Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Redes sociais e saúde mental: conheça meios para conseguir equilibrá-los

Conseguir alcançar o equilíbrio entre redes sociais e saúde mental é algo necessário, afinal, com isso será possível sempre ter uma boa experiência ao usá-las.

Equilibrar redes sociais e saúde mental é necessário para qualquer que deseja fazer uso delas de forma regular. Além disso, o seu manuseio é algo que deve ser administrado para não causar danos emocionais. Então, se é isso que busca, veja dicas que podem ajudar. 

Há uma relação entre redes sociais e saúde mental?

Existe uma relação direta entre as redes sociais e saúde mental. Afinal, quando não há equilíbrio, é possível ter depressão e ansiedade. Outro ponto importante é que há casos em que quadros de transtornos de autoimagem são diagnosticados. 

redes sociais e saúde mental
Entender que é importante equilibrar redes sociais e saúde mental te dá o aval de usar todas sem medo. Imagem de BiljaST do Pixabay.

Isso acontece porque, no mundo virtual, as pessoas têm a possibilidade de serem o que elas quiserem. Desse modo, muitos a usam como uma forma de escape da realidade e acabam ficando perdidos ou com medo de serem descobertos. 

Diante todos os malefícios das redes sociais mais famosas como Instagram e TikTok, um dos mais perigosos é a demonstração de felicidade exagerada. Ou seja, nesses locais os indivíduos sempre demonstram ter a vida perfeita, o que pode trazer muita frustração. 

Por fim, vale mencionar que essas situações acontecem de forma gradativa. Portanto, você não vai mudar quem é de um dia para o outro ou se frustrar com uma vida alheia de forma instantânea. Então, na prática, é necessário prestar atenção nos detalhes. 

Como manter o equilíbrio entre redes sociais e saúde mental?

O primeiro passo para manter o equilíbrio entre as redes sociais e saúde mental é conhecer o seu corpo. Logo, tente perceber qualquer sinal fora do comum, como excesso de agitação, tristeza ou até mesmo inveja. Além disso, é importante também:

  • acompanhar o tempo de uso diário nas redes;
  • estabelecer um horário de utilização;
  • ficar longe de páginas com conteúdos sensíveis;
  • desinstale quando perceber que está abusando do tempo em que usa. 

Outro ponto importante é evitar a sobrecarga. Desse modo, se você tem muitos aplicativos instalados, tente avaliar quais são, de fato, importantes. Assim, será possível manter o equilíbrio e evitar o abuso devido a sensação de precisar acompanhar todos. 

Qual o tempo de uso saudável em uma rede? 

De acordo com o estudo feito pela Journal of Social and Clinical Psychology, o uso saudável é de até 30 minutos diários. Entretanto, como algumas pessoas trabalham através dela, é necessário balancear esse tempo. 

Qual o tempo para quem trabalha com as redes sociais? 

Em relação ao trabalho, o período pode ser muito relativo. Contudo, até nesse caso é ideal fazer o uso de forma saudável. Portanto, quando acabar o expediente tente se desconectar. Além disso, lembre-se de usar de forma profissional. 

Uma boa forma de atingir isso é sempre utilizar a conta profissional. Então, por exemplo, caso você queira conquistar a confiança do cliente nas redes sociais através do marketing digital, use-as apenas para isso. Ou seja, evite buscar questões pessoais. 

Como lidar com os impactos negativos das redes sociais na saúde mental?

Para lidar com os impactos negativos das redes sociais na saúde mental, você precisa compreender que nenhuma vida é perfeita. Logo, o que é demonstrado nas mídias é apenas uma capa da vida de todo ser humano. 

Outro ponto importante é que não há a obrigação de contar nada pessoal, mas ao mesmo tempo, não é saudável tentar fugir da realidade a todo instante. Desse modo, caso essa vontade apareça, uma boa alternativa é tentar encontrar o motivo disso. 

É fundamental ter em mente que caso haja sentimentos ruins constantes quando você faz o uso da rede, talvez seja ideal buscar ajuda de um profissional. Isso porque, só ele vai conseguir identificar o seu quadro de forma precisa para buscar a melhor solução para ele. 

redes sociais e saúde mental
Equilibrar redes sociais e saúde mental requer priorizar os sentimentos bons que se despertam com o uso delas. Imagem coffeebeanworks do Pixabay.

Como construir um ambiente de suporte social nas redes sociais?

O primeiro passo para construir um ambiente de suporte social nas redes é definir as suas personas. Então, caso você tenha passado por um período ruim com elas, superou e agora quer ajudar outras pessoas, comece com o que foi citado. 

Ao conhecer o seu público, haverá base para criar um marketing de conteúdo que o atinja. Logo, será possível realizar postagens que abordam o tema de forma assertiva. Além disso, se a ideia é vender cursos, esse é um passo importante para avançar no funil de vendas

Outro ponto é aprender como funciona o mundo do SEO. Isso porque, através dele será possível se destacar nas redes. Desse modo, você consegue fugir da parcela de pessoas que tem conteúdo bons, mas não engajam devido a um detalhe.

Os algoritmos de aprendizado nas redes sociais podem afetar a saúde mental?

De uma forma geral, os algoritmos das redes classificam os conteúdos que devem ou não aparecer com maior frequência. Logo, quando um marketing digital não é bem feito ou aceito pelo público, ele acaba ficando apagado na internet. 

Fica claro que o algoritmo é uma grande fonte de ansiedade para quem deseja fazer sucesso e não sabe lidar com a rejeição. Então, para fugir desse quadro, o ideal é seguir alguns passos, como:

  • tentar entender que acertar sempre é impossível;
  • ao invés de entrar em desespero, buscar onde foi a falha para tentar corrigi-la.

A verdade é que o primeiro passo para viralizar é entender que a vida é feita de erros e acertos, o que inclui as redes. Desse modo, ao criar algo que não fez sucesso, tente não ser tão cruel consigo e busque forças para recomeçar.

Como aprender a gerenciar os pensamentos negativos gerados nas redes sociais?

O primeiro passo para gerenciar os pensamentos negativos é tentar transformá-los em algo bom. Então, ao se deparar com uma situação ruim, busque pensar em aspectos positivos que a envolvem. Além disso, é interessante exercitar o ato de:

  • buscar conhecer a fonte dos pensamentos negativos;
  • começar a assumir a responsabilidade da sua felicidade.

Por fim, vale a pena começar a praticar exercícios físicos e mentais para fugir desse ciclo. Assim, será possível lidar com esse problema da melhor forma possível. Mas, reforçando que a depender da situação, o ideal é buscar ajuda profissional.

Como notícias ruins podem afetar a relação entre as redes sociais e saúde mental?

Ao ser relacionada às redes sociais e saúde mental, as notícias ruins podem afetar, porque elas passam de forma regular na mídia. Ou seja, o indivíduo não consegue se desligar da situação e começa a sentir o impacto do que aconteceu de forma constante. 

A melhor forma de fugir disso é tentar se desconectar da internet em período de grandes ou pequenas tragédias. Além disso, caso o assunto seja muito delicado, vale a pena pedir para que pessoas próximas não comentem sobre o ocorrido com você. 

redes sociais e saúde mental
Quando não há equilíbrio entre redes sociais e saúde mental é possível ter vontade de se isolar. Imagem de artbykleiton do Pixabay.

Quais os benefícios das redes sociais para grupos vulneráveis de saúde mental?

Com equilíbrio, as redes sociais podem te ajudar a encontrar soluções para situações complicadas. Isso porque, ela possui diversos grupos que apoiam pessoas com algum tipo de problema. 

Outro ponto importante é que através dela, você pode se deparar com um conteúdo que mostre o que fazer para sair de algo ruim. Então, de forma resumida, ela pode ser uma fonte para recomeçar em alguns ou vários aspectos da vida. 

Como preservar as relações das redes sociais e saúde mental para os adolescentes?

O primeiro passo para preservar as relações das redes sociais e saúde mental para os adolescentes é não proibi-los de forma geral. Portanto, se o seu filho quer ter uma conta no Facebook ou Instagram, não tente impedi-lo. 

Isso mostra para o indivíduo que a relação de vocês é de total confiança. Logo, ao surgir qualquer problema, ele se sentirá confortável em conversar. Mas, claro que o uso inclui algumas precauções, como:

  • ativar o modo família para acompanhar o que ele acessa;
  • não permitir que estranhos o sigam. 

Por último, é importante manter a sinceridade. Então, deixe-o ciente que nem sempre a vida exposta nas redes sociais é real e que não precisa mentir para conseguir se destacar. 

O que os psicólogos falam sobre a relação entre as redes sociais e saúde mental? 

Para a grande parte dos psicólogos, as redes sociais e saúde mental são fontes de refúgio da vida real. Logo, quando não administrada de forma correta, pode gerar uma grande dependência no indivíduo.

Na internet, por exemplo, você pode ser qualquer pessoa e ter qualquer vida. Contudo, como não é real, vai chegar um momento em que a pessoa será obrigada a voltar a realidade e isso pode trazer sérios problemas. 

Vale lembrar que o mesmo acontece quando não há uma ilusão, mas acontece o desejo irracional de ter a vida de algum famoso. Entretanto, é importante deixar claro que não há problema em se inspirar em Abílio Diniz e outros, mas isso requer moderação.

Vale a pena enfrentar a ligação das redes sociais e saúde mental? 

Ao driblar todos os pontos deste artigo, vale a pena lidar com a relação entre o uso das redes sociais e saúde mental. Portanto, se você adora esse mundo que te deixa conectado a tudo, pode fazer uso dele com equilíbrio e assim, entender o que é bem-estar.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes