Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Branding content: o que é e como funciona? Dicas práticas

O Branding Content permite que uma marca tenha uma identidade no mercado por meio de conteúdos relevantes que geram valor ao público e cria fortes conexões com ele.

O Branding Content é uma estratégia eficaz que ajuda uma marca a manter o seu nome forte no mercado e que gera valor ao público. No entanto, este conceito ainda é algo novo para muitas empresas, então, leia este artigo e saiba o que é e como ele funciona.

Você sabe o que é Branding Content?

O Branding Content é uma estratégia que visa a criação de conteúdo relevante para fortalecer a marca e moldar a percepção do seu público-alvo.

Branding content: o que é e como funciona? Dicas práticas
O Branding Content funciona como uma estratégia que cria e distribui conteúdo relevante. Imagem de Mikhail Nilov no Pexels.

A ideia é construir uma relação com a audiência de uma forma discreta, mas eficaz. Ou seja, dando a eles informações sobre algo útil, educar, contar histórias e entreter, sem a necessidade de falar de um produto ou serviço.

Imagine uma instituição financeira que precisa fortalecer a sua imagem ou ganhar mais clientes. Dessa forma, ela irá falar sobre como uma pessoa pode cuidar melhor do seu dinheiro sem citar o que ela tem a oferecer.

Isso fez com que o seu público ficasse atento a questões importantes sobre como cuidar melhor do seu capital e não se endividar. Assim, cria-se uma conexão com a pessoa mais forte e duradoura, pois agora ela sabe que pode contar com a empresa.

Essa é a aplicação do Branded Content, que em tradução livre para o português significa “Conteúdo da Marca”. A princípio, é uma forma eficaz de mostrar ao público quais são os valores de um negócio, bem como permite criar uma forte relação com eles.

Para que serve essa estratégia?

A estratégia visa aumentar o reconhecimento da marca para dar uma identidade a ela. Dessa forma, fica mais fácil para que as pessoas a identifique, pois saberão qual é a sua missão, valor e personalidade, também vale citar:

  • conexão emocional mais forte entre marca e cliente;
  • diferencial em relação à concorrência;
  • educa e informa o público com conteúdo relevante;
  • ajuda a conquistar clientes e torná-los fiéis;
  • mantém a boa reputação da marca;
  • alcança novas pessoas;
  • gera engajamento e interação;
  • ajuda o cliente no processo de compra, pois terá mais informações.

Tudo isso é o que essa estratégia é capaz de gerar, uma vez que ela visa uma relação mais próxima com o público. Como resultado, a marca terá a confiança daqueles que têm acesso ao seu conteúdo, o que irá contribuir para uma forte presença no mercado.

Como funciona o Branding Content?

O Branding Content funciona como uma estratégia cujo foco é criar e distribuir conteúdo relevante ao público para fomentar os valores de uma marca. Todavia, os passos que definem esse método se baseiam em alguns pontos, são eles:

  • identidade da marca, saber qual é a missão, valor e visão que deseja passar;
  • definir a audiência, conhecer bem as personas para focar o seu conteúdo;
  • escolher o tipo de conteúdo, seja para blogs, redes sociais, vídeos, entre outros;
  • storytelling, contar histórias que passem a visão e os valores da marca;
  • criar um cronograma de post para manter o público sempre informado;
  • interagir com a audiência nos canais em que eles mostrarem interesse;
  • fazer melhorias contínuas e testar novas formas de abordagem.

É assim que funciona o conteúdo de marca, todavia, é vital aplicar a estratégia de forma coesa e inteligente para que ela gere resultados positivos.

Quais são os fundamentos do Branding Content?

No Branding Content, um dos seus principais fundamentos é a identidade da marca. Ao passo que, esse é o ponto inicial para criar um nome forte no mercado, contudo, há também outros princípios a destacar, como:

  • conhecer bem o perfil do público-alvo;
  • ter um visual que seja a cara da marca, por exemplo, logotipo, cores, entre outros;
  • conteúdo autêntico que estejam conforme os valores da marca;
  • padrão de comportamento em linguagem, frequência de posts, visual e valores;
  • criar um conteúdo que agregue valor ao leitor;
  • adaptar o conteúdo para cada canal de comunicação;
  • usar métricas para medir o sucesso da estratégia.

Esses fundamentos irão ajudar a marca a ser eficaz na missão de gerar valor e a criar uma identidade única. Por último, não esqueça de levar em conta o feedback das pessoas. Isso irá permitir que você faça uma análise profunda sobre o que pode melhorar.

Branding content: o que é e como funciona? Dicas práticas
O Branding Content é uma estratégia que precisa de consistência em redes sociais e blogs. Imagem de Magnus Mueller no Pexels.

Quais são as principais estratégias de Branding Content?

No Branding Content, há muitas estratégias que uma marca pode seguir, como o storytelling. Além disso, também entra em destaque um conteúdo relevante que gere valor ao público, bem como uma consistência de posts.

Explorar cada um desses caminhos irá ajudar a construir uma identidade visual forte, bem como uma conexão profunda com a audiência. Os tópicos a seguir darão mais detalhes sobre como funciona cada um desses métodos.

Conte a história da marca

O storytelling é uma estratégia que visa mostrar ao público, por meio de uma história real da marca, os desafios e superações que ela teve. Logo, cada detalhe precisa ser fato e autêntico, assim, irá passar a mensagem e o valor que gostaria a eles.

Esse método é muito eficaz, ao passo que, um conto é capaz de gerar muita emoção a quem ouve e envolve o leitor. Assim, a missão da marca de criar uma identidade e gerar valor terá sucesso.

Conteúdo relevante que agrega valor à marca

Outro bom método de atrair cada vez mais público e conquistar clientes é por meio de um conteúdo relevante que gere valor a eles. Nesse sentido, um artigo que fale sobre a missão da marca, as suas ações para com a sociedade e demais aspectos é vital.

A ideia é mostrar que o negócio não tem o foco apenas em vender um produto ou destacar o quanto os seus serviços são bons. Mas, deixar claro qual é a posição da empresa em temas importantes e o que ela faz para contribuir de alguma forma.

Isso não só atrai o público que compartilha dos mesmos valores, como também põe o nome da marca em destaque no mercado. Ou seja, é tudo o que você quer, por isso essa estratégia é vital.

Consistência em todos os canais 

A consistência nos canais de comunicação é outro ponto vital do branded content. Logo, é essencial que todas as plataformas usem o mesmo tom de voz, valores e tenham uma identidade visual única, além da frequência de posts.

O resultado da consistência

As pessoas que recebem conteúdo de forma consistente, irão saber mais sobre a sua marca, o que ajuda a criar uma conexão mais forte. Logo, eles estarão cada vez mais perto de ser um cliente fiel.

Quais dicas adotar para executar o Branding Content com eficiência? 

No Branding Content, a aplicação precisa de um plano de execução antes de qualquer ação. Em resumo, isso inclui uma análise profunda da marca para saber qual é a sua identidade, valores, personalidade e a sua missão.

Branding content: o que é e como funciona? Dicas práticas
O Branding Content pode ser feito em forma de artigos, áudio e vídeo para as plataformas. Imagem de cottombro studio no Pexels.

Também defina quais serão as metas e objetivos claros que busca alcançar, os tipos de conteúdo que irá criar e um cronograma de posts. Além disso, é vital que, a essa altura, já conheça bem quem é a sua persona, caso ainda não, analise esse ponto e a crie.

Após essa etapa, a execução do branded content será o que fará a seguir, por isso, é essencial abordar temas relevantes. Em síntese, a autenticidade é outro ponto crucial da estratégia, então alinhe bem esses conceitos.

Use o SEO nos blogs

O SEO é uma ferramenta vital para qualquer estratégia de marketing, com o Branded não seria diferente, uma vez que irá precisar de leitores. Logo, para que cada vez mais pessoas vejam o conteúdo do blog da sua marca, é essencial usar este método.

O Branded nas redes sociais

Usar o Branded nas redes sociais é outra forma eficaz de alcançar um público cada vez maior, afinal, são canais poderosos. Então, crie posts no Instagram, X, Facebook e demais plataformas digitais que sejam capazes de mostrar a identidade da sua marca.

Tenha em mente que o tipo de audiência que as mídias digitais possuem, em sua maioria, são diferentes umas das outras. Portanto, estude bem qual é o perfil da sua persona em todas as redes sociais e adapte o conteúdo para elas.

Branding em áudio e vídeo

Fazer o branding em áudio e vídeo também é uma maneira de estar presente na vida da sua persona, então explore bem isso. A princípio, as mídias digitais que você pode usar são o YouTube, Tik Tok e Kwai, visto que elas têm uma grande popularidade.

Crie conteúdos com uma narração de fundo ou com legendas que contem a história da marca e gere o valor em um vídeo. Além disso, o podcast é outra opção, caso queira inserir apenas o áudio.

Qual é a importância do Branding Content?

O Branding Content ajuda a criar uma imagem positiva do público sobre uma marca. Logo, o seu nome no mercado fica em maior evidência, bem como se tornar mais competitiva e duradoura, além disso, vale destacar também:

  • a definição da identidade da marca, valores e a sua missão;
  • cria uma conexão emocional com a persona;
  • permite que a marca se destaque da concorrência;
  • dá mais confiança para o público, o que ajuda a criar uma autoridade de mercado;
  • torna o cliente cada vez mais leal;
  • mostra ao público quais são os valores que a marca preza;
  • ajuda o cliente a tomar uma decisão de compra.

Tudo isso é fruto de uma boa estratégia de Branded, no qual o seu público terá mais confiança na sua marca. Por fim, lembre-se que isso não é apenas um método de ganhar clientes e vender produtos, mas de criar laços com a sua audiência.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes