Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Conteúdo educacional, o que é e como aplicar essa estratégia na empresa

Conteúdo educacional é uma estratégia de marketing onde a empresa oferece conhecimento em troca de gerar leads. Dessa forma, obtém engajamento e clientes fiéis para a marca. Portanto, confira tudo sobre essa técnica e saiba como aplicá-la já.

O que é um conteúdo educacional?

Em um negócio, essa é uma estratégia onde a empresa compartilha conhecimentos ao público. Isso na intenção de gerar uma relação com o consumidor e fazê-lo ver o valor da marca. Educar clientes é uma forma de:

  • Fidelizar usuários;
  • Gerar leads;
  • Aumentar o valor do negócio.

Mostrar ao público aquilo que a corporação sabe fazer e oferece é o melhor caminho para alcançar as metas de marketing. Além disso, isso gera autoridade, afinal, quando se ensina com domínio, a audiência nota e confia.

O conteúdo também causa uma relação contínua, visto que o material nunca acaba. Pois, o conhecimento é infinito, ainda mais quando ele está em pessoas.

Comercializar conhecimento

Unir educação e tecnologia é uma tendência que fica cada vez mais comum. As empresas, então, podem até mesmo oferecer e-books em troca de algo do cliente, como um contato. Ou seja, elas vendem o conhecimento em busca de dados.

pessoa sentada usando o laptop
Um bom conteúdo educacional pode atrair e fidelizar clientes. Imagem de Kenny Eliason no Unsplash

Qual a relação entre o conteúdo educacional e o marketing?

O conteúdo educacional quando usado como marketing, serve para atrair pessoas que são qualificadas para se tornar um possível cliente. Dessa forma, há um engajamento e uma relação se forma, pois elas passam a ver o negócio como uma fonte de informação.

A venda pode não ocorrer de imediato, mas, o propósito principal é reter a atenção desse consumidor para que ele tenha a marca em mente. Aliás, isso funciona como um preparo para que ocorra negócios no futuro.

O material valioso e de aprendizado que uma empresa pode passar faz com que o público-alvo encontre valor. Aliás, diferencia a sua corporação dos demais concorrentes.

Público qualificado

Um público qualificado é aquele formado por pessoas que têm interesse no seu conteúdo. Dessa forma, o potencial deles se tornarem clientes é grande. Em suma, é aquele que traz retorno financeiro para a empresa. Assim, tráfegos como esse geram:

  • Engajamento;
  • Adiciona valor ao material;
  • Eleva a autoridade.

Vale lembrar que para ter uma audiência como essa é ideal que seja feita a definição da persona. Afinal, é por meio disso que se pode direcionar da forma certa os conteúdos personalizados na estratégia de marketing e vendas.

Como atua o conteúdo educacional em períodos de crise?

Em momentos difíceis como as crises, a aproximação da empresa com o cliente é essencial. Como não há a possibilidade de vender como antes, a relação é o que segura aquele consumidor a sua marca. Para isso, fornecem materiais em:

Nos tempos ruins, a sociedade se volta ainda mais para a tecnologia em busca de conteúdos gratuitos. Assim, ganha-se aprendizado sem sair de casa ou gastar. Fazer com que as pessoas aprendam é algo positivo para as mesmas e será para a sua empresa.

Por que o conteúdo educacional cresce no mercado?

O ensino a distância é algo que já tem um sucesso estável há um bom tempo. Afinal, ele já era de conhecimento de muitos, no qual boa parte aprovava e consumia.

Com a pandemia em 2020, as pessoas foram forçadas, de certo modo, a aderir a esse modelo. Em especial, adolescentes e crianças, que nunca tinham experimentado isso até então. Aliás, muitos foram afetados com o fechamento das escolas nesse período.

Foi por meio disso que a sociedade passou a se interessar pelo aprendizado online. Dessa forma, indivíduos de todas as faixas etárias passaram a ter como opção os materiais educativos. Afinal, eles abrangem muitas áreas e públicos.

Maior interesse da audiência

Existe uma crescente onde o povo tem se interessado mais em conteúdos diversos. Então, seja matérias específicas ou aulas, a busca cresceu muito. As pessoas têm buscado por algo que as ajude em algum sentido.

Crescimento na pandemia

O consumo de tecnologia e internet aumentou muito. Nesse sentido, as pesquisas por conteúdos interessantes e educacionais também subiram. As buscas não são apenas por matérias como português ou matemática. 

Um tema que está muito em alta, por exemplo, é sobre produtividade. Assim, os usuários aprendem como ter foco, produzir mais no dia a dia e ficar longe de distrações.

Quem pode explorar a estratégia do conteúdo educacional?

Apesar do nome remeter a escolas e instituições de ensino, o conteúdo educacional é bastante democrático. Sendo assim, empresas de todos os nichos, tamanhos e personas podem fazer uso dessa estratégia, além de ter sucesso com ela.

Não há nenhum limite ou restrição para negócios que desejam aplicar essa técnica. Além disso, não é nem preciso criar plataformas para o EAD. Pois, dá para fazer esse marketing ao gerar valor e educar o público sobre algo do seu mercado.

O foco principal, aliás, tem que ser a avaliação de como esses materiais serão ofertados para a audiência. Além disso, deve-se pensar em qual será a utilidade para eles. Afinal, não adianta apenas debater temáticas que não importam a sua persona.

Tipos variados de negócios

A quantidade de variedades de negócios é enorme, por isso, deve-se ver uma pesquisa antes de iniciar a estratégia. Então, faça algo relevante para os consumidores que esteja dentro dos recursos disponíveis e das possibilidades.

Adapte o conteúdo ao seu negócio

Empresas menores, por exemplo, possuem mais facilidade de iniciar e ter sucesso nesta técnica. Então, ele pode fazer blogs que tenham bons posts com temas que façam sentido e crie uma relação com as pessoas. 

Já as maiores, podem fazer estruturas de EAD ou algo mais grandioso. Neste caso, a criatividade deve estar presente, para que o negócio faça um grande oferta com conteúdos amplos e plurais.

homem negro sentado, usando o notebook
Empresas de diferentes nichos e portes podem se beneficiar com o conteúdo educacional. Imagem de wayhomestudio no Freepik

Quais as vantagens do uso do conteúdo educativo?

Gerar vendas é uma das metas e vantagens do conteúdo educacional. Mas, não para por aí, os efeitos positivos vão além, já que:

  • Cria uma relação mais próxima com o público;
  • Educa clientes;
  • Constrói autoridade;
  • Aumenta os leads.

O engajamento é algo que vale a pena destacar. Afinal, quando a marca faz um conteúdo valioso e específico para um público, as chances dele interagir são altas.

Conquista e fidelização do público

Quando a empresa se empenha em servir materiais de qualidade para satisfazer os consumidores, há uma maior chance de se tornarem fiéis. Isso porque, o aprendizado vai gerar gratidão, assim, a pessoa se sente um “devedor” perante a marca.

Ter noção da persona e monitorar o comportamento do público é ideal para que essa fidelização possa ocorrer. Afinal, você precisa conhecer quem são as pessoas que quer manter por perto como compradores.

1- Educar o público-alvo com conteúdo educacional

O objetivo principal do marketing de conteúdo é atrair e engajar os clientes com materiais que sejam de interesse deles. Nesse sentido, é preciso destacar que essa ideia depende da educação para ter sucesso.

Muitas empresas apenas colocam o foco em posts e campanhas que priorizam os seus serviços ou produtos. Mas, esse é um grande erro, visto que para captar as pessoas que estão no topo do funil, é essencial ter conteúdos educativos.

Vale destacar também que muitos não entendem ao certo o que a sua marca oferece. Por isso, apenas fotos de vendas não vão convencê-los. Assim, é preciso antes educá-los a respeito do seu nicho em geral.

Temas e produtos

Lembre-se que há pessoas que não conhecem o seu produto. Ainda mais, existem aqueles que nem sabem para que ele serve ou até não sabem ainda que precisam tê-lo. É por esse motivo que os temas vêm antes dos serviços e itens.

O plano é despertar o desejo e atenção dos leads. Assim, gera-se uma vontade de possuir o material. Vale lembrar que o conteúdo educacional torna mais forte a relação entre cliente e empresa.

Conteúdo personalizado

Fazer propostas e oferecer materiais únicos vão ajudar a fortificar a sua marca. Além disso, a empresa se destaca e entra na mente das pessoas. Dessa forma, elas sempre se lembrarão dela quando precisarem comprar algo do nicho.

Ter um conteúdo personalizado também é uma técnica de marketing. Isso porque, ele faz com que o consumidor se sinta importante e único.

2- Como estreitar relações com o conteúdo educacional?

Um conteúdo de qualidade conquista a confiança do público. Aliás, boa parte das compras que as pessoas fazem se dá por pesquisas na internet. Ou seja, é essencial dar uma atenção especial a um material de valor.

Ter uma posição bem definida já é um passo para reter as pessoas à sua marca. Mas, existem outras ações a serem feitas, como aumentar a geração de leads. Dessa forma, cria-se uma relação e essa por sua vez, ajuda a engajar o público.

A sua empresa mais próxima do público

É preciso destacar que para ficar mais perto do seu público é preciso antes saber quem ele é. Aliás, para isso existem técnicas, sendo uma delas a de definir a persona, que pode ser feita por meio de pesquisas como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Trabalho;
  • Local onde mora;
  • Salário;
  • Hábitos de consumo;
  • Objetivos e metas;
  • Possíveis problemas.

Vale lembrar que uma empresa pode possuir mais de um perfil de cliente ideal. Por isso, é essencial segmentar e adaptar cada conteúdo para uma persona.

Use o tom de voz adequado

O tom de voz nada mais é que um conjunto de ações e palavras que a marca usa com os clientes. Nesse sentido, é com ela que a empresa consegue se expressar, a fim de comunicar os próprios valores e identidade.

Ao descobrir qual é a persona do seu negócio, o ideal é entender como deve ser a interação com cada um. Aliás, lembre-se que o negócio é seu, mas o público é quem deve se identificar com ele.

duas pessoas sentadas, usando seus respectivos noteboooks
Use o conteúdo educação para se aproximar da sua persona. Imagem de Priscilla Du Preez no Unsplash

Como gerar leads com conteúdo educacional?

Os leads são a chance de um contato de um possível consumidor, onde este fornece os próprios dados em troca de um bônus. Com isso, então, a marca inicia uma relação com o usuário e o inclui no funil de vendas.

Gerar leads, em suma, é o caminho que torna desconhecidos, que se interessam pelo seu nicho, em conhecidos. Nesse sentido, a empresa produz um conteúdo educacional relevante e bom, a fim de atrair a atenção das pessoas.

A intenção é que o público ao ver esses materiais perceba que há algo valioso e assim, aceite passar o seu contato pessoal em troca de um brinde. Em geral, é uma troca, o cliente obtém saber e a empresa, um e-mail. Exemplos de conteúdos para gerar leads são:

  • E-books;
  • Infográficos.

Essa técnica é essencial para o marketing atual. Isso porque, ele permite que você conheça melhor o usuário em cada etapa do funil. Aliás, isso é feito com recursos como a análise de métricas.

Vendas futuras

Os leads formam um banco de contatos. Assim, mesmo em períodos difíceis e de crise, haverá várias pessoas que se interessam pela sua marca e podem virar clientes. Ou seja, é captá-lo agora para no futuro fazer vendas.

Como tornar a sua marca mais forte com conteúdo educacional?

O mercado atual está muito mais robusto e rígido, as pessoas não buscam apenas pelo melhor preço. Por isso, o conteúdo educacional faz com que sua marca seja um diferencial e torne-se uma opção para essas pessoas. Então, ele traz prós como:

  • Mostra uma empresa engajada;
  • Fortalece e estreita relações;
  • Constrói uma imagem sólida.

A marca em si é a soma de emoções e pensamentos que o público têm da empresa, ou seja, ela se faz presente na lembrança do usuário. Dessa forma, mostrar o que você pode oferecer e ensinar é essencial para firmar esse conceito.

Como criar um plano de conteúdo educativo para a sua empresa?

Agora você já conhece muito sobre conteúdo educativo. Então, é preciso montar um plano de ação efetivo. Em seguida, confira cinco dicas de como fazer isso.

Diferentes formas de aplicar

Existem diferentes formas de aplicar esse conceito, que não se resumem a textos ou vídeos. Há outras maneiras que conseguem converter e funcionam tão bem quanto essas já citadas.

1- Ofereça cursos gratuitos

Cursos gratuitos, como e-books, são uma forma de servir um material com uma boa estrutura sobre qualquer tipo de assunto. Aliás, eles são simples de fazer e qualquer empresa pode montar um na sua área de atuação.

Expertise

Vale destacar que o negócio deve fazer algo de acordo com a sua expertise. Então, crie conteúdos que tenham relação com o nicho e mostre que domina tudo sobre ele.

2- Use conteúdo educacional em grupos do Telegram para tirar dúvidas

O Telegram é uma rede social que cresce cada vez mais em número de usuários. A mesma é muito usada por empresas e a ideia é, portanto, criar grupos com o cliente, claro, com a autorização dele. Dessa forma, acontecem ações nesse canal, como:

  • Promoções;
  • Novos produtos ou serviços;
  • Troca de ideias.

Mais além, também é possível tirar dúvidas sobre a marca. Nesse sentido, ajuda a tornar mais forte a relação entre ambos. Os grupos nesta rede social podem ter até 200 mil pessoas.

Uma forma de usá-lo, então, é oferecer um e-book, onde o acesso a ele é feito por meio de um grupo no Telegram. Assim, você retém o contato daquela pessoa e pode mantê-la sempre informada, bem como, próxima a sua empresa.

3-Educar o seu público é essencial

O sucesso dessa ideia vai depender do quão bem você irá educar o seu público e oferecer a ele aquilo que ele quer. Por esse motivo, é mais interessante informar as pessoas e reter a atenção delas do que anunciar um produto.

Faça, então, um conteúdo de qualidade que vai agregar valor aos usuários. Isso vai se fixar na mente deles, o que os leva a perceber que existem prós reais na sua empresa. Dessa forma, eles irão desejar comprar de modo natural.

De início, eduque o cliente sobre o seu serviço ou item, mostre-o como se deve usar, como ele resolve problemas e como pode precisar dele. Ainda mais, ensine também de forma sincera, mostre ao público que você se importa com o que ele aprende.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo nada mais é que outro meio para engajar o público-alvo e aumentar a base de clientes. Portanto, é feito por meio da criação de bons materiais relevantes. Com isso, a marca:

  • Atrai as pessoas;
  • Envolve e chama a atenção;
  • Gera valor para os usuários.

Vale lembrar que esse bom conteúdo não tem o foco nas vendas, mas sim em dar alguma vantagem para quem o lê. Ou seja, o propósito é ensinar algo, tirar uma dúvida ou até resolver um problema.

duas mulheres sentadas, analisando a tela do notebook que está em cima da mesa
Ensine o seu público antes de oferecer produtos ou serviços a ele. Imagem de KOBU Agency no Unsplash

4- Mantenha o diálogo frequente com o seu público

É essencial que a marca tenha um diálogo e uma relação contínua com o público. Além disso, a interação deve ter como foco as pessoas corretas, a fim de ser mais eficaz.

Dialogar com os usuários melhora a experiência de compra, visto que hoje um bom produto não é um diferencial. Pois, as pessoas dão mais valor a como outros avaliam a loja e como se sentem a respeito da empresa.

Conheça, então, o público-alvo e encontre a linguagem ideal para falar com ele. Ainda mais, use os canais em que eles estão, como as redes sociais, para interagir todos os dias. Afinal, é vital que eles vejam uma marca ativa e presente.

Mídias sociais

O uso das mídias sociais nos dias de hoje é quase obrigatório. Isso porque, a maior parte do público está conectado. Aliás, esse meio deixa a marca mais exposta e por ele é possível fazer anúncios pagos, que aumentam ainda mais o seu alcance.

Engajamento

O engajamento em si é quando o usuário reage a empresa. Dessa forma, pode ser um comentário, um clique ou uma curtida. Isso torna a marca mais visível e gera mais fama para a rede social do seu negócio.

Fazer, então, posts de interesse e que chame a atenção é essencial para que essa ação aconteça. Vale lembrar que, estar ciente das trends do momento é crucial também.

5- Crie conteúdo interativo

Os conteúdos interativos são materiais que possuem algum elemento inovador. Dessa forma, se cria um diálogo com o leitor. Nesse sentido, ele permite que a audiência participe de forma ativa, o que gera uma boa experiência.

No marketing de conteúdo, esse material é um formato muito útil, pois torna mais fácil a relação com a persona. Afinal, ele tem mais interesse em algo que dê uma resposta, ao invés de ser apenas uma via única.

Esses materiais, então, devem ser de valor para os consumidores. Ainda mais, eles precisam resolver algum problema e se mostrarem como fontes de informações confiáveis.

A interação vai servir para atender um público que é mais qualificado e exigente. Pois, estes gostam de ter algo mais robusto e profundo. Ou seja, ela permite uma experiência divertida, engajadora e instigante.

Um exemplo disso são os quizzes. Com ele, se faz um jogo de perguntas e respostas. Sendo assim, ao mesmo tempo que ele testa os clientes, fornece conhecimentos valiosos.

Gamificação

Esse termo refere-se aos jogos em seus conceitos mais simples. Assim, feedback, recompensas ou acúmulo de pontos são exemplos disso. Ela engaja os usuários e desperta a criatividade da sua equipe.

Como usar o conteúdo educacional na estratégia da sua empresa?

O conteúdo educacional tem como maior objetivo gerar leads qualificados, como citado antes. Dessa forma, esse material inclui tudo aquilo que alguém possa aprender sobre a sua marca, como:

  • Princípios;
  • Conceitos;
  • Habilidades;
  • Curiosidades.

Gera-se uma relação por meio dessa troca, aliás, isso pode ser explorado de muitas formas. Mas, vale lembrar que esses materiais devem ser bem pensados e um plano com uma boa estratégia deve ser feito antes.

Use essa técnica para converter mais vendas na sua loja, gerar tráfego orgânico e aumentar o seu engajamento. Pois, com isso a sua marca vai ficar mais forte e se irá se destacar em seu nicho.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes