, é vital escolher um cômodo arejado e silencioso para se instalar e assim, evitar as distrações ao seu redor.

Tenha mais equilíbrio em sua vida

Equilibrar vida pessoal e carreira é fundamental para se manter saudável e acima de tudo, produtivo. Para isso, no entanto, requer mudar alguns hábitos em seu dia a dia, como se desconectar de qualquer assunto sobre trabalho após o fim do expediente.

Como tratar o que é Síndrome de Burnout?

Tratar o que é Síndrome de Burnout envolve mudança de hábitos, como a prática de exercícios físicos e buscar ajuda profissional (terapia). Em casos mais graves, no entanto, pode ser necessário o uso de medicação.

Estilo de vida saudável reduz os efeitos do Burnout

Mudar os seus hábitos de vida, como incluir a prática de atividades físicas e ter uma alimentação mais saudável, pode reduzir os sintomas da síndrome.

O exercício físico, em especial, tem a função de diminuir alguns sinais comuns do Burnout, como a depressão e a ansiedade. Além disso, contribui para a melhora da sua autoestima, que também é afetada por essa condição.

o que é síndrome de burnout
O tratamento para o que é Síndrome de Burnout envolve a terapia. Imagem de shurkin_son no Freepik

Terapia pode ajudar a tratar a síndrome

A terapia cognitivo-comportamental ou TCC é muito eficaz para tratar pacientes com a Síndrome de Burnout. Isso porque, a pessoa vai reconhecer as causas que a levaram a desenvolver esse distúrbio e a partir disso, vai descobrir como combatê-las.

Técnicas de TCC para tratar o Burnout

Dentre as técnicas de TCC para tratar essa condição, vale destacar alguns exercícios de relaxamento dos músculos e de respiração, práticas que são essenciais para os momentos de estresse e tensão no trabalho.

Como a empresa pode ajudar a enfrentar o que é Síndrome de Burnout?

A empresa pode ajudar a enfrentar o que é Síndrome de Burnout ao mudar a sua cultura e o clima organizacional, ao separar bem as tarefas de forma igual entre os membros da equipe e investir em uma comunicação não-violenta.

Mude a sua cultura organizacional

O líder que muda a cultura da sua empresa entende o que é bem-estar no trabalho e tem a visão do quanto isso é importante para a saúde de todo o seu quadro de pessoal.

Quando toda a equipe está alinhada com a liderança e os gestores, é possível criar conexões mais positivas e transparentes. Desse modo, há menos atrito na firma, isolamento e falta de ordem, fatores que prejudicam muito a produtividade.

Divida igualmente as tarefas

As demandas devem ser separadas de forma igual, a fim de não sobrecarregar ninguém. Além disso, é válido incluir algumas ferramentas de gestão para ajudá-lo nisso e para saber o status de cada atividade, bem como, quem está mais disponível em seu time.

Invista na comunicação não-violenta

O maior princípio da comunicação não-violenta é a empatia, a fim de identificar as emoções das pessoas ao seu redor. Nesse sentido, é vital que dentro da empresa:

  • não haja julgamentos;
  • ofereça meios para uma convivência agradável no local de trabalho;
  • reconheça as emoções incômodas;
  • líderes e gestores saibam as necessidades das suas equipes.

Essa técnica sozinha não é capaz de ajudar a combater a síndrome, mas em conjunto com várias outras ações, como oferecer ajuda psicológica, pode sim contribuir para evitar o Burnout.

Qual é o papel da empresa para evitar o que é Síndrome de Burnout?

O papel da empresa para evitar o que é Síndrome de Burnout é cuidar da saúde mental de todo o seu quadro de pessoal. Isso inclui oferecer um local de trabalho confortável e agradável, ser justa na distribuição de tarefas e valorizar cada colaborador.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes