Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é bootstrapping?

O bootstrapping é o conceito de colocar o negócio em prática, a partir de seus próprios recursos, sem a ajuda de investidores, veja mais sobre isso a seguir.

Bootstrapping é um conceito usado em várias áreas, que se refere a um processo executado sem interferência externa. Dessa forma, é um dos jeitos mais comuns de ingressar no empreendedorismo e possui vantagens e desvantagens, conheça mais.

O que é bootstrapping?

Bootstrapping é uma prática que consiste em desenvolver um serviço ou produto com seus próprios recursos. Assim, nesse caso o empreendedor não possui ajuda externa nem fonte de apoio ou investimento. 

O termo surgiu em cerca de 1880, na Inglaterra e na época, era o nome de um acessório com uma elevação para calçar botas. Por isso, o objeto deu origem a expressão “puxar-se pelas próprias botas”.

Em 1920, o termo passou a indicar uma pessoa que se esforça para atingir os objetivos por conta própria. Então, passou a ser usado para se referir a negócios, indicando a construção de uma empresa do zero, com as suas próprias finanças.

O que é bootstrapping?
O bootstrapping coloca um negócio em ação sem a ajuda de terceiros. Imagem de Pixabay em Pexels.

Como funciona o bootstrapping?

Para o bootstrapping funcionar é preciso usar uma série de ferramentas e ter um bom planejamento. Portanto, é crucial usar recursos para montar o Minimum Viable Product (MVP), que é, um protótipo testado para ver se o resultado é bom e pode ser feito de duas formas: 

Jornada dupla 

É quando você trabalha em outra empresa e seu negócio, marketing e equipe se financia pelo seu salário. Assim, seu foco em organizar o negócio acontece mais nas suas horas vagas, o que pode levar mais tempo para ocorrer, mas é mais seguro.

Reserva financeira 

A opção é útil para quem tem um dinheiro guardado e o usa para se sustentar e manter as atividades do negócio. Dessa forma, sua vantagem é que todo o seu tempo é investido no projeto e o ponto negativo é ter que começar a ter lucro quanto antes para não fazer dívidas. 

Quais são os pontos fortes e fracos do bootstrapping?

O bootstrapping oferece pontos positivos e negativos para quem opta por usá-lo, como a autonomia total e a necessidade de se dedicar para funcionar. Então, veja algumas vantagens oferecidas e entenda porque é um estilo que chama a atenção de quem empreende.

Controle total

Quem investe sozinho no próprio negócio tem controle total sobre ele. Assim, fica sobre a seu cargo tomar todas as decisões e fazer as experiências que quiser, sem dar satisfação a outras pessoas.

O que é bootstrapping?
O bootstrapping é uma prática muito comum para as empresas que estão começando. Imagem de Mikhail Nilov em Pexels.

Atuação estratégica

Para conseguir atingir as metas desejadas, você precisa ter uma atuação estratégica no nicho de mercado. Por isso, esse estilo ajuda a desenvolver melhor o seu senso de percepção e outras características cruciais para a construção da sua marca.

Crescimento orgânico

O bootstrapping faz com que a sua empresa ou projeto cresça de modo orgânico. Isso porque, se tem a chance de planejar e testar várias ideias, já que se tem a liberdade de testar o que funciona ou não.

Pontos negativos

Esse estilo de negócio também possui aspectos negativos, já que lida de modo direto com as suas finanças pessoais que podem ser comprometidas. Além disso, outros aspectos ruins estão listados a seguir:

  • recursos limitados, que impede que se cresça como deseja;
  • problemas para contratar e montar uma equipe;
  • menor investimento em marketing e divulgação;
  • prejuízo à qualidade do produto por falta de recursos e qualidade;
  • restrição à credibilidade da empresa por falta de investidores.

O resultado é que sua empresa pode investir no que for útil de verdade, mas, você deve ter uma boa base de conhecimento para funcionar. Então, ao mesmo tem que tomar cuidado já que os recursos são poucos e há dificuldades.

Como fazer bootstrapping?

Para que o bootstrapping funcione é crucial que se faça uma boa gestão financeira e tenha um bom planejamento. Dessa forma, é preciso entender todos os cuidados de seu negócio, exigindo um cuidado maior quando você faz o projeto com seus próprios recursos.

Uma das metas é garantir que todas as atividades tenham capital suficiente para funcionar. Além disso, também tem que assegurar o dinheiro necessário a sua sobrevivência. Por isso, para implementar a prática, é crucial colocar algumas dicas em prática.

Evite contratar serviços não essenciais

No início é difícil filtrar o que é essencial e o que não é, mas para manter os custos baixos é crucial. Por isso, evite contratar o que não precisa de verdade, mesmo que pareça interessante ao longo do tempo. 

Para que o bootstrapping funcione é necessário avaliar as suas opções e ter foco no que seu negócio tem que ter para sobreviver. Assim, planeje-se todas as etapas e busque cumprir cada uma delas dentro do seu orçamento, ajudando para que você deixe de transferir serviços,

Use o WordPress para o seu site

O WordPress é o Content Management System (CMS) mais usado no mundo. Então, essa plataforma, é ideal para criar um site e compartilhar conteúdo digital, porque traz temas gratuitos ou baratos. Além disso, dá para evitar a contratação de um programador e poupar.

Foque no processo comercial curto

Ter um processo comercial curto ajuda a aproveitar melhor as oportunidades e ter um controle total sobre as suas ações. Por isso, permite que você tenha um retorno mais rápido e alcança bons resultados. 

Planeje cada etapa do seu processo

O bootstrapping tem que ter o processo de vendas estruturado para que se otimiza o trabalho da equipe de criação e vendas. Dessa forma, é crucial que o marketing se alinhe ao comercial para garantir boas taxas de conversão para o seu público-alvo.

Quando o processo se integra, dá para trabalhar os dois conceitos de modo eficiente. Assim, o marketing gera as chances enquanto o vendedor as qualifica para fechar os negócios.

O que é bootstrapping?
Bootstrapping é uma das formas mais comuns de começar um projeto. Imagem de Tima Mirosnichenko em Pexels.

Vale a pena fazer o bootstrapping?

O bootstrapping é ideal para quem quer estar presente em todas as etapas da empresa, com recursos para investir nela. Isso porque, você fará todas as atividades e tem que estruturar bem o processo para aproveitar suas oportunidades e fazer as suas vendas.

De toda forma, é preciso saber que esse é um método muito comum, ainda mais para o início dos negócios. Por isso, é um modelo que vale a pena, mas que precisa de muito planejamento para funcionar bem.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes