Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é CTA e como alcançar resultados na sua empresa com esta estratégia?

O CTA é uma peça essencial para quem deseja chamar atenção e atrair novos leads para os seus produtos. Uma vez que, o seu uso é vital para o sucesso de uma campanha de marketing. Então, veja o que é e como escolher as melhores para os seus conteúdos.

O que é CTA?

Call-to-action é uma chamada, cujo objetivo é guiar o leitor ou visitante de um site a realizar alguma ação. Dessa forma, para causar o efeito desejado, é preciso que ela seja simples, direta e bem criativa. Uma vez que o seu uso é muito importante para promover:

  • Ofertas e serviços;
  • Gerar leads.

Existem diversas formas de criar um CTA. Assim, escolher o tipo certo pode fazer toda a diferença, visto que ela pode fidelizar clientes e incentivar a compra de novos produtos. Logo, definir como ela irá aparecer ao usuário é essencial para o sucesso de um conteúdo.

pessoa sentada com um laptop à sua frente e escrevendo em uma folha de papel
Legenda: O CTA tem como objetivo guiar o leitor a realizar uma ação. Imagem de Tammy Duggan-Herd por Pixabay.

Como escolher o CTA correta para a sua estratégia?

Antes de tudo, deve-se saber qual tipo de lead os seus materiais atraem e em qual estágio do funil de vendas eles estão. Desse modo, pode-se adequar um assunto de acordo com o nível de interação do usuário. E assim, guiá-lo durante as etapas da jornada de compra.   

Um CTA adequado para cada conteúdo

A escolha do formato de uma CTA é um fator vital para chamar a atenção de uma pessoa. Por isso, faça testes a/b em cores, textos, imagens e links. Dessa forma, será possível definir a chamada certa para os seus tópicos de modo que eles possam ter bons resultados. 

1 – Considere o estágio do funil de vendas do seu lead

Ofereça a um visitante que acabou de encontrar o seu site, um conteúdo que o eduque e desperte o interesse por novos materiais. Assim, para aqueles que já conhecem bem mais do seu negócio, crie chamadas para um teste gratuito de alguns de seus produtos. 

Adapte a estratégia

Para aumentar as chances da conversão de um lead, é preciso se comunicar com ele de forma efetiva. Desse modo, organize o seu material de modo a conectar os tópicos, a fim de engajar o usuário e sanar as suas dúvidas. Logo, use o CTA em pontos estratégicos do site. 

2 – Você sabe quem é a persona do post?

Saber para quem escreve é essencial para adequar o conteúdo e guiar uma pessoa entre as etapas do funil de vendas. Dessa forma, faça pesquisas com o intuito de conhecer bem o lead e identificar as suas dificuldades. Assim, pode-se elaborar um perfil sobre a persona.

Conheça o seu cliente

O próximo passo é analisar todos os materiais e definir onde eles se encaixam na jornada de compra. Para isso, dados como a idade, o hobby, profissão, renda média, hábitos e estilo de vida podem ajudar a moldar os seus serviços com os interesses do usuário.

Diferença entre persona e público-alvo

A persona é a definição semifictícia do cliente ideal. Logo, o público-alvo é uma parcela mais ampla da sociedade para quem uma empresa vende os produtos. Com o intuito de atingir setores maiores do mercado e assim, ampliar o seu negócio e aumentar as vendas.

3 – Como fazer um CTA conforme o conhecimento da persona?

Crie um CTA bem criativo e dinâmico para quem acabou de conhecer os seus artigos. Assim, para aqueles que estão no meio ou no fundo do funil, faça chamadas diretas para os produtos e inclua ofertas com descontos, com o propósito de converter e fidelizar clientes.

Invista em verbos no modo imperativo para deixar a copy mais simples e atraente. Dessa forma, procure gerar um senso de urgência por meio de uma promessa clara e objetiva. Portanto, utilize o design para que o call-to-action ganhe destaque.

Saiba se comunicar com diversos públicos

Descubra em quais redes sociais eles estão e defina o formato de conteúdo ideal para se comunicar com esses usuários. Desse modo, procure entender as dores da persona. A fim de criar soluções para os problemas dela e chamar a atenção para os seus serviços.

Segmente seu público

Para fazer isso é preciso definir o público-alvo. Uma vez que ele é uma das peças chaves principais para o sucesso de um negócio. Assim, pode-se criar um CTA clara e intuitiva com o objetivo de atingir novas pessoas e guiá-las durante a jornada de compra.  

homem escrevendo em um quadro branco, montando uma estratégia de trabalho
Legenda: o CTA é uma ferramenta eficaz para a sua estratégia de marketing. Imagem de Tammy Duggan-Herd no Pixabay.

4 – Como escolher o formato do CTA?

O call-to-action pode ser textual ou visual. Além disso, a forma como aparece ao usuário depende do formato da oferta de um produto. Desse modo, para fazer uma chamada em posts para as mídias sociais, invista em cores vivas e textos curtos para realizar uma ação.

Ela pode assumir várias formas. Porém, existem três formatos básicos:

  • Banners;
  • Links de textos;
  • Botões.

Saiba que os botões são os mais usados em páginas iniciais da web. Já que são bem versáteis e podem estar em qualquer local do site desde que sejam visíveis.

Os banners são a opção ideal para usar nas mídias sociais, blogs e anúncios nas redes de display. Desse modo, aquelas em forma de link de texto podem ajudar a otimizar o SEO de uma página e levar os usuários a consumir novos assuntos.

Tipos de chamadas para a ação

O uso de links, imagens e textos são essenciais para chamar a atenção das pessoas, a fim de que elas possam consumir um conteúdo. Além disso, utilize gatilhos mentais, pois eles são uma forma incrível de convencer o usuário a clicar no CTA e adquirir o seu material.   

5 – Qual o objetivo do CTA?

A principal função é indicar às pessoas qual ação deve ser feita para receber um certo serviço. Dessa forma, ela deve ser curta e resumir em poucas palavras a proposta de valor de uma oferta. Assim, pode-se usá-la para vários objetivos dentro de um ambiente online.

Principais ações com o CTA

Gerar tráfego para outro artigo do blog ou induzir o leitor a se inscrever em uma newsletter. Essas são algumas das ações que podem ser feitas com uma chamada. Logo, é preciso criar estratégias para atrair o interesse das pessoas. Além disso, pode-se usar o CTA para:

  • Assistir um vídeo;
  • Engajar pessoas nas redes sociais;
  • Participar de um evento.

Fazer uma pesquisa de mercado é uma boa forma de saber o que o usuário precisa. Com isso, uma empresa pode conhecer melhor o seu público-alvo e evitar tomar decisões erradas. Para isso, crie tópicos e materiais com foco em solucionar as dores da persona.

homem trabalhando no laptop e celular ao mesmo tempo, montando uma estratégia de marketing
Legenda: Conhecer a sua persona é ideal para criar uma estratégia com um CTA especial para ela. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

Exemplos de CTA

Para guiar uma pessoa entre as etapas do funil, é preciso indicar a ela qual ação deve ser feita para garantir tal serviço. Uma vez que, o uso correto do call-to-action é vital para ajudar o usuário a tomar uma atitude em relação aos produtos ofertados. 

Usa-se, portanto, o CTA para: 

  • Test drive;
  • Enquetes;
  • Vendas surpresas.

Baixar um ebook é uma forma bem eficaz de atrair a atenção dos leads. Desse modo, esse tipo de chamada é muito usada para a coleta de e-mail, telefone e outros dados importantes do usuário. A fim de iniciar e manter um contato firme e duradouro com potenciais clientes.

O uso de frases como “saiba mais”, “inscreva-se” e “junte-se a nós” pode tornar o visitante mais receptivo a realizar uma ação. Desse modo, invista nessas expressões dentro do texto de modo que elas fiquem bem naturais. 

Como usar as chamadas para a ação

Antes de tudo, deve-se definir um objetivo para a criação deste item. Já que o formato do conteúdo interfere na criação das chamadas. Além disso, é preciso colocá-las em pontos de destaque do seu material ou site, com o intuito de que elas sejam vistas por mais pessoas.

Onde usar o CTA na sua estratégia?

São várias as formas de usar um CTA em um conteúdo. Dessa forma, pode-se inseri-la na home dos sites, anúncios, ofertas, vídeos e posts no blog. Assim, as redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram, são ideais para utilizar chamadas criativas e atrair pessoas.

O e-mail marketing é um canal eficaz para manter e nutrir os leads com os seus materiais. Uma vez que ele possibilita qualificar os leitores de acordo com o nível de interesse pelos tópicos abordados. Logo, crie uma estratégia eficaz para atingi-los de modo bem direto.

Uma chamada de Come Back é uma boa opção para atrair e engajar clientes antigos. Desse modo, use gatilhos mentais de modo a tornar uma oferta única e exclusiva para esses usuários. Assim, insira cupons de desconto para cativar e fidelizar as pessoas.   

Recursos e ferramentas disponíveis

Os anúncios nas mídias sociais e em vídeos do Youtube são uma boa forma de ampliar o alcance dos seus conteúdos. Além disso, oferecer materiais ricos com uma quantidade valiosa de dados relevantes para o usuário é um bom jeito de chamar a atenção dele.

Verifique as ferramentas para a sua empresa

Existem várias formas de divulgar a sua marca pela web. Desse modo, verifique quais são as melhores ferramentas para exibir os seus vídeos ou artigos e crie um CTA diferente para cada um deles. Logo, realizar essa ação é essencial para o sucesso das campanhas.

Como o conteúdo do post influencia na chamada para a ação?

Por meio do formato que este assunto se mostra ao usuário. Uma vez que uma chamada tem como função servir como uma ponte entre a persona e o produto. Assim, é preciso escolher com cuidado. Para isso, é preciso ser bem específico com o intuito de: 

  • Despertar um senso de urgência;
  • Evidenciar o benefício.

Esses pontos podem fazer com que uma oferta se torne única e exclusiva aos olhos dos clientes. Porém, antes disso, deve-se definir uma persona e adequar os seus materiais de acordo com as dores e desejos dela. Já que ela é o fator decisivo para qualquer estratégia.

Como medir o resultado da chamada?

Para saber se um CTA converte, basta monitorar os números da taxa de cliques. Para isso, existem softwares como o Hitsteps e o Plausible que tem como função oferecer uma análise detalhada sobre os seus anúncios. Logo, pode-se saber quem visitou o perfil. 

O software da Heap é outra opção para rastrear e fazer a captura de todas as interações feitas por um usuário na web. Contudo, deve-se destacar que ele não é gratuito. Porém, oferece um teste gratuito de 14 dias com as principais ferramentas inclusas.  

Google Analytics

A principal função do Google Analytics é coletar dados de acesso dos usuários em sites e organizar essas informações em relatórios. Assim, com ele, é possível fazer análises de tráfego bem detalhadas, a fim de ajudar nas tomadas de decisão e na condução de testes.

Saber a origem dos visitantes é essencial para otimizar as campanhas e criar chamadas dinâmicas. Dessa forma, graças a esse software, pode-se descobrir os canais e formatos de conteúdo que mais chamam a atenção do usuário. Além disso, ele é gratuito. 

duas pessoas em uma mesa de reunião analisando diversos relatórios
Legenda: Os CTAs podem ser usados para realizar pesquisas de mercado. Imagem de DCStudio no Freepik

O que são as chamadas para a ação inteligentes?

Elas foram feitas para atender os clientes de uma empresa que já estão no meio ou no fundo do funil de vendas. Com o intuito de criar um CTA única e exclusiva com ofertas especiais para eles. Desse modo, esse tipo de chamada tem como objetivo atender:

  • As necessidades dos clientes;
  • Gerar novos cliques.

Com ela, pode-se saber qual é o perfil de um público-alvo que acessou o seu site e oferecer a eles um call-to-action especial. Assim, as taxas de conversão de um artigo ou vídeo podem aumentar muito, devido a qualidade dos leads que estarão em contato com eles.

Você já aplica CTA na sua estratégia?

Elas são peças essenciais para qualquer marca que queira converter um usuário em um cliente da empresa. Uma vez que com eles pode-se guiar as pessoas entre as etapas do funil e fazer com que se tornem seguidores fiéis. Logo, os benefícios são vários como:

  • Aumento das vendas;
  • Captação de novos leads.

Chamar a atenção, despertar o interesse e orientar as pessoas a realizar uma ação é um papel importante que só um CTA pode propiciar. Assim, é preciso criar chamadas eficazes para ampliar a extensão dos seus anúncios nas redes sociais e impactar mais pessoas.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes