Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

CAC de SaaS: reduza custos com 8 medidas eficientes

Aplicar a redução do CAC de Saas é uma medida composta por várias ações. Com boas estratégias, o custo diminui e, por sua vez, a receita da empresa aumenta.

Reduzir o CAC de Saas (custo de aquisição do cliente desse tipo de serviço) é um dos principais objetivos de uma empresa. Isso porque tal ação, aumenta a receita da firma por meio dos lucros. Entenda melhor sua importância, bem como quais medidas adotar.

Por que é importante reduzir o CAC de SaaS?

A redução do CAC de SaaS é importante porque incide de forma direta no ROI de marketing e vendas. Afinal, trata-se de um indicador financeiro que mede o custo de adquirir um novo cliente. É um dos objetivos das empresas que oferecem esses serviços.

Outro ponto importante de tal redução é a permissão para que a empresa tenha uma base maior de clientes, Isso sem aumentar de modo expressivo seus custos de aquisição. Dessa forma, é possível investir mais recursos em outras áreas. Em suma veja mais sobre: 

  • desenvolvimento de produto;
  • atendimento ao cliente;
  • expansão de mercado.

Em um mercado competitivo, a redução do CAC de SaaS pode ser um diferencial para as empresas que desejam se destacar. Isso porque, ao reduzir os custos, é oferecido para os clientes preços mais competitivos. 

Assim, atrai mais consumidores, de modo que aumenta sua participação no mercado. Por fim, isso fortalece sua posição em relação aos players.

Montagem com temas que representam o CAC de SaaS, com essa sigla no centro da imagem, com mão de pessoa ao lado apontando para cima
A CAC SaaS ajuda a expandir os negócios no mercado de vendas, no desenvolvimento  dos produtos e a conquistar novos clientes. Imagem do site freepik.

CAC

O CAC faz referência ao valor total que a sua empresa gasta para adquirir um novo cliente. Se, por exemplo, investir  R$1.000,00 por mês em processos de marketing e conquistar 10 novos consumidores no período, cada um desses custa R$100,00.

Na linguagem matemática, o CAC é calculado pela divisão do valor total investido na aquisição de novos clientes pelo número de consumidores adquiridos. 

Dessa forma, é possível medir o sucesso das estratégias de marketing Assim, avaliar se o custo de aquisição está dentro do orçamento é viável para o negócio.

Serviço SaaS

O termo SaaS que significa “Software as a service” é uma modalidade de serviços que oferece softwares através da internet. Isso, sem a necessidade de instalação em um computador. 

Trata-se da distribuição de software e a sua fama se dá devido à sua facilidade de uso, baixo custo, assim como a alta escalabilidade. As empresas que oferecem SaaS fornecem softwares através de assinaturas mensais ou anuais.

Isso permite, por sua vez, que os usuários acessem as ferramentas pela internet de modo remoto. O modelo SaaS é usado em uma variedade de aplicações, como por exemplo, as plataformas de e-commerce e as ferramentas de marketing digital.

Montagem homem segurando tablet com temas que representam o CAC de SaaS, com essa sigla no centro da imagem
A redução do CAC de Saas ocorre por várias medidas, a começar pela otimização do site. Imagem de FreePik.

Quais são as medidas que colaboram na redução do CAC de Saas?

O uso do inbound marketing é um exemplo que ajuda a reduzir o CAC de SaaS e a seguir, listamos outras dicas valiosas. Vale reforçar que o custo de aquisição de clientes (CAC) é uma das métricas cruciais para a saúde financeira de qualquer empresa. 

Por isso, é importante monitorar de perto esses números para aumentar a lucratividade e garantir a sustentabilidade do negócio. A redução do CAC de SaaS, por sua vez, acontece por meio de ações estratégicas.

Essas práticas ajudam a maximizar os resultados dos investimentos em marketing e vendas. Assim, há o aumento das conversões e a redução do custo por cliente adquirido.

1 – Otimização do site

Otimizar o site da empresa é uma boa ação que reduz o CAC de SaaS. Então, verifique se páginas funcionam de modo adequado para conversão, assim como se são intuitivas para os visitantes. Corrija eventuais falhas e outros problemas de carregamento.

Verifique se o SEO do site é bem trabalhado, como fazer SEO on page pode ajudar a classificar melhor as páginas. Dessa forma, consegue atrair mais pessoas interessadas em seus produtos, serviços e soluções.

O site deve ser completo e fornecer informações suficientes. Assim, as páginas de conversão e os formulários devem ser otimizados para funcionar de modo correto. Dessa forma, aumentam as chances de vendas.

Realize um estudo cuidadoso de usabilidade, crie testes para descobrir os tipos de CTA (chamada para ação), as cores e os layouts que mais combinam com o seu público-alvo. 

2 – Conheça as personas

Conhecer as personas do seu negócio, que tem impacto direto para reduzir o CAC de Saas. Então, é crucial definir o perfil ideal do seu público-alvo. Isso considera aspectos como as objeções, necessidades e problemas. 

Assim, permitirá que você identifique que tipo de informação, conteúdo e formato são relevantes para se comunicar de forma efetiva com o público. A partir disso, as vendas de soluções acontecem de modo adequado, no “time certo”.

Tal ação também coopera para direcionar os esforços de marketing e vendas de forma mais eficiente, de forma a otimizar a mensagem e aumentar as chances de conversão. Com uma compreensão clara dos seus clientes ideais, você pode personalizar sua estratégia de CAC.

3 – Acompanhe o lifetime value (LTV)

Monitorar o LTV dos clientes é vital para reduzir o CAC de SaaS e garantir a saúde financeira da empresa. O índice representa o tempo médio de relacionamento dos seus clientes com o seu negócio, assim esse período influencia o lucro a longo prazo.

Ao acompanhar o LTV, há a identificação de quais grupos de clientes são mais valiosos para a sua empresa. Isso permite, por sua vez, a otimização das ações de comunicação para atrair sócios que tenham maior fit com a sua solução.

Pessoa clicando em tela em montagem com holograma sobre o tema CAC de SaaS
Fidelizar clientes é uma das ações que ajudam na redução do CAC de SaaS. Imagem de FreePik.

4 – Busque a fidelização e a indicação de novos clientes

Fidelizar clientes é crucial para o sucesso de uma empresa, faz com que clientes satisfeitos indiquem novos consumidores, é como aplicar o marketing de indicação. Além disso, a fidelização aumenta os lucros do negócio.

Imagine que o CAC é de 200,00, é vital que o ticket médio seja superior a esse valor para garantir lucro. Caso contrário, a falta de recorrência resulta em prejuízos.

Além do aumento de indicações, a fidelização também é responsável por garantir os lucros da empresa, por isso invista no setor de customer success. Dessa forma, as necessidades são atendidas de modo a conquistar clientes satisfeitos.

5 – Use o inbound marketing

O uso do inbound marketing reduz o custo de aquisição dos clientes e isso fortalece a posição orgânica, assim como amplia o número de oportunidades de venda. 

Conteúdos diferenciados e atemporais educam os clientes sobre o universo da empresa e as suas soluções. Enquanto também aumentam a relevância no negócio, torna-o referência no assunto, aumenta a visibilidade, parcerias, crescimento e as vendas.

6 – Construa parcerias

Encontrar empresas parceiras para trabalhar com indicações é uma maneira de diminuir o CAC de SaaS. Então, para alcançar o sucesso nessa estratégia é importante buscar sócios com personas parecidas e serviços complementares.

A busca deve focar no mesmo mercado da sua empresa. Dessa forma, estabelecer uma boa conexão e ampliar a rede de contatos é essencial. Com uma parceria bem-sucedida, é possível:

  • trocar indicações de clientes;
  • reduzir o CAC de ambas as empresas;
  • aumentar as oportunidades de negócios. 

A colaboração entre as empresas também pode levar à criação de conteúdo conjunto. Por meio do co-marketing até a geração de leads é ampliada.  

7 – Use a regra do 80/20

Na teoria do 80/20, 20% dos esforços devem ser responsáveis por gerar 80% dos resultados. Essa regra pode ser aplicada de várias formas nas empresas.

Quando se trata da aquisição de novos clientes, é importante entender de onde vêm os que são mais lucrativos. Analisar esse público ajuda a direcionar a comunicação para conquistar outros consumidores com um maior potencial de lucro.

Para isso, é recomendado identificar os 20% de clientes mais fiéis da sua empresa, entender suas necessidades, assim como o processo de contratação. 

Com base nessas informações, é possível reestruturar as ações da empresa para atrair mais clientes com esse perfil. Além disso, lembre que quanto menor é o CAC de Saas, maior será o lucro do negócio.

8 – Melhore as estratégias

Um dos grandes benefícios do marketing digital para SaaS é a chance de analisar de forma constante as métricas e os resultados das ações executadas. Isso permite a otimização das estratégias, bem como a redução do custo de aquisição de clientes.

Ao realizar análises periódicas, é possível identificar quais estratégias geram os melhores resultados e assim direcionar os investimentos para as ações mais efetivas. 

Também é importante saber de onde vem os clientes com menor custo de aquisição. Então, a empresa trabalha para otimizar as estratégias a fim de alcançar cada vez mais pessoas dessa forma.

Pessoa fazendo pilha com blocos de madeira e seta vermelha apontando pra cima sobre mesa de madeira simbolizando lucro
Ao reduzir o CAC de SaaS, a empresa aumenta os lucros e assim expande o mercado. Imagem de FreePik.

Qual é a relação entre a redução do CAC de SaaS e a expansão da empresa no mercado?

Reduzir o CAC de SaaS é uma estratégia crucial para empresas que oferecem esse tipo de serviço e desejam expandir seus negócios. Ao implementar as dicas acima, é possível reduzir o valor da aquisição de novos clientes e assim, aumentar os lucros. 

Isso permite que as empresas invistam em outras áreas, como por exemplo a inovação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Em suma, veja outros pontos:

  • possibilita a expansão de mercado;
  • amplia o público;
  • permite a conquista de novos nichos. 

Portanto, a redução do custo de aquisição dos clientes pode ser um fator determinante para o sucesso, bem como para o crescimento da empresa no mercado de CAC de SaaS.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes