Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Descrições de produtos: tudo o que você precisa saber para se destacar da concorrência

As descrições de produtos contêm as informações do item e é o que pode fazer com que a pessoa compre ou não de você, pois não basta apenas trazer dados técnicos.

As descrições de produtos dão informações sobre as suas características, por exemplo, o tamanho e a cor. No entanto, algumas empresas não explicam como isso pode ser útil para quem está comprando, então saiba da sua importância e como acertar nos detalhes.

Por que as descrições de produtos devem ser escritas de maneira que converta?

As descrições de produtos devem ser escritas de maneira que converta, porque elas são usadas para persuadir o leitor a comprar o item. Então, elas devem conter informações relevantes que criem interesse e confiança na mercadoria.

descrições de produtos
As descrições de produtos podem fazer com que as pessoas atinjam suas expectativas sobre o item. Imagem de Mikhail Nilov no Pexels

Elas devem se destacar e serem atrativas, de forma que as pessoas vejam o valor do produto. Além disso, devem ser claras e informativas fazendo assim com que o usuário escolha o item correto.

Gera confiança

Elas devem mostrar que o produto é de boa qualidade e que atenderá às suas necessidades. Então, ao fazer um bom trabalho vai fazer com que a pessoa possa compreender o que o item oferece.

Também devem conter informações relevantes que passem confiança. Além disso, aposte em uma escrita de forma direta, simples e objetiva, para que o leitor se sinta à vontade para comprar uma determinada mercadoria.

Amplifica o desejo

As descrições devem destacar os benefícios e características que tornam o produto único e atrativo fazendo parecer que a pessoa precisa dele.

Também devem ser escritas de forma a mostrar que o item pode satisfazer suas necessidades e desejos. Além disso, elas devem ser claras e suscitar um sentimento de urgência, a fim de que se faça a compra de forma imediata.

Desafoga seus canais de atendimento

As descrições devem fornecer uma lista completa de recursos e benefícios com as especificações técnicas, para que o leitor saiba o que está comprando.

Isso reduz o número de consultas de clientes aos canais de atendimento da empresa, pois já tem todas as informações necessárias para fazer a compra.

O que você precisa saber para escrever descrições de produtos que convertam?

Antes de escrever as descrições de produtos, você deve entender sobre o item, o que inclui seus benefícios, bem como saber sobre sua persona. Dessa forma, se tem o básico para começar, além de incluir palavras-chave, imagens e CTA.

Saber quem são as suas personas ajuda na hora de escrever, pois a descrição vai de acordo com os interesses e as necessidades delas. Além disso, o título deve ser informativo, atraente e capaz de chamar a atenção do público-alvo.

Use a palavra-chave no título para que os clientes encontrem o seu produto. Logo após isso, pense nos benefícios e para saber quais são, basta pegar as características do modelo e refletir sobre como ele vai ajudar a pessoa que está comprando.

As imagens ajudam a captar e manter a atenção dos clientes, enquanto os depoimentos de compradores geram confiança. Aliás, dependendo da plataforma, você pode pegar vídeos de anúncios do mesmo produto onde demonstra o seu uso prático.

No final da descrição, por fim, deve ter um call-to-action (CTA) para incentivar os usuários a comprarem o produto. Seguindo essas dicas, você pode criar algo que converta e atraia mais consumidores.

Conte a história completa

A descrição do objeto deve transmitir informações essenciais que façam despertar o interesse do público e que possa convencê-lo a adquirir aquele produto.

Ela deve passar sentimentos positivos a quem está interessado. É por isso que é importante expor a história do item, comentar os dados mais relevantes que possam atrair a sua persona e que tenham a capacidade de seduzir, por exemplo:

  • quem criou a mercadoria;
  • qual foi a fonte de inspiração para a criação do objeto;
  • como foi o processo de fabricação;
  • quais são as vantagens.

A descrição do produto deve ser clara e concisa

Também não deve ser extensa e não deve conter informações desnecessárias. Dessa forma, foque em dados relevantes para persuadir o cliente, de modo conciso e sempre destacando a clareza dos conceitos, além dos detalhes técnicos.

descrições de produtos
Para conseguir os dados para as descrições de produtos, você pode verificar as avaliações dos compradores. Imagem de Karolina Grabowska no Pexels

Use palavras de poder

Algumas expressões despertam um interesse emocional nas pessoas. No contexto de e-commerce, essa abordagem é útil para aumentar as vendas online, pois incentiva os clientes a concluírem a aquisição com agilidade e facilidade.

É o caso de palavras como completo, maravilhoso, incrível, aproveite, sensacional, dentre outros exemplos que podem ser usados na descrição do produto.

Foque nos benefícios do produto

Preste atenção em destacar as qualidades do produto, evidenciando os benefícios, propriedades únicas e as vantagens que ele oferece para o dia a dia dos consumidores.

Compartilhe as características que indicam que a aquisição será uma excelente opção para o comprador e como o produto pode melhorar a vida do cliente.

Como melhorar a leiturabilidade de suas descrições de produtos?

Há algumas maneiras de melhorar a leiturabilidade de suas descrições de produtos. Primeiro, seja específico e utilize palavras-chave relevantes.

Evite usar jargões de marketing ou termos técnicos que possam confundir seus leitores. Em vez disso, use palavras-chave que sejam claras e simples.

Outra dica é usar frases curtas e diretas. Os usuários não têm muito tempo para ler, por isso, é importante ser conciso e objetivo para que o leitor possa entender o seu conteúdo bem rápido.

Use imagens e vídeos para ajudar a ilustrar as descrições dos produtos. Além disso, as mídias podem ajudar os compradores a terem uma melhor compreensão do que você está tentando comunicar.

Seja honesto e transparente. Evite usar frases como “o melhor produto” ou “o mais barato”, pois isso pode soar como enganação. Seja honesto sobre as características e forneça informações claras sobre os benefícios que a mercadoria pode oferecer.

Foque na escaneabilidade

As imagens dos produtos geram um grande efeito para os consumidores que estão em busca de um item em particular. Na maioria das vezes, elas chamam mais a atenção e interesse do leitor do que o próprio texto. 

Essa abordagem torna a descrição mais simples e tem o potencial de direcionar o foco para aquilo que você deseja que seja visto primeiro, apontando para informações relevantes e economizando tempo para os leitores.

Para isso, pode usar marcadores, tornar os parágrafos mais curtos, incluir fotos, variar fontes, tamanhos de letra e cores, criar espaços em branco, além de empregar títulos H1 e H2.

Como usar dados de pesquisa para criar descrições de produtos que sejam convincentes?

Ao ter os dados de pesquisas em mãos, as descrições de produtos serão mais assertivas ao saber quais são os benefícios desejados pelos clientes. Bem como, quais são os principais fatores que motivam uma compra.

Lembre-se de que as descrições devem ser claras, precisas e informativas junto a uma abordagem persuasiva ao mostrar as razões pelas quais os clientes devem adquirir um produto no lugar de outro.

Elas devem aproveitar o conhecimento obtido através da pesquisa para destacar os principais benefícios do produto e como ele pode mudar bastante a vida dos clientes.

Quais são os casos de sucesso em descrições de produtos que convertem?

A Polishop é um ótimo exemplo de como fazer boas descrições de produtos, pois em qualquer item, a apresentação é personalizada.

descrições de produtos
Ao criar descrições de produtos em uma ordem que faça sentido para o seu cliente, isso faz com que ele a entenda e sinta mais vontade de comprar. Imagem de energepic.com no Pexels

Um exemplo de como ela faz isso é com a Airfryer, já que a empresa fornece todas as informações necessárias para que o leitor possa entender as características do item e todos os benefícios que ele pode oferecer.

Ela explica de forma detalhada como o produto pode tornar a cozinha mais prática e divertida, além disso, como ele pode ajudar a tornar os pratos mais saudáveis. Também explica como a tecnologia pode auxiliar a preparar refeições de forma rápida e fácil.

Perto do fim da página, a marca adiciona as características e abaixo ficam as avaliações dos clientes que compraram o modelo, tanto as mais recentes quanto as mais antigas.

Quais são as melhores práticas para usar imagens e vídeos em suas descrições de produtos?

Usar imagens e vídeos de qualidade, além de relevantes em descrições de produtos é uma das melhores práticas para o sucesso de um negócio. Estes devem ser nítidos, brilhantes e atrativos.

As descrições curtas e informativas contextualizam as imagens e vídeos, ajudando os compradores a entender melhor o item. As mídias também devem ser atrativas para criar uma conexão emocional e persuadir o público-alvo sobre a aquisição.

Como criar descrições de produtos que sejam atraentes para seus clientes?

Para criar descrições de produtos atraentes para os seus clientes tem que fazer uma pesquisa de público-alvo, além de entender bem o seu catálogo. Após isso, pode se inspirar na Polishop ou pode contratar alguém para fazer um copywriting.

O copywriter é um profissional do marketing digital, ele é experiente na arte de escrever textos persuasivos e comercialmente orientados, pois ele é treinado para destacar os benefícios de um produto e convencer o leitor a comprá-lo.
Ele sabe como usar palavras e frases para atrair seu público-alvo, além de tornar a descrição cativante e interessante. Por fim, ele também pode ajudar a criar uma identidade de marca para sua empresa.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes