Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Promoção de conteúdo: como aumentar o alcance das suas publicações em diversos canais?

A promoção de conteúdo em diversos canais e formatos deve fazer parte da sua estratégia de marketing. Afinal, mesmo sendo muito subestimada, ela é essencial para que seus artigos, posts, vídeos e outros materiais cheguem ao público certo.

Guia Rápido

O que é promoção de conteúdo?

É a definição de uma estratégia que visa aumentar o tráfego no seu site. Além disso, ela busca não apenas vender, mas também criar e manter um relacionamento com a sua base de clientes antigos, bem como, novos. Em síntese, os principais objetivos dela são:

  • Atrair mais visitantes;
  • Gerar resultados;
  • Aumentar a interação das pessoas com seu conteúdo.

Não basta apenas criar e publicar um bom texto, vídeo ou podcast. Na verdade, cada um deles só vai cumprir todas as suas metas se atingir o público certo. Dessa forma, a sua empresa precisa investir na promoção de conteúdo.

Vale lembrar que os seus conteúdos evergreen, por exemplo, não podem ser esquecidos após a primeira leva de acessos. Afinal, são informações úteis e completas que devem alcançar cada vez mais usuários.

tela de um tablet mostrando gráficos diversos
A promoção de conteúdo visa gerar mais visitas para o seu site ou perfil. Imagem: Imagem de Photo Mix no Pixabay

Por que você deve fazer promoção de conteúdo?

Criar e publicar um material de qualidade, sem dúvida, é essencial para a sua marca. Mas, não adianta investir só nesta etapa, afinal, ele precisa chegar ao público certo. Por isso, também é um papel crucial para a empresa criar estratégias para:

  • Aumentar tráfego orgânico;
  • Poder alcançar mais pessoas;
  • Fazer a sua marca ganhar autoridade.

Isso não vai ser possível se o seu artigo está há meses no blog sem receber nenhuma divulgação. Além disso, vale destacar que promover um conteúdo não é apenas exibir o seu link em diversos canais, já que apenas isso não gera audiência e interesse.

Tráfego orgânico

É o tráfego pelo qual você não precisa investir dinheiro, já que ocorre de forma mais natural, a partir do seu ranqueamento nos principais buscadores. Assim, usar as estratégias de SEO é muito importante para atingir bons resultados no orgânico.

Otimizar as páginas para mobile, ter bons backlinks e usar palavras-chave relevantes são algumas das boas práticas para aumentar as visitas no site. Em síntese, é preciso priorizar a qualidade em todos os aspectos para chegar a uma boa posição na página de resultados.

Estratégia 80/20

A regra 80/20, em resumo, diz que é preciso investir mais para promover conteúdos do que para criá-los. Dessa forma, não é a quantidade de artigos que você publica que fará o sucesso da marca, mas sim quais deles estão direcionados para o público certo.

Como fazer uma estratégia de promoção de conteúdo eficaz?

Uma estratégia para promover conteúdo deve ser planejada em todos os detalhes, a fim de atingir seus objetivos. De fato, a venda é a meta final de qualquer empresa, mas há outras ações que fortalecem a relação com o cliente e aumentam o alcance da marca.

Pilares da estratégia

Assim como em seu marketing de conteúdo, a etapa de promoção não deve ocorrer sem critério algum. Por isso, é preciso entender o que se pretende obter como resultado para poder aplicá-la. Então, uma boa sugestão de passo a passo é:

  1. Planejamento;
  2. Definir os conteúdos certos;
  3. Segmentar o público que deseja atrair;
  4. Escolher os canais;
  5. Criar táticas para cada tipo de estratégia.

Para gerar mais visitas para o site, seja de forma orgânica ou não, deve-se pensar em todos os aspectos. Portanto, entenda o que é importante em cada etapa para saber como adaptar esses pilares a sua estratégia.

1- Planejamento da promoção de conteúdo

Antes de tudo, saber para quem se pretende criar o material é essencial. De fato, não há como atingir bons resultados se você não conhece a sua persona. Então, o estudo e a pesquisa devem levar em conta os objetivos, indicadores e o perfil do seu cliente ideal.

Objetivos

Definir qual é o objetivo ao promover conteúdos é o primeiro passo. Por exemplo, pode-se informar, educar, divulgar a sua marca ou mostrar como resolver um problema. Além disso, eles podem ser usados para baixar um ebook, ouvir um podcast ou assistir a um vídeo.

Indicadores

Acompanhar as métricas é a etapa básica para entender como a sua audiência se comporta e o que lhe interessa. Portanto, confira os conteúdos mais acessados no seu site e as dúvidas presentes em comentários, por exemplo.

Personas

São personagens fictícios criados para representar quem seria o seu cliente ideal. Para qualquer estratégia de marketing, é muito importante criá-la. Assim, você pode oferecer conteúdos de interesse e chamar a atenção de pessoas reais com um perfil parecido.

2- Como escolher os conteúdos certos para a promoção?

Faça uma seleção dos mais relevantes entre todos os que sua empresa já criou. Desse modo, além de gerar mais interesse para várias pessoas, eles têm um alto potencial de compartilhamento. Em síntese, os critérios básicos para defini-los são:

  • Conteúdos aprofundados;
  • Qualidade;
  • Materiais que atendam o maior número de pessoas.

Escolher os textos sobre conceitos muito específicos, por exemplo, pode não ser a melhor tática. Afinal, se o objetivo é gerar mais visitas para o site, é preciso escolher o que tem potencial de atrair mais pessoas.

Potencial de compartilhamento

Diante do foco em alcançar o maior número de pessoas possível, selecione os materiais que têm maior potencial de compartilhamento. Ou seja, aqueles que são úteis a vários usuários com diferentes níveis de consciência sobre a sua oferta.

Nesse caso, os ebooks, posts pilares e guias completos são ótimas escolhas. Aliás, também exigem menos trabalho na produção, já que podem ser reaproveitados várias vezes. Mas, vale lembrar que é importante revisar e atualizar os mais antigos.

Fale o que o público quer ouvir

Atender o cliente deve ser uma das prioridades de qualquer empresa. Portanto, divulgue os materiais em contextos que façam sentido e que já exista interesse em conhecê-los.

homem sentado, escrevendo em seu caderno e com um notebook na sua frente
Escolha os temas úteis a um público amplo para a promoção de conteúdo. Imagem: Imagem de StockSnap no Pixabay

3- Como definir quem você quer atrair na promoção de conteúdo?

Leve em conta quem são as pessoas que podem gerar oportunidades de negócios. Ou seja, aquele tem algum problema para o qual o seu produto, serviço ou conteúdo, seja a solução. 

Oportunidades de negócio

Criar a persona é crucial para definir quem um determinado conteúdo deve atingir. Afinal, apenas os que têm interesse por ele é que podem visitar o site, baixar o material, comentar e até compartilhar. Por isso, leve em conta os seguintes aspectos dela:

  • Desafios;
  • Problemas;
  • Objetivos;
  • Interesses.

Apenas publicar um link, por exemplo, é uma estratégia falha, porque não considera esses critérios. Ainda que fosse um conteúdo em anúncio pago, ele não teria um resultado tão bom quanto se a estratégia estivesse bem definida desde o começo.

Público personalizado

Usar diferentes canais, utilizar a linguagem certa e oferecer uma solução para o problema são apenas algumas formas de atrair o público. Portanto, considere que até mesmo o quanto um perfil conhece sobre o tema é essencial para fazer a escolha dos conteúdos.

4- Quais canais performam melhor na promoção de conteúdo?

Uma promoção de conteúdo bem-sucedida depende da definição dos canais em que ela ocorre. Por exemplo, não é interessante divulgar um material fora de contexto em um grupo que não demonstra querer saber sobre o tema. 

Para definir os melhores canais, então, considere os que a sua persona mais usa. Assim, ela terá mais chances de entrar em contato com seus materiais, visitar o site e conhecer a sua marca. Desse modo, alguns dos principais meios de divulgação são:

O Google Analytics é uma ferramenta que pode auxiliar você a escolher em qual investir mais. Ele mostra quais são as principais fontes de tráfego que geram mais visitas e conversões.

5- Como criar táticas para cada tipo de estratégia?

Em cada estratégia para promover conteúdo, crie táticas que sejam coerentes com o canal e a forma de divulgação. Isso quer dizer que deve-se levar em conta as três formas básicas que se pode fazer isso:

  • Canais próprios;
  • Mídias de terceiros;
  • Conteúdo pago.

A maioria das pessoas que conhece seu blog, perfil em rede social ou está inscrita em uma lista de email é porque tem interesse na sua marca. Dessa forma, sabe-se que a interação com esse grupo é diferente da comunicação para os que ainda não têm contato algum.

Nas mídias de outras pessoas ou marcas, há uma chance de ampliar o seu público. Então, é uma forma de aumentar o alcance e reconhecimento da sua marca. Por último, com uma mídia paga, a segmentação do público pode ser bem maior e você tem controle sobre isso.

Quais erros podem prejudicar a promoção de conteúdo?

Tentar impulsionar conteúdos sem estratégia é, em síntese, o principal deles. Afinal, sem um bom planejamento, diversos erros podem ocorrer e o seu negócio não vai obter bons resultados. Portanto, saiba o que deve evitar:

  • Conteúdo sem qualidade;
  • Não divulga materiais que chamem a atenção das pessoas;
  • A produção e a promoção não seguem a mesma estratégia;
  • Promove o conteúdo para o público errado.

A produção também é uma etapa essencial, por isso, é nela que se deve priorizar a qualidade. Além disso, ela deve estar alinhada com a promoção, já que ambas devem ter em vista a mesma persona.

Um material atrativo é o que tem relevância para o público. Ou seja, pode responder a uma dúvida, informar ou ensinar. Portanto, compartilhar um link qualquer ou apenas ter o foco em vender ou gerar tráfego não vai gerar resultado.

Revise sempre a sua estratégia

Sempre que decidir divulgar um vídeo, artigo ou post, lembre-se de revisar se ele se alinha  com seus objetivos de marketing. Desse modo, evita cometer esses erros e prejudicar a autoridade da sua marca na promoção de conteúdo.

pessoa usando o celular, analisando um gráfico na tela
Os materiais da sua promoção de conteúdo precisam ser direcionados para o público certo.Imagem de Liza Summer no Pexels

8 táticas para uma promoção de conteúdo

Depois de criar um bom material para divulgar, é hora de definir como usar os meios de interação com a sua audiência. Cada um deles têm características distintas para as quais você precisa prestar atenção na hora de elaborar um post, por exemplo.

Usar diversos canais também é importante para impulsionar conteúdos ainda mais, já que terão maior visibilidade. Então, oito táticas valiosas para divulgar diversos tipos de materiais criados pela sua marca são:

  1. Divulgue nas redes sociais;
  2. Use uma lista de e-mails;
  3. Deixe posts e atualizações na página inicial;
  4. Entre em contato com influenciadores;
  5. Diversifique os formatos de seus materiais;
  6. Entre em contato com pessoas e marcas;
  7. Comente em blogs, fóruns e grupos;
  8. Faça guest posting.

Para cada uma delas, é importante fazer adaptações. Por exemplo, os formatos e a apresentação de um conteúdo não pode ser a mesma em todos os canais, pois não se encaixam.

Potencialize a sua visibilidade

O Google e as redes sociais são os canais mais usados no Brasil e no mundo. Portanto, são meios de grandes oportunidades para a divulgação de conteúdos diversos e de vendas.

1- Como divulgar nas redes sociais?

As redes sociais como Facebook e Instagram valorizam muito a imagem, portanto, invista em conteúdos atrativos visualmente. Assim, pode-se usar fotos, artes de design e vídeos. Além disso, outros aspectos importantes são:

  • Textos curtos e diretos;
  • Links;
  • Crie CTAs atrativos;
  • Invista em mídia paga;
  • Motive a interação com a sua marca.

Nessa estratégia de divulgação conteúdo pode-se usar tanto mídia orgânica quanto paga. Mas, vale lembrar que por ser um domínio seu, o alcance pode ser bem variável. Por isso, as publicações pagas são usadas para chegar ao público certo.

Conteúdos direcionados à persona

O uso de mídia paga também favorece uma segmentação maior do público que deseja atingir. Ainda assim, é preciso direcionar conteúdos que se relacionem com os interesses da persona no contexto de cada rede social.

2- Como usar uma lista de emails na promoção de conteúdo?

Pode-se usar a lista de e-mails para enviar newsletter ou fluxo de e-mails. Ambas são formas de manter o contato com as pessoas que já tiveram contato com a sua marca. Dessa forma, podem ser clientes antigos ou os que têm interesse nos materiais que você produz.

Informar novidades

A Newsletter é uma ótima opção para enviar informativos com novidades sobre o nicho em que o seu negócio atua, produtos ou questões que o afetam. Assim, o ideal é que se defina a frequência de acordo com a necessidade do seu público.

Evite spam

Pergunte aos usuários se eles gostariam de receber e-mails sobre vários assuntos ou um em específico. Isso evita que a sua conta seja colocada na caixa de spam e de enviar conteúdos pelos quais ela não tem interesse.

3- Por que publicar posts e atualizações na página inicial?

A promoção de conteúdo, diferente do que se pode pensar, também pode ocorrer no seu site. Dessa forma, a página inicial é um espaço estratégico para pôr em destaque seus artigos e materiais mais relevantes.

Usar essa tática é bom não apenas para atrair mais visitas, mas também para mostrar que ele é importante para o Google. Assim, o buscador favorece os conteúdos de destaque no rankeamento e também para indexar os mais recentes que aparecem na página inicial.

Novos visitantes

A página inicial é a que costuma ter maior número de visitas de pessoas que já têm interesse pela sua marca ou por um de seus produtos. Então, os artigos em destaque na primeira página funcionam como um guia do site e há mais chances de engajamento.

4- É possível usar mídia e influenciadores na promoção de conteúdo?

Sim. Eles são pessoas que, como o nome sugere, têm grande influência em um determinado nicho. Por isso, entrar em contato com elas para conversar sobre um dado interessante da área em que o seu negócio e o influenciador atuam é uma boa alternativa.

Amplie o seu alcance

Essa estratégia de divulgação de conteúdo permite ampliar o alcance da sua marca. Afinal, a audiência do influenciador pode conhecer a sua empresa por meio dele. Isso pode ocorrer pela citação ou sugestão de um material seu.

Busque opções alinhadas ao seu negócio

Vale lembrar que deve haver alguma conexão entre o seu conteúdo e o influenciador ou da mídia. Assim, há mais chances de o público dele se interesse pelo que você oferece em seu blog ou perfil nas redes sociais.

duas mulheres sentadas, gravando vídeo. Na frente delas há um celular e uma ring light
Mídia e influenciadores são agentes importantes na sua promoção de conteúdo. Imagem de George Milton no Pexels

5- Como diversificar o formato na promoção de conteúdo?

Uma maneira de fazer isso é usar os materiais já produzidos e ajustá-los para um novo formato. Por exemplo, artigos sobre o mesmo assunto podem ser um ebook. Além disso, pode-se criar vídeos, áudios ou publicações mais resumidas.

Linguagem

A cada adaptação, lembre-se de fazer o ajuste na linguagem também. De fato, a mudança de uma artigo para um vídeo não pode ser apenas de formato. É preciso levar em conta a duração do vídeo e o que pode ser tirado ou acrescentado.

Tom de voz

O tom de voz deve ser de acordo com o canal e o público que pretende atingir. Por exemplo, redes sociais profissionais usam um tom mais formal em suas publicações. Já as redes que fazem parte do dia a dia de muitas pessoas costumam ser mais leves.

6- Faça contato com as pessoas e marcas da sua promoção de conteúdo

Caso você cite uma pessoa ou empresa em sua promoção de conteúdo, entre em contato com ela. Assim, ela pode divulgar o seu post porque também apareceu nele. Em síntese, é uma forma de ampliar a sua audiência em canais de terceiros.

7- Por que fazer comentários em blogs, fóruns e grupos?

A principal intenção dessa tática é aumentar o tráfego orgânico. Mas isso não deve ser feito de qualquer forma e sem relevância para a comunidade. Portanto, é essencial que você faça comentários para:

  • Participar de debates;
  • Ganhar confiança;
  • Construir um relacionamento com as pessoas e marcas.

Os links inseridos nesses comentários devem ser coerentes com o contexto em que foram citados. Assim, há mais chances de que as pessoas visitem o seu site e evita formar uma imagem ruim com links sem conexão, apenas para forçar o tráfego.

Black hat

Nesse contexto, comentar várias vezes com a intenção de gerar backlinks é uma prática de black hat. Ou seja, não é ética e pode ser penalizada pelos buscadores. Portanto, todos os comentários que fizer devem ser relevantes no contexto.

8- O que é guest posting e como usar na promoção de conteúdo?

Guest posting é a tática de convidar uma pessoa para escrever um artigo em seu blog ou vice-versa. Dessa forma, há a criação de backlinks relevantes para o seu site. Então, siga as seguintes dicas para fazer isso:

  • Procure por blogs com conteúdo relacionado ao seu;
  • Use apenas links relevantes;
  • Priorize a qualidade.

É muito importante que os dois blogs tenham algo em comum, já que pretendem falar para públicos semelhantes. Além disso, não duplique textos, crie algo original e que faça sentido com o convite.

Outro fator essencial é planejar em quais sites é coerente aparecer como convidado na promoção de conteúdo. Vale destacar que pagar por um guest post não é uma prática recomendada, ainda que seja mais difícil para o buscador identificar. 

Backlinks

Inclua apenas links que tenham a ver com o tema do artigo e que sejam relevantes. Ou seja, não tente inserir links em excesso apenas para ter backlinks. Desse modo, a audiência de outro blog pode se interessar mais pelo seu conteúdo.

Quais as principais ferramentas para a promoção de conteúdo?

As ferramentas de promoção de conteúdo ajudam você a realizar todas as estratégias citadas. Dessa forma, o seu trabalho se torna mais ágil e tem um alcance maior. Portanto, pesquise por apps e plataformas que possam auxiliá-lo para:

  • Captura de e-mails;
  • Gestão de redes sociais;
  • Botões de compartilhamento;
  • E-mail marketing.

Em cada uma delas, há funções que permitem gerenciar  e segmentar melhor o que seu público vai receber. Então, ajuda no controle e na organização da divulgação de materiais em diversos canais e formatos.

Aplique a estratégia de promoção de conteúdo no seu negócio

Por fim, agora você já sabe a importância de investir nesse tipo de estratégia e as principais maneiras de fazer isso. Assim, aplique essas táticas para o impulsionar o seu marketing de conteúdo, ter um alcance maior e realizar mais vendas.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes