Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Descubra algumas dicas que vão te ajudar a alcançar a concentração no trabalho

A concentração é algo essencial tanto no trabalho, como também nos estudos, por isso é fundamenta tê-la sempre, veja aqui dicas de como se concentrar da melhor maneira.

A dificuldade em manter a concentração no trabalho é um problema que norteia boa parte da sociedade. Mas, quem sofre desse problema, pode encontrar soluções simples que vão ajudar a eliminá-lo. Então, se isso chamou a sua atenção, veja quais são elas.

O que é a dificuldade em ter concentração?

A dificuldade em ter concentração nada mais é do que não conseguir focar a atenção em uma atividade. Logo, em relação ao trabalho, você demora muito para entregar as tarefas. Além disso, se prejudica em diversas situações ao não conseguir realizar algumas coisas como:

  • memorizar informações importantes;
  • assimilar dados que foram passados de forma oral ou escrita.

É importante saber que, após a pandemia da COVID-19, as pessoas passaram a ter quadros mais agressivos de ansiedade. Desse modo, tornou-se ainda mais difícil se concentrar em qualquer ambiente, inclusive no trabalho. 

Outro ponto que agravou o assunto abordado foi o home office. Isso porque, em casa, as pessoas costumam ter distrações que em locais físicos não costumam ocorrer. Ou seja, elas precisam aprender a lidar com um novo mundo, o que infelizmente, muitas vezes não é fácil. 

concentração
Manter o seu dia organizado, pode te ajudar a alcançar a organização que você precisa. Imagem de SnapwireSnaps do Pixabay.

Qual a importância de ter uma boa concentração no trabalho? 

Ao ter uma boa concentração no trabalho, você consegue manter uma boa produtividade. Portanto, com ela, é possível se destacar e por consequência, ser promovido ou apenas manter uma boa reputação. 

A realidade é que se concentrar nas atividades diárias torna o seu dia mais leve. Afinal, não haverá a angústia de ver o horário passando, as tarefas acumulando e a sensação de importância, ao não conseguir terminar tudo no prazo correto. 

Pelo que foi apontado, ficou claro que manter o foco no trabalho só traz benefícios tanto para a sua vida pessoal, quanto possível. Então, pode-se dizer que esse é um ponto que qualquer pessoa precisa realizar com precisão. 

Quais causas levam a falta de concentração no trabalho? 

A falta de concentração no trabalho pode ser causada pelo excesso de estresse e ansiedade. Logo, se você é um empreendedor ou funcionário e está perto de concluir um projeto grande, isso pode está te afetando. Além disso, há outros motivos que te impedem de se concentrar, como:

  • a depressão ou déficit de atenção;
  • crises de hiperatividade;
  • o uso exagerado das redes sociais mais famosas como Instagram, TikTok e outros;
  • ausência de uma boa gestão de tempo;
  • insatisfação com a função exercida. 

Os pontos citados são apenas alguns exemplos do que pode estar se atrapalhando a manter bons resultados. Logo, na prática, tudo que tire a sua atenção de forma significativa encaixa nesse quadro e deve ser analisado para encontrar a melhor solução. 

O que é a hiperatividade no trabalho? 

A hiperatividade é o desejo de fazer tudo ao mesmo tempo. Desse modo, via de regra, o indivíduo sente muita inquietação e falta de concentração. Isso acontece porque, a agitação faz com que ele não consiga focar para terminar uma atividade. 

Quando não trabalhada, essa característica pode causar uma baixa autoestima, dificuldade em manter uma boa relação com o time e diversos outros problemas. Então, nesses casos, o ideal é buscar uma ajuda profissional. 

Como realizar uma boa gestão do tempo?

Para realizar uma boa gestão do tempo, primeiro você precisa eliminar os ladrões de tempo. Assim, será possível manter o foco e realizar as tarefas com total eficiência. Além disso, existe a possibilidade de fazer o uso de algumas ferramentas, por exemplo:

  • criar um post-it;
  • dar início a uma agenda.

Outro ponto interessante é sempre organizar a sua semana de forma antecipada. Ou seja, se ela começa na segunda, deixe tudo escrito na agenda no máximo até o domingo. Desse modo, será possível ver o que terá que ser feito durante o dia. 

Organize tudo com base no nível de prioridade 

Um erro muito comum de quem está realizando a gestão do tempo, é escrever tudo na agenda e no post-ir, mas não organizar conforme a prioridade. Então, para fugir desse problema, determine o que é urgente, importante e o que pode esperar. 

Faça o uso das cores para determinar o que é urgente, importante ou pode esperar

Uma dica interessante é separar o grau de prioridade de coisas com as cores. Logo, você vai conseguir identificar sem a menor dificuldade. Além disso, o cérebro funciona bem com as colorações e por isso, será mais difícil esquecer do que foi estabelecido. 

Qual o segredo para não deixar a insatisfação na função exercida desanimar? 

Desejar e não ter uma promoção, pode ser algo que afeta a produtividade de um funcionário. Mas, a verdade é que, via de regra, as empresas reconhecem bons resultados. Portanto, para driblar essa sensação, tente pensar que quanto melhor os resultados, mais fácil será para ser promovido. 

concentração
A falta de concentração no trabalho gera angústias e a sensação que há mais atividades inacabadas. Imagem de silviarita do Pixabay.

Como manter a concentração no trabalho?

Em alguns casos, para manter a concentração no trabalho basta seguir algumas dicas. Assim, será possível resolver uma questão prejudicial de forma simples e eficiente. Então, se isso despertou a sua curiosidade, veja quais são elas:

  • deixe a sua mesa de trabalho organizada;
  • evite deixar muitas abas abertas no computador;
  • respeite e separe os períodos de descanso;
  • procure meios para lidar com a ansiedade;
  • mantenha sempre a calma. 

Todos os pontos citados são ótimos para conquistar a autoridade na função exercida. Afinal, eles vão te ajudar a se concentrar e por consequência, obter bons resultados. Mas, para que eles fiquem mais claros, veja a explicação detalhada logo abaixo. 

Por que deixar a mesa de trabalho organizada é importante? 

Quando não existe uma boa organização no local de trabalho a sua atenção pode ser desviada com facilidade. Isso porque, o seu cérebro entende que pode seguir o mesmo ritmo e por isso, não precisa se concentrar. Então, tente deixar tudo sempre muito bem arrumado. 

É importante saber que arrumar não significa deixar a mesa vazia. Ou seja, se você tem post-it que te ajudam a manter o foco, não vale a pena tirá-lo. Mas, o ideal é deixá-los de forma organizada ao invés de colocá-los em todas as partes. 

Como deixar muitas abas abertas pode prejudicar? 

A organização virtual é tão importante quanto a física. Desse modo, tente deixar apenas as abas que são importantes para você executar as atividades. Contudo, quando fizer isso, tente muito cuidado para não acabar fechando algo que não deveria. 

Pode ouvir música para realizar as atividades? 

Algumas pessoas conseguem se concentrar com mais facilidade com música. Então, se esse é o seu caso, não há problema algum em ouvi-lás. Entretanto, tente evitar as muito agitadas ou com letras familiares que podem desviar a sua atenção. 

Por que respeitar e separar os períodos de descanso é crucial? 

Quando a mente descansa, ela consegue se concentrar melhor nas atividades. Além disso, isso evita que você use tempos cruciais para fazer coisas que desviam a atenção, como acessar redes sociais, jogar e outros. Ou seja, ao estabelecer um tempo de repouso, será possível manter a rotina. 

O ideal é sempre determinar pelo menos dez minutos durante o dia, que não incluem o horário de almoço e lanche. Desse modo, de certa forma, você estará dando um presente a si para conseguir seguir o que foi determinado. 

Quais os melhores meios para lidar com a ansiedade? 

A ansiedade é um problema que norteia a sociedade contemporânea. Mas, apesar de ser algo complicado, existem algumas atividades que podem ter ajudar a lidar com ela durante o dia no trabalho, por exemplo:

  • praticar um exercício físico;
  • ler um bom livro;
  • ouvir uma música relaxante.

Para quem gosta, meditar pode ajudar muito a diminuir a ansiedade. Portanto, vale a pena realizar esse ou um dos processos citados antes de dormir e quando acordar. Mas, para funcionar, enquanto estiver praticando, deixe longe as distrações como o celular, televisão ligada e outros. 

Nunca deixe de pensar que qualquer atividade realizada é para você. Desse modo, vale a pena o máximo de dedicação possível. Além disso, para não enjoar, busque fazer algo que te gere prazer. Por fim, evite coisas que lembrem o seu trabalho, como estudar meios para alavancar as vendas e outros.

Qual o segredo para manter a calma?

A falta de calma faz com que você sinta a necessidade de fazer tudo ao mesmo tempo, mas isso é um grande erro. Então, tente seguir à risca a ordem do que foi anotado na agenda e tenha em mente que será possível cumprir os prazos. 

Uma dica interessante é internalizar que a rapidez precisa sempre caminhar com a qualidade. Desse modo, o equilíbrio perfeito é tentar unir esses dois pontos. Contudo, a realidade é que fazer isso pode ser difícil no começo. Então, tente fazer aos poucos. 

concentração
Algumas atividades podem ajudar a retirar a tensão do dia para alcançar a concentração no trabalho. Imagem Engin_Akyurt do Pixabay.

É necessário buscar ajuda para melhorar a concentração no trabalho? 

Quando todas as dicas que foram passadas não ajudam a melhorar a concentração, significa que o ideal é buscar ajuda profissional. Isso porque, com ela você vai conseguir identificar a fonte precisa do problema e assim, tratá-la com maior eficiência. 
Vale mencionar que alguns problemas como depressão ou TDH, precisam sempre de um auxílio especializado. Então, nesse caso, não deixe de buscar essa ajuda. Assim, você vai conseguir superar os desafios, melhorar os resultados e se destacar no trabalho de forma natural.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes