Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é Product Market Fit: entenda o quanto ele é importante para o sucesso da sua empresa

Popular no mundo dos negócios, o Product Market Fit é um método que pode te ajudar a identificar a necessidade do cliente. Logo, com ele é possível criar estratégias precisas. 

Não é exagero dizer que entender o que é Product Market Fit é crucial para qualquer empreendedor que deseja obter sucesso. Desse modo, se essa é sua intenção, descubra tudo sobre ele a partir deste artigo. 

O que é Product Market Fit?

Na prática, o que é Product Market Fit é entender que ele é conceito que determina o nível de satisfação do cliente após a compra. Assim, ele pode demonstrar o quanto a sua empresa oferece produtos de qualidade e por isso, se mantém forte no mercado. 

O fundador do termo, Marc Andreessen na época disse que o PMF tem a capacidade de eliminar os problemas das suas personas. Desse modo, fica claro que ele é de suma importância para qualquer um que deseja se tornar um líder do ramo. 

Para ficar mais claro, imagine a ferramenta como um mapa que te ajuda a ver em que posição sua empresa está no mercado. Afinal, com ela você pode avaliar o grau de necessidade do consumidor e adequar o seu produto a ela. 

Por que é Importante Ter o Product Market Fit?

O market fit consegue demonstrar soluções para resolver as dores do seu público. Portanto, através dele, você consegue aumentar a visibilidade de sua empresa e por consequência, elevar o lucro. Mas, para que isso fique ainda mais evidente, veja alguns tópicos dele:

  • mostra se o seu produto está no mercado correto;
  • avalia o porque as vendas estão difíceis. 

De forma resumida, ele é importante porque te ajuda a evitar uma crise no negócio, mantendo-o sempre em alta. Por fim, vale mencionar que ele é necessário para qualquer tipo de empresa de pequeno, médio e grande porte. 

 o que é product market fit
Parte do o que é Product Market Fit é entender que ele pode aumentar o lucro quando aplicado. Imagem de Tumisu do Pixabay.

O que é Product Market Fit: qual o segredo para atingi-lo?

A verdade é que definir o que é Product Market Fit para atingi-lo só é possível quando você conhece seus clientes. Então, vale a pena investir em métodos como pesquisa de satisfação, enquete e mais para alcançar esse objetivo. Além disso, há outros pontos há outros pontos cruciais, como:

  • garantir uma proposta de valor;
  • identificar as necessidades que não foram supridas;
  • investir em um bom protótipo;
  • estar aberto ao feedback;
  • use a regra dos 40%.

Todos os pontos citados são necessários para atingir o ápice da ferramenta. Mas, a realidade é que quem está começando, pode não saber como eles funcionam na prática. Então, se esse é o seu caso, veja a explicação detalhada sobre cada um logo abaixo. 

Como garantir uma proposta de valor?

Quando é criado um produto ou serviço, em paralelo, você precisa tentar pensar em como inseri-lo no mercado. Assim, será possível ver todo esforço que foi posto no processo e juntando com a definição da persona, conseguirá criar uma proposta de valor. 

É importante saber que esse processo costuma ser o detalhe para o produto ganhar sucesso. Isso porque, quando você investe em um bom marketing de conteúdo para promover o item, o seu público verá o quanto ele é necessário e deve ser adquirido de forma regular. 

Para finalizar, vale mencionar que no mercado quase sempre existe uma empresa tão boa quanto a sua na produção de itens. Desse modo, o que vai fazer a sua se destacar é o quanto ele aparenta ser valioso.

Como identificar as necessidades?

Existem algumas métricas como Customer, Google Analytics e outras que mostram os assuntos que estão em alta no momento. Portanto, você pode fazer o uso dela para conseguir entender quais as necessidades reais dos seus consumidores. 

É crucial ter ciência que estabelecer uma boa relação com os clientes é um dos segredos para ter sucesso. Afinal, com isso você passará a ser a preferência dele e ainda, conseguirá ganhar um marketing de indicação. Ou seja, na prática, esse vínculo só traz benefícios. 

Por que acompanhar as ferramentas de forma regular é importante? 

Não é novidade que a sociedade está em constante mudança. Logo, aquilo que era tendência hoje, pode não ser amanhã. Então, usar as ferramentas citadas ou outras de forma regular garante que você consiga acompanhar essas mudanças para fazer criações assertivas. 

Elas são difíceis de usar? 

As ferramentas citadas são bem intuitivas e por isso, você não terá dificuldade para usá-las. Contudo, para interpretar as informações que elas oferecem é necessário entender do assunto. Portanto, você deve investir em uma equipe especializada ou realiza alguns cursos para te ajudar. 

Qual o maior objetivo da empresa em relação a necessidade do cliente? 

O objetivo de uma empresa em relação a necessidade do cliente é mostrar que o produto comercializado é bom e barato. Além disso, deixar claro que ele é crucial para a rotina de um indivíduo. 

Para ficar mais claro, tente lembrar dos comerciais da Cacau Show, Magazine Luiza lojas e Natura. Logo, será perceptível que todos eles são de ramos diversos, mas têm um ponto em comum, que é fazer acreditar que você precisa do item. . 

Por que é importante criar um bom protótipo? 

Com o protótipo você conseguirá ter uma noção básica do que causará impacto no mercado. Ou seja, será possível ter uma visão geral da proposta antes que ela chegue ao público e com isso, evitar alguns erros comuns. 

Um exemplo do que foi citado é quando o nicho não possui fretes rápidos e precisos. Assim, com o processo citado, será possível identificar esse problema e fornecer soluções eficientes. Então, na prática, será possível ter uma visão geral do produto e tudo que o norteia. 

Por que o feedback é importante?

Ao receber os feedback dos consumidores, você conseguirá visualizar os erros e acertos, e com isso, ter a base para avançar no funil de vendas. Desse modo, vale a pena criar enquetes nas redes sociais mais famosas como Instagram e TikTok para buscar a opinião do público. 

Outro ponto relevante é que o citado, serve também a sua própria equipe. Então, sempre que possível peça a opinião dela e leve em consideração tudo que for mencionado. Afinal, como você, todos eles são consumidores e podem fornecer uma visão que passou despercebida. 

O que é a regra dos 40%?

A regra dos 40% diz que se o seu produto for avaliado e tiver no máximo a porcentagem informada de rejeição, ele está indo bem. Para conseguir ver se esse resultado foi alcançado, você pode investir em uma pesquisa de satisfação que pode ser dividida em:

  • muito desapontado com o item;
  • apenas um pouco insatisfeito.

Nessa média você precisa levar em consideração aqueles que são indiferentes em relação a experiência. Ou seja, sua missão será filtrar qualquer opinião que seja diversa da satisfação plena do consumidor. 

A métrica citada deixa claro que é impossível conquistar clientes de forma geral. Desse modo, em algum momento, vai ter um ou outro que não gostará do que foi adquirido. Então, nesse caso, o ideal é entender o que aconteceu, quando possível, para tentar reconquistá-lo. 

 o que é product market fit
O que é Product Market Fit senão um método para buscar conforto e satisfação aos clientes. Imagem de LubosHouska do Pixabay.

O que é Product Market Fit em relação a falta que ele faz para outros?

Entender o que é Product Market Fit em relação a falta que ele faz para outros métodos, é compreender que ele é complementar. Ou seja, na prática, para conseguir eficiência e se tornar um líder do ramo, você terá que aliá-lo a outras ferramentas. 

A realidade é que para conquistar comercialização de um produto ou serviço com precisão, nenhuma métrica deve ser usada de forma isolada. Então, se o seu objetivo é fazer o seu negócio brilhar, faça uma boa pesquisa sobre esse mundo e o que é necessário. 

Como utilizá-lo para alcançar a estratégia de marketing?

Os resultados que a ferramenta fornece são basilares para você criar uma boa estratégia de marketing digital, colateral e outros. Portanto, sempre o utilize, avalie tudo de forma detalhada e crie um plano de ação que será preciso para conquistar o sucesso do cliente

Estudos de caso de produtos com Product Market Fit

No mercado existem diversos estudos de casos de produtos que ganham destaque com o Product Market Fit. Inclusive, a maior parte das empresas famosas como a Apple, fazem o uso dele de forma regular. Mas, para isso é necessário seguir a pirâmide que se divide em:

  • um público alvo;
  • necessidades que não foram bem entendidas;
  • união de características;
  • experiência do usuário de forma geral.

Por fim, é interessante definir a proporção do valor que foi investido e de retorno. Ou seja, na prática, essa divisão consegue fornecer uma visão ampla de todo processo que envolve o antes e após a venda.

Como medir o Product Market Fit?

Existem várias formas de medir o Product Market Fit, como buscar quantas pessoas indicam o seu produto e a fama dele nas redes. Além disso, você pode fazer o uso do NPS e outros. Logo, tudo que mostre os resultados da pirâmide é válido. 

 o que é product market fit
Entender o que é Product Market Fit é compreender todas as suas divisões de forma detalhada. Imagem do site G4 Educação.

O que é Product Market Fit: como mantê-lo?

Compreender o que é Product Market Fit de forma total, é entender que o segredo para mantê-lo é a constância. Desse modo, sempre busque por métodos que te mostre o quanto os seus consumidores estão satisfeitos e quais as necessidades atuais. 

Na realidade, o segredo para manter uma empresa em destaque é a constância. Então, qualquer métrica ou estratégia precisa ser realizada de forma regular. Assim, você vai conseguir fixar seu negócio na memória do cliente e aumentar a lista de consumidores. 

O que é Product Market Fit: para quem vale a pena investir?

A verdade é o que é Product Market Fit senão uma ferramenta que vale a pena para qualquer empresário. Portanto, se você realmente tem a intenção de se tornar um líder do ramo em curto, médio e longo prazo, nunca esqueça de usá-lo.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes