Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Redes sociais vantagens e desvantagens: saiba como manter o equilíbrio

Entender a relação entre as redes sociais vantagens e desvantagens, faz com que você consiga fazer o uso delas de forma saudável para não afetar a sua saúde mental. 

As redes sociais vantagens e desvantagens são pontos essenciais para qualquer indivíduo que ama esse mundo e quer saber como ele funciona. Além disso, eles ajudam a decidir se vale a pena criar uma conta. Então, se um desses é o seu caso, saiba mais. 

O quanto podem ser prejudiciais as redes sociais vantagens e desvantagens?

Entender as redes sociais vantagens e desvantagens é ter total ciência de que quando não há equilíbrio, podem causar danos. Desse modo, em alguns casos, o indivíduo pode sofrer com vários quadros, como:

  • vontade extrema de se isolar;
  • picos de ansiedade;
  • começo de depressão;
  • falta de sono;
  • dificuldade em se relacionar com pessoas no mundo real. 

Todos esses pontos são apenas alguns exemplos do que o uso constante das redes pode causar. Além disso, vale mencionar que, em alguns casos, é necessário pedir ajuda a um profissional. 

redes sociais vantagens e desvantagens
Conhecer as redes sociais vantagens e desvantagens faz com que você tenha mais poder sobre elas. Imagem de Alexander Shatov no Unsplash

Quando pedir ajuda é uma boa opção?

Todo mundo precisa de ajuda psicológica com ou sem problema. Mas, o quadro intensifica quando você não consegue mais lidar com as sensações negativas sozinho. Então, ao sentir qualquer um dos pontos citados e não conseguir fugir deles, procure auxílio.

Quando a situação já está estabelecida, apenas um profissional da área vai conseguir entendê-lo. Desse modo, caso exista alguma resistência da sua parte, tente pensar que isso é vital para voltar a ter bem-estar. 

Como evitar um quadro ruim? 

O segredo para evitar um quadro ruim é se conhecer. Assim, quando você sentir o início de qualquer um dos sintomas citados, conseguirá entender o que houve e driblar a situação. Para fazer isso, os melhores métodos são:

  • evitar o excesso de aplicativos;
  • limitar o tempo de uso diário. 

Ao colocar essas duas práticas em ação, vai conseguir ter o controle do uso das redes sociais mais famosas, como TikTok, Instagram e outras. Logo, será possível evitar um quadro ruim, mas caso aconteça, não deixe de buscar ajuda. 

Evite os excessos de apps

Quando você possui muitos aplicativos sociais, isso significa que será necessário gastar um tempo grande para acompanhar todos. Ou seja, de forma inconsciente, estará imerso nas redes e esse excesso trará sentimentos ruins. 

Como tudo na vida, o equilíbrio é a chave para o sucesso. Desse modo, tente definir o que, de fato, precisa e faça o uso de forma racional. Outro ponto relevante é que se você tem uma empresa, a situação muda.

Um bom empreendedor é aquele que está antenado em todas as situações que envolvem o mundo, inclusive, as redes sociais. Mas, para manter a saúde mental, tente usá-las apenas de forma profissional. 

Com isso, evite usar as redes fora do expediente pré-determinado. Além disso, não busque ver assuntos pessoais, mas sim estudar métodos para conhecer as suas personas e fazer um bom marketing de conteúdo

Limite o tempo de uso diário

O primeiro passo para limitar o tempo de uso diário é acessar as configurações do seu celular, depois:

  • clique na opção “bem-estar digital e controle parental”;
  • acesse o temporizador;
  • defina um período.

É importante saber que toda contagem começa à meia noite. Logo, se você atingir o tempo determinado na madrugada, terá que ficar o dia todo sem poder usar de novo. Então, tente fazer um bom uso com equilíbrio e sabedoria. 

Como ver o tempo de utilização diária?

Para ver o tempo de utilização diária, basta seguir todos os passos anteriores. Logo, quando clicar em “bem-estar digital e controle parental”, conseguirá ver todas as informações necessárias sobre o tempo diário e o semanal.

Quais são as redes sociais vantagens e desvantagens?

Em relação às redes sociais vantagens e desvantagens, os prós é que através dela é possível fazer boas amizades. Mas, claro que para isso é importante ter o devido cuidado e evitar encontros fora de locais públicos. 

redes sociais vantagens e desvantagens
Parte de conhecer as redes sociais vantagens e desvantagens é entender a magnitude desse mundo. Imagem de ROBIN WORRALL no Unsplash

A internet oferece uma comunicação instantânea e em caso de empresas, é possível atrair clientes do mundo todo. Ou seja, se usada da forma correta, vai ajudar a elevar a vantagem no funil de vendas e aumentar o lucro. Em relação aos pontos negativos, ela pode:

  • agravar a procrastinação;
  • gerar a perda da concentração;
  • causar frustração na vida;
  • incentivar a produtividade tóxica.

Todos esses pontos podem surgir aos poucos e com o tempo acabar se agravando. Desse modo, quando não são bem cuidados, podem resultar nos problemas citados no início do artigo. Então, para evitá-los veja como cada um funciona. 

Por que o uso das redes pode agravar a procrastinação? 

A verdade é que o uso das redes pode causar a sensação de que o tempo está passando mais devagar. Além disso, elas causam uma sensação imersiva e quando percebem, já se passou um longo período do dia. 

Como ela causa a perda da concentração? 

Quando a pessoa está muito antenada no mundo virtual, qualquer mínima notificação faz o indivíduo sentir curiosidade e perder o foco. Desse modo, o ideal é deixar sempre o celular no silencioso em horários produtivos.  

Por que podem causar frustração na vida?

Um dos grandes problemas das redes sociais é que nela o usuário tem o hábito de criar uma vida perfeita. Logo, muitas vezes, há uma inspiração nessas histórias. Mas, a questão é que na maioria das vezes isso não é real. 

Por mais que todo mundo saiba que é impossível estar satisfeito em todos os pontos da vida, ainda há uma esperança disso ser real. Desse modo, a vontade de ter essa realidade acaba virando uma frustração. 

O que é a produtividade tóxica e como ela se relaciona com as redes? 

As redes sociais são fontes de trabalho em todo o mundo. Então, é comum ver pessoas que passam horas usando técnicas de vendas através delas. Mas, acontece que isso pode causar problemas, como:

  • excesso de hora extra;
  • necessidade de atingir o sucesso alheio;
  • sentimento de culpa ao parar para descansar. 

Quando não controlados, eles podem tomar conta da vida do indivíduo. Assim, quando perceber, estará faltando compromissos importantes com amigos e família devido a sensação de precisar produzir o tempo todo. 

Como equilibrar as redes sociais vantagens e desvantagens?

O primeiro ponto para equilibrar as redes sociais vantagens e desvantagens é entender que a vida de ninguém é perfeita. Além disso, é importante compreender que cada um tem seu próprio tempo de conquistas.

Em relação a isso, é crucial deixar claro que não há problema algum em se inspirar em personalidades públicas importantes. Entretanto, o que não deve ser feito é se perguntar o motivo pelo qual você não teve o mesmo. 

Como as redes sociais vantagens e desvantagens impactam os adolescentes?

Todas as redes sociais vantagens e desvantagens se aplicam para os adolescentes da mesma forma. Mas, para eles, o processo é mais intenso. Isso porque, nessa fase da vida, o sujeito está muito vulnerável no mundo. 

Acontece que um adulto consegue entender com mais facilidade que ninguém é perfeito. Contudo, quando se trata de um jovem, essa dinâmica fica mais complicada. Então, alguns para se destacar, sentem a necessidade de criar um personagem. 

O problema é que muitas vezes, os adolescentes se submetem a situações ruins para se encaixarem no mundo das redes sociais. Além disso, sentem grande frustração todas as vezes que precisam voltar ao mundo real. 

redes sociais vantagens e desvantagens
Ao conhecer as redes sociais vantagens e desvantagens, será possível tê-las de forma benéfica. Imagem de Piotr Cichosz no Unsplash

É viável impedir o uso da rede para adolescentes? 

Apesar dos problemas, não é viável impedir o uso das redes para adolescentes. Isso porque, através delas, eles podem manter o contato com amigos e conhecer novos conteúdos, por exemplo. 

Para fazer o uso de forma segura e saudável, é interessante pensar na possibilidade de instalar aplicativos de controle de uso. Desse modo, você evita que eles acessem conteúdos impróprios ou que façam amizades virtuais perigosas. 

O problema do último ponto é que, infelizmente, há pessoas na internet mal intencionadas. Logo, não é viável que os adolescentes façam amizades virtuais e muito menos marquem de conhecê-las sem estarem acompanhados de um adulto.

Como o adolescente pode usar de forma saudável a rede social? 

O primeiro passo para que o uso seja saudável é conversar com o adolescente de forma regular. Ou seja, fale como esse mundo funciona e como fugir das possíveis ciladas. Além disso, é importante também:

  • determinar horários para uso;
  • ler todos os guias para pais e responsáveis disponíveis nas redes;
  • estabelecer a idade mínima.

Grande parte das redes sociais exigem que o indivíduo tenha pelo menos 13 anos para começar a usá-las. Isso acontece, já que nessa idade há uma noção básica sobre o certo e o errado. Além disso, fica mais fácil ignorar o que é ruim e absorver o que é bom. 

Vale a pena fazer uso das redes sociais vantagens e desvantagens?

A verdade é que quando bem administradas, as redes sociais vantagens e desvantagens valem a pena. Afinal, através delas você pode ficar antenado sobre todas as novidades do mundo, se inspirar em histórias incríveis e ainda se divertir. 

O desejo de ter uma conta no Instagram, Facebook ou TikTok não é errado. Entretanto, é de suma importância tentar absorver os pontos positivos, renunciar aos negativos e ficar atento a qualquer sinal. Assim, todo uso terá uma excelente experiência. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes