Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Seeding nas redes sociais: entenda a importância para a sua presença digital

Para construir uma presença digital sólida é ideal entender como funciona o seeding nas redes sociais e aplicar a estratégia no dia a dia da sua marca e da sua equipe.

Seeding nas redes sociais é uma técnica que consiste em distribuir ou semear informações sobre sua marca nesses ambientes de interação. Por isso, saiba como funciona e como usar essa estratégia para conseguir atingir seu público-alvo com eficiência.

O que é seeding nas redes sociais?

O seeding nas redes sociais é uma tática onde uma marca semeia informações para o seu público por meio dos canais digitais de comunicação da mesma. Contudo, sempre faça um bom planejamento estratégico antes de usar este ou qualquer outro recurso.

A dica é importante para que a exposição da sua marca não se torne cansativa, por exemplo. Então, é importante não importunar os usuários nas redes sociais, pois estes podem ter um sentimento diferente do planejado pela sua equipe.

Por que usar a técnica?

O seeding nas redes sociais é uma técnica fundamental e indispensável para quem começou a trabalhar com marketing de conteúdo. Afinal, as redes sociais ajudam na atração de novos visitantes, por exemplo, além de:

Ainda assim, para ter sucesso é crucial também definir as personas para o seu negócio. Desse modo, é natural que a sua estratégia seja ainda mais eficiente, ao cumprir todos os passos básicos para pôr o plano em prática.

Cuidado com SPAMs

É preciso ter cautela ao usar o seeding como uma das técnicas de marketing e divulgação própria ou da sua empresa, para não se tornar um SPAM. Afinal, uma enxurrada de dados e informações pode tornar a sua exposição cansativa.

O ideal é que você seja lembrado por algo que marque de forma positiva a mente dos usuários da web. Por isso, é preciso trabalhar sua marca ao máximo para evitar um SPAM, por exemplo.

Como evitar um SPAM?

Sempre obtenha a permissão de seus leads e/ou clientes para compartilhar conteúdos sobre a sua empresa, seja por meio de mensagens diretas ou ainda e-mails. Além disso, é importante ainda:

  • enviar apenas conteúdos relevantes;
  • criar mensagens personalizadas para cada perfil de usuário;
  • gerir e fazer manutenção na sua lista de contatos.

Com uma atenção básica, é possível estar presente na vida das pessoas sem se tornar enfadonho ou irrelevante. Por isso, técnicas de copywriting e otimização de conteúdos fazem uma boa diferença no seu material.

seeding nas redes sociais
Seeding nas redes sociais é uma estratégia muito eficiente para atingir seu público-alvo. Imagem de jcomp em Freepik

Como aplicar o seeding nas redes sociais?

Para aplicar o seeding nas redes sociais da forma certa, é preciso elencar pontos chave do seu planejamento, como a importância do projeto. Da mesma forma, algumas etapas são indispensáveis para quem busca objetivos sólidos para a sua estratégia.

Veja mais adiante alguns tópicos fundamentais para usar a tática e baseie o seu planejamento nas dicas e detalhes de cada um deles.

Conheça seu público-alvo

Pode parecer repetitivo, mas é de suma importância saber qual o seu público-alvo, para atingi-lo da forma mais positiva possível. Afinal, cada perfil de pessoa tem uma forma de se comportar na vida, bem como na internet.

Um público composto por homens, entre 30 a 40 anos, casados e com filhos, terá uma atividade bem diferente de um público do sexo oposto de menor idade, por exemplo.

Saiba onde se dedicar ao máximo

O ponto citado acima também deve servir como norte para saber onde dedicar-se ao máximo. Isso porque algumas pessoas usam mais uma rede social do que outra, ou em um momento do dia específico.

Essas informações vão servir como base em momentos como a escolha de direcionamento de tráfego, por exemplo. Nesse sentido, para o seeding nas redes sociais é muito importante saber onde e como agir, para se comunicar com seu cliente em potencial.

Defina suas personas

Por sua vez, uma estratégia não será completa sem esse elemento que deve estar presente em todas as suas ações de marketing digital: as personas. Afinal, é a partir da persona que você consegue entender quem é o prospect do seu negócio.

Seeding nas redes sociais
O seeding nas redes sociais é uma definição que favorece de forma direta no aumento das conversões do seu negócio. Imagem do Pixabay

Resolva as dores dos clientes

Você deve pensar antes em resolver os problemas dos seus clientes do que em faturar. Isso porque os padrões de consumo das pessoas mudaram e as marcas devem acompanhar esse avanço da sociedade.

É preciso usar o seeding nas redes sociais para dar informações que levem o cliente em potencial à tomar a decisão pela aquisição do seu produto ou serviço. Assim, além de faturar, você consegue atrair a simpatia das pessoas pelo seu negócio.

Foque em ajudar o próximo

A partir do momento que você direciona as energias da sua equipe para ajudar o próximo, a cultura da sua marca sofre um impacto positivo. Com isso, o seu time consegue ter um atendimento mais empático e de forma mais natural possível.

É importante mostrar para cada um dos clientes que o feedback e o contato deles é crucial para o sucesso de ambas partes. Desse modo, ele se sentirá encorajado para interagir nas redes sociais e usar esses canais como maneiras de se informar sobre sua marca.

Não pule estágios na jornada do cliente

Jamais coloque os carros na frente dos bois. Afinal, pular estágios da jornada do cliente por pressa pode comprometer uma venda que estaria certa, porém um pouco mais à frente.

O ideal é usar a estratégia de seeding nas mídias sociais para ajudar a acelerar o processo de tomada de decisão dos clientes. Mas, cada pessoa leva um tempo diferente para avaliar todos os pontos antes de fazer uma compra.

Então, sempre se apresente de maneira aberta para ajudar a tirar todas as possíveis dúvidas do seu público.

Frequente comunidades

Levar seu perfil comercial à comunidades e grupos de discussão também pode ser uma boa forma de mostrar o seu conhecimento em alguma área e, de quebra, divulgar seus produtos e serviços. Contudo, certifique-se de que sua presença é bem vinda nesses ambientes.

Haja sempre naturalmente

Sempre aja de forma natural e evite atendimentos muito robóticos, para manter-se mais próximo de seus clientes. Assim, algumas dicas podem te ajudar com isso, como:

  • usar sempre respostas personalizadas;
  • evitar ao máximo bots de atendimento;
  • trabalhar uma comunicação mais clara.

Um atendimento mais humano tende a fidelizar os clientes, também devido às mudanças nos padrões de comportamento e consumo das pessoas, como abordado um pouco antes.

Desse modo, o desafio para quem vende online é esse, sempre mostrar que existe uma pessoa do outro lado do chat, ao atender algum cliente.

Seeding nas redes sociais
O seeding nas redes sociais é uma técnica que deve ser usada sempre com naturalidade. Imagem de Freepik

Nunca deixe alguém sem resposta

Esse ponto serve também como uma ressalva a respeito dos bots de atendimento. Afinal, eles podem ser muito importantes para passar informações aos seus clientes, mas após o seu horário de atendimento ou trabalho, por exemplo.

Da mesma forma, o recurso serve para quando a sua demanda está alta, até que você possa voltar e atender pessoalmente o cliente, porém isso não quer dizer que o recurso não sirva ou seja ineficaz, apenas que o seu uso deve ser inteligente.

Como criar conteúdos na estratégia de seeding nas redes sociais?

Ao usar o seeding nas redes sociais, considere o comportamento do seu público-alvo em cada uma dessas mídias. Com isso, você consegue criar conteúdos direcionados a cada um desses ambientes, então veja alguns detalhes a seguir sobre o tópico.

Twitter

O Twitter é uma rede social onde as pessoas fazem publicações sobre temas diversos ao longo do dia. Portanto, você pode usar a mesma como forma de soltar frases que levem os seus seguidores a interagir, por exemplo.

Instagram

No Instagram, o interesse das pessoas é nas imagens e o comportamento dos mesmos é diferente da rede anteriormente citada.

Por isso, uma boa foto para publicidade do seu produto com uma legenda que lance curiosidades sobre o mesmo pode ser uma boa pedida.

Facebook

O Facebook ainda tem muitos usuários no Brasil e possui uma vantagem em particular: permite publicar formatos diferentes de mídia e conteúdos. Mas, é uma rede social que precisa de cautela, para não exagerar no número de aparições no feed dos seus usuários.

Como alinhar minha equipe para aplicar o seeding nas redes sociais?

Para manter a equipe alinhada ao usar o seeding nas redes sociais, é preciso oferecer recursos que deixem claro as ideias e ações da campanha. Caso seja preciso, fazer reuniões virtuais ou presenciais ajuda muito a passar as informações de forma rápida.

Comunicação é essencial

A comunicação é essencial para o sucesso de qualquer estratégia e com o seeding nas mídias não é diferente. Então, o uso de soluções que permitam a troca de mensagens e postagens internas pode ser interessante para a sua equipe.

Como medir os resultados do seeding nas redes sociais?

Sempre meça os resultados do seeding nas redes sociais de forma frequente, mas não se prenda apenas a likes e novos seguidores. Isso porque o foco deve ser o público, então induza-os sempre a dar feedbacks ou participar de enquetes, por exemplo.

Analise todas as métricas possíveis

Caso use landing-pages e outras técnicas para atrair os clientes, analise todas as métricas possíveis, com uso de ferramentas específicas para tal. Da mesma forma, trabalhe sempre de forma que atraia os seus seguidores à uma fonte mais completa de informações.

Saiba para onde guiar os leads

Você pode ainda atrair essas pessoas aos locais onde você oferece seus produtos, como um catálogo ou portfólio, mas sempre com o máximo de dados possíveis sobre os mesmos ou seu serviço. O ideal é incluir links que os direcionam a páginas de interesse da sua marca.

Tenha um bom plano de marketing de conteúdo

A produção de conteúdo deve ser sempre voltada aos interesses e dores dos seus leads. Então, sempre trabalhe com palavras-chave buscadas pelo seu público-alvo, como forma de captar ainda mais a atenção deles ao seu trabalho.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes