Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é conteúdo White Label?

O conteúdo White Label refere-se a material, produtos ou serviços criados por uma empresa e distribuídos por terceiros, então entenda como funciona e os seus prós.

O conteúdo White Label é um tema que se tornou famoso com a mudança digital e a exigência de uma presença online mais sólida. Portanto, veja as vantagens para as empresas de pequeno porte e como esses materiais podem te ajudar a alavancar sua marca mesmo no começo.

O que é conteúdo White Label?

O contéudo White Label é um formato que se tornou famoso por ajudar a alavancar pequenos negócios em seu início. Afinal, ele oferece a chance de investir em sua marca por um preço baixo, seja em:

  • tecnologias e ferramentas;
  • novos recursos; 
  • produtos e serviços.

Com esse tipo de material, você pode causar um bom impacto no seu público-alvo e em um segmento específico. Da mesma forma, pode ser ainda melhor aproveitado seu usado em conjunto com o marketing de conteúdo, por exemplo.

Exemplos do dia a dia

A “carta branca” é um termo usado em outras áreas, como na música, onde os cantores podiam ficar livres ao criar, mesmo com um contrato com uma gravadora.

Por isso, esse tipo de conteúdo dá um aval para as pequenas marcas usarem materiais como seus. Isso ocorria ainda nas fábricas de roupa, que vendiam peças com etiquetas para edição de comércios menores e venda como marca própria.

E no mundo do marketing?

No contexto de estratégias como o inbound marketing, pode-se notar uma criação de conteúdo voltado para a marca. Por isso, em geral, são divulgados nos canais online da empresa, como:

  • blog;
  • redes sociais; 
  • outros canais oficiais.

A abordagem das técnicas, por sua vez, difere ao focar na criação de uma linha editorial focada dentro do nicho de mercado, sem fazer menção direta à marca. Outra aplicação no âmbito do marketing envolve a compilação de trabalhos autorais de diversas pessoas.

Uma tática nessa área consiste em oferecer uma variedade de soluções ao cliente, como se fossem produzidas pela própria agência, por exemplo.

Isso porque, com a popularização do trabalho freelancer, algo já bastante comum no nicho de mercado, esse processo pode se tornar ainda mais simples.

Lei de direitos autorais

A Lei dos Direitos Autorais, assegura a autoria e respaldo legal para o uso econômica de obras intelectuais. Isso destaca mais uma vantagem enorme deste tipo de conteúdo é que é isento de direitos autorais.

Isso implica que as produções, podem ser usadas pela empresa da maneira que melhor convier. Além disso, a questão da autoria também é relevante.

Dado que muitas pessoas são sua própria marca, uma das estratégias do branding pessoal foca na construção de autoridade.

Portanto, um conteúdo White Label pode ser atribuído tanto a marcas quanto a indivíduos, sem o risco de a empresa enfrentar processos legais por isso.

O que é conteúdo white label?
O white label pode ajudar o seu negócio a crescer e mudar de patamar. Imagem de Freepik

Qual é a diferença entre conteúdo White Label e franquia?

Uma marca de conteúdo White Label não está sujeita a direito autorais, enquanto uma franquia exige pagamento para uso da marca e essa é a principal diferente entre elas.

De modo geral, ambos modelos podem se assimilar na forma em que são vistas, mas diferem entre si principalmente na parte legal do negócio.

Ainda assim, ser um franqueado pode envolver um processo seletivo, com a obrigação de seguir as regras da empresa que detém os direitos e ainda arcar com custos ligados a atualizações e taxas de publicidade.

Qual é a diferença entre e White e Private Label?

O Private Label é um modelo similar ao White Label, e ambos se tornaram populares com a mudança nos meios digitais. Contudo, a principal distinção entre eles está nos direitos autorais.

Afinal, enquanto o White Label é livre de direitos autorais, no Private Label, a empresa fornecedora se compromete a manter a exclusividade na produção ou criação do serviço.

Embora o Private Label destaque a marca que o escolhe, é importante notar que esse modelo demanda um investimento bem maior.

Quais são as vantagens do conteúdo White Label?

O conteúdo White Label oferece algumas vantagens, como um preço mais em conta, especialidade no que se propõe e uso de técnicas já aprovadas.

Desse modo, por contar com recursos para qualquer empresa, é comum que esses materiais já estejam consolidadas no mercado, o que facilita o engajamento para sua marca.

Quais são as desvantagens do conteúdo White Label?

Como qualquer tática, o conteúdo White Label apresenta desvantagens e a falta de um material exclusivo para trabalho é uma das maiores.

Afinal, por ser um modelo sem direitos autorais, ele pode oferecer a mesma linha de produtos ou serviços tanto para a empresa contratante quanto para a concorrência.

Isso ocorre ainda mais em soluções focadas em SaaS, onde pode haver limitações na edição das plataformas e apps, bem como restrições de recursos.

Embora haja flexibilidade na construção, a adaptação pode ser difícil se a empresa desejar realizar algo que o modelo não permite.

White label 1
Uma das maiores vantagens do conteúdo white label é a isenção de direitos autorais. Imagem de rawpixel.com Freepik

Quais são os melhores exemplos de uso do conteúdo White Label?

Existem alguns cases de sucesso de conteúdo White Label que você precisa conhecer para entender um pouco mais como funcionam, como o Cronos Fintech. Além disso, também pode-se destacar:

  • InfoMoney;
  • Shopify.

O Shopify ainda permite que empresas criem seu próprio e-commerce sem codificação, com uso de uma interface intuitiva semelhante a outras plataformas White Label de SaaS. Dessa forma, a marca dá a opção para o cliente criar e edite sua loja virtual com poucos cliques.

Modelos de negócio

Para quem deseja investir em um modelo de negócio como este, existem algumas formas de começar, como:

  • agência de marketing white label;
  • apps de cardápio online;
  • plataformas de streaming.

Afinal, materiais em vídeo oferecem uma solução para organizar e promover produções de vídeo e ainda aumentar o engajamento com o público.

O que é conteúdo white label?
Você pode criar uma marca White Label em diversos segmentos. Imagem de rawpixel.com Freepik

Como trabalhar com conteúdo White Label?

Para trabalhar com conteúdo White Label, é preciso antes de mais nada escolher seu nicho de mercado. Em seguida, busque parceiros que podem tornar viável a sua ideia.

Depois, você precisa decidir qual será a posição da sua empresa no mercado, mas também foque em:

  • estudar os concorrentes;
  • melhorar seus serviços;
  • se destacar das outras marcas.

Enfim, você pode trabalhar técnicas que induzam sua base de contatos a enviar feedbacks, que podem ser muito valiosos para sua marca.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes