Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Organizar o feed do Instagram: importância e dicas de como fazer

Para organizar o feed do Instagram pode ser necessário seguir algumas dicas. É essencial que tenha um bom padrão e conversa entre os posts feitos dentro dele.

Ao organizar o feed do Instagram, há muitos detalhes para se levar em conta. Portanto, é preciso pensar em temas, estilos e cores que tenham uma boa harmonia. Tudo isso é para que a marca ganhe uma imagem melhor diante dos seus usuários.

Quais os motivos para organizar o feed do Instagram?

Organizar o feed do Instagram pode ser útil para ter um perfil mais harmonioso. Assim, é possível fazer as publicações se tornarem mais coerentes ao ter:

  • aparência simétrica;
  • organização;
  • equilíbrio.

São esses pontos que podem tornar o feed em algo bonito de forma estética. Mas, dentro dos negócios, existem outras razões para manter o feed organizado. 

pessoa usando o celular
Ao organizar o feed do Instagram, é preciso garantir que tenha um tema coerente. Imagem: de jannoon028 no Freepik.

Fortalecer a marca

Ter mais capricho em relação às imagens que estão dentro do perfil diz muito sobre uma empresa. Assim, é um fator que liga à identidade que uma marca quer passar ao usuário. Então, precisa ter boa estética, passar uma mensagem e se comunicar da melhor forma.

Esses detalhes é o que leva uma empresa a passar a sensação que deseja aos usuários. Além disso, manter a organização do feed do Instagram pode mostrar que a marca é original. 

Trata-se de algo útil para levar as publicações a serem identificadas de forma fácil também. Aliás, tem conexão com outros pontos como branding e:

  • fidelidade do cliente;
  • comunicação consistente.

Ter mais atenção 

Deve-se ter um cronograma para as imagens e elas devem ter uma conversa entre si. Assim, as chances de atrair inscritos são muito maiores por elas serem coerentes. Existe uma lógica por trás desse ponto que é manter a estética para prender a atenção.

Passa a sensação de que é um local com mais organização para os seguidores. Mas, é o que faz ter uma identidade da marca mais forte e o branding se reforça. A impressão que um cliente tem de uma empresa envolve pontos como:

  • seriedade;
  • organização;
  • profissionalismo.

A autoridade também é um dos pontos que os clientes irão observar sobre a empresa. Dessa forma, todos esses detalhes conseguem se aprender apenas ao manter o feed do Instagram organizado.

Diferenciar da concorrência 

Contar apenas com a presença online não é o suficiente para conseguir conquistar os melhores resultados de uma estratégia de Marketing Digital. Então, é preciso que seja um trabalho bem feito e que ajude a ter um destaque por entre a concorrência.

Fazer o feed de forma organizada é essencial para mostrar o modo que a empresa se destaca entre os concorrentes. Assim, a ideia é criar posts que conseguem se diferenciar com os elementos escolhidos para o negócio. Além disso, ainda tem outros benefícios:

  • ter um engajamento maior;
  • fortalecer o branding digital;
  • oferecer uma comunicação visual coesa.

Quais as formas de organizar o feed do Instagram?

Há muitas formas de organizar o feed do Instagram, como a cor. É uma boa oportunidade para começar a aplicar a psicologia das cores, que é um detalhe essencial no Marketing Digital. É um recurso ótimo para usar por dentro do feed e muitos não sabem.

Faça brincadeiras com as imagens que tenham cores e elementos semelhantes. Aliás, também pode ser o momento para fazer alguma referência à identidade da marca. Aplicar recursos e ferramentas para gerar afinidades também pode ser útil.

Estética dos posts

Uma maneira de escolher uma estética para usar no Instagram é usar algo próximo à decoração do escritório. Assim, é um fator que se liga com a percepção que o usuário possui sobre a marca.

As cores, formas e o estilo das imagens que serão postadas precisam fazer a comunicação do que a marca sempre reproduz nas plataformas. Dessa forma, tem até alguns detalhes que precisam ser levados em conta nesse momento, como:

  • qual fonte usar nas publicações;
  • tipos de imagens;
  • paleta de cores;
  • imagens que serão evitadas.

Com uma simples lista já é possível deduzir as melhores formas de deixar o perfil com mais harmonia. Aliás, é o melhor método de ter publicações que se conectam e contam uma história única.

pessoa com o celular na mão mostrando a galeria
Na hora de organizar o feed do Instagram, pode-se escolher as melhores paletas de cores. Imagem: de Freepik.

Imagens de qualidade

É essencial que faça o uso apenas de imagens que tenham uma boa qualidade. Assim, elas podem trazer um grande prejuízo para uma estratégia de Marketing. Portanto, o ideal é focar em trazer qualidade e ter capricho em todos os detalhes visuais.

Não é preciso de um grande investimento para conseguir achar fotos boas. Existem muitos bancos de imagens que são grátis e que tem alta resolução. Então, são as fotos perfeitas para se colocar dentro do Instagram, basta apenas achar as certas.

Tenha um tema

Esse é um recurso que pode ajudar a ter o feed mais organizado em datas comemorativas. Dessa forma, é igual ao marketing sazonal e a marca pode usar esse método para criar algo chamativo.

A estratégia é positiva porque tem chances de dar mais forças para algum contexto. Então, pode ser o momento de usar temas para eventos como:

  • final de ano;
  • épocas que tem liquidações.

Toda a escolha de tema precisa ter uma boa relação a qualquer assunto que seja interessante para o seu negócio. Torna-se mais fácil de contar alguma história e ter ferramentas para gerar interações e fazer um link direto com outras estratégias.

Uso de aplicativos 

Criar uma linguagem visual para o Instagram que faça sentido pode ser um problema. Mas, existem aplicativos que podem ajudar com eles e muitas empresas usam esse recurso. É essencial para ter uma boa estética e que chama a atenção.

VSCO

O VSCO pode ser útil para criar um alinhamento visual do feed, porque ele oferece vários filtros de cores. Aliás, é um aplicativo ótimo para gerar um bom balanço estético das publicações.

Como usar

Deve-se acessar a biblioteca de fotos que tem no celular e procurar aquelas que serão usadas nas próximas postagens. Em seguida é preciso fazer a aplicação do filtro que desejar para o tema ou momento da estratégia.

Qualquer correção de tom ou intensidade que precisar mudar, poderá ser feita. Assim, o último passo é apenas salvar e compartilhar, até mesmo no próprio Instagram.

UNUM

O UNUM está disponível para o uso no iOS e pode ser muito útil para usar em estratégias que tenham sucesso. Então, é preciso entrar no aplicativo, fazer o login na conta e fazer simulações das suas publicações.

Preview

Mais um dos aplicativos que podem ser usados para organizar o Instagram. Dessa forma, é uma ferramenta que permite visualizar antes um grupo de nove imagens. Então, ele irá mostrar qual seria o resultado final de uma publicação.

Uma de suas vantagens é que dá a chance de fazer posts em modo automático. Mas, também tem uma boa ajuda para fazer publicações em mosaicos.

Hora de tirar fotos

Não fazer posts com qualquer foto que possuir é o segredo para ter um feed organizado. Assim, deve-se lembrar que as pessoas que visitam o perfil, veem todo o mural de uma vez. Então, sempre tenha certeza de que as fotos tem uma boa comunicação visual.

Bordas e recortes

Outra maneira de gerar uma identidade única é com a ajuda das bordas e recortes. Aliás, não é preciso nem colocar a logo que a marca possui. Basta apenas colocar um padrão em que elas possam ser distinguidas.

pessoa usando o celular
Na hora de organizar o feed do Instagram, foque em publicações com estilos e formatos diferentes. Imagem: de Freepik.

Por que planejar os posts para organizar o feed do Instagram?

Fazer um planejamento para organizar o feed do Instagram é para garantir equilíbrio. Vale apostar em publicações sem vê-las de uma maneira muito isolada, mas em grupos.

Crie um calendário que seja mensal ou pelo menos semanal para organizar as postagens. Assim, será mais fácil de trabalhar com os detalhes relacionados a:

  • frases, textos ou alguma citação;
  • imagens ou fotos;
  • ambientes.

A frequência dos posts precisa ser definida conforme a estratégia da empresa. Mas, o ideal é que o feed tenha um divisor que possa ser vista como um conjunto. É essencial para que o seguidor não receba apenas um tipo de publicação que a marca possui.

É ideal para que as personas tenham acesso a mais de um conteúdo por vez. Assim, um deles pode ser algo com mais intenção, como levar a compartilhar e interagir.

Por que usar apenas um tipo de filtro para organizar o feed do Instagram?

Ao organizar o feed do Instagram, os filtros podem ser simples, mas muito eficientes. Assim, ao ter as imagens de uma mesma cor, é possível ter uma conexão entre os posts. Aliás, também torna-se mais fácil quando se faz questão das tonalidades:

  • quentes;
  • frias.

Mesmo a luz pode fazer toda a diferença na hora de escolher o tipo de filtro. Dessa forma, é essencial que mantenha a lógica em relação a esses detalhes. Portanto, manter o mesmo filtro torna-se útil para que as imagens conversem direito.

Como manter um formato para organizar o feed do Instagram?

Para organizar o feed do Instagram, basta manter um dos tipos de formatos. Nos dias atuais, a plataforma permite fazer o uso de três tipos de formatos:

  • square;
  • landscape (horizontal);
  • portrait (vertical).

O tamanho de imagens pode variar, mas a ideia é que há fotos que atuam melhor dentro de alguns padrões. Contudo, é preciso fazer avaliações do que será visto pelo seguidor no final.

Há muitos detalhes que podem ajudar a criar uma boa organização dentro da plataforma. Assim, o ideal é pensar que eles serão capazes de fortalecer a marca e também dar identidade. É um trabalho constante e precisa de variações de estilos e temas.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes