Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Brand content vs marketing de conteúdo: quais as diferenças entre eles e como escolher?
Brand content vs marketing de conteúdo são dois conceitos que podem soar similares, mas têm objetivos bem diferentes, por isso é necessário entender a fundo
Para escolher entre brand content vs marketing de conteúdo é preciso compreender para que serve cada uma dessas estratégias dentro de um plano de marketing. Assim, será possível aplicar da forma e no momento mais adequado para o seu negócio.
Quais as diferenças entre brand content vs marketing de conteúdo?
Brand content vs marketing de conteúdo diferem entre si em especial quanto à forma como organizam a divulgação para o público. Nesse passo, o conteúdo de marca, ou brand content, como o nome sugere, promove a todo tempo o nome da empresa.
Já no marketing de conteúdo utiliza os elementos de marca de forma mais velada, ou seja, o foco principal é oferecer algo que facilite a vida do público. Dessa forma, o nome da empresa pode sequer estar associado em um primeiro momento.
Objetivos do brand content
O principal objetivo desse tipo de conteúdo é inserir a marca na lembrança do público, ou seja, são reforçados os aspectos que a identificam, tais como:
- conceito;
- valores;
- logotipo;
- cores.
Diante disso, uma campanha com esse foco pode auxiliar no posicionamento da empresa no mercado, ao ressaltar o valor agregado de um produto. Além disso, pode servir para gerar um burburinho sobre a empresa, o que aumenta a sua presença na mídia.
Quando é bem feita, pode-se chegar ao nível em que a audiência associa a marca de forma imediata ao visualizar a cor ou algum símbolo que é característico.
Quais os objetivos do marketing de conteúdo?
Nesse aspecto, entre brand content vs marketing de conteúdo cabe ao último criar e manter uma relação mais próxima com a audiência. Nesse sentido, o foco é em trazer algum tipo de solução para a rotina daqueles que acompanham as postagens, como por exemplo:
- tutoriais;
- textos informativos;
- conteúdo em vídeo;
- curiosidades;
- simplificação de termos técnicos.
Muito embora a marca esteja presente nesse tipo de comunicação, na identificação do site, isso fica em segundo plano. Aliás, em muitos casos é possível criar um canal próprio para iniciar a produção de conteúdo sem a vinculação com o nome da empresa de início.
Com isso, é uma estratégia que leva mais tempo para começar a trazer resultados práticos, mas que tem um impacto muito positivo na fidelização do cliente.
Quais os exemplos de uso do brand content vs marketing de conteúdo?
Grandes marcas já optam entre o brand content vs marketing de conteúdo para se promover e têm grandes cases de sucesso. Na sequência, conheça alguns dos destaques em cada uma das estratégias para se inspirar.
Cases de sucesso em brand content
Nesse quesito, há marcas que produziram campanhas memoráveis com a finalidade de consolidar o branding, entre elas:
- Dove;
- Boticário;
- Intel.
1 – Dove e a campanha pela real beleza
A marca de cosméticos obteve grande destaque ao criar uma campanha na qual usava modelos com corpos reais, abrangendo vários biotipos e etnias. Dessa forma, conseguiu imprimir um de seus valores, que é valorizar a beleza da mulher em todas as suas formas.
Como resultado, a campanha conseguiu gerar uma grande identificação, bem como, se tornou sinônimo de inclusão ao dar oportunidade a pessoas fora dos padrões aparecerem na grande mídia.
2 – Boticário: beleza que transforma
Outro bom exemplo de brand content utilizado por uma marca de beleza foi a ação na qual meninas de uma comunidade ganharam uma produção especial para um baile de 15 anos.
A campanha teve uma ótima recepção, uma vez que serviu para mostrar a realidade difícil dessa população que vive nos morros, ao mesmo tempo que promoveu a transformação gerada pelo produto.
Exemplos do uso do marketing de conteúdo
Já nesse tipo de estratégia, é possível encontrar diversos exemplos do uso estratégico do conteúdo para gerar conexão com a audiência. Assim, entre os principais cases de sucesso estão:
- Red Bull;
- Hubspot;
- Patagonia.
1 – Red Bull
A marca de energéticos, por saber que seu público-alvo tem como interesse a prática de esportes, criou um grande portal com conteúdos relacionados. Nesse sentido, oferece informações sobre o mundo dos esportes de aventura, além de dicas e notícias.
Esse é um excelente exemplo do uso do conteúdo para se conectar com a audiência e reforçar de modo indireto o valor da marca na mente do potencial cliente. Afinal, apesar de ter o seu nome exposto, não há uma promoção direta do produto nesse tipo de publicação.
2 – Patagonia
A empresa confecciona roupas para a prática esportiva, por isso, entende que uma das preocupações de suas personas é com a causa ambiental. Pensando nisso, o blog da marca mescla conteúdos com dicas de esportes e informações sobre o meio ambiente.
Com essa tática, consegue ter êxito em se consolidar como uma empresa antenada com a causa ambiental sem deixar de lado o espírito de aventura.
3 – Hubspot
Com uma das ferramentas de marketing mais utilizadas, a marca investe na produção de conteúdo voltado ao público que tem interesses similares. Desse modo, entre suas publicações, estão temas como:
- publicidade;
- branding;
- criação de conteúdo;
- planejamento de marketing.
A partir dessa estratégia, a empresa se posiciona como referência dentro do nicho em que atua, mesmo sem sequer mencionar a venda de seus produtos.
Qual o melhor para crescer na internet: brand content vs marketing de conteúdo?
Entre brand content vs marketing de conteúdo vale destacar que ambas podem, à sua maneira, aumentar a visibilidade da marca.
O marketing de conteúdo, por seu turno, é capaz de melhorar os resultados a partir do tráfego orgânico, uma vez que novos usuários podem descobrir a empresa a partir de pesquisas online.
Fora isso, quando se cria um conteúdo de valor, o leitor é estimulado a compartilhar com sua rede, assim, ele se espalha de forma natural e aumenta a relevância da página. Portanto, é um ciclo que se auto alimenta à medida que a marca ganha autoridade.
Já em relação ao conteúdo de marca, tem potencial para aumentar a repercussão e o alcance da empresa por meio de campanhas que gerem ampla conexão com o público. Assim, podem ter um elemento de humor, por exemplo, que leve as pessoas a compartilhar.
O uso das redes sociais nesse contexto tem um papel muito importante porque nelas há uma chance maior de conseguir viralizar um conteúdo. Dessa forma, é possível conseguir engajar o público para que interaja e ajude a replicar a campanha para mais pessoas.
Brand content vs marketing de conteúdo: como escolher entre eles?
Para saber se deve optar por brand content vs marketing de conteúdo é preciso avaliar os objetivos do negócio. Diante disso, se a meta é aumentar as vendas e conversões, por exemplo, a criação de conteúdo é uma saída mais adequada.
Por meio da nutrição do relacionamento com o público, ao entregar algo que torne sua rotina mais simples, ativa-se o gatilho da reciprocidade.
Assim, é mais provável que ao escolher uma marca para comprar, o cliente se lembre daquela com a qual mantém maior interação. Esse recurso ainda fortalece a noção de autoridade dentro do nicho, ou seja, o mostra como referência na área.
Tais fatores impactam de forma positiva na experiência de consumo e podem ser aspectos decisivos para que um cliente decida por fechar o negócio.
Quando usar o brand content?
Esse recurso não tem um foco imediato na venda, mas auxilia a ganhar destaque no mercado, bem como, a posicionar a marca de acordo com seus valores.
Logo, se o objetivo é agregar valor ao produto a fim de justificar o seu preço ou ainda se destacar em meio aos concorrentes, pode ser uma boa alternativa. Portanto, pode gerar mais engajamento e reconhecimento perante o público.
É possível combinar brand content vs marketing de conteúdo?
Ao invés de optar entre brand content vs marketing de conteúdo, é possível usar essas duas estratégias em paralelo para ter resultados ainda melhores.
Com isso, a empresa consegue manter um crescimento contínuo nas vendas, enquanto constrói a sua imagem no mercado. Dessa forma, uma ação influencia na outra à medida que com mais visibilidade, o conteúdo chega a mais pessoas e reverte em vendas.
Para que isso funcione, no entanto, é essencial organizar cada parte das medidas que serão implantadas. Mesmo que cada ação seja conduzida por equipes diferentes, aliás, é essencial que haja diálogo entre elas.
Isso vai garantir que a comunicação da empresa seja coesa, ou seja, todas as campanhas e produção de conteúdo sigam de acordo com os valores e premissas da marca.
Com essas medidas, é possível fazer com que o negócio alcance mais pessoas, e por consequência obtenha mais vendas. Assim, combinar conteúdo com o uso dos elementos de marca pode ser o diferencial para potencializar os resultados.